Buscar

SEMANA 14 EXERCICIO COM A RESPOSTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEMANA 14
a) Sim, porque está nítido o indício da alienação parental sofrida por Carlos, por decorrência das atitudes da sua ex – companheira Josefa. Que por reiterados momentos obsta o pai de ver o filho, incorrendo, por então no que dispõe o (artigo 2º da Lei 12.318/2010) que regula a aplicação da medida que será aplicada a quem comete alienação parental;
b) Constatada a alienação parental, o magistrado, a requerimento ou mesmo de oficio, poderá determinar com máxima brevidade física e psicológica do atingido, seja ele criança ou adolescente, mas com isso assegurando sempre que possível á convivência com o genitor (PAIS), afim de que se efetive a reaproximação entre ambos (Artigo 4º da Lei 12.318/2010). Ademais, o juiz pode aplicar qualquer das medidas, ainda que de forma cumulativa, que esta disposto no (artigo 6º da Lei 12.318/2010). 
QUESTÃO OBJETIVA: RESP: Letra A 
CORREÇÃO DA PROFESSORA
SEMANA14: Josefa encontra-se separada de fato de Carlos, pai de seu filho, com quem manteve uma união estável por cinco anos. Hoje o menor conta com 4 anos de idade e começa a manifestar comportamento arredio ao convívio com o genitor e seus familiares. Por outro lado, por diversas vezes o pai tenta exercer a convivência com o filho mas é surpreendido pela informação dada por Josefa de que ela e o filho já tinham compromisso e por isso não poderá deixa – lo encontrar com a criança. Diante dos fatos narrados pergunta-se: a) Seria possível identificar indícios da prática de atos de alienação parental? Justifique. RESP: Sim, porque está nítido o indício da alienação parental sofrida por Carlos, por decorrência das atitudes da sua ex – companheira Josefa. Que por reiterados momentos obsta o pai de ver o filho, incorrendo, por então no que dispõe o (artigo 2º da Lei 12.318/2010) que regula a aplicação da medida que será aplicada a quem comete alienação parental. 
Constatado a prática da alienação parental, quais seriam as medidas cabíveis a serem determinadas pelo juízo para evitar efeitos mais danosos aos interesses do menor? Justifique. RESP: Com isso será solicitado através da determinação judicial da guarda compartilhada, que não está existindo, mas deverá também solicitar o acompanhamento psicológico e profissional, a genitora pode restabelecer o vinculo do parente alienado (que no caso citado será o PAI). Deverá solicitar a inversão da guarda para o parente alienado, estabelecendo a visitação para quem tentou alienar (só será adotada em casos extremos). 
Segundo Silvio Rodrigues, “A Síndrome de Alienação Parental é um transtorno psicológico que se caracteriza por um conjunto de sintomas pelos quais um genitor, denominado cônjuge alienador, transforma a consciência de seus filhos, mediante diferentes formas e estratégias de atuação, com objetivo de impedir, obstaculizar ou destruir seus vínculos com o outro genitor, denominado cônjuge alienado, sem que existam motivos reais que justifiquem essa condição. Em outras palavras, consiste num processo de programar uma criança para que odeie um de seus genitores sem justificativa, de modo que a própria criança ingressa na trajetória de desmoralização desse mesmo genitor”.
Conforme julgado a seguir sobre o tema: AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO DE REVERSÃO DE GUARDA COM PEDIDO DE ANTECIPAÇÃO DA TUTELA. GUARDA DA FILHA REVERTIDA LIMINARMENTE. RECURSO INTERPOSTO PELA GENITORA (MÃE). ALEGAÇÃO DE ALCOOLISMO E VIOLÊNCIA POR PARTE DO GENITOR (PAI) CONTRA A MENOR. CONDUTA NÃO VERIFICADA. INDÍCIOS DE ALIENAÇÃO PARENTAL POR PARTE DA MÃE E DE SUA COMPANHEIRA NÃO CONFIGURADA EXTREME DE DÚVIDAS. NECESSIDADE DE ACOMPANHAMENTO FAMILIAR E DE TRATAMENTO PSICOLÓGICO DOS PAIS PARA ASSEGURAR RELACIONAMENTO QUE PROPICIE UM EXERCÍCIO SAUDÁVEL DA GUARDA E DO DIREITO DE VISITAÇÃO. MOMENTO PROCESSUAL QUE INSPIRA CAUTELA. MANUTENÇÃO DA GUARDA COM A MÃE QUE, NÃO OBSTANTE, DEVE SER ADVERTIDA DA IMPORTÂNCIA DO CONVÍVIO DO GENITOR COM A INFANTE. DECISÃO QUE PRESERVA O MELHOR INTERESSE DA CRIANÇA. INTELIGÊNCIA DOS ARTIGOS 129, III DA LEI 8.069/90 E 6º, IV DA LEI 12.318/2010. RECURSO CONHECIDO E PROVIDO.
(TJ-SC - AI: 179103 SC 2011.017910-3, Relator: Ronei Danielli, Data de Julgamento: 05/09/2011, Sexta Câmara de Direito Civil, Data de Publicação: Agravo de Instrumento n. , de Brusque)
QO: No que se refere à guarda e ao direito de convivência entre familiares, assinale a opção correta:
a) A guarda compartilhada não impede a fixação de alimentos em favor do filho; b) De acordo com a jurisprudência do STJ, a fixação da guarda compartilhada pressupõe, necessariamente, o consenso entre os pais; c) A guarda compartilhada está vinculada à repartição de tempo de permanência dos pais separados para com seus filhos comuns, conferindo-se de forma exclusiva o poder parental por períodos preestabelecidos, geralmente de forma equânime, entre as casas dos genitores; d) Atendendo à doutrina da preferência materna, o Código Civil prioriza a guarda unilateral em favor da mãe do menor; e) O inadimplemento da pensão alimentícia fixada em favor do menor impede o exercício do direito de visitar pelo genitor que não detiver a guarda. RESP: Letra A

Outros materiais