Buscar

Principais lesões no esporte (Vôlei)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Principais lesões no esporte: Vôlei
Em que consiste uma lesão no esporte?
Qualquer estresse imposto ao corpo que impeça o organismo de funcionar adequadamente e faça com que se inicie um processo de reparação, uma lesão no esporte pode ser então definida como qualquer tipo de lesão, dor ou dano físico que ocorra como resultado do esporte, exercício ou atividade física.
Lesões no tornozelo em atletas de voleibol
As lesões acontecem por causa de instabilidade, ruptura de ligamento, dor no tornozelo, entre outros;
A freqüência de lesão no tornozelo é de 15 a 60%, sendo que o maior risco entre as mulheres é entre os 15 a 19 anos e, nos homens, entre 30 a 39 anos.
A lesão ocorre principalmente quando há contato com o solo após um salto. As contusões mais comuns após o bloqueio é em supinação e após o ataque em inversão.
Trauma nas articulações; Entorse; Lesões nos ligamentos e na cartilagem articular.
O tornozelo apresenta grande instabilidade devido o uso excessivo durante jogos e treinos e a entorses (distensão articular que ocasiona lesão no tornozelo) regulares ocasionados pelo impacto do salto.
Uma comparação da freqüência de entorses no vôlei de quadra, 22%, com o de areia, 2%, nos mostra que o uso excessivo é um dos principais fatores que predispõe lesão no tornozelo.
Para a prevenção dessas lesões recomenda-se o uso de tornozeleiras para aumentar a estabilidade do tornozelo e o fortalecimento do mesmo.
Entorse de tornozelo
As entorses laterais do tornozelo geralmente ocorrem quando um estresse é aplicado a essa articulação quando ela está posicionada em flexão e inversão plantar, lesionando o ligamento talofibular anterior.
O maléolo medial pode atuar com um fulcro para, posteriormente, incluir o ligamento calcaneofibular caso o estresse persista.
Os tendões fibulares podem absorver parte dessa distensão. Entorses mediais do tornozelo são menos comuns, em virtude da força do ligamento deltóide e da estrutura óssea do tornozelo. 
Os ligamentos são estira­ dos além de sua amplitude normal, podendo ocorrer algumas lacerações das fibras. 
A torção ou rotação vigorosa do tornozelo, como ao aterrissar sobre a lateral do pé, pode estirar os ligamentos além do ponto de alongamento.
Causas da lesão: Rotação repentina do pé, Rotação ou força imposta ao pé, geralmente estressando o lado lateral do tornozelo.
Sinais e Sintomas
Entorses de 1º grau: Ocasionam pouco ou nenhum inchaço, dor leve e rigidez na articulação. 
Entorses de 2º grau: Em geral, apresentam mais inchaço e rigidez, dor moderada a forte, dificuldade na sustentação do peso e alguma instabilidade na articulação. 
Entorses de 3º grau: Provocam inchaço e dores intensas, incapacidade de sustentação do peso, instabilidade na articulação e perda da função articular.
Complicações caso negligenciada: A dor crônica e a instabilidade na articulação do tornozelo podem ocorrer quando a entorse não é tratada. A perda de força, de flexibilidade e, possivelmente, de função também podem ocorrer. Episódios de recidiva da lesão na articulação também são muito prováveis.
Lesões no Joelho em atletas de voleibol
A fase de impulsão é a de maior esforço da musculatura, sendo neste momento a maioria das lesões. 
O desequilíbrio muscular dos membros inferiores podem ser um dos principais vilões para o joelho.
O músculo quadríceps é muito exigido no voleibol e os isquiotibiais geralmente atuam com um trabalho compensatório. Esse desequilíbrio predispõe a lesões no ligamento cruzado anterior principalmente no momento de ataque.
As lesões no joelho também estão associadas com a fadiga e com o impacto no momento da impulsão porque a fadiga dificulta o amortecimento do impacto, gerando maior sobrecarga nos membros inferiores. 
Também ocorrem lesões na queda do salto, proveniente do impacto levando a torções.
