Buscar

Avaliando Felipe saude da mulher

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201409028510)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação a anatomia do sistema genital feminino, marque a alternativa INCORRETA:
		
	 
	A vagina tem como única função o canal de parto.
	
	É dividido em órgão genital interno e externo.
	
	A tuba uterina possui mucosa revestida por epitélio colunar e células ciliadas, que promovem uma corrente que facilita o transporte do óvulo para o útero.
	
	O ovário é o local onde ocorre a ovulação.
	
	A forma, tamanho e localização do útero dependem da idade e outras circunstâncias como gravidez, grau de enchimento da bexiga ou do reto.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408725229)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A avaliação fisioterápica é fundamental para que possa ser traçado um correto plano terapêutico para o atendimento da gestante. Analise as afirmativas abaixo e indique as verdadeiras com V e as falsas com F.
		
	 
	Como a gestante enfrenta dificuldade no retorno venoso, com surgimento de varizes e edema nos membros inferiores, o fisioterapeuta deverá orientar sobre o uso das meias de compressão, realização de drenagem linfática manual e exercícios aeróbicos leves.
	 
	O aumento da motilidade da musculatura lisa e a compressão mecânica que o útero promove no intestino podem causar constipação intestinal. Cabe ao fisioterapeuta orientar sobre exercícios como a posição de quatro apoios associada à contração abdominal durante a expiração (desde que não haja risco para a gestante).
	 
	É possível que ocorra incontinência urinária (IU) durante a gestação, sendo o tipo mais comum a IU de esforço. Para que seja prevenido e tratado este problema, o fisioterapeuta deverá orientar a gestante a realizar contrações dos músculos do assoalho pélvico associadas à manobra de Valsalva e apnéia.
	 
	Praticamente todas as gestantes apresentam o seguinte padrão postural: alargamento da base de sustentação, hiperlordose lombar, hipercifose torácica, hiperlordose cervical, anteriorização da cabeça e rotação interna de ombros. O fisioterapeuta poderá intervir moderadamente na correção deste padrão, pois são compensações transitórias e pode haver luxação articular devido à frouxidão ligamentar causada pela relaxina.
	 
	A história clínica e investigação da localização da dor são fundamentais para que o fisioterapeuta possa diferenciar se há dor lombar, na cintura pélvica ou ambas. De todo modo, o diagnóstico funcional é que irá nortear qual a conduta a ser tomada pelo fisioterapeuta.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409041741)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeito da fisiologia sexual feminina leia as afirmativas abaixo. I. A fase lútea faz parte do ciclo ovariano e é caracterizada pela formação do corpo lúteo. II. A fase folicular faz parte do ciclo ovariano e é está na dependência de FSH e progesterona. III. A fase proliferativa faz parte do ciclo uterino e é iniciada após a menstruação, sob a influência de FSH e estrógeno. IV. Ocorre aumento súbito de LH antes da ovulação. V. A fase secretora faz parte do ciclo uterino e é iniciada após a menstruação, sob a influência de LH. Marque a alternativa correta:
		
	
	I, II e IV são corretas.
	
	II, III e V são corretas.
	
	I, IV e V são corretas
	 
	I, III e IV são corretas.
	
	II, IV e V são corretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409207984)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere verdadeiro (V ) ou falso (F ) as afirmações sobre anatomia funcional da pelve.
		
	 
	( ) Os músculos do diafragma pélvico tem disposição oblíqua, aumentando o diâmetro do hiato urogenital, predispondo portanto à incontinência urinária e prolapsos.
	 
	( ) O diafragma pélvico, urogenital e fáscia endopélvica compõem o conjunto do assoalho pélvico (AP).
	 
	( ) A inervação do diafragma pélvico e urogenital é feita somente pelo nervo hipogástrico.
	 
