Buscar

versão 0.11 PIM III(1)

Prévia do material em texto

Universidade Paulista
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
GESTÃO EMPRESARIAL INTEGRANDO PROCESSOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE REDES DE SUPERMECADOS
São Paulo
2016
Universidade Paulista
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
GESTÃO EMPRESARIAL INTEGRANDO PROCESSOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE REDES DE SUPERMECADOS
Nome/RA:
Felipe Holanda	- 1639151
Jackson Corte	- 1645064
Letícia Mayumi Maruta	- 1645177
Marcos Felix dos Anjos	- 1648446
Ramon Quirino Bezerril	- 1645920
Tiago Mendes Expedito	- 1635840
Curso: Gestão de Tecnologia da Informação
Semestre: Primeiro
São Paulo
2016
Universidade Paulista
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
GESTÃO EMPRESARIAL INTEGRANDO PROCESSOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE REDES DE SUPERMECADOS
Projeto Integrado Multidisciplinar III, Como requisito acadêmico parcial para a obtenção de nota nas disciplinas vinculadas a este (Matemática Aplicada, Sistemas de Informação, Administração de Banco de Dados, Ética e Legislação).
Orientador: Professor 
Comissão Examinadora:
São Paulo
2016
RESUMO
No menu Inserir, as galerias incluem itens que são projetados para corresponder à aparência geral do documento. Você pode usar essas galerias para inserir tabelas, cabeçalhos, rodapés, listas, folhas de rosto e outros blocos de construção do documento. Quando você cria imagens, gráficos ou diagramas, esses elementos também são coordenados com a aparência atual do documento. Você pode alterar facilmente a formatação do texto selecionado no documento escolhendo uma aparência para o texto selecionado na galeria Estilos Rápidos, na guia Página Inicial. Você também pode formatar texto diretamente usando os outros controles na guia Página Inicial. A maioria dos controles oferece uma opção entre usar a aparência do tema atual ou usar um formato que você pode especificar.	Comment by worm: ESTÁ FALTANDO FAZER
Palavras-chave: ERP, Relacional, Endidade, Custos.
ABSTRACT
No Insert menu, such as galleries include items que Are Designed To match the Document General appearance. Fast You can use these galleries to insert paragraph tables, headers, footers, lists, Sheet Face and Other Document building blocks. WHEN fast Images You create, UO diagrams charts, sos Also elements are coordinated with a aparênciatual Document. Quick Change You CAN easily the text editor selected in the document by choosing a skin for the selected text in the Quick Styles gallery on the Home tab. Fast You MAY ALSO format text directly by using the other controls on the Home tab. Most controls offer a choice between one theme USE appearance Current OR USE A quick que format you specify.	Comment by worm: Está faltando fazer
Keywords: ERP, Relational, Endidade, Costs.
LISTA DE FÍGURAS
Figura 1: Servidor com Linx ERP e Banco de Dados	12
Figura 2: Datacenter da FireEye	14
LISTA DE ABREVIATURAS
ERP	- Enterprise Resource Planning
PE	- Pernambuco
T&F	- 	Comment by worm: QUAL O NOME SERÁ DESTE SUPERMERCADO ?
TI	- Tecnologia da Informação
CRM	- Customer Relationship Management 
BD	- Banco de Dados
UNIP	- Universidade Paulistana
INTRODUÇÃO
Com o mercado cada vez mais extenso e competitivo, as empresas precisam buscar soluções que melhorem seu posicionamento junto aos concorrentes. Precisam investir em tecnologia, visando o aprimoramento de seus serviços e garantindo a qualidade, tendo como base a necessidade de seus clientes.	Comment by worm: PEGUEI O QUE POSTARAM
Diante disto, as empresas buscam consultorias (especializadas) para melhorar os processos, e assim crescer de forma a evitar prejuízo. Adquirir um sistema Enterprise Resource Planning – ERP, que traduzindo seria Planejamento dos Recursos da Empresa, que integre todos os departamentos, ou pelo menos os setores mais importantes, tornará a comunicação interna mais fácil, rápida e menos custosa; incorporando a maioria dos departamentos dentro da empresa e assim facilitando a gestão.
Durante os levantamentos dos requisitos, com base nas necessidades do cliente, muitas entrevistas são realizadas junto aos futuros usuários e gerentes responsáveis pelo projeto. Nas reuniões buscamos obter o máximo de informações possíveis e somente depois de entender suas reais dificuldades e necessidades, que poderemos buscar a solução ERP adequada. Ao averiguar o projeto serão analisados quais os requisitos de hardware e software posteriormente será dado o treinamento aos usuários, para que todos os recursos implantados sejam utilizados ao máximo quando o projeto for entregue.
