Buscar

Organizações e Políticas Públicas 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201701239202)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um adolescente de 17 anos apresenta fortes indícios de ser vítima de maus-tratos. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, qual dos órgãos abaixo, você, como psicólogo, deverá comunicar obrigatoriamente?
		
	
	Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente.
	
	Defensoria Pública.
	
	Conselho de Adoção.
	
	Ministério Público.
	 
	Conselho Tutelar.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701297355)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"A partir das contribuições de Michel Foucault, sabemos que esses olhares [que enfatizam a carência quando se trata de avaliar a vulnerabilidade] e discursos se produzem no movimento da vida e das relações entre sujeitos, produzindo-se aí jogos de poder. Os sentidos produzidos sobre a vulnerabilidade têm a possibilidade de contribuir tanto para uma homogeneização e uma manutenção da população num lugar de risco quanto para constituir estratégias de empoderamento dos sujeitos na construção de potência de vida." (TOROSSIAN; RIVERO, 2009, p. 56).
A partir da compreensão do fragmento acima, assinale a alternativa ERRADA.
		
	
	As estratégias de empoderamento objetivam resgatar sentidos de potência de vida, auxiliando a conquista do sentimento de pertencimento e cidadania.
	
	Algumas estratégias de assistência social podem ter efeitos que conduzem ao aprofundamento de estados de vulnerabilidade.
	
	A naturalização da ideia de falta de recursos, principalmente econômicos, ajuda a aprofundar os sentidos de vulnerabilidade.
	
	É necessário que se desconstrua sentidos cristalizados que apontam para as condições de carência como condições de impossibilidade de vida.
	 
	O principal indicador de vulnerabilidade social no mundo atual deve ser o desemprego, à medida que aponta para um estado de disfunção social.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702234682)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca do ECA, marque a alternativa INCORRETA:
		
	 
	Um dos marcos importantes históricos antes do ECA foi a criação do Fundo das Nações Unidas para a Infância, em 2000, pela ONU.
	
	O ECA e suas noções sobre educação nos permite inferir que, por exemplo, se a escola não é capaz de reter os interesses das crianças, ela precisa,provavelmente, sofrer alterações.
	
	Um dos marcos importantes históricos antes do ECA foi o Código de Menores, em 1927, ligado à Política do Bem-Estar do Menor (PNBEM).
	
	Um dos marcos importantes históricos antes do ECA foi o Serviço de Assistência ao Menor (SAM) em 1942, que tinha um modelo baseado na disciplina e no trabalho.
	
	O ECA considera a família como importante instituição legal e jurídica que envolve o direito subjetivo ao acolhimento.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701240855)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Psicologia tem produzido conhecimentos que embasam a atuação profissional no campo da assistência social e que subsidiam o desenvolvimento de atividades em diferentes espaços institucionais e comunitários, tais como:
		
	
	conhecimentos que possibilitam ao profissional realizar ações que envolvam proposições de políticas e ações relacionadas a grupos étnico-raciais, religiosos, de gênero, geracionais, de orientação sexual, de classes sociais e de outros segmentos socioculturais, com vistas à realização de projetos da área social e/ou à definição de políticas públicas.
	
	conhecimentos que possibilitam ao profissional realizar ações que envolvam proposições de políticas e ações relacionadas à comunidade em geral e de outros segmentos socioculturais, com vistas à realização de projetos da área social e/ou à definição de políticas públicas.
	
	conhecimentos que possibilitam ao profissional realizar ações que envolvam proposições de políticas e ações relacionadas à comunidade em geral e aos movimentos sociais.
	 
	conhecimentos que possibilitam ao profissional realizar ações que envolvam proposições de políticas e ações relacionadas à comunidade em geral e aos movimentos sociais de grupos étnico-raciais, religiosos, de gênero, geracionais, de orientação sexual, de classes sociais e de outros segmentos socioculturais, com vistas à realização de projetos da área social e/ou à definição de políticas públicas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701240505)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A atuação do psicólogo no CRAS deve se voltar para:
		
	 
	a valorização dos aspectos saudáveis presentes nos sujeitos, nas famílias e na comunidade.
	
	a valorização dos aspectos saudáveis presentes nos sujeitos e nas famílias.
	
	a valorização dos aspectos saudáveis presentes nas comunidades populares.
	
	a valorização dos aspectos saudáveis presentes nos sujeitos e na comunidade.

Outros materiais