A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
22 pág.
EAD - ABORDAGENS HUMANISTAS EM PSICOLOGIA

Pré-visualização | Página 7 de 7

o cliente em suas manifestações.
 
	
	e.
	 Uma condição do conselheiro de harmonizar seu sentimento, pensamento e ação, agindo de modo autêntico.
0,4 pontos   
Pergunta 10
A psicóloga Schmidt (2009), importante teórica sobre o aconselhamento psicológico na abordagem centrada na pessoa, afirma sobre o Plantão Psicológico:
  “O plantão psicológico pode ser pensado como modalidade de prática de aconselhamento psicológico. Foi inventado pelos primeiros estudiosos da psicoterapia centrada no cliente em São Paulo, com o propósito de receber a clientela que buscava ajuda psicológica sem recorrer ao psicodiagnóstico e afastando os dispositivos burocrático-administrativos dos serviços e consultórios psicológicos, que exigiam, muitas vezes, inscrições, triagens e baterias de testes que criavam um lapso entre o momento em que o cliente fazia o movimento de procurar ajuda e aquele de poder, finalmente, ser escutado.”
 Considere as afirmações abaixo e indique a alternativa correta:
 I – A expressão “plantão” está associado a um certo tipo de serviço, exercido por profissionais que se mantêm à disposição de quaisquer pessoas que deles necessitem, em período de tempo previamente determinados e ininterruptos.
II – O enfoque assumido pelo profissional em aconselhamento psicológico centrado na pessoa é uma contribuição ao enfrentamento dessa problemática. Na medida em que se coloca disponível acolher a experiência do cliente em determinada situação, ao invés de focar o seu problema.
III – O plantão psicológico é considerado como uma a porta de entrada do serviço psicológico. O objetivo do plantão é definir qual é o melhor tipo de encaminhamento para o cliente. O plantão é um tipo de triagem dentro de uma clínica.
 É correto apenas o que se afirma em:
	
	a.
	 I e II.
	
	b.
	 I e III.
	
	c.
	 II e III.
	
	d.
	 III. 
	
	e.
	 II.
TELE AULA III
Pergunta 1
Caracterizam o modelo de atendimento chamado Plantão Psicológico:
A delimitação do foco do atendimento, isto é, a realização de um diagnóstico informal para delimitar quais assuntos serão trabalhados e como o serão.
O Plantão Psicológico deve trabalhar em parceria com psicólogos que realizam psicodiagnóstico, pois os clientes que passam pelo plantão precisam já estar triados.
O objetivo da sessão de Plantão Psicológico, fundamentado na fenomenologia-existencial, é o esclarecimento da situação atual do paciente, através do que se torna possível uma compreensão mais ampla do que motivou a busca pelo atendimento.
Diferentemente de outros modelos de atendimento psicológico, o Plantão Psicológico não necessita de um espaço físico delimitado para acontecer. O setting desse atendimento é formado pela privacidade e intimidade que surgem do próprio encontro entre psicólogo e paciente. 
Estão corretas:
	
	a.
	I, II, III e IV.
	
	b.
	I, II e III apenas.
	
	c.
	II e III apenas.
	
	d.
	II, III e IV apenas.
	
	e.
	III e IV apenas.
0 pontos   
Pergunta 2
Com base em sua experiência de Plantão Psicológico com jovens participantes do Projeto Esporte – Talento do IP-USP, Chalom (1999, p.178) narra que “(...) o cliente que procura um plantão psicológico pode estar buscando diversas coisas diferentes, desde uma orientação sobre métodos contraceptivos até um espaço para falar sobre a maneira com que se relaciona com os colegas e com a família e o sofrimento que isso lhe traz”.
Considere os itens abaixo sobre os objetivos do Plantão Psicológico e assinale o item incorreto:
	
	a.
	O Plantão Psicológico visa à coleta de dados e o encaminhamento para a psicoterapia, sendo que qualquer angústia mais profunda daquele que busca o trabalho não é trabalhada nem acolhida neste momento.
	
