Buscar

Causas e Consequências da Primeira Guerra Mundial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Primeira Guerra Mundial, conflito iniciado em julho de 1914 e terminado em novembro de 1918, envolveu principalmente países da Europa e da Ásia.
A causa imediata da guerra foi a disputa entre o Império Austro-Húngaro e a Sérvia acerca das investigações do atentado, ocorrido em Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina, no qual foram mortos o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-Húngaro, e sua esposa, Sofia.
A Bósnia e Herzegovina encontrava-se, desde 1878, sob domínio da Áustria-Hungria, mas era ligada étnica e culturalmente ao reino independente da Sérvia, que almejava restabelecer as fronteiras do antigo Império Sérvio do século XIV. Já o arquiduque pretendia reorganizar o Império Austro-Húngaro, federalizando o estado, e conter os ideais expansionistas da monarquia sérvia.
O atentado, planejado por militares sérvios, gerou uma crise entre a Áustria-Hungria e a Sérvia, culminando em 23 de julho de 1914, quando a Áustria-Hungria envia à Sérvia um ultimato, fazendo várias exigências concernentes às investigações sobre o atentado e à repressão de atividades anti-austríacas. Tais exigências feriam a soberania da Sérvia, que, no entanto, acatou-as, com exceção de uma: a de que autoridades austríacas fizessem investigações em território sérvio. Essa recusa foi o casus belli. Em 28 de julho, os austro-húngaros declaram guerra à Sérvia e, em 29 de julho, Belgrado, capital do Reino da Sérvia, é bombardeada. Imediatamente são acionadas as alianças de cada um dos contendores. O Império Alemão alinha-se ao lado do Império Austro-Húngaro, enquanto o Império Russo sai em defesa da Sérvia. Começava assim a Primeira Grande Guerra.
O pagamento imposto a os perdedores da primeira guerra foi bastante onerosos e causou um período inflacionário que causou uma superinflação da moeda da Alemanha somado com os efeitos da grande depressão pós guerra acabou com a renda da classe média e gerou desemprego em massa. Esse caos causou ua grande agitação social or que na Europa a Alemanha foi marginalizada pelos outros países europeus e gerou na população um grande desejo de remilitarização.
E esse desejo fez surgir ou emergir partidos de extrema direita no pais tão destrutivas como antes da guerra e fez a população esquecer que antes reclamavam do império de kayser. Eles faziam questão de apenas se lembrar de que a esquerda alemã os socialistas, comunistas e, no imaginário popular também os judeus, havia entregue a honra alemã em um tratado de paz vergonhoso, mesmo que nenhum exército estrangeiro houvesse pisado em solo alemão. 
As dificuldades criadas pela agitação social e econômica após a Guerra, pelos termos onerosos do tratado de paz, e pelo simples medo de uma possível tomada do poder pelos comunistas, fez com que as classes médias alemãs colocassem em dúvida as soluções democráticas pluralistas da Alemanha de Weimar. Os problemas também alimentaram o desejo da população para ter um governo com grande autoridade, um tipo de liderança que os eleitores alemães, eventual e infelizmente encontraram em Adolf Hitler e em seu Partido Nacional-Socialista. Condições semelhantes também beneficiaram os sistemas de direita autoritários e totalitários do leste europeu, iniciando-se pelos países derrotados. Todos esses eventos colaboraram para o aumento dos níveis de intolerância e para a concordância popular com o antissemitismo e com as violentas formas de discriminação contra as minorias nacionais da região.
Por fim após toda a destruição e perdas de incontáveis vidas na primeira guerra resultou em uma destruição cultura em muitas nações participantes, A decepção com as políticas nacionais e internacionais e um sentimento de desconfiança em relação aos líderes políticos e funcionários governamentais, permeavam a consciência de um público que havia testemunhado os danos de um conflito devastador que havia durado quatro anos. A maioria dos países europeus perdeu praticamente toda uma geração de homens jovens.
As alterações de fronteiras após a Primeira Guerra Mundial forçaram a realocação de mais de 10 milhões de europeus. A Revolução de Outubro levou centenas de milhares de russos à Alemanha. Fugindo da turbulência interna política e econômica da República de Weimar, os alemães, por sua vez, emigraram para a América do Sul.
Muitas das causas dessa desordem tiveram suas origens na Primeira Guerra Mundial e no período que a seguiu; e o caminho em seguida tomado pela Alemanha resultaria em uma guerra ainda mais destrutiva nos anos vindouros.
Referencias:
 «O início da Primeira Guerra». R7 - Guerras. Consultado em 30 de junho de 2012
Ir para cima↑ Lucas Martins (23 de fevereiro de 2007). «Causas da Primeira Guerra Mundial». InfoEscola. Consultado em 30 de junho de 2012
Ir para cima↑ Assassinato de Francisco Ferdinando. Infoescola.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Participantes_da_Primeira_Guerra_Mundial
https://www.terra.com.br/noticias/a-historia-migratoria-da-alemanha,9512ac6e2099d8f271d91bbaaf0153997o6cxkh9.html

Continue navegando