Buscar

APOL 4 Organizações Internacionais Temas da Agenda Internacional e do Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL 4
Organizações Internacionais / Temas da Agenda Internacional e do Brasil
Questão 1/5 - Temas da Agenda Internacional e do Brasil - “O fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, foi o ‘ponto de virada’ para que a questão do desarmamento constituísse um tema central da agenda internacional. Dois fatos explicam esse ponto de virada”. Fonte: PECEQUILO, C. S. Temas da agenda internacional: o Brasil e o Mundo. Curitiba: Intersaberes, 2017, Capítulo 6, p. 175, adaptado.
De acordo com a contextualização acima e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que trata corretamente dos fatos que levaram a virada na questão do desarmamento e colocaram esse tema no centro da agenda internacional. 
Nota: 20.0
(	) Foi com a criação da Liga das Nações em 1918 e a crise econômica de 1929 que a questão do desarmamento vem à tona.
(	) O tema do desarmamento aparece com a Revolução Russa de 1917 e a ascensão de Adolf Hitler ao governo alemão em 1933.
(x) O tema do desarmamento se relaciona com a criação do sistema multilateral e a reafirmação na Organização das Nações Unidas (ONU) de que a guerra, suas práticas e consequências eram nocivas à humanidade.
(	) Somente depois do fracasso americano no Vietnã e após a Revolução Iraniana de 1979 o tema do desarmamento assume centralidade na agenda internacional.
(	) A questão do desarmamento aparece apenas com o reforço do nacionalismo e a criação do G20 nos anos 2000.
O tema do desarmamento se relaciona com a criação do sistema multilateral e a reafirmação na Organização das Nações Unidas (ONU) de que a guerra, suas práticas e consequências eram nocivas à humanidade. E o domínio da tecnologia nuclear pelos EUA, comprovado por testes (Projeto Manhattan, em Los Alamos, julho de 1945) e o lançamento das bombas norte-americanas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945. Fonte: PECEQUILO, C. S. Temas da agenda internacional: o Brasil e o Mundo. Curitiba: Intersaberes, 2017, Capítulo 6, p. 175.
Questão 2/5 - Temas da Agenda Internacional e do Brasil - “No pós-45 e a combinação do nascimento da era nuclear com experiências anteriores do uso de armas e biológicas demostraram a necessidade de desenvolver novas formas de pensar o assunto (a questão do desarmamento)”.  Fonte: PECEQUILO, C. S. Temas da agenda internacional: o Brasil e o Mundo. Curitiba: Intersaberes, 2017, Capítulo 6, p. 175, adaptado.
Com base na contextualização acima, e nos conteúdos da disciplina, assinale a alternativa que descreve corretamente o significado do acrônimo MAD em inglês.
Nota: 20.0
(	) Tratado Transpacífico (acordo para diminuir os gastos militares entre as nações do pacífico)
(	) Organização para o Tratado do Atlântico Norte (Organização que se dedica a desenvolver armamentos mais poderosos para o uso dos seus países membros, visando o equilíbrio com os EUA)
(	) Acordo ente México, Canadá e EUA (visa o desenvolvimento de armas nucleares nos países signatários do acordo)
(x) Mutual assured destruction ou mutually assured destruction (MAD), que significa Destruição Mútua Assegurada.
(	) Organização militar para a América Latina (através dessa organização os EUA financiam  as forças armadas do continente).
MAD é uma sigla em inglês que significa Destruição Mútua Assegurada. Além disso, a palavra "mad" traduzida para o português significa loucura. Fonte:PECEQUILO, C. S. Temas da agenda internacional: o Brasil e o Mundo. Curitiba: Intersaberes, 2017, Capítulo 6, p. 175, adaptado.
Questão 3/5 - Temas da Agenda Internacional e do Brasil -  “O tema do desarmamento geralmente é lembrado por sua associação com os riscos de proliferação nuclear e pela preocupação com crises internacionais relacionadas a Estados que usam o poder nuclear (caso de Coréia do Norte e do Irã) como instrumentos de poder de barganha”. Fonte: PECEQUILO, C. S. Temas da agenda internacional: o Brasil e o Mundo. Curitiba: Intersaberes, 2017, Capítulo 6, p. 173
De acordo com a contextualização acima e os conteúdos da disciplina, examine o trecho abaixo. Depois assinale a única alternativa que contém os termos que preenchem as lacunas abaixo corretamente:
O conceito de desarmamento é composto por várias dimensões: a redução de armas existentes (ou sua eventual eliminação), o controle de sua disseminação de forma preventiva (____________) e o combate às ameaças existentes geradas pela falha em impedir a disseminação de posse dos armamentos (_______________).
Nota: 20.0
(x) (não proliferação) e (contraproliferação)
(	) (equilíbrio de terror) e (paz perpétua)
(	) (globalismo) e (interdependência complexa)
(	) (ataque preventivo) e (golpes de Estado)
(	) (globalização) e (acordos de paz)
O conceito de desarmamento é composto por várias dimensões: a redução de armas existentes (ou sua eventual eliminação), o controle de sua disseminação de forma preventiva (não proliferação) e o combate às ameaças existentes geradas pela falha em impedir a disseminação de posse dos armamentos (contraproliferação). Fonte: PECEQUILO, C. S. Temas da agenda internacional: o Brasil e o Mundo. Curitiba: Intersaberes, 2017, Capítulo 6, p. 173, adaptado.
Questão 4/5 - Organizações Internacionais - “Os tratados constitutivos das OI’s criam entidades capazes de assumir personalidade jurídica distinta da de seus membros. Além disso, para dar corpo a essas criaturas, o próprio ato constitutivo dispõe, em primeiro momento, a respeito da estrutura, bem como orienta no tocante ao funcionamento desta”. Fonte: FONTANA, V. S; KRAINER, J. A. As organizações internacionais e as políticas públicas brasileiras de organização do trânsito. Curitiba: Intersaberes, 2016, Capítulo 3, p. 119
De acordo com a contextualização acima e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo que tratam da estrutura das organizações internacionais.  Depois assinale apenas a alternativa correta:
I – O secretariado dedica-se, fundamentalmente, a executar tarefas determinadas pela assembleia e/ou pelo conselho, a preparar o orçamento da organização, a submeter um relatório anual à assembleia e a desenvolver estudos sobre diferentes problemas afetos à organização.
II – O secretariado pode implementar ou não as decisões tomadas pela assembleia e pelo conselho. Por isso esses órgãos são meramente consultivos, sem poder real de decisão dentro das organizações internacionais.
III – As assembleias costumam reunir-se anualmente de forma regular (sessões ordinárias) mas pode também, ser convocada excepcionalmente.
IV – Ao conselho cabe, primordialmente, executar as deliberações, dos demais órgãos. Por isso, suas decisões são impositivas, todos os membros devem acatá-las e, caso não o façam espontaneamente, correrão o risco de sofrer sanções.
 
