Buscar

AVALIAÇÃO OBJETIVA EXEMPLOORGANIZAÇÃO ESPAÇO NÃO ESCOLAR

Prévia do material em texto

ORGANIZAÇÃO ESPAÇO NÃO ESCOLAR
[...] na escola, na sociedade, na empresa, em espaços formais ou não formais, escolares ou não escolares, estamos constantemente aprendendo e ensinando. Assim, como não há forma única nem modelo exclusivo de educação, a escola não é o único em que ela acontece e, talvez, nem seja o mais importante. As transformações contemporâneas contribuíram para consolidar o entendimento da educação como fenômeno 
multifacetado, que ocorre em muitos lugares, institucionais ou não, sob várias modalidades. 
Fonte: FRISON, L. M. B. O pedagogo em espaços não escolares: novos desafios . 
Ciência. Porto Alegre: n. 36, p. 87-103, jul./dez. 2004, p. 88 
 
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, acerca da consolidação de uma cidade educadora, leia as sentenças a seguir, analisando-as: 
 
I – Resgatar lugares esquecidos que geram a construção social local e a valorização da história das comunidades. 
II – Os sistemas de ensino contam com o apoio de outros sistemas educacionais para complementar esse processo. 
III – A consolidação de uma cidade educadora ocorre pela intenção de profissionais, da comunidade escolar e de parceria estratégicas. 
IV – A promoção do conhecimento pela cidade educadora ocorre por meio de espaços privados vinculados às propostas dos órgãos públicos. 
Afirmativas I, II e III, apenas. 
As afirmativas I, II e III são corretas. Em muitas cidades brasileiras existem experiências que obtiveram êxito, nas quais um novo modelo pedagógico oportuniza a apropriação dos múltiplos espaços públicos e não públicos. Deve-se promover o resgate de lugares esquecidos, que geraram a construção social local e a valorização da construção histórica da comunidade. A alternativa IV é fal sa porque a promoção do conhecimento pela cidade educadora ocorre por meio de espaços públicos e privados
2-A Cidade Escola Aprendiz iniciou suas ações na região Sul da cidade de São Paulo no ano 2000, com intervenções coletivas de arte que articularam a comunidade local num processo de ressignificação do espaço público. Fonte: Cidade Escola Aprendiz. Disponível em: < http://www.cidadeescolaaprendiz.org.br/bairro-escola/> Acesso em: 09 ago. 2015. O projeto educativo Bairro-Escola implantado na Vila Madalena, em São Paulo, foi uma iniciativa desenvolvida pela Associação Cidade Escola Aprendiz, a qual apresenta os conceitos de bairro-escola: 
 I. O ato de aprender é o ato de se conhecer e de intervir em seu meio. 
II. A educação deve acontecer por meio da gestão de parcerias, envolvendo escolas, famílias, e demais setores da comunidade. 
III. A educação promovida pela proposta Bairro -Escola resgata jovens da zona rural, capacita e forma para o trabalho nas regiões urbanas. 
IV. A gestão de parceria para a promoção d a educação deve ser capaz de administrar as potencialidades educativas da comunidade. 
São corretas as afirmativas: 
 A -Afirmativas II, III e IV, apenas. 
 B -Afirmativas I, III e IV, apenas. 
 C -Afirmativas I, II, e IV, apenas. 
Você acertou! 
As afirmativas I II e IV são corretas, pois, a Associação Cidade Escola Aprendiz (2010, p. 8) apresenta como conceito de bairro-escola: I. O ato de aprender é o ato de se conhecer e de intervir em seu meio. II. A educação deve acontecer por meio da gestão de parcerias, envolvendo escolas, famílias, poder público, empresas, organizações sociais, associações de bairro e indivíduos capazes de administrar as potencialidades educativas da comunidade. A alternativa III é falsa porque, não trabalha-se com resgate de jovens da zona rural, e sim potencializa os indivíduos inseridos no bairro.. (Livro -base, p. 104). 
3-A capacidade da empresa de adaptar-se às exigências do mercado depende da forma como esta estimula seus colaboradores a buscar, refletir e aplicar conhecimentos. Fonte: CLARO, J. A. C.; TORRES, M. O. F. Pedagogia empresarial: a atuação dos profissionais da educação na gestão de pessoas. Revista Contrapontos, v ol. 12, n. 2, p. 207-216, mai-ago 2012. 
 Na gestão do conhecimento há clareza dos conhecimentos gerados que são subdivididos em: 
A -conhecimento social e conhecimento educacional. 
B -conhecimento econômico e conhecimento ambiental. 