	( ) O diafragma urogenital é formado pelos músculos pubococcígeo, iliococcígeo e puborretal.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409137529)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As mulheres são a maioria da população brasileira (50,77%) e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Frequentam os serviços de saúde para o seu próprio atendimento mas, sobretudo, acompanhando crianças e outros familiares, pessoas idosas, com deficiência, vizinhos, amigos. São também cuidadoras, não só das crianças ou outros membros da família, mas também de pessoas da vizinhança e da comunidade (BRASIL, 2004). Diante desta constatação foram criados objetivos gerais da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, identifique quais são eles: I. Promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres brasileiras, mediante a garantia de direitos legalmente constituídos e ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde em todo território brasileiro. II. Divulgar que as mulheres compõem a maioria da população brasileira e que são as principais usuárias do SUS. III. Contribuir para a ampliação do atendimento às mulheres em situações de risco, desmerecendo qualquer direito legalmente constituído. IV. Ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde da mulher no Sistema Único de Saúde. V. Contribuir para a redução da morbidade e mortalidade feminina no Brasil, especialmente por causas evitáveis, em todos os ciclos de vida e nos diversos grupos populacionais, sem discriminação de qualquer espécie.
		
	
	Todos os itens são falsos.
	
	Apenas os itens pares são verdadeiros.
	 
	Apenas os itens I, IV e V são verdadeiros.
	
	Todos os itens são verdadeiros.
	
	Apenas os itens I, II e III são verdadeiros.
	1a Questão (Ref.: 201408640689)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa CORRETA sobre o período gestacional:
		
	 
	Nenhuma das anteriores está correta.
	
	Os músculos abdominais sofrem ação hormonal (relaxina), além das alterações mecânicas provenientes da anteversão pélvica e do crescimento uterino. Entretanto, dentre os músculos envolvidos na diástase, os oblíquos internos e externos são os que mais sofrem distensão, sendo o reto abdominal o menos prejudicado por ter inserção fixa no púbis.
	
	No período gestacional e pós-parto imediato a avaliação fisioterapêutica é mais específica para diástase supra-umbilical.
	
	Todas estão corretas.
	
	Avalia-se a força muscular do assoalho pélvico durante a gestação através do toque bidigital. Investiga-se também a data da última menstruação (DUM), data provável do parto (DPP) e idade gestacional (IG).
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409566637)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A osteoporose é uma afecção bastante conhecida. Assinale a alternativa que relaciona algumas de suas causas.
		
	
	Pós-menopausa, uso de esteroides por terapia sistêmica, paralisia espástica e flebite crônica.
	
	Pós-menopausa, uso de esteroides por terapia local, paralisia espástica e artrite reumatoide.
	
	Pré-menopausa, uso de esteroides por terapia local, paralisia flácida e flebite crônica
	
	Pré-menopausa, uso de esteroides por terapia sistêmica, paralisia flácida e artrite reumatoide.
	 
	Pós-menopausa, uso de esteroides por terapia sistêmica, paralisia flácida e artrite reumatoide.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408725492)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O aleitamento é tão importante para o binômio mãe-bebê que o Ministério da Saúde preconiza que ele deve ocorrer nos primeiros seis meses de vida de maneira exclusiva. Reflita sobre a fisiologia da lactação e complemente as frases de maneira a torná-las verdadeiras. Nos 3 a 5 primeiros dias após o parto é comum que aconteça nas mamas ____________________ e caso não seja tratado pode levar ao desmame precoce. Este problema pode ser decorrente de: ____________________, ____________________ e ____________________ das mamadas. A fisioterapiadeverá orientar a mãe a aplicar compressa ____________________ e ____________________ a mama.
		
	
	ingurgitamento mamário; produção aumentada de leite; sucção ineficaz; restrição na frequência; morna; massagear
	
	ingurgitamento mamário; produção aumentada de leite; sucção ineficaz; restrição na frequência; morna; expor ao sol
	
	mastite; produção aumentada de leite; sucção ineficaz; restrição na frequência; frias; massagear
	 
	ingurgitamento mamário; produção aumentada de leite; sucção ineficaz; restrição na frequência; frias; massagear
	
	ingurgitamento mamário; produção diminuída de leite; sucção ineficaz; restrição na frequência; frias; massagear
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408640685)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a INCORRETA:
		
	
	Os efeitos da progesterona são: diminuição do tônus dos mm liso, efeito sedativo nas contrações uterinas, aumento do depósito de gordura, aumento da temperatura corpórea e atuação no centro respiratório.
	
	Devido à frouxidão ligamentar generalizada, provocada pela ação da relaxina, devemos tomar cuidado com entorses.
	 
	A prolactina é responsável pela ejeção do leite e pelas contrações uterinas.
	
	A relaxina provoca substituição gradual do colágeno por uma forma mais flexível e extensível (nas articulações sacrais e sínfise púbica).
	
