Buscar

Avaliando 1. PD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301572821) 
Pontos: 0,1 / 0,1 
Avalie as afirmativas a baixo e classifique como Verdadeira (V) ou Falsa (F), assi nalando a sequência correta. 
São objetivos do Sistem a Único de Saúde (SUS): 
( ) a identificação dos fator es condicionantes e determinantes da saúde; 
( ) a divulgação dos fator es condicionantes e determin antes da saúde; 
( ) a formulação de políticas de saúde destinadas a promover, nos campos econômico e social, a redução de 
riscos de doenças e de o utros agravos; 
( ) execução de a ções de p romoção, proteção e recup eração da saúde, i ntegrando as ações assiste nciais com 
as preventivas, de modo a garantir às pessoas a assist ência integral à sua saúde. 
 R= V, V, V, V
2-O Sistema Único de Saúde - SUS surgiu como resposta à insatisfação e descontentamento existentes em relação aos direitos de cidadania, acesso, serviços e forma de organização do sistema de saúde. Com a finalidade de cuidar e promover a saúde da população brasileira foram definidos como objetivos do SUS os seguintes:
 I - A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde; 
II - O controle de bens de consumo que não têm relação com a saúde; 
III - A formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a redução de riscos de doenças e de outros agravos;
 IV - A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas; V - A assistência às escolas públicas através da alimentação escolar. Estão corretos apenas os itens: R= I, III e IV
3- O Guia Alimentar para a População Brasileira apresenta um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que objetivam promover a saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade brasileira como um todo. Em sua última edição (2014), o Guia apresenta como "regra de ouro" para uma alimentação saudável: 
R= preferir alimentos in natura ou minimamente processados, evitando os ultraprocessados
4-"A alimentação adequada é um direit o humano básico rec onhecido pelo Pacto Internaci onal de Direitos Humanos" e a seguran ça alimentar e nutricional trata de como este direito pode e deve ser garantido. Em relação a esses dois pontos, é CORRETO afirmar que:
R=O Brasil produz alimentos em quantidade suficiente para alimentar 
toda a sua população .
5-Avalie as afirmativas sobre o Programa Bolsa Família e marque a opção correta: I. Um elemento estruturan te do Programa Bolsa Família são as condicionalidade s que devem se r cumpridas pelo Estado para que possa ter população beneficiária recebendo o benefício mensalmente. II. Concepções de focalização que podem ser denominadas discriminação positiva têm como objetivos a atenuação da pobreza; a desresponsabilização do Estado e o corte de recursos dos programas sociais. III. Instituído em outubro de 2003 pelo governo federal foi inicialmente implantado em municípios com maiores bolsões de pobreza, localizados nas regiões Sul e Sudeste do país. IV. Além do benefício fixo, existe o Benefício Variável, concedidos para famílias com crianças de zero a 15 anos, gestantes e/ou nutrizes limitado a cinco benefícios por família e Benefício Variável Vinculado ao Adolescente concedidos para famílias com jovens entre 16 e 17 anos, limitado a dois jovens por família. R=SOMENTE A AFIRMATIVA IV É VERDADEIRA
6- Assinale a alternativa correta, em relação ao Programa Saúde da Família (PSF).
R= Os princípios do SUS relacionados à integralidade, universalidade, descentralização e participação da comunidade servem de base para o PSF. 
7- Com base nos dados contidos nas fichas de cadastramento das famílias (ficha A) preenchida pelo agente comunitário de saúde (ACS), veri ficou-se uma frequência de 45% de hipertensão arterial sistêmica (HAS) na população maior de 40 anos de idade de um determinado município. O nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) elaborou uma atividade de educação alimentar e nutricional para esse grupo populacional, com foco na prevenção e no controle da HAS. Considerando a situação hipotética apresentada e as orie ntações que devem ser priorizadas na situação descrita, avalie as afirmações a seguir. I. Deve-se proibir o consumo de alimentos processados ou industrializados. II. É necessário reduzir o consumo de alimentos ricos em sódio e potássio. III. É preciso incentivar a ingestão adequada de cálcio. IV. Deve-se orienta r a população sobre a manute nção do peso corporal adequado . 
É correto apenas o que se afirma em : R= III E IV
8- A Atenção Básica em Saúde no Brasil se dá pelo Estratégia Saúde da Família. Quanto à atenção básica, assinale a alternativa correta. 
R= Tem por fundamento garantir o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos

Outros materiais

Outros materiais