A EMPRESA	Comment by worm: PARTE ELABORADA POR:RAMON BEZERRIL
Espelhada em uma tendência americana já consolidada em todo mundo, a StartUPim é uma empresa embasada por alunos universitários dos Estados de São Paulo e Paraíba, que atual na área da Tecnologia da Informação – TI.	Comment by worm: ESTE É O NOME DA NOSSA EMPRESASTARUP + PIM = STARTUPIM 
Seguindo modelo de negócios, a empresa conta com profissionais visionários especialistas em diversas áreas que abrange as mais conceituadas e atuais tecnologias do mundo: Felipe (Administrador de Redes); Jackson (Administrador de Banco de Dados); Letícia (Sistemas); Marcos (Qualidade de Software); Ramon (E-Commerce); Tiago (Programador). Estes, não somente são funcionários, de fato, são colaboradores e cultivadores de ideias, que fazem a empresa StartUPim crescer a cada semestre.
Embora a StartUPim não possua uma estrutura física, não quer dizer que ela tão somente atue nas empresas de internet, nossos profissionais contam também, com a prestação de serviços em consultorias, Marketing estratégico e a usabilidade do Customer Relationship Management – CRM, em qualquer Estado situado no Brasil.
A StartUPim tem como missão acelerar a prestação de serviços no mercado tecnológico brasileiro, o desenvolvimento de aplicações para internet e redes de computadores, implementação de automação residencial, em busca de soluções que satisfaçam os seu clientes. Sua visão é a plena satisfação para os seus stakeholders e o crescimento profissional em dois anos, tornando-se uma Startup líder na junção da tecnologia com o meio ambiente.
O CLIENTE	Comment by worm: PARTE ELABORADA POR:RAMON BEZERRIL
A Rede de Supermercados T&F é uma empresa de origem Pernambucana, contando com mais de 50 colaboradores espalhados em dezenas de unidades na região, com uma média de 8 colaboradores por cada unidade da rede. Tem como característica agrupar qualidade e preço baixo em todas as suas unidades presente no Estado do Nordeste, trazendo uma ampla variedade de produtos e um bom atendimento ao cliente. 
A nossa equipe vem ganhando destaque no mercado de varejo a cada ano, e nossos parceiros agrega o crescimento de suas unidades, bem como a ampliação de toda estrutura física devido à assistência e inclusão de novas tecnologias abordada ao nosso trabalho, e para suportar cada vez mais o número de novas unidades, clientes, fornecedores e colaboradores, estamos em constante inovação.
A previsão de crescimento para os próximos três anos é se tonar a maior Rede de Supermercado varejista dentro do estado de Pernambuco/PE e consolidar os serviços ofertados para Estados vizinhos. E para se obter tal feito, a Rede de Supermercados T&F faz necessário a expansão de toda a sua base tecnológica (Servidores, Banco de Dados, Assistência Remota, Backups de Dados, Serviços de Internet, Regulamentações e Sistema ERP), com novos equipamentos e toda estrutura física e virtual renovada, para garantir mais segurança dos dados e informações.
Nosso diferencial no mercado varejista se dar pelo fato de termos em nossa equipe de colaboradores, pessoal qualificado, pronto para melhor atender o cliente e sanar qualquer dúvida, seja sobre a marca, produto e procedência, como consultores de vinhos e queijos, tudo dentro da mais altaqualidade, sendo referencia em inovação, responsabilidade coorporativa, respeito à diversidade, transparência, sustentabilidade e ética. 
OBJETIVOS	Comment by worm: PARTE ELABORADA POR: RAMON BEZERRIL
A seguir são apresentados o objetivo geral e objetivos específicos.
Objetivo Geral
Tornar-se em três anos a maior rede de supermercados do Estado de Pernambuco, com operações fora do Estado.
Objetivos Específicos
A seguir são apresentados os objetivos específicos:
Apresentar uma proposta de implementação de um Enterprise Resource Planning ERP, que atenda todas as áreas da Rede de Supermercados T&F.
Apresentar um Banco de Dados Relacional que atenda as expectativas de negócio da Rede de Supermercados T&F.
Agregar todas as disciplinas apontadas dentro e fora da grade curricular oferecida pela Universidade Paulistana – UNIP.