Lesões nas articulações; Entorse; Tendinite na patela; Luxação e fratura da patela; Ruptura do ligamento cruzado anterior, laceração de menisco.
Laceração do menisco
O menisco é composto de duas partes, o menisco medial e o lateral. O menisco medial re- pousa sobre o platô medial da tíbia, e o menisco lateral localiza-se sobre o platô lateral.
Cada menisco tem o formato de C e promove amortecimento e proteção às extremidades do fêmur e da tíbia, atuando como absorventes de choque.
O menisco auxilia na distribuição homogênea do peso por toda a articulação. Uma rotação vigorosa do joelho, especialmente quando flexionado, pode causar laceração do menisco.
 O menisco medial é lesionado com mais freqüênciaa do que o lateral, principalmente porque este está mais fixado à tíbia de maneira mais segura, e, portanto, é menos móvel.
Causas da lesão: Rotação vigorosa da articulação do joelho, observada com mais frequência quando o joelho também se encontra flexionado. Pode ser acompanhada por rupturas ligamentares.
Complicações caso negligenciada: Quando ocorre laceração do menisco, este fica solto na articulação, podendo causar desgas- te prematuro das cartilagens que recobrem as extremidades ósseas. Esse desgaste pode favorecer o aparecimento de artrose e a formação de líquido na articulação do joelho.
Sinais e sintomas: Dor na articulação do joelho. Algum aumento de volume do joelho pode ser observado. Sensação de insegurança com falseio ou bloqueio do joelho
Tratamento imediato: Programa RGCEE. Anti-inflamatório.
Lesões no ombro em atletas de voleibol
As lesões mais freqüentes dos membros superiores do atleta de vôlei ocorrem no ombro, sendo cerca de 42% em vôlei de areia e 15% para vôlei de quadra.
As contusões geralmente ocorrem por overuse , resultando em tendinites do manguito rotador (mm. Infraespinal, supraespinal, subeacapular e redondo menor) e no tendão do bíceps braquial.
O manguito é mais lesado pelas rotações internas e externas feitas no momento do saque e na cortada feita por muitas vezes, predispondo sua lesão.
No ombro: Lesão de sobrecarga que causa inflamações na região do manguito rotador (grupo de músculos e tendões que age para estabilização), principalmente a bursite e tendinite; Ruptura do manguito rotador; Entorse e luxação de ombro.
Lesões na mão em atletas de voleibol
As lesões na mão representam pequena porcentagem.
Os jogadores recreacionais machucam mais as mãos no bloqueio e no levantamento por causa da hiperextensão dos dedos, geralmente a mão esquerda é a mais lesionada em todos os fundamentos; os profissionais se machucam nos mesmos fundamentos, só que devido a uma imperfeição da técnica de execução do fundamento, sendo a mão direita mais lesada.
A porcentagem de lesões são: 37% no levantamento, 36% nas bolas batidas no bloqueio, 18% na defesa de peixinho e 8% na cortada. Enquanto que os jogadores de dupla machucam os dedos cerca de 4% e os da quadra, em torno de 18%.
As principais lesões são constituídas por deslocamentos e luxações (39%), fraturas (25%), machucados (16%) e outros, sendo que 44% das lesões envolvem os dedos. As principais regiões anatômicas lesionadas são: metacarpofalângica (38%), a articulação interfalângica proximal (17%), a articulação radiocárpica (8%) e outras.
Lesões na coluna vertebral em atletas de voleibol
A freqüência das lesões na coluna vertebral é de 14%. A mais comum é a hérnia de disco.
As contusões na coluna vertebral podem ser crônicas ou ocasionam o fim da carreira do atleta.
Existem poucos estudos sobre as lesões na coluna vertebral.
 Lombalgia crônica é a lesão de sobrecarga mais comum nos atletas de voleibol e resulta da grande força do estiramento dos músculos e ligamentos para-vertebrais;
Referências Bibliográficas
WALKER, Brad. (01/2011). Lesões no Esporte: uma Abordagem Anatômica. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520441879/
Junior, N. K. M. Principais lesões no atleta de voleibol. Educación Física y Deportes, n. 68, 2004.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais