Buscar

Fontes e Fases dos Tratados Internacionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TRATADOS
OS TRATADOS COMO FONTE DO DIREITO INTERNACIONAL
O Estatuto da Corte Internacional de Justiça das Nações Unidas no seu artigo 38 dispõe sobre as fontes do Direito Internacional, dentre elas: 
a)Tratados; 
b)Costumes; 
c)Princípios gerais do Direito; 
d)Doutrina e Jurisprudência e 
e)Equidade, caso as partes concordem 
CONVENÇÃO DE VIENA 
Importantíssimo: A Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados (CVT)de 1969 é um tratado que cria as regras comuns para a conclusão de tratados internacionais.
De acordo com a Convenção de Viena, artigo 2ª“Tratado é um acordo firmado por escrito entre Estados, quer conste de um único instrumento quer de dois ou mais instrumentos conexos.”
De acordo com o artigo 26 e 31 da Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados de 1969 a obrigatoriedade dos tratados decorre de dois princípios essenciais: pacta sunt servanda e boa –fé. Neste sentido, os tratados firmados entre as partes devem ser cumpridos de boa –fé pelas nações.
Condições de validade dos tratados
- Capacidade das partes (artigo 2º da CVT) 
- Habilitação dos agentes signatários (artigo 7º.2 da CVT) 
- Objeto lícito e possível (artigo 53 da CVT) 
- Consentimento mútuo (artigos 48 ao 52 da CVT) 
“O consentimento mútuo do Estado não pode sofrer vícios. Estes de acordo com a CVDT podem ser: erro, dolo, coação sobre o representante do Estado, corrupção do representante do Estado e coação sobre o Estado com o uso ou ameaça da força. Neste último caso o tratado é nulo, logo não produz nenhum efeito jurídico. Isto decorre do princípio do não uso da força disposto na Carta das Nações Unidas, 1945.”
FASES DE ELABORAÇÃO DOS TRATADOS
- Negociação 
- Assinatura 
- Ratificação 
- Promulgação e publicação do Decreto Executivo 
- Registro 
Para o brasil é necessária a promulgação e publicação de um ato normativo que no nosso sistema é o Decreto Executivo para que o tratado seja incorporado ao ordenamento jurídico interno do Estado.
A TRAMITAÇÃO DOS TRATADOS NO BRASIL:
1) Poder Executivo - Negocia e assina o texto do tratado 
2) Poder Legislativo - Aprova ou rejeita o texto do Tratado 
3) Poder Executivo - Ratifica o tratado por meio da troca ou depósito da carta de ratificação 
4) Poder Legislativo - Promulga e Publica o Decreto Executivo 
Obs: A ratificação NÃO É da competência do Congresso Nacional, mas é ato discricionário do Poder Executivo. Inclusive o Congresso Nacional aprovando um tratado internacional o Poder Executivo pode não ratificá-lo.
RESERVA E EMENDA DE TRATADOS
A reserva, de acordo com o artigo 19 da CVT, é uma declaração unilateral com a finalidade de alterar, modificar ou excluir o efeito jurídico de um ou mais dispositivo do tratado.
A emenda é a revisão de certo dispositivo do tratado. Segundo o doutrinador Celso MELLO não é possível o Congresso Nacional alterar artigo do tratado, pois estaria de forma indireta participando da elaboração dos tratados, cuja competência é do Poder Executivo.
ADESÃO
A adesão ocorre quando um Estado que não participou da negociação do tratado quer fazer parte deste. Para que isto ocorra é necessário que o tratado seja aberto, ou seja, que tenha clausula de adesão. Os Estados que aderem são denominados membros secundários. 
Nos tratados fechados não é possível a entrada de novos membros, logo são formados unicamente pelos membros originários.
EXTINÇÃO DOS TRATADOS
As principais formas de extinção dos tratados internacionais pela CVDT são: 
- Denúncia 
- Consentimento mútuo 
- Termo 
- Execução integral do tratado
Caso da prova: 
Hungria e Checoslováquia(atual República Checa) celebraram em 1977 um tratado internacional para construção e funcionamento do sistema de esclusas Gabcikovo-Nagymaros que estava destinado a ampla utilização dos recursos do ramo Bratislava-Budapeste do Rio Danúbio, para exploração de recursos hídricos, energia, transporte, agricultura e outros setores da economia nacional das partes contratantes. No tratado, as partes comprometeram-se a garantir a preservação da qualidade da agua do rio Danúbio e do meio ambiente vinculado a construção do sistema.
Em 1989 a Hungria suspendeu e depois abandonou as obras por conta das intensas criticas que o projeto sofreu no país, e em 1991m a Checoslováquia adotou a variante C, colocou em pratica uma solução provisória que consistia no desvio unilateral do curso do Danúbio em seu território e a construção de um dique. Por conta da realização dos planos da variante C a Hungria emitiu uma nota verbal através da qual rescindia o tratado de 1977. 
Com base no tema da execução, suspensão e extinção dos tratados, analise o caso acima e responda fundamentalmente:
1)O ato de abandono das obras pela Hungria viola o direito internacional? Segundo a convenção de Viena, como deveria ter procedido? Qual o efeito da nota verbal de rescisão por ela emitida?
R:Não. A suspensão deve ser notificada ao outro estado. No caso a suspensão e o descumprimento do tratado por parte da Hungria é uma violação substancial, como prevê o artigo 60 da CVT.
Uma violação substancial de um tratado bilateral, por uma das partes, autoriza a outra parte, a invocar a violação como motivo para fazer cessar a vigência do tratado ou para suspender.
A nota verbal não surtiria nenhum efeito, pois diante da violação do tratado pela Hungria e também pela República Tcheca, a nota verbal de rescisão não tem qualquer efeito.
2) O ato unilateral da Tchecoslováquia Viola o tratado? Como deveria ter procedido segundo a convençãode Viena?
R:Conforme o artigo 60 da CVT, a República Tcheca deveria ter invocado a violação como motivo para fazer cessar a vigência do tratado ou suspendê-la, mas como prevê o artigo 60 parágrafo segundo, a possibilidade de invocar a violação da Hungria deixa de existir quando a República Tcheca ela mesma viola substâncialmente o tratado.
Uma violação substancial de um tratado bilateral, por uma das partes autoriza a outra parte a invocar a violação como motivo para fazer cessar a vigência do tratado ou para suspender a sua aplicação no todo ou em parte. Nos tratados bilaterais, o descumprimento substancial de uma parte permite que a outra parte considere extinto ou suspenso o tratado.
3) Quais os princípios internacionais violados? Explique-os e fundamente.
R: O princípio da boa-fé e da pacta sunt servanda, conforme artigo 36 da CVT que diz que todo tratada em vigor vínculos partes e deve ser por elas comprido de boa-fé.

Outros materiais