Buscar

NP 1 ADM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundamentos da Administração 
A Administração é um PROCESSO que consiste em GERENCIAR com EFICIÊNCIA e EFICACIA todos RECURSOS disponíveis de uma ORGANIZAÇÃO para alcançar os seus OBJETIVOS e/ou METAS.
A Administração é um PROCESSO > Processos são atividades que o Gestor/ADMr deve realizar, gerenciar. São os trabalhos, etapas, rotinas do dia a dia de sua equipe. Ele deve desenvolver processos para melhor desempenho de sua equipe.
PROCESSO > Desenvolvimento, rotina, etapas. (são atividades inter-relacionadas que transformam entradas em saídas).
IN PUT 		>	PROCESSAMENTOS 		>	OUT PUT 	 	 entradas							 saídas
Dentro de um processo posso ter várias etapas e procedimentos, a administração começa com 1 processo que consiste em gerenciar. 
_____________________________________________________________________________________________
A Administração é um PROCESSO que consiste em GERENCIAR>
Gerenciar é administrar, acompanhar, delegar, planejar, ordenar, ajudar e verificar as melhores formas/processos para o sucesso de sua equipe.
GERENCIAR > Desenvolver, Executar, Administrar, Acompanhar, Planejar, Delegar e Utilizar (os recursos).
_____________________________________________________________________________
A Administração é um PROCESSO que consiste em GERENCIAR com EFICIÊNCIA e EFICACIA>
O gestor precisa gerenciar sua equipe com eficiência e eficácia para que os processos estabelecidos sejam executados com eficácia e os resultados alcançados com eficiência.
EFICIÊNCIA e EFICACIA > Eu posso ser Eficaz, mas não significa que fui Eficiente!
EFICACIA, EFICAZ: é atingir meu objetivo, fazer algo, ou alguma coisa CERTA, atingir minha meta.
EFICIÊNCIA, EFICIENTE: é atingir meu objetivo da melhor maneira, da FORMA correta, com qualidade, de melhor forma, minimizar os usos dos recursos para atingir a meta e objetivos.
___________________________________________________________________________________________
A Administração é um PROCESSO que consiste em GERENCIAR com EFICIÊNCIA e EFICACIA todos RECURSOS>
O gestor precisa gerenciar com eficiência e eficácia todos os recursos disponíveis para o sucesso da empresa. 
Temos 7 recursos para gerenciar ( Recurso Humano, Recurso Tecnológico, Recurso Naturais / Ambientais, Recurso Temporal, Recurso Patrimonial, Recurso Financeiro, Recurso da Informação).
RECURSOS HUMANOS: O papel do gestor é deixar o funcionário contente, UP. O recurso humano está ligado à pessoa, ao funcionário, a M.O. o qual temos disponíveis, ou que contratamos. Estas pessoas exercem uma função na empresa e por isto é necessário o investimento nela, com cursos, benefícios, valorização e reconhecimento de seu trabalho. Ela tem seu capital intelectual e seu Know How por isto deve sempre ser avaliado qual a melhor maneira para sua capitação e assim a empresa terá um diferencial com melhor qualificação de sua M.O. Sempre que possível se prevenindo com um pré contrato (custo/despesa), exemplo: qualificação Universitário, ( a empresa paga a Faculdade e o funcionário precisa trabalhar tantos anos na empresa após o término do curso).
RECURSOS FINANCEIROS: O papel do gestor é fazer o controle de gastos da empresa, com ajuda dos outros departamentos, e nunca gastar mais do que ganha, realizando sempre o fluxo de caixa. O Recurso Financeiro é o $$, capital da empresa, onde temos as Receitas – Entradas e os Custos/Despesas – Saídas de dinheiro.
