Buscar

Formação Sócio Histórica do Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Formação Sócio Histórica do Brasil
Resumo vídeo aula apoio Profº Renato Bulcão	
Pensadores constroem a ideia de brasilidade. O que é ser brasileiro?
O Instituto Histórico e Geográfico do Brasil iniciou com objetivo de mapear o Brasil com a proclamação da república a comissão do Instituto foi construir a história do Brasil
1930 o pensamento marxista começou a contribuir para formar a história do Brasil
Autores histórico: 
Gilberto Freire – Pesquisador de campo, vai aos cartórios, bibliotecas...tudo que escreve tem um viés de ver o Brasil do ponto de vista de senhor. Assumindo premissas de senhor. Casa Grande e Senzala ele escreve de dentro da Casa Grande. O primeiro negócio no Brasil é o ciclo do açúcar. Ideia que o índio modifica a culinária e cultura de portugueses. Tem filhos com índias e novas maneiras são trazidas e todos viviam em harmonia (ilusório). Havia muita violência. Mito da miscigenação, mito da aceitação racial, descrição de hábitos sociais e alimentares de brasileiros. Reafirmação da raça desenvolvida subjulgou a raça atrasada. 
 Darcy Ribeiro – Contrapõe a ideia de Freire sobre a paz entre portugueses e escravos. O Brasil é uma mescla de todas as etnias com os índios. A cultura indígena contribui para adaptação do brasileiro em todo o território. Separa o brasil em blocos culturais, Crioulo: Rio Grande do Norte a Bahia. Formada pela economia do engenho e do escravo. Os negros são protegidos pelas igrejas. Caboclo: População com hábitos indígenas viviam na Amazônia, Belém e Manaus, viviam em condições de miserabilidade. Sertaneja: Portugueses que casaram com índias do interior do nordeste até Minas Gerais. Caipira: Aventureiros que formam o estado de Parará e Minas Gerais, encontram o ouro e se urbanizam em cidades, o café toma essa região. Gaúcho: Viviam na costa do Sul, implantaram o modelo de patrão e peão, formam grandes fazendas e grandes pastagem com criação de gado.
Raymundo Faoro –Tese do estamento político. O rei decidia toda a distribuição de verbas, era rodeado de nobres que ocupavam cargos políticos, a garantia jurídica era política. O Brasil não começa como Brasil. A distância que acontece entre a formação de Portugal e do Brasil é muito pequena em termos de história, apenas 300 anos. O Brasil vive ainda ideias portuguesas. O pensamento brasileiro está contaminado pelo pensamento português. A corte e nobre são parasitas. As Ordenações Filipinas(CONSTITUIÇÃO QUE DETERMINAM AS REGRAS DE NAVEGAÇÃO, COMERCIO, TABELAMENTO DE PREÇO) que constituíram a base do direito Portugues, foi promulgada no Brasil em 1595 e ficou vigente no Brasil até o código civil de 1916. Para ser respeitado não bastava ter propriedades mas ser político. Todo capitalismo existente em Portugal e no Brasil era o capitalismo politicamente orientado. Desrespeito da concepção do Estado e o elitismo conquistaram disfarçáveis posições. Elitee querendo roubar outra elite, para os amigos do rei tudo e para os demais nada. 
Celso Furtado – Período da democracia de 1948 a 1964. Acreditava que era possível estabelecer bases técnicas e econômicas promovendo o progresso e melhoria de vida do povo latino-america, sugeria mecanismos para distribuição de renda do capital. Não temos no Brasil conhecimento técnico e cientifico para beneficiar a economia local. mulado.ara Tudo era tarefa do governo 
Otávio Ianni – O capitalismo explora o trabalhador, em algum momento o trabalhador vai perder a paciência vai reclamar e quebrar tudo mas, no Brasil somos pacíficos e aceitamos as reformas ou aumento de salário como cala boca. Não há proposta de base que haja mudanças concretas. Não existe diálogo fácil entre classes dominantes e proletariado, o Estado com uma visão pejorativa do povo soluciona a falta de diálogo dizendo que o povo é pobre e preguiçoso. O assistencialismo que promove algumas benfeitorias não permite as pessoas crescerem socialmente ou modificarem suas relações sociais e suas vidas.Chama atenção a globalização, alguém em algum lugar está mandando e alguém em algum lugar esta apanhando e ficando mais pobre, aumentando a exploração.
Marilena Chuai – A autoimagem do brasileiro criada nas escolas faz com que tenhamos orgulho do país-Mito fundador, imagem de que o Brasil é um paraíso. A elite religiosa, financeira, militar, cria símbolos semióforos para manter o poder. (hino, bandeira do Brasil). Dessa forma consegue dar limites para o povo. O maior caminho para a propaganda nacionalista é o esporte, através de seus ídolos. No século 20 a imagem do Brasil criada pela elite é o verdeamarelismo. A ideologia verdeamarela é composta no imaginário tendo como base Deus, a natureza e o Estado. O Rei era representando de Deus e não dos governados. O mesmo corre na República com o Presidente. O povo sabe que os políticos defendem os direitos do Estado e não dos trabalhadores, por causa dessa organização não se ensina ao povo uma relação democrática, mas uma relação de clientela e favores. 
A história é sempre contada pelo detentor do poder, mudou o poder, mudou a historia
Até 1950 o Brasil foi um país totalmente rural, no final da década de 1970 as pessoas saíram do campo e foram morar nas cidades (êxodo rural).
A maior riqueza do Brasil é agrícola. Exportação do café, arroz, milho, açúcar, gado. Até hoje 25% do PIB vem de atividades agrícola.
Guerra o Paraguai, a promessa é que no retorno da guerra teriam moradia. Não foi cumprido. Os soldados ocuparam o morro da Providência no RJ. Dessa forma nasce as primeiras moradias precárias. Euclides da Cunha apelidou de favela (vegetação do interior da Bahia).
Lei Aurea libertou os escravos, logo da noite para o dia os escravos não tinham onde morar e essas pessoas se juntam e também vão morar nas favelas.
A terra no Brasil sempre teve dono.
A propriedade da terra é que impediu menor violência do Brasil, qqr lugar já tinha dono. O Dono é o rei...
Tratado de Tordesilhas já tinha essa ideia de divisão de terras. (Portugal e Espanha)
A propriedade de terra era sempre passada pelo rei de Portugal (escritura)
Marca da violência na história do Brasil foi construída a partir da ideia de que Lei não foi feita para beneficiar pessoas mas para criar privilégios. Manda quem pode obedece quem tem juízo. Marca da própria histórica de Portugal
Reconquista é a revolta dos portugueses contra a escravidão imposta pelos árabes.
Desde 1200 d.C. o dono do poder era único, o rei era chefe do Estado, comandante do exército, dono das terras. Isso ocorre ainda hoje, o Presidente tem que resolver tudo em um país? 
Somos um povo sem autonomia e pouca cidadania como reflexo do modelo Português que precisavam se manter coesos para expulsão dos árabes. O rei de Portugal, o cara que manda, manda em tudo.
Capitalismo comercial = navegações. O CAPITALISMO COMERCIAL antecedeu A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Vasco da Gama teve lucro absurdo em sua viagens para índia. Comprar barato para vender caro dá certo até hoje.
Portugal era uma boa rota de navegação entre outros países. Portugal permitiu a utilização dos portos pelos estrangeiros desde que tivessem sócio português. Idéia de intermediário, nada fazia e ganhava pelo trabalho dos estrangeiros. Hoje no Brasil se mantém. Ex. Volkswagem do Brasil, Mercedes do Brasil. Essa é uma herança cultural.

Continue navegando