Buscar

Atividade Discursiva IED

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Giovana Maia 					 RA: 6621379044.
Atividade Discursiva – Introdução ao Estudo do Direito.
A Ciência do Direito ou Dogmática Jurídica organiza em classes e ramos o Direito Positivo, para melhor estudá-lo. Disserte sobre a divisão proposta pela doutrina e responda a indagação: essa divisão, diante de fenômenos como a globalização, o neoconstitucionalismo, a publicação do direito penal e a constitucionalização do direito civil, é inteiramente aplicável?
Entende que a pluralidade é aplicável e publicável a área do Direito Penal, e constitucionalmente perante o Direito Civil.
Segundo Maria Helena Diniz, salienta que “o Juiz aplica as normas gerais ao sentenciar, o legislador ao editar as leis, aplica a Constituição, o Poder Executivo ao emitir decretos, aplica norma constitucional, o administrador ou funcionário público aplica sempre normas gerais ao ditar atos administrativos”. 
Contudo, podemos afirmar que a ênfase de aplicação do direito é feita primordialmente pelo Juiz de Direito, ao ter que aplicar uma norma a um caso concreto.
Pode-se dizer também que, o pluralismo de ordens jurídicas consiste na coexistência de normas e decisões de diferentes matrizes do espaço social, gerando uma série de consequências divergentes de sentidos entre as normas e decisões de origens distintas, isso tudo com base na nova figuração do Direito Constitucional.
Já o chamado neoconstitucionalismo, podemos interpretar pela CF vinculando os princípios, dos quais defende a irradiação das normas constitucionais para o ordenamento como um todo, para fazerem-se valores constitucionais, desafios sociais, econômicos, ambientais, políticos pelos Estados.
Assim, concluo que o Direito privado deve ser interpretado em face da Constituição Federal, com a devida aplicação feita por um Juízo competente.
Referências Bibliográficas
http://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/viewFile/67955/70563
André de Carvalho Ramos, Pluralidade das Ordens Jurídicas - a relação do Direito Brasileiro com o Direito Internacional, ano 2012, editora Juruá.

Outros materiais