RECURSOS PATRIMONIAIS: O papel do gestor é administrar seus bens patrimoniais tangíveis e intangíveis, da melhor maneira possível para assim contribuir com o melhor resultado operacional. Por exemplo decidir o local para instalação do CD, verificar a melhor compra e reposição das máquinas operacionais, dos meios de transporte (peças de reposição iguais). Bens Patrimoniais Tangíveis: maquinas, equipamentos, moveis, imóveis, instalações, matéria prima, etc. Bens Intangíveis: Marcas e Patentes
RECURSOS TECNOLÓGICOS: O papel do gestor é investir em recursos tecnológicos de ponta e avançada, e garantir o melhor benefício para os colaboradores e cliente, e junto com o recurso patrimonial melhorar os recursos tecnológicos ( hardware e software).
RECURSOS NATURAIS/AMBIENTAIS: O papel do gestor é verificar e administrar o recurso natural de sua empresa, para assim garantir uma melhor utilização e benefícios, principalmente no futuro. Solo/Terra, Minerais, Vegetais, Água, Sol, Ar, Vento. (Ex: se minha empresa tem o recursos de capitar energia solar, devo instalar os materiais necessários para assim economizar na conta de luz, temos também a energia eólica).
RECURSO DE INFORMAÇÃO: O papel do gestor é manter sempre uma informação clara, objetiva, segura e atualizada, quanto à imagem da empresa, é necessário saber a veracidade das informações e não simplesmente repassando informações e antes de tomar decisões, devemos processar primeiro se faz sentido.
RECURSO TEMPORAL: O papel do gestor é verificar se o funcionário está aplicando bem seu tempo non trabalho exigido. É necessário gerenciar o tempo, sendo disciplinado, aplicado, estabelecer prioridades, definir o que é importante ou emergente. (Ex: tempo/ hora de máquinas que fabricam peças – definir tempo para paradas, instalações próximas ao setor – banheiro, agua).
_____________________________________________________________________________________________
A Administração é um PROCESSO que consiste em GERENCIAR com EFICIÊNCIA e EFICACIA todos RECURSOS disponíveis de uma ORGANIZAÇÃO >
O gestor precisa atuar em função da Organização e fazer os colaboradores pensarem da mesma forma. A organização é uma entidade com atividades generalizadas e essenciais a todo esforço coletivo.
Administração é um PROCESSO que consiste em GERENCIAR com EFICIÊNCIA e EFICACIA todos RECURSOS disponíveis de uma ORGANIZAÇÃO para alcançar os seus OBJETIVOS e/ou METAS.
OBJETIVOS e METAS > É o interesse de todos dentro da organização, por isto é necessário união e esforço coletivo para alcança-los. O gestor precisa utilizar os recursos com eficiência e eficácia para atingir seus objetivos e metas, preciso ser eficiente utilizando menos recursos evitando desperdícios, economia de tempo, de dinheiro, sempre pensando e agindo na melhor forma de fazer isto ou aquilo e se dá para melhorar a execução.
Podemos chamar de organização todo lugar com um grupo de pessoas com o mesmo objetivo e metas: empresa, igreja, clube, família, forças armadas, sindicatos, grupo PIM. Objetivo é o que eu quero - Principal, Metas é além do que eu quero, quero da melhor maneira – Acessório. Exemplos: Meu Objetivo é concluir a faculdade em 2 anos e minha Meta é concluir com notas 9; O objetivo do vendedor é vender e sua Meta é vender mais e sendo aumentada progressivamente; O piloto de fórmula 1 tem como objetivo vencer a corrida e a Meta é vencer com recordes.
_______________________________________________________________________________________________
PRINCIPIOS BASICOS DA ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO: Planejar, estabelecer com antecedências, quais os recursos à utilizar, quais metas à cumprir para garantir o objetivo final.
ORGANIZAÇÃO: Criar estruturas para interação dos recursos e estabelecer relações entre eles e as atribuições, Quem vai fazer o que ? Organograma – Cargos, função, divisão de tarefas.
DIREÇÃO / EXECUÇÃO: dar a voz de comando para iniciar as atividades, dar direção para execução das tarefas, dizer, falar, explicar, ensinar qual caminho seguir. Administrar conflitos, tanto de função como de relacionamento, para não comprometer resultados. Gerenciar mudanças, motivacional, etc.
CONTROLE: Verificar, acompanhar, monitorar, analisar e avaliar.
Hofs

Outros materiais