	O estrógeno é responsável pela: hipertrofia do útero e mamas, crescimento dos órgãos genitais externos, metabolismo de cálcio materno e retenção hídrica.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408725490)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O aleitamento é tão importante para o binômio mãe-bebê que o Ministério da Saúde preconiza que ele deve ocorrer nos primeiros seis meses de vida de maneira exclusiva. Reflita sobre a anatomia e fisiologia da lactação, para complementar as frases de maneira a torná-las verdadeiras. O fisioterapeuta que atua em Saúde da Mulher deverá avaliar a gestante ou puérpera e ser capaz de identificar os três tipos de mamilos: _________________ (quando o mamilo é projetado para fora), _________________ (caso o mamilo seja contínuo com a aréola) e _________________ (situação em que o mamilo é interiorizado). De todo modo, o fisioterapeuta deverá orientar à mãe que o bebê necessita fazer a _________________ correta e sugar não apenas o mamilo, mas também a maior parte possível da _________________.
		
	
	protuso; plano; invertido; apojadura; aréola
	
	protuso; plano; inclinado; pega; mama
	
	fissurado; plano; invertido; pega; aréola
	 
	protuso; plano; invertido; pega; aréola
	
	protuso; plano; invertido; pega; mama
		
	
	1a Questão (Ref.: 201409227797)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A incontinência urinária da gestação pode ser tratada com os seguintes recursos: Assinale a opção correta.
		
	
	d) Eletroterapia e Cones vaginais, logo no primeiro trimestre gestacional.
	
	e) Biofeedback e Cones Vaginais.
	
	a) Inicialmente com cinesioterapia e em seguida com eletroestimulação intra-vaginal com frequência de 65Hz.
	
	c) Somente com orientações gerais quanto às alterações fisiologicas ocorridas na gestação.
	 
	b) Cinesioterapia e tratamento comportamental.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408611083)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na gestação, a motilidade digestiva pode diminuir, devido aos elevados níveis de progesterona, que diminui a produção de motilina. O aumento do tempo de trânsito dos alimentos pelo tubo digestivo promove a reabsorção de água, provocando:
		
	
	vômitos.
	
	diarréia.
	
	aumento do apetite.
	 
	constipação.
	
	refluxo gastro-esofágico.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408635077)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O assoalho pélvico compreende um grupo de tecidos que cobre a abertura criada na base da pelve óssea e que tem a função de dar sustentação aos órgãos e estruturas da pelve. Assim, é correto afirmar:
		
	
	O músculo detrusor é o maior músculo que compõe o assoalho pélvico.
	
	O músculo elevador do ânus atua especificamente na continência fecal, não tendo atuação na continência urinária.
	 
	O canal vaginal mantém-se tenso à custa da contração dos músculos pubococcígeo, levantador do ânus.
	 
	Os músculos íleococcígeo e o esfíncter anal externo não fazem parte deste assoalho.
	
	Alterações no funcionamento deste grupo de tecidos pouco interferem no controle da micção.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409041852)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma paciente de 60 anos foi ao consultório médico queixando-se de sensação de "peso" na vagina. Ao exame físico foi constatado a presença de prolapso uterino grau IV e ao exame ultrassonográfico verificou-se a presença de miomas. Diante deste atual quadro, marque abaixo qual a opção cirúrgica que o médico poderá recomendar.
		
	
	Cistostectomia subtotal
	
	Miomectomia parcial
	
	Laparoscopia exploratória
	
	Enterocele
	 
	Histerectomia total
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409604027)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	3. Relacionado à assistência fisioterapêutica no período gestacional, responda a seguir. CONSIDERANDO AS CONDUTAS FISIOTERAPÊUTICAS: I - Movimentos de cintura pélvica; massagem lombar; drenagem linfática manual. II - Movimentos de cintura pélvica; exercícios respiratórios; ondas curtas. III - Movimentos de cintura pélvica; massagem lombar; exercícios perineais. IV - Ondas curtas; ultrassom terapêutico;exercícios perineais. A(S) CONDUTA(S) ADEQUADA(S), NESSE CASO, ESTÃO INDICADAS CORRETAMENTE na opção:
		