Nota: 20.0
(	) Apenas as assertivas I e III estão corretas
(x) Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas
(	) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
(	) Apenas as assertivas II e III estão corretas
(	) Apenas as assertivas III e IV estão corretas
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas. As assembleias costumam reunir-se anualmente de forma regular (sessões ordinárias) mas pode também, ser convocada excepcionalmente. Ao conselho cabe, primordialmente, executar as deliberações, dos demais órgãos. Por isso, suas decisões são impositivas, todos os membros devem acatá-las e, caso não o façam espontaneamente, correrão o risco de sofrer sanções. O secretariado dedica-se, fundamentalmente, a executar tarefas determinadas pela assembleia e/ou pelo conselho, a preparar o orçamento da organização, a submeter um relatório anual à assembleia e a desenvolver estudos sobre diferentes problemas afetos à organização.  Fonte: FONTANA, V. S; KRAINER, J. A. As organizações internacionais e as políticas públicas brasileiras de organização do trânsito. Curitiba: Intersaberes, 2016, Capítulo 3, p. 122-123.
Questão 5/5 - Organizações Internacionais - “Para enfrentar os gastos oriundos de suas atividades e manterema estrutura em funcionamento, as OI necessitam de dinheiro e de pessoas, isto é, precisam de recursos financeiros e humanos, respectivamente”.  Fonte: FONTANA, V. S; KRAINER, J. A. As organizações internacionais e as políticas públicas brasileiras de organização do trânsito. Curitiba: Intersaberes, 2016, Capítulo 3, p. 127.
De acordo com a contextualização acima e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre os recursos financeiros das Organizações Internacionais, e assinale V para verdadeiro e F para falso. Depois assinale somente a sequência correta.
(	) As organizações geram receitas próprias, através da cobrança de impostos dos seus Estados-membros.
(	) Como elas cobram impostos dos Estados membros, as OI’s possuem ampla autonomia financeira.
(	) A cotização da contribuição que cada Estado-membro fará à organização é estipulada pelo tratado constitutivo ou por um órgão com essa competência (normalmente a assembleia).
(	) Na maioria dos casos, as cotizações são desiguais, consideram critérios de hierarquização entre dos Estados-membros ou a capacidade de pagamento deste, mensurada, normalmente, com base no produto interno bruto de cada país.
 
Marque a sequência correta:
 
Nota: 20.0
(	) F, F, F, V
(x) F, F, V, V
(	) V, F, V, V
(	) V, F, F, V
(	) V, V, V, V
A sequência correta é F, F, V, V. As OI’s não dispõem de autonomia financeira. A cotização da contribuição que cada Estado-membro fará à organização é estipulada pelo tratado constitutivo ou por um órgão com essa competência (normalmente a assembleia). Na maioria dos casos, as cotizações são desiguais, consideram critérios de hierarquização entre dos Estados-membros ou a capacidade de pagamento deste, mensurada, normalmente, com base no produto interno bruto de cada país. Fonte: FONTANA, V. S; KRAINER, J. A. As organizações internacionais e as políticas públicas brasileiras de organização do trânsito. Curitiba: Intersaberes, 2016, Capítulo 3, p. 128, adaptado.

Continue navegando