Buscar

DEFINA HIPERSENSIBILIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DEFINA HIPERSENSIBILIDADE?
Hipersensibilidade imunológica é o termo médico para uma reação exagerada do sistema imune a uma substância percebida como estranha ao organismo. Nesse tipo de resposta há a participação de um componente genético que torna um indivíduo mais sensível ou predisposto a desenvolver determinada alergia, ou então a indivíduos sensíveis podem se tornar hipersensibilizados por circunstâncias ligadas ao antígeno ou a condições imunológicas no momento do contato.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
DESCREVA OS TIPOS DE REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE E COMO O SISTEMA IMUNE ATUA EM CADA UM?
TIPO 1; Reação alérgica, imediata. 
Resposta rápida de imunoglobulinas E (IgE) para libertação de histamina por mastócitos e basófilos causando inflamação.
TIPO 2; Citotóxica, dependente de anticorpo.
Imunoglobulina M ou G se ligam a antígenos na superfície de células e ativam o sistema complemento para romper a membrana celular.
TIPO 3; Doença do complexo imune.
Anticorpos e antígenos se unem formando grandes complexos imunes (Ac-Ag) nas vênulas que ativam o sistema complemento.
TIPO 4; Hipersensibilidade tardia/retardada, mediada por células imunes de memória.
Ao entrar em contato pela primeira vez, uma célula apresentadora de antígeno ativa um linfócito T auxiliar tipo I (Th1) para que gere memória. No segundo contato, o linfócito T auxiliar ativa macrófagos para gerar resposta. 
TIPO 5; Doença autoimune.
Nova classificação, similar ao tipo II, porém à vez de se ligar a uns componentes da superfície celular, os anticorpos reconhecem e ligam-se aos receptores da superfície celular, ativando-os ou inativando-os, e prejudicando ou exacerbando uma resposta celular.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 O QUE É ANAFILAXIA SISTEMICA?
A anafilaxia é uma reação alérgica generalizada, abrupta e severa a uma determinada substância, nesse caso chamada de “alergeno”, para a qual o organismo esteja previamente sensibilizado. O tipo mais grave de anafilaxia, o choque anafiláctico, termina geralmente em morte, caso não seja imediatamente tratado. Nesses casos, diferentes tecidos do corpo liberam histamina e outras substâncias que causam uma verdadeira “tempestade” fisiológica que desorganiza todo o funcionamento orgânico, gerando vários sintomas.
Certas substâncias, quando introduzidas no organismo, podem provocar uma reação semelhante que, quando a sua base imunológica não pode ser comprovada, é dita anafilactoide. Nesses casos não se comprova a participação de anticorpos e, sendo assim, não se trata de uma reação alérgica.
QUAIS SÃO SEUS PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS?
Os sintomas da anafilaxia costumam ocorrer em poucos minutos após a exposição a um alergeno. Eles podem incluir graves dificuldades respiratórias e asfixia, hipotensão, devido à dilatação dos vasos sanguíneos, síncope, coma, urticária e angioedema devidos à saída de líquido através das paredes dos vasos, coceiras, edema de faringe e/ou laringe, espasmos uterinos, náuseas, vômitos, diarreia, entre outros. As crises mais fortes são caracterizadas pela diminuição da pressão arterial, taquicardia, distúrbios da circulação sanguínea, acompanhada ou não de edema de glote. Pode haver uma desregulação do funcionamento do coração e o indivíduo pode entrar em estado de choque. Alguns medicamentos, como a morfina, contrastes de radiografias e aspirina, entre outras substâncias químicas, podem causar uma reação semelhante, mas não igual, à anafilaxia, chamada reação anafilactoide, entretanto, os sintomas, o risco de complicações e o tratamento são iguais em ambos os tipos de reações.
ABCMED, 2014. Como acontece a anafilaxia?. Disponível em: <http://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/534079/como+acontece+a+anafilaxia.htm>. Acesso em: 8 nov. 2017.

Outros materiais