	
	II e III
	
	II
	
	I e II
	 
	I e III
	
	II e IV
	1a Questão (Ref.: 201409207988)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O recurso utilizado nos casos de incontinência urinária de esforço (IUE) que permite o aprendizado dos eventos de contração e relaxamento dos músculos do assoalho pélvico (MAP) por meio de técnicas visuais ou auditivas é:
		
	
	estimulação elétrica.
	
	cones vaginais.
	 
	biofeedback.
	
	exercícios perineais de Kegel.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409128091)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No tocante à abordagem fisioterapêutica no pré e pós-operatório, assinale a alternativa correta.
		
	
	d) Recursos como infravermelho e compressa quente devem ser utilizadas na região do ombro homolateral à cirurgia, no pós operatório imediato, para melhorar a dor proveniente do longo período em abdução, necessários para o procedimento cirúrgico.
	 
	a) A avaliação pré-operatória tem como objetivo, entre outros, estabelecer o contato entre terapeuta e paciente; identificar fatores de risco para possíveis complicações pós-operatórias e indicar, se necessário, fisioterapia pré-operatória.
	
	c) Diante de intercorrências cirúrgicas como lesão nervosa motora e sensitiva, a fisioterapia é contraindicada.
	
	b) Ainda no momento do pré-operatorio, a avaliação da amplitude de movimento, da força muscular e avaliação postural não devem ser feitas, já que a paciente encontra-se emocionalmente abalada, por conta da proximidade do procedimento cirúrgico.
	
	e) Nos casos de reconstrução mamária, a abordagem fisioterapeutica no pós-operatório imediato é contraindicada, independentemente da técnica de reconstrução realizada e das contrações clinicas do paciente.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409222875)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Moreno (2004), o estudo urodinâmico constitui-se na parte dinâmica da avaliação de uma paciente com queixas urinárias e auxilia na composição do diagnóstico pois complementa a anamnese e o exame físico, por permitir:
		
	 
	Reproduzir o sintoma urinário que a paciente relata.
	
	Reproduzir o sintoma sexológico que a paciente relata.
	
	Reproduzir o sintoma evacuatório que a paciente relata.
	
	Reproduzir o sintoma neurológicoque a paciente relata.
	
	Reproduzir o sintoma doloroso do assoalho pélvico que a paciente relata.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409028512)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A gestação de alto risco impõe à grávida limitações das AVDs, que podem ser minimizadas pela assistência fisioterapêutica. Uma parte das gestantes de alto risco precisa de repouso no leito para evitar trabalho de parto prematuro. Considere as seguintes afirmativas, em relação a gestação de alto risco. I Gestante de alto risco com prescrição de repouso pode realizar exercícios respiratórios em decúbito lateral, sem agravamento do caso. II Gestante de alto risco com prescrição de repouso pode realizar exercícios para circulação em membros superiores e inferiores, porém somente sentada. III Gestante de alto risco com prescrição de repouso nunca deve realizar exercícios para circulação, sob pena de desencadear trabalho de parto prematuro. Das afirmativas acima, apenas
		
	
	II é verdadeira.
	
	I, II e III são verdadeiras.
	
	III é verdadeiras.
	 
	I é verdadeira.
	 
	I e II são verdadeiras.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408611038)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na última década, a assistência ao trabalho de parto tem sido motivo de muitas discussões, tanto no que se refere à qualidade propriamente dita, quanto aos procedimentos utilizados. No Brasil, o Programa de Humanização do Parto e Nascimento do Ministério da Saúde, lançado em junho/2000, formalizou e evidenciou iniciativas que já vinham ocorrendo, no sentido de se recuperar uma participação mais ativa da parturiente em todo o processo do parto. Muitos serviços buscam implementar esse programa que consta de:
		
	
	Avanços tecnológicos da obstetrícia para o controle dos riscos materno-fetais, com os recursos farmacológicos para analgesia e anestesia, em todos os casos.
	
	Maior acesso a partos cesárea, maior uso de tecnologias e ausência de familiares participantes no processo do parto;
	
	Não valorização de orientações e procedimentos simples para o melhor uso do corpo durante o trabalho de parto.
	
	Aumento da medicalização, inúmeras tecnologias e aumento de indicações de parto cesárea
	 
	Uma atenção à parturiente menos intervencionista, com práticas baseadas em evidências, menor uso de tecnologias, maior incentivo e ajuda para o parto vaginal;

Continue navegando