Buscar

Ciência Politica

Prévia do material em texto

Ciência Politica
Charles Montesquieu : separação dos poderes
Executivo/legislativo e judiciário : 3 funções em um único poder.
Teoria : cheiks and balances ( freios e contra-pesos )
Legislativo : legislar as leis
Executivo : administrar a casa pública
Judiciário : legislar o regimento interno dos tribunais.
Cada poder tem suas funções típicas e atípicas
Para terem entre si a teoria do peso e contra-peso para haver um equilíbrio entre eles.
----- forma de governo / monarquia e república
..... forma de Estado / federal/ unitário e confederação
...... sistema de governo / presidencialismo e parlamentarismo
...... regime de governo / democrático e autocrático
Monarquia : forma mais antiga/ ilimitadas ( absolutista ) .... limitada de Estamentos ( eram supervisionados pelos Lordes) , constitucional e parlamentarista.
CARACTERISTICAS : hereditariedade, vitaliciedade e irresponsabilidade( não podiam ser punidos ) .
Monarquia : governo de um só
Aristocracia : governo de vários 
Democracia : governo do povo
Teoria : cheiks and balances ( freios e contra-pesos )
A idéia da separação de poderes para evitar a concentração absoluta de poder nas mãos do soberano, comum no Estado absoluto que precede as revoluções burguesas, fundamenta-se com as teorias de John Locke e de Montesquieu. Imaginou-se um mecanismo para evitar esta concentração de poderes e estabelecer uma espécie de controle mútuo.
– O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República (no caso do Executivo federal), juntamente com os Ministros que por ele são indicados. É a ele que competem os atos de chefia de Estado, quando exerce a titularidade das relações internacionais e de governo, quando assume as relações políticas e econômicas assumidas no plano interno, típico do sistema presidencialista adotado no Brasil, em outras palavras, cabe ao executivo a administração do Estado, observando as normas vigentes no país.
– Ao Poder Legislativo cabe legislar e fiscalizar, sendo ambas igualmente importantes. Exerce também alguns controles como: político-administrativo e o financeiro-orçamentário. Pelo primeiro controle, cabe a análise do gerenciamento do Estado, podendo, inclusive, questionar atos do Poder Executivo, pelo segundo controle, aprovar ou reprovar contas públicas.
– Ao Poder Judiciário cabe a função jurisdicional, que consiste na aplicação da lei a um caso concreto, que lhe é apresentado como resultado de um conflito de interesses.
1)O QUE É CIÊNCIA POLÍTICA?
Resposta : conjunto organizado de conhecimento que se desenvolve no domínio do concreto e do experimental ,baseando na observação da realidade.
2)O OBJETIVO DA CIÊNCIA POLÍTICA É: fornecer uma visão clara do que seja um bom governo.
3)O MÉTODO DA CIÊNCIA POLÍTICA É:
a)histórico-comparativo.
2)O ESTADO TEM POR FINALIDADE:
a)fornecer a todas as outras sociedades as condições necessárias para atingirem sua finalidade própria.
1)DEFINA SOCIEDADE:
Resposta:complexo de relações pelo qual vários indivíduos vivem e operam conjuntamente de modo a fornecer uma nova e superior unidade.
3)A FINALIDADE DO GOVERNO É: é o bem de todos.
 Na Idade Média o poder encontrava-se disperso nos feudos, não constituindo um Estado;
- Não constitui um dos elementos que integram o território de um Estado:  os aviões particulares em solo estrangeiro;
 Hobbes admite que o estado tem o direito a taxação e vai taxar a riqueza dos súditos. Assim ele propõe a riqueza dos súditos é do interesse do soberano e suas ideias acabam influenciando o mercantilismo e colonialismo, ou seja a exploração a favor do estado.
 Governo é a autoridade governante de uma nação ou unidade política, que tem como finalidade regrar e organizar a sociedade. A dinamica do exercício não é governo, mas o próprio exercício.
Para a ciência política, um partido político é: Uma organização de direito privado, legalmente constituída, destinada à luta por um projeto político;
 A representatividade dos elegíveis pelo eleitorado não é assegurada nem pelo o sufrágio universal;
 O que se pode entender por políticas públicas?  as políticas de governo, desenvolvidas com ou sem a participação da iniciativa privada e da sociedade civil, visando prover soluções para problemas dos segmentos mais amplos da formação social;
Para Montesquieu, a dinâmica política de uma sociedade não reflete o arcabouço institucional, mas sim o seu funcionamento. Qual consequência, dentre as abaixo apontadas, se pode extrair dessa posição?
a) que é fundamental esclarecer quem detém o poder, para analisar como ele será, de fato, dividido;
Na teoria de Bossuet sobre o estado moderno, a legitimidade das normas reside no suporte popular;
O conceito de Estado diz respeito à construção teórica, formal, portanto normativa, que empresta ordenamento e regulação às relações de poder na instância política institucional;
 Sobre modelo de estado democrático pode-se dizer corretamente que: -trata-se de uma construção teórica, cuja base reside na concepção da vida social como sociedade de mercado;
O que você entende por personalidade jurídica do estado? A visão de ter o Estado como pessoa jurídica nasce, na verdade, com os contratualistas, através da idéia de coletividade ou povo como unidade, dotada de interesses diversos dos de cada um de seus componentes, sendo certo que a vontade é da coletividade e não da vontade de cada membro, isoladamente considerado. À multidão assim unida numa só pessoa / ) Disciplina jurídica dos interesses coletivos; /  é a possibilidade de qualquer pessoa (física ou jurídica) adquirir direitos e obrigações. Estados e Territórios, as respectivas capitais; III - do Município, o lugar onde funcione a administração municipal; IV - das demais pessoas jurídicas, o lugar onde funcionarem as respectivas diretorias e administrações, ou onde elegerem domicílio especial no seu estatuto ou atos constitutivos.
Como você descreve o papel da sociedade civil na política contemporânea?O papel do cidadão é o mais importante de todos, pois é o conjunto de cidadãos que deve escolher o tipo de sociedade em que pretende viver, determinando os papéis das suas principais instituições e agentes. O cidadão não pode estar à espera do Estado, ou de uma qualquer outra organização, para resolver os seus problemas ou para ver correspondidos todos os seus desejos. 
Não faz sentido que um cidadão esteja sempre a queixar-se ou a reivindicar permanentemente benefícios para si a serem pagos ou disponibilizados por outros. 
A aposta do cidadão deve ser na sua valorização de forma a ter mais oportunidades e a não depender materialmente de ninguém em particular. 
 Como você distingue Estado, de uma Unidade da Federação e de Governo?a soberania territorial é exercida pelo Estado / que é apenas uma unidade federativa ou uma província do país. O Estado é, portanto, um conjunto de instituições públicas que administra um território, procurando atender os anseios e interesses de sua população. Dentre essas instituições, podemos citar as escolas, os hospitais públicos, os departamentos de política, o governo e muitas outras.

Continue navegando