Incluir dentro do Projeto proposto, ética, apresentando as suas regulamentações que ocasionam impacto no funcionamento de um sistema ERP.
PROPOSTA DE SOLUÇÃO	Comment by worm: PARTE ELABORADA POR: RAMON BEZERRIL
A seguir uma análise descritiva sobre o levantamento e análise de requisitos.
Durante o levantamento e análise de requisitos do projeto, foram tomadas algumas precauções, como: O uso de técnicas adequadas fazendo com que o analista extraia o máximo de requisitos do sistema e o cuidado redobrado para que não se cometa ambiguidade.
Segundo Sommerville (cap. 5, p.5.2) a análise de requisitos é um encargo que caminha entre diversos fatores partindo da descoberta, modelagem e o detalhamento aprofundado das necessidades do cliente.
Enterprise Resource Planning	Comment by worm: ELABORADA POR QUEM ?TA FALTANDO, FAVOR ME MANDAR SENDO O TEXTO QUE ESTAVA NO DRIVER ALTERE PARA FICAR MAIS PESSOAL E MENOS COPIADO.
Na escolha do software levamos em conta todos os requisitos da estrutura da operação que o cliente possui, e o software Linx para Supermercados e Hipermercados atende a todos esses requisitos. É a solução completa de automação para lojas, do checkout à gestão. Solução robusta presente nos maiores varejistas do país.
Figura 1: Servidor com Linx ERP e Banco de Dados
Fonte: https://www.linx.com.br/supermercados#gestao
Implementação de Banco de Dados	Comment by worm: O QUE TEREMOS PRA BANCO DE DADOS ?
Investimentos	Comment by worm: PARTE ELABORADA POR: RAMON BEZERRILFALTANDO AS TABELAS COM CADA ITEM E VALORES
Só após todo levantamento e análise de requisitos com os Stakeholder de todas as unidades da Rede de Supermercado T&F, foi elaborado um checklist do que é necessário em termo de equipamento, software, mão de obra, serviços prestados e treinamento para os colaboradores.
Não apenas introduzindo novos materiais ou fazendo o uso de tecnologias de ponta, mas sim, obtendo a gestão das varias variáveis que podem ocasionar o fracasso do projeto. Segundo Rebelatto (2004, p. 56) investir em projetos podem gerar um fluxo de benefícios futuros, mas pra isto o planejamento é fundamental ao longo do tempo. 
Oportunidades em meio à crise, o investimento poderá ser financiado através de bancos que oferecem as menores tarifas para pequenas empresas. Para se obter um menor valor no investimento, foi lançado um edital oferecendo licitação e três empresas concorreram, seguiremos mostrando a empresa premiada que ofertou o menor preço e mostrando uma boa margem qualitativa nos produtos.
 
Seguiremos com as melhorias aplicadas no projeto.
	Comment by worm: PARTE ELABORADA POR: RAMON BEZERRIL
Centro de Processamento de Dados
Datacenter ou popularmente conhecido por Centro de Processamento de Dados – CPD, é o local físico onde a maior parte dos dados e informações são processadas, sendo ele o ponto central de toda infraestrutura da Tecnologia da Informação – TI. Como podemos observar na Figura 01 mostra a estrutura de um Datacenter.
Figura 2: Datacenter da FireEye	Comment by worm: PARTE ELABORADA POR: RAMON BEZERRIL
Fonte: https://www.fireeye.com/
Segurança, o local será projetado para abrigar servidores e armazenamento de dados (storages) entre outros. Sendo obrigado possuir restrições de acesso a somente o pessoal autorizado da área de TI, ficando a caráter de cada unidade da Rede de Supermercado como irá ter este controle, seja por câmeras de segurança, sistema de segurança humana ou algum sistema de identificação, como, por exemplo: a biometria ou cartões com a tecnologia Radio-Frequency IDentification – RFID.
Foi incluído no projeto do Datacenter, mecanismo que garanta a alimentação de energia elétrica continua (nobreaks), para que não ocorra a sua ausência, nem tampouco oscilações em seu funcionamento evitando desta forma que dispositivos sejam danificados.
A temperatura do Datacenter deve ser controlada e garantida em níveis desejáveis para que os equipamentos funcionem de forma que não superaqueça e posteriormente não venham parar ou ser prejudicados. Outro ponto é a existência de sensores que capturem e informa a temperatura do local, a presença de fumaça/chamas prevenindo que os equipamentos sejam danificados por incêndio.