C-conhecimento tácito e conhecimento explícito 
Você acertou! 
Conhecimento tácito é sutil, pessoal, armazenado no cérebro humano, e o conhecimento explícito que se compartilha e é de domínio de outros. (Livro-base, 84) 
D-conhecimento histórico e conhecimento político, 
E-conhecimento relacional e conhecimento comunitário. 
 4-Leia o fragmento de texto a seguir: 
 [...] o empresário [...] ainda não despertou para a necessidade de implantar mudanças profundas na maneira como se relaciona com os Recursos Humanos disponíveis em sua empresa; somente se preocupa em aumentar a produção e investir em sua maior produtividade que são seus colaboradores. 
Fonte: LOPES, I. et al. Pedagogia E mpresarial: uma nova visão de aprendizagem nas organizações. Rio de Janeiro, 2005, p. 37. 
O domínio de conceitos emergentes se faz ne cessário quando o assunto é educação. Em relação ao conc eito de capital intelectual é possível afirmar que o capital intelectual é (são).... 
 A-as experiências individuais dos colaboradores da organização. 
B -as competências a serem desenvolvidas pelo pedagogo empresarial. 
 C-a soma de tudo que todos sabem em uma organização. 
Você acertou! 
Para Stewart (1998), o capital intelectual é a soma de tudo que todos sabem em uma organização e que lhe propicia a vantagem competitiva. O capital intelectual é o conhecimento que cada um leva quando vai para casa; pode ser compreendido como fonte de inovação e renovação, fundamental para a organização de novos espaços educativos. (Livro-base, p. 83). 
D-as influências do poder econômico na formação dos cidadãos. 
E -as possibilidades de globalização existentes nos espaços não escolares. 
5- Leia o fragmento de o texto a seguir: 
 O papel do pedagogo na gestão do conhecimento é fundamental para a instituição, pois é ele o responsável pelo armazenamento das informações. 
 Fonte: FARFUS, D. Espaços educativos: um olhar pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2011, p. 85. 
 O processo de gestão do conhecimento utiliza-se de quatro etapas: 
A-Socialização, conhecimento, assiduidade e relacionamento. 
B-Relacionamento, utilização, comprometimento e habilidade. 
C-Criação, utilização, retenção e medição. 
Você acertou! 
É necessário compreender as principais características que envolvem o am biente organizacional, o entendimento das necessidades pessoais e coletivas, por isso o processo de gestão do conhecimento utiliz a-se de quatro etapas: Criação, utilização retenção e medição. 
D -Conhecimento, aplicação, posse e socialização. 
E -Relacionamento, conhecimento, aplicação e habilidade
6-Também precisamos imensamente de professores bem preparados, eticamente comprometidos, que tenham um envolvimento no projeto da escola e na execução e avaliação desse projeto. Isso depende, em boa parte, de uma recuperação da significação social da atividade do professor, ou seja, da identidade profissional do professor. Fonte: LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar, n. 17. Curitiba: Editora da UFPR: 2001, p. 21. 
 As competências a se rem desenvolvidas pelos profissionais da educação devem considerar: 
 I.Trabalho em equipe. 
II. Participação na administração da escola. 
III. Envolver professores no processo de aprendizagem dos alunos. 
IV. Enfrentamento dos problemas éticos da profissão. 
São corretas as afirmativas: 
A-Afirmativas II, III e IV, apenas. 
B-Afirmativas I, III e IV, apenas. 
C-Afirmativas I, II, e IV, apenas. 
Você acertou! 
As afirmativas I, II e IV são as dez competênciasapresentadas por Perrenoud são Organizar e dirigir situações de aprendizagem. Administrar a progressão das aprendizagens. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação. Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho. Trabalhar em equipe. Participar da administração da escola. Informar e envolver os pais. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão. Administrar sua própria formação continuada. A alternativa III é falsa porque, o professor deve envolver os alunos em sua 
aprendizagem e em seu trabalho (Livro-base, p. 85). 
D-Afirmativas II e III, apenas. 
E-Afirmativas I, IV, apenas. 
 7-A globalização deve permitir que cada comunidade, grupo social, sociedade preserve as suas formas de representações, mantendo a característica espacial e comunitária. Fonte: FARFUS, D. Espaços educativos: um olhar pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2011, 
