Buscar

exercicios melhoramento 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - FUPAC
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERLÂNDIA
Rua Tiradentes, nº. 66 – Centro – Uberlândia/MG.
Telefax: (34) 3291-2100
PROF: Ana Paula de Oliveira Ribeiro.
DISCIPLINA: Melhoramento de Plantas.
CONTEUDO: Revisão para a terceira avaliação.
Estudo dirigido
1. O que caracteriza uma planta autógama, quais os mecanismos que favorecem a autogamia? O que caracteriza uma planta alógama, quais mecanismos determinam a alogamia? Por que saber isto é importante para o melhoramento. Descreva detalhadamente.
R - Espécies autógamas são aquelas nas quais tanto o sexo feminino quanto o masculino estão presentes no mesmo indivíduo, na autogamia, verifica-se a fusão de gametas masculino e feminino em um mesmo indivíduo. Nesses casos, a espécie em questão, principalmente plantas, são consideradas hermafroditas. Cleistogamia: Mecanismo que pertite a autofecundação. A polinização é feita antes de ocorrer a abertura da flor.
As espécies alógamas são caracterizadas pela heterozigose, apresentando heterose e endogamia. existem vários mecanismos que incentivam ou determinam a alogamia (fecundação cruzada), Dioicia; protrandria; Protogenia.
O melhoramento de autógamas trabalha com a obtenção de linhas puras superiores (indivíduos superiores) enquanto o melhoramento de alógamas trabalha com o melhoramento de populações. Como base para entender o melhoramento das espécies alógamas.
2. Diferencie Seleção massal de seleção com teste de progênie. DETALHADAMENTE.
R - Seleção massal ou fenotípca individual: seleção para caracteres de alta herdabilidade (efeito genotípico maior que o ambiental - herdabilidade > 50%) Deve-se usar camada de bordadura para que haja competição completa. As plantas que não estiverem com competição completa devem ser eliminadas.
As plantas selecionadas são multiplicadas, obtendo-se um número maior de plantas/clone. Já podem ser feitos experimentos com repetição. Seleciona-se para caracteres de herdabilidade mediana (entre 40 e 50%). É uma seleção mais precisa. Avalia-se caracteres de baixa herdabilidade, com parcelas de tamanho adequado. Isso porque já existe um número bem maior de plantas/clone. A seleção ainda é feita em um só local. A pressão ou intensidade de seleção não pode ser muito alta. Ex: 40% melhores.
Seleção para caracteres de baixa herdabilidade. Ensaios em diversos locais (ambientes). Seleção com base nas médias dos diversos locais.O número de tratamentos ainda é grande, pôr isso a seleção não é totalmente precisa.
O número de genótipos a serem avaliados é pequeno. O número de repetições experimento é alto. O número de locais (ambientes) é elevado. Cultivares comerciais padrões são utilizados como testemunha. Elevada intensidade de seleção (10% melhores) . Seleciona-se o genótipo superior (pode ser mais de um).
Seleção de plantas individuais com teste de progênie.:Primeiramente seleciona-se plantas de uma população para serem usadas como genitoras. As sementes de cada planta genitora são plantadas, produzindo uma progênie cada. As progênies são multiplicadas diversas vezes, selecionando-se para caracteres de herdabilidade alta e intermediária. Depois que foram selecionadas as melhores progênies são feitos ensaios comparativos utilizando testemunhas, permitindo que se identifique o genótipo superior da população. Esta progênie selecionada será multiplicada para a distribuição aos produtores.
3. Descreva as características do método de bulk; sua importância, aspectos negativos e positivos do método.
R - Método da população (Bulk):
Seleção Massal
As plantas são submetidas a estresse. As sementes das plantas sobreviventes são
misturadas e plantadas para a geração seguinte.
Na seleção massal a população original é avaliada e um número de plantas é selecionada com base no fenótipo. A semente de polinização aberta das plantas selecionadas é agrupada para dar origem à próxima geração. O ciclo de seleção pode ser repetido uma ou mais vezes para aumentar a frequência de alelos favoráveis.