Servidores
Em resumo, um servidor é um computador potencialmente com mais desempenho que um computador convencional doméstico, desempenhado para fazer o papel de fornecimento de softwares e armazenagem de dados para dispositivos conectados a ele através da rede.
No projeto, para atender toda a demanda da Rede de Supermercados T&F foram implementados servidores de armazenamento, backup, arquivos, banco de dados e de internet. Oferecendo também ferramentas de gerenciamento remoto, possibilitando o profissional de TI verificar o seu uso e diagnosticar possíveis problemas que venham ocorrer mesmo estando em outro local.
Estrutura de Rede	Comment by worm: FALAR SOBRE
Desktops	Comment by worm: FALAR SOBRE
Periféricos	Comment by worm: FALAR SOBRE
Treinamento de Pessoal	Comment by worm: FALAR SOBRE
Trâmites Legais	Comment by worm: PARTE ELABORADA POR LETÍCIA
Para estar de acordo com a lei, o texto de contrato do ERP necessita de certos cuidados que protegerão ambas as partes, afirma a subchefia da Casa Civil.
Lei Nº 8.078/1990. Art. 46. Os contratos que regulam as relações de consumo não obrigarão os consumidores, se não lhes for dada a oportunidade de tomar conhecimento prévio de seu conteúdo, ou se os respectivos instrumentos forem redigidos de modo a dificultar a compreensão de seu sentido e alcance.
Alguns cuidados devem ter uma dedicação maior de ambas às partes, pois toda a tramitação deve passar pela parte jurídica e as intenções de contratante e do prestador de serviços devem estar claras e firmadas em contrato. Para garantir o mesmo, será conferida mediante termo por escrito.
Há a necessidade de um usuário chave que será o elo entre contratante e prestador de serviços, isto é, alguém que atuará como responsável durante as fases de implantação, testes e finalmente homologação; O pagamento deve estar atrelado à realização das atividades; Definição de um cronograma para evitar atrasos e/ou inadimplência; Obrigação à confidencialidade. É necessário inserir uma cláusula sobre segurança da informação
CONCLUSÃO	Comment by worm: QUEM ELABOROU ESSA PARTE
Portanto, a proposta de utilizar a solução do sistema da Linx, existe a possibilidade de se resolver todos os problemas citados possuindo um Banco de Dados Relacional onde as grandezas são trabalhadas de forma modular, facilitando o acesso às informações, tudo de forma rápida e segura.
Outro fator que agrega valor ao sistema proposto é a possibilidade de ligar os terminais ao servidor utilizando o aplicativo sem a adesão de uma base local, sendo ela, possível de ser acessada de qualquer lugar. 
Os altos custos de implantação são compensados pela agilidade na tomada de decisão, nos vários processos que serão automatizados e por tornarem a comunicação mais eficiente.
Não é por menos que muitas empresas consideram este tipo de software imprescindível às suas atividades, tornando-as maiscompetitivas no mercado.
Sendo possível analisar os fatos, o sistema atende todos os requisitos propostos e ainda proporciona segurança e agilidade tornando-o dentro do ramo um diferencial competitivo.
MELHORIAS PARA O FUTURO	Comment by worm: FALTA FAZER
REFERÊNCIAS	Comment by worm: SEGUE ESTE PADRÃO
BRASIL. Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990.
COULOURIS, George. Sistemas distribuídos: conceitos e projeto. Porto Alegre: Bookman, 2013.
ESTADÃO. Setor Cresce E Enfrenta Falta De Profissionais. Disponível em < http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,setor-cresce-e-enfrenta-falta-de-profissionais-imp-,1153232 > Acessado em: 09 de mai. 2015.
http://www2.linx.com.br/Intranet/portal/html/instalacao_visual_linx.html > Acessado em: 02 de maio 2016.
LINX. Configurações Mínimas Recomendadas para Linx ERP e Linx POS. Disponível em< http://www2.linx.com.br/Intranet/portal/pdf16/RecomendacoesMinimas.pdf > Acessado em: 02 d maio 2016.
LINX. Instalação e Atualização do Linx ERP. Disponível em <
LINX. Soluções Integradas Para Cada Tipo De Negócio. Disponível em < https://www.linx.com.br/supermercados#gestao > Acessado em: 01 de maio 2016.
REBELATTO, Daisy. Projeto de Investimento, Brasil: Manole, 2004.
SOMMERVILLE, Ian. Software Engineering, 2a. Edição, Londres: Addison-Wesley, 1985.

Continue navegando