Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Avaliação final objetiva Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (19435)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( peso.:3,00)
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	No Brasil, unicamente após a Constituição Federal de 1988, a saúde passou a ser um direito constitucional, que possibilita à população brasileira, acesso à saúde e fazendo cumprir o Direito à Saúde por meio do artigo 196 (BRASIL, 1988). Com base no Artigo 196 da Constituição, assinale alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 23 mar. 2021.
	 a)
	Dispõe que "a saúde é dever do Estado e de mediante iniciativas privadas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação".
	 b)
	Dispõe que "a saúde é direito de todos que possuem idade acima dos 60 anos, sendo dever do Estado, garantir mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação".
	 c)
	Dispõe que "a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a recuperação de enfermidades".
	 d)
	Dispõe que "a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação".
	2.
	O excesso de peso e a obesidade são grandes desafios da saúde pública, considerando-se que há atualmente uma expressiva parcela da população se encontra nessa condição, e propicia o surgimento de doenças associadas à má alimentação, as chamadas Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNTs). Com base no excesso de peso em paralelo as DCNTs, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Entre os fatores envolvidos na etiologia das complicações crônicas do DM do tipo 1, destacam-se a hiperglicemia, a hipertensão arterial sistêmica, a dislipidemia.
(    ) O índice de massa corporal (IMC) nem sempre permite avaliar a obesidade. Esse índice pode ser associado à estratificação de risco cardiovascular e às decisões terapêuticas relacionadas às situações clínicas associadas.
(    ) O perímetro da cintura é um indicador para o risco de doenças metabólicas, representando uma medida alternativa que reflete a adiposidade abdominal, situação associada a uma série de anormalidades metabólicas principalmente cardiovasculares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - F - V.
	3.
	O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) tem por objetivo assegurar o direito humano à alimentação. Com base nos princípios e objetivos do SISAN, analise as sentenças seguir:
I- Promove o monitoramento do uso de transgênicos e do uso de agrotóxicos e defensivos agrícolas no Brasil.
II- Monitora o valor nutricional de alimentos, assim como fiscalizar a carga microbiológica de produtos comercializados no Brasil.
III- Formula políticas de garantia e acesso a alimentos de qualidade, em quantidades suficientes e de modo permanente.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	4.
	Para a elaboração de cardápios dentro dos preceitos do PNAE, é preciso seguir critérios estipulados pelo programa. Com base nos critérios para a elaboração de cardápios no PNAE, avalie analise as sentenças a seguir:  
I- Compreender o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, atendendo às necessidades nutricionais dos alunos em conformida-de com a sua faixa etária e seu estado de saúde.
II- Dar preferência aos gêneros alimentícios produzidos em âmbito local, preferencialmente pela agricultura familiar e pelos empreendedores familiares rurais.
III- Garantir a oferta mínima de cinco porções de frutas e hortaliças por semana (100 g/aluno/semana).
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	5.
	Os denominados "Objetivos de Desenvolvimento do Milênio", a ODM, correspondem num conjunto de oito compromissos ou macro-objetivos assumidos por todos os Estados-membros da Organiza-ção das Nações Unidas (ONU), que indicam e analisaram os maiores problemas globais na passa-gem do milênio. Ao conhecer os oito macro-objetivos, seus indicadores e metas a serem atingidos, é possível instituir ações concretas dos governos e da sociedade para alcançá-los. Com base nos oito macro-objetivos, assinale alternativa CORRETA:
	 a)
	(1) Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento; (2) Atingir o ensino básico univer-sal; (3) Reduzir a mortalidade infantil; (4) Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; (5) Melhorar a saúde materna; (6) Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; (7) Garantir a sustentabilidade ambiental; (8) Erradicar a extrema pobreza e a fome.
	 b)
	Erradicar a extrema pobreza e a fome; (2) Atingir o ensino básico universal; (3) Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; (4) Reduzir a mortalidade infantil; (5) Melhorar a saúde materna; (6) Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; (7) Garantir a sustentabilidade ambiental; (8) Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
	 c)
	(1) Reduzir a mortalidade infantil; (2) Erradicar a extrema pobreza e a fome; (3) Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento (4) Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; (5) Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; (6) Melhorar a saúde mater-na; (7) Garantir a sustentabilidade ambiental; (8) Atingir o ensino básico universal.
	 d)
	(1) Erradicar a extrema pobreza e a fome; (2) Reduzir a mortalidade infantil; (3) Melhorar a saúde materna; (4) Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; (5) Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; (6) Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento (7) Garantir a sustentabilidade ambiental; (8) Atingir o ensino básico universal.
	6.
	A criação dos NASF foi de grande importância para a área da nutrição, pois aumentou a cobertura do cuidado nutricional atingindo uma parcela maior de usuários. Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Embora a ampliação do NASF tenha melhorado substancialmente o atendimento ao usuário permitindo a atenção a um maior número de pessoas, ainda não atende a toda a população suficientemente.
PORQUE
II- A ampliação do NASF, além de melhorar a extensão de atendimentos a usuários, também possibilita maior participação de nutricionistas na saúde pública.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	 b)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 c)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	7.
	A Obesidade representa um crescente problema de Saúde Pública no Brasil e no mundo. Realizar a avaliação antropométrica juntamente a demais dados laboratoriais clínicos, são de suma importância para o acolhimento e manejo do excesso de peso na Atenção Primária à Saúde. Com base na obesidade no nível de atenção primária à saúde, classifique V para
Página12