Buscar

Trabalho 5 Saúde coletiva I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O autismo ou transtorno do espectro autista é uma condição permanente que prejudica o desenvolvimento cerebral, podendo ocorrer no período antes do nascimento, no nascimento ou ainda após. O autista possui comprometimento na interação social e na comunicação. Apesar de possuir tais comprometimentos em comum, o nível se diferencia em cada indivíduo. 
 As causas do transtorno ainda são desconhecidas. No entanto, pesquisas em relação a isso são feitas e estão intensificando-se. Sabe-se que o transtorno pode receber influência tanto dos genes quanto do meio externo. 
 As pessoas que possuem o transtorno do espectro autista podem manifestar hipersensibilidade em um ou mais de um dos cinco sentidos. É muito comum, por exemplo, que barulhos que não incomodariam outras pessoas as incomodem de maneira insuportável, causando até mesmo dor física. 
 O autismo pode trazer consigo a deficiência intelectual, em alguns casos, e um alto funcionamento, em outros. A pessoa que apresenta o transtorno pode possuir alta capacidade de memorização, ainda sem entender o que está memorizando. Podem também interessar-se por assuntos específicos e focar muito nestes, sabendo tudo sobre. 
 O tratamento para o autismo ainda não existe. Todavia, o acompanhamento de alguns profissionais desde o diagnóstico pode ajudar em um maior desenvolvimento do portador do distúrbio. Os fonoaudiólogos e os terapeutas ocupacionais e comportamentais são de grande auxílio na vida de quem sofre com o autismo.
 Sabe-se que o diagnóstico não é tão simples assim. Isso se dá por não haver um exame específico. O médico deve ficar atento a alguns sinais, assim como os pais. Quando mais cedo houver o diagnóstico, maiores as chances de um prognóstico satisfatório. 
 Bibliografia: 
http://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2014/04/o-que-e-autismo.html
http://autismoerealidade.org/informe-se/sobre-o-autismo/o-que-e-autismo/
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/autismo

Outros materiais

Outros materiais