p. 65. De acordo com o texto, com os cont eúdos abordados nas aulas e no livro -base, 
podemos entender que o global se apresenta sob duas dimensões, a primeira forma de perda da id entidade influenciada por modelos externos e a segunda como... 
A-reconhecimento do desequilíbrio social causada pelo global no local. 
B-a igualdade das relações sociais causadas pelo poder econômico. 
C-possibilidade de ampliação das relações, apresentando novas condições sociais. 
Você acertou! 
O global pode apresentar-se sob duas facetas: uma como forma de perda da identidade influenciada por modelos externos e a outra como possibilidade de ampliação das relações, constituindo novas condições sociais. (p.64) 
D-a harmonia entre as diversas comunidades, e em vários lugares do planeta. 
E-modelo transcendente para manter a ordem social, e o princípio da cidadania. 
8-A educação não formal capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo. Sua finalidade é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que circunda os indivíduos e suas relações sociais. Seus objetivos não são dados a priori, eles se 
constroem no processo interativo, gerando um processo educativo. Fonte: GOHN, Maria da Glória. Educação não formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas n as escolas . In: Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.50, p. 27-38, jan./mar. 2006. Disponível em: http://escoladegestores.mec.gov.br/site/8-biblioteca/pdf/30405.pdf>. Acesso em 19 jul. 015. 
 A base teórica que fundamenta e sustenta a implantação da proposta bairro-escola está voltada para... 
A -a recolocação de adultos no mercado de trabalho. 
B -crianças que necessitam de atendimento escolar integral. 
C-a formação de uma consciência crítica. 
Você acertou! 
A base teórica que sustenta a implantação da experiência bairro -escola está na formação de uma consciência crítica, do ap render fazendo, das comunidades de aprendizagem, dos laboratórios de metodologia e do percurso formativo (Livro-base, p. 105). 
D-práticas profissionais que atendam aos interesses do poder econômico da sociedade. 
E-o resgate de jovens analfabetos e que estão em situação de risco.
9-A Educação é chamada também a transpor os muros da escola, para os es paços da casa, do trabalho, do lazer, do associativismo e outras atividades afins. Configura -se assim um novo campo da Educação que aborda processos educativos fora das es colas ou não, 
em processos organizativos da sociedade civil, abrangendo organizações sociais e não governamentais, movimentos sociais estratégicos, ou processos educacionais articulados com a escola e comunidade. Fonte: RODRIGUES, D. L. TAMAN INI, E. Educação não formal e movimentos sociais - práticas educativas nos espaços não escolares. IX Anped Sul – Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012. Disponível ttp://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Movimentos_Sociais,_sujeitos_e_processos_educativos/Trabalho/05_14_57_1178-6450-1-PB.pdf> Acesso em: 09 ago. 2015. 
 Entre as novas formas de organizar os espaços educativos, é possível citar a metodologia Jovens Urbanos , a qual foi desenvolvida pela equipe do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ação Comunitária CENPEC. Sobre essa metodologia é possível afirmar que: 
A-A proposta entrelaça a vida na cidade, escolaridade, cultura e tecnologia. 
Você acertou! 
O Programa Jovens Urbanos tem como público-alvo jovens de 16 a 24 anos da periferia das cidades. Essa metodologia apresenta como eixo norteador uma proposta em rede, envolvendo a vida na cidade, a escolaridade, a cultura e a tecnologia, por meio de pesquisa, exploração, experimentação, circulação e produção. (Livro-base, p. 109). 
B-A proposta tem como finalidade resgatar jovens da zona rural e capacitar para o trabalho nas regiões urbanas. 
C-A proposta envolve a preparação de jovens para o acesso às universidades. 
D-A proposta é realizar parcerias com empresas de grande porte para facilitar o acesso aos jovens no mercado de trabalho. 
E-A proposta é abrir escolas de tempo integral para regatar jovens analfabetos e que estão em situação de risco.

Continue navegando