Buscar

O que será a nossa disciplina Formação sócio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que será a nossa disciplina Formação sócio-histórico Brasileira?
Objetivo principal:
- Compreender historicamente a questão social brasileira, noção que se refere ao:
“Conjunto das expressões da desigualdade social,econômica e cultural,ou seja, problemas da sociedade capitalista madura,do antagonismo entre o Capital e o Trabalho.Possuí três grandes momentos Entre os anos de 1930 a 1945, coincidindo com dois grandes fatos político-sociais: a Segunda Guerra Mundial (Europa) e o período do Estado Novo (Brasil). Os modelos importados não se enquadravam na realidade brasileira e fizeram com que o Serviço Social fosse assistencial, caritativo, missionário e beneficente.
Entre os anos de 1945 a 1958, acompanhando o desenvolvimento da tecnologia moderna, científica e cultural houve maior intercâmbio entre o Brasil e os Estados Unidos. Os profissionais conscientizaram-se da necessidade de criar novos métodos e técnicas adaptados à realidade brasileira.
A partir da década de 1960 até hoje, caracterizando-se pelo movimento de reconceituação e tendo como marco referencial a procura de um modelo teórico-prático para nossa realidade. O Serviço Social fundamenta sua teoria Ciências Sociais, para inserir-se nos fenômenos em transição, procurando capacitar o homem para que lute, construa e contribua para as reformas sociais. SERVIÇO SOCIAL é uma construção histórica,sua constitucionalidade deve ser analisada na dinâmica societária”.
Para tanto, pensei em adentrarmos na formação do Brasil procurando acompanhar a sua formação no contexto da expansão capitalista desde o século XV, à época de seu descobrimento e sua experiência singular em relação ao capitalismo mundial, como país terceiro mundista, periférico, em desenvolvimento.
Pensar a constituição dos principais “problemas brasileiros” localizando-os historicamente, especialmente atentando para sua dimensão ECONÔMICA, POLÍTICA E SOCIAL.
Essas dimensões não são instâncias separáveis da realidade brasileira, mas assim serão consideradas para efeito didático e analítico. Neste sentido, muitos autores já analisaram o Brasil, como por exemplo:
Celso Furtado em sua Formação econômica do Brasil debruçou-se sobre o processo histórico de formação do Brasil pra tentar compreender alguns de nossos problemas tais como:
- o subdesenvolvimento;
- as desigualdades regionais;
- a crise econômica dos anos 1950/60;
- a possibilidade de formação de uma economia genuinamente nacional
Explorando a dimensão POLÍTICA temos vários autores considerados clássicos, tais como Raymundo Faoro, com Os donos do poder que investiga a formação política brasileira baseada no estado, na burocracia estatal, no patronato. Ou ainda Roberto Nunes Leal com o seu Coronelismo enxada e voto que se debruça sobre a forma de fazer política e de domínio político do coronel, pela troca de favores, pela manutenção da miséria para a dominação política e submissão social.
Para a análise da dimensão SOCIAL poderíamos citar, para além desses, Gilberto Freyre com o seu clássico Casa Grande e Senzala que desvenda a tendência do brasileiro à tolerância com o diferente e a sua intolerância com o mais fraco. Às nuances de uma sociedade que se fundou no regime escravocrata e criou uma forma paternalista de se relacionar socialmente.
Assim, a proposta é pensarmos a realidade brasileira partindo do presente (dos problemas do presente, da questão social, sem nos contentar com explicações simplistas mas, mergulharmos no processo histórico brasileiro – e nas suas interpretações para tentar enxergar mais nitidamente nossos problemas atuais, os quais serão objeto de sua intervenção enquanto cidadãos e assistentes sociais.
Lembramos que não acreditamos que a História tenha o poder de explicar a origem de tosos os problemas sociais brasileiros, mas certamente nos ajudará a melhor compreendê-los.
Para iniciar

Continue navegando