Buscar

historia direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Segundo o historiador Boris Fausto (História do Brasil - EDUSP), mais do que assinalar a metade do século XIX no Brasil, o ano de 1850 foi marcado pela entrada em vigor de uma série de leis que buscavam mudar a fisionomia do país no sentido daquilo que se entendia, à época, como modernidade. Assim, no que se refere a esta legislação, voltada para uma modernização institucional do Império, é CORRETO afirmar que:
		
	
	Ela resultou de ampla participação popular, uma vez que o sistema político-eleitoral permitia que todos os homens, maiores de 21 anos, pudessem exercer o seu direito de escolher diretamente os candidatos que iriam compor a Câmara dos Deputados.
	
	Ela contribuiu para a recomposição da legislação cível brasileira, através da promulgação de nosso primeiro Código Civil, elaborado pelo advogado e jurista Teixeira de Freitas. 
	
	Ela foi decisiva para a implantação de uma ampla reforma agrária, promovida pela Lei de Terras, que realizou a venda, a preços simbólicos, de pequenos lotes de terra, visando à fixação do homem pobre livre e do ex-escravos na área rural.
	
	Ela se voltou, fundamentalmente, para a reforma da Constituição de 1824, já que, na sociedade, verificava-se a ascensão de um movimento voltado para a federalização do Estado Monárquico Brasileiro.
	
	Ela criou as condições institucionais para a modernização do ambiente empresarial brasileiro da época, através da promulgação do Código Comercial e dos decretos 737 e 738 que o regulamentaram. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701923977)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O governo de Juscelino Kubitschek foi um dos mais dinâmicos e modernizadores da história brasileira. Com sua promessa de fazer o Brasil crescer "cinquenta anos em cinco", JK aplicou um modelo político-econômico desenvolvimentista, focado em seu Plano de Metas (31 ao todo). Sobre o governo de JK, é correto afirmar que:
		
	
	o modelo de desenvolvimento do governo de JK estava centrado no retorno da política oligárquica, com o desenvolvimento exclusivo da área rural. 
	
	apesar da proposta política de desenvolvimento, nenhum legado foi deixado pelo governo de JK, já que nenhuma das metas propostas chegou a ser concretizada. 
	
	uma das preocupações do governo de JK foi a promoção do desenvolvimento. Devido a isso pode-se observar a presença de grupos norteamericanos e europeus instalando indústrias no Brasil. 
	
	a proposta desenvolvimentista do governo Kubitschek deu respostas rápidas, com a redução da inflação do período a 0%, o que permitiu sua reeleição nos anos 60.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701439765)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	"De imediato, a Constituição de 1934 foi abandonada, tendo sido criada no seu lugar uma nova Carta, a de 1937. Aqui observamos uma característica típica dos regimes autoritários brasileiros no século XX: criados a partir de atos de força, buscam justificar-se e ganhar uma aparência de legalidade através da outorga de uma Constituição." (VICENTINO, C.; DORIGO, G. História do Brasil. São Paulo: Scipione, s/d. p. 364) . A respeito do governo de Getúlio Vargas, da Constituição de 1937 e do Estado Novo, assinale a alternativa INCORRETA. 
		
	
	Vargas foi um presidente carismático que atendeu às reivindicações dos trabalhadores urbanos por meio de uma legislação trabalhista liberal que permitia ampla e irrestrita liberdade de organização sindical, postura que lhe rendeu o título de populista; 
	
	A criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) por parte do governo Vargas objetivava fazer propaganda dos atos de governo, exaltando a figura do presidente para aproximá-lo das massas; 
	
	A tentativa mais séria de derrubar o Estado Novo ocorreu em maio de 1938, com os militantes de orientação fascista da Ação Integralista Brasileira e ficou conhecida como Intentona Integralista; 
	
	Durante o Estado Novo, Vargas inicia o trabalho de coordenação e de planejamento econômico visando dar continuidade ao processo de industrialização e de substituição de importações. 
	
	A Constituição de 1937 previa a indicação dos governadores estaduais (interventores) por nomeação direta do Presidente da República e a centralização política, fortalecendo a autoridade do chefe do executivo; 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701335976)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Um código eleitoral é o conjunto de normas legislativas que rege o processo de eleição para cargos políticos. As primeiras disposições eleitorais no Brasil datam da Constituição de 1824, a primeira do país. Através dos tempos, diversas alterações, de maior ou menor relevância, foram sendo feitas na regulamentação das eleições brasileiras. Porém, um código eleitoral propriamente dito, que reunisse todas as disposições legislativas referentes ao processo eleitoral, só foi instituído no Brasil pelo Decreto nº 21.076, de fevereiro de 1932. Nesse sentido, o código eleitoral de 1932 significou um avanço importante em termos de exercício da democracia no Brasil. Entre as medidas nele consagradas estavam: 
		
	
	Direito de voto para maiores de 18 anos, direito de voto para os analfabetos, direito de voto para as mulheres. 
	
	Adoção do voto censitário, direito de voto para analfabetos, introdução do voto secreto. 
	
	Direito de voto para os maiores de 21 anos e para os analfabetos, introdução do voto em aberto e criação da justiça do trabalho. 
	
	Introdução do voto secreto, criação da justiça eleitoral, direito de voto para as mulheres. 
	
	Criação da justiça eleitoral, adoção do voto censitário, direito de voto para maiores de 18 anos. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701330740)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A Constituição de 1946 resultou dos trabalhos desenvolvidos por uma Assembleia Constituinte (a Assembleia Constituinte de 1946) que, segundo Paulo Bonavides e Paes de Andrade (História Constitucional do Brasil, Editora Paz e Terra), nasceu de um movimento de repúdio ao Estado Novo, regime de arbítrio implantado por meio de um golpe de Estado em novembro de 1937 que paralisou a vida constitucional do país. Assim, com relação a algumas das principais características do texto desta Constituição de 1946 podemos afirmar que: 
I  Ele refletiu o predomínio de forças políticas progressistas em seu processo de elaboração, o que viria favorecer a implementação de uma série de reformas sociais (reforma agrária, reforma urbana, reforma educacional) no período compreendido entre 1946 e 1964.
II  Nele se verificou a restauração da capacidade legislativa do Senado, recobrando assim o mesmo quadro de competências fixado na Constituição de 1891 e que havia sido mitigado no texto da Constituição de 1934. 
III  Nele foram gravadas algumas inovações significativas, dentre as quais podemos destacar a integração da Justiça do Trabalho no âmbito do Poder Judiciário e o restabelecimento do cargo de Vice-Presidente da República. 
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale qual das alternativas apresentadas abaixo que melhor reflete o resultado de sua análise: 
		
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	As afirmativas I e II estão erradas.
	
	Somente a afirmativa II está errada.
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	Somente a afirmativa III está correta.

Continue navegando