	b.
	Apesar de, geralmente, apresentar um pedido de ajuda confuso em um primeiro momento, a situação do plantão psicológico possibilita o acolhimento, mesmo que pontualmente, da angústia e da necessidade daquele que busca o plantão.
	
	c.
	O Plantão Psicológico põe em cheque os modelos terapêuticos “oficiais”, pois é um tipo de trabalho que acontece na medida em que o plantonista tem flexibilidade para adequar o seu fazer ao contexto singular onde o trabalho é oferecido para uma determinada população.
	
	d.
	O aluno de graduação em Psicologia tem uma oportunidade fecunda de enriquecer e aprofundar sua formação ao realizar o Plantão Psicológico, pois este implica no crescimento pessoal do aluno que se depara com diferentes contextos e situações que apontam a necessidade de reinvenção constante da psicologia, tanto na dimensão prática como também no teórico.
	
	e.
	O Plantão Psicológico caracteriza-se por um espaço aberto àquele que procura o serviço, onde é importantíssimo que o plantonista possa distinguir a queixa (explicação do motivo que leva a pessoa a pedir ajuda) da demanda (os possíveis desdobramentos das questões do paciente na relação terapêutica).
0 pontos   
Pergunta 3
De acordo com Schmidt & Ostronoff (1999), as oficinas de criatividade funcionam como espaços de elaboração da experiência pessoal e coletiva através do uso de recursos expressivos, tais como o movimento corporal e atividades de expressão plástica e de linguagem. Neste contexto, o psicólogo poderá atuar como oficineiro, cabendo a ele o desempenho de algumas tarefas específicas. Tendo em vista o papel do oficineiro e a natureza de sua intervenção, assinale a alternativa incorreta:
	
	a.
	Em alguns casos, cabe ao oficineiro a tarefa de explicitar a demanda junto ao grupo, avaliando se a proposta de uma oficina de criatividade seria a mais adequada para as expectativas do grupo naquele momento.
	
	b.
	O oficineiro é um facilitador que se oferece de maneira atenta, autêntica e respeitosa à convivência com o outro, proporcionando o compartilhamento da experiência.
	
	c.
	O oficineiro é o responsável pelo planejamento das oficinas, decidindo sobre a constituição de cada grupo, a escolha do tema adequado e a determinação dos recursos.
	
	d.
	As intervenções do oficineiro ao longo das atividades têm o intuito de facilitar a explicitação dos modos de criar de cada um dos participantes.
	
	e.
	Em uma oficina de criatividade, uma das tarefas primordiais do oficineiro é ensinar habilidades específicas. Desta maneira, é esperado que ele proponha somente oficinas que envolvam atividades que são compatíveis com suas habilidades.
0 pontos   
Pergunta 4
O surgimento do Aconselhamento Psicológico está vinculado à criação de centros de orientação infantil, de serviços de higiene mental, de centros de aconselhamento pré-matrimonial e matrimonial nos EUA nas primeiras décadas do século XX. Sobre os profissionais que exerciam o aconselhamento nesse período, é verdadeiro afirmar:
Os conselheiros eram psicólogos treinados na escuta da demanda do cliente. A demanda era considerada a partir do contexto de vida de cada cliente.
Os conselheiros ajudavam os aconselhandos a tomarem decisões em sua vida nos âmbitos profissional, educacional, e matrimonial, entre outros.
Aos conselheiros era importante conhecer profundamente o campo no qual aconselhavam, isto é, o conselheiro matrimonial conhece o que é o casamento e fornece informações sobre isso ao noivo(a) indeciso(a).
O conselheiro cuida para que aquilo que ele considera o melhor para o cliente não apareça, reservando ao aconselhando o poder de tomar suas decisões. 
Está correto o que se afirma em:
	
	a.
	I, e II apenas.
	
	b.
	II e III apenas.
	
	c.
	I e IV apenas. 
	
	d.
	I, II e III apenas.
	
	e.
	II, III e IV apenas.