Um dos principais problemas da seleção massal é que ela é baseada somente no fenótipo. Por isso, este tipo de seleção é muito influenciado pelo ambiente. O principal uso desse método é na obtenção de novas variedades em espécies vegetais que ainda não foram muito trabalhadas geneticamente ou para caracteres de alta herdabilidade. Como ocorre para plantas autógamas, a seleção massal também pode ser usada na produção de sementes para a manutenção da pureza varietal em campos de sementes. Neste caso fazemos a seleção truncada ou roughing, retirando as plantas fora do padrão.
A seleção massal é o método mais antigo de melhoramento de plantas e vem sendo utilizada pelos agricultores a milhares de anos. Isto ocorria quando os agricultores escolhiam as melhores espigas/plantas para darem origem à geração seguinte
4. Descreva todos os passos envolvidos na execução de um programa de melhoramento em uma espécie autógama utilizando a metodologias “Pedigree”, também conhecida como “Seleção genealógica’.
R - Seleção de plantas individuais a partir da geração F2 são colhidas isoladas e semeadas em linha na geração F3, quando ocorre a seleção das melhores famílias e dos melhores indivíduos dentro destas famílias.
O processo se repete até que a maioria dos locos esteja em homozigose, quando as melhores linhagens identificadas irão participar de experimentos regionais de competição de cultivares.
As melhores plantas são identificadas visualmente e colhidas individualmente, dando
origem às linhas F2:3.
Seleciona-se entre e dentro de linhas. A planta selecionada é colhida individualmente, dando origem a uma linha na geração seguinte. Plantas selecionadas numa mesma linha dão origem a famílias.
Idem à geração F2:3. Seleção entre famílias, linhas e plantas.
Idem a geração F3:4
Seleciona-se entre e dentro de famílias. A planta selecionada é colhida individualmente
originando uma família F6:7
Nivel de homozigose desejado dentro das famílias, as sementes colhidas de cada família são misturadas para serem avaliadas em experimentos com repetição.
5. Descreva as características do método de retrocruzamento; sua importância, aspectos negativos e positivos do método.
R - É a transferência de genes que controlam caracteres quantitativos. Cruza-se de forma sucessiva um material com a mesma variedade. Usado quando surge uma nova doença sobre uma variedade comercial. Uma variedade comercial sucetível a uma determinada doença é cruzada com uma variedade resistente à doença. Depois são feitos cruzamentos sucessivos com a variedade comercial, submetendo as plantas ao agente causador da doença, até se recuperar a variedade comercial com o gene de resistência.
VANTAGENS
· Pode dispensar os testes finais dos novos cultivares obtidos.
· O cultivar já é conhecido tendo passado o período de testes pelo agricultor.
· O programa de retrocruzamento pode ser conduzido fora da região onde o cultivar é utilizado.
· É um método com alto nível de previsibilidade de resultado, pois apenas o caráter em transferência precisa ter herdabilidade alta.
· Confere características de excelência a genótipos excepcionais.
DESVANTAGENS
· A liberação de genótipos excepcionais, obtidos por outros métodos de melhoramento, pode tornar o parental recorrente ultrapassado.
· O tempo gasto para obter o novo genótipo pode tornar obsoleto este cutivar
· É um método muito trabalhoso e mais adequado para transferência de um ou poucos genes
6. Descreva as características do método de SSD; sua importância, aspectos negativos e positivos do método.
R - Atualmente é o método mais utilizado pelos melhoristas de plantas autógamas. 
Vantagens
A seleção natural não influencia as populações, a não ser que os genótipos não produzam pelo menos uma semente; 
O cultivo das populações segregantes pode ser feito em qualquer ambiente.
Desvantagens
Quando é realizada a seleção artificial em gerações segregantes, a mesma é baseada no fenótipo de plantas individuais e não no desempenho
da progênie
7. Defina, conceitue e diferencie claramente(DETALHADAMENTE)
a) Milho Híbrido Duplo; Milho Híbrido Triplo; Milho Híbrido Simples Modificado
R -
Milho Híbrido duplo – Geração F1 do cruzamento entre dois híbridos simples 
				[(LA x LB) x (LC x LD)]
Milho Híbrido triplo – Geração F1 do cruzamento entre um híbrido simples e uma linhagem
				[(LA x LB) x LC)]
Milho Híbrido simples modificado – Geração F1 do cruzamento entre uma linhagem e o híbrido entre duas linhagens irmãs
				[(LA x LA’) x LB]

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais