Buscar

Apol conteudos (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

“A discussão acerca da qualidade da educação remete à definição do que se entende por educação. Para alguns, ela se restringe às diferentes etapas de escolarização que se apresentam de modo sistemático por meio do sistema escolar. Para outros, a educação deve ser entendida como espaço múltiplo, que compreende diferentes atores, espaços e dinâmicas formativas, efetivado por meio de processos sistemáticos e assistemáticos”.
Após estava avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cad. CEDES, Campinas, v. 29, n. 78, p. 201-215, ago. 2009. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622009000200004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 08 abr. 2017.  
Considerando os conteúdos do texto-base Considerações sobre qualidade na Educação Infantil sobre a questão da qualidade da educação no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I. O termo qualidade não se traduz em um conceito único, universal e absoluto, já que diferentes setores da sociedade e diferentes políticas educacionais podem compreendê-lo de modo distinto.
II. O termo qualidade é único e absoluto, assim sendo, não depende de como os diferentes setores da sociedade e diferentes políticas educacionais o compreendem.
III. Uma boa educação tem um custo e ele não é baixo; portanto, falar em qualidade na educação implica necessariamente discutir recursos para o seu financiamento.
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e III
Você acertou!
Resposta correta: letra a). A afirmativa I está correta, visto que o termo qualidade “não se traduz em um conceito único, universal e absoluto, de tal modo que diferentes setores da sociedade e diferentes políticas educacionais podem tomá-lo de modo absolutamente diverso” (texto-baseConsiderações sobre qualidade na Educação Infantil, p. 87). Assim sendo, a afirmativa II é falsa. A afirmativa III é correta, pois, “uma boa educação tem um custo e que ele não é baixo; portanto, falar em qualidade na educação implica necessariamente discutir recursos para o seu financiamento” (texto-base Considerações sobre qualidade na Educação Infantil, p. 87).
	
	B
	I e II
	
	C
	II e III
	
	D
	II
	
	E
	I
Questão 2/5 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Considere a seguinte afirmação: 
“As crianças, em suas brincadeiras, em seus modos de falar, comer, andar, desenhar, não apenas se apropriam com o corpo, a mente e a emoção daquilo que as suas culturas lhes propiciam, mas investigam e questionam criando, a partir das tradições recebidas, novas contribuições para as culturas existentes”.
Após estava avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Práticas cotidianas na educação infantil bases para a reflexão sobre as orientações curriculares.<http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf>. Acesso em 8 abr. 2017. 
Considerando o dado fragmento do texto e o conteúdo do texto-base Contribuições da teoria histórico-cultural para uma educação infantil como lugar das crianças e infâncias sobre o papel da Educação Infantil em relação ao desenvolvimento integral da criança, analise as afirmativas a seguir:
I. As múltiplas dimensões humanas que a Educação Infantil deve se ocupar é: cognitiva, afetiva, linguística e a corporal.
II. Nos primeiros anos de vida, a criança tem uma forma muito peculiar de se relacionar com o mundo, não precisando, portanto, de transmissão de informações e atividades de instrução por parte da Educação Infantil.
III. Para o desenvolvimento integral da criança é imprescindível que a Educação Infantil garanta a convivência entre crianças, e entre crianças e adultos, pois por meio disso, elas constroem seus sentidos sobre a natureza, e a sociedade, produzindo cultura.
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e III.
Você acertou!
Resposta correta: letra a). As afirmativas I e III são verdadeiras. “Nos primeiros anos de vida, a criança tem uma forma muito peculiar de se relacionar com o mundo que exige uma educação com características mais integrais, globais, considerando as múltiplas dimensões humanas (corporal, cognitiva, afetiva, linguística, cultural), não se restringindo à transmissão de informações e atividades de instrução, que dão ênfase à cognição (MACHADO, 1995). Desse modo, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) (BRASIL, 2009) determinaram que cabe à Educação Infantil garantir a promoção de condições de convivência entre crianças e entre crianças e adultos, visto que nas interações e brincadeiras elas elaboram ‘sua identidade pessoal e coletiva, brinca[m], imagina[m], fantasia[m], deseja[m], aprende[m], observa[m], experimenta[m], narra[m], questiona[m] e constrói[em] sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (BRASIL, 2010, p. 12)” (texto-base Contribuições da teoria histórico-cultural para uma educação infantil como lugar das crianças e infâncias, p. 40). A afirmativa II é falsa, pois as atividades de instrução e transmissão de conteúdos com ênfase à cognição devem ser realizadas e direcionadas ao Ensino Fundamental.
	
	B
	I
	
	C
	II e III
	
	D
	III
	
	E
	I e II
Questão 3/5 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Atente para o seguinte extrato de texto: 
“Propiciando a brincadeira, [...] cria-se um espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Referencial Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998, vol. 1-3. <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf>. Acesso em 08 abr. 2017. 
De acordo com a dada afirmação e os conteúdos do texto-base Temas das brincadeiras de papéis na educação infantil, assinale a alternativa correta sobre a escolha dos temas das brincadeiras de papéis sociais pelas crianças:
Nota: 20.0
	
	A
	As crianças não devem ter opção para a escolha do tema, uma vez que não conseguem explorar a brincadeira de forma mais enriquecedora.
	
	B
	O professor deve sempre participar das brincadeiras, determinar o tema e escolher ele próprio os objetos que as crianças irão utilizar, não permitindo a escolha nem a interferência das crianças.
	
	C
	Temas como mocinho e bandido não devem ser aceitos pelo professor por ser um tema que poderá determinar a personalidade violenta da criança.
	
	D
	O conteúdo representado nas brincadeiras de papéis sociais não reflete condutas fundadas em normas e valores sociais.
	
	E
	Os temas para desenvolvimento das brincadeiras de papéis sociais podem conter tanto a sugestão do professor como também acolher temas que reflitam a vivencia das crianças.
Você acertou!
Resposta correta: letra e). “A partir da análise dos temas, pensamos que uma condição desenvolvente para a brincadeira de papéis pode conter tanto sugestões do professor – seja organizando brinquedos e objetos em espaços da sala ou pela proposta direta de um tema de brincadeira, por meio de visitas e passeios que ampliem o conhecimento das crianças acerca da atividade humana e das relações sociais – como também acolher temas que reflitam as vivências das crianças, dando apoio para que eles se desenvolvam por meio da apresentação dos objetos, da organização do espaço e do tempo e pela exploração das vivências das crianças” (texto-base, p. 467).
 
Questão 4/5 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A educação das crianças de zero a seis anos tem em sua tradição a oferta em jornada de tempo integral em grande parte das instituições. Por trás dessa tradição, existem fatores de naturezas diversas e provavelmente complementares, como os socioeconômicos e os políticos”.
Após estava avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARAUJO, et al. Educação Infantil: Em Jornada de tempo integral dilemas e perspectivas. <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=32831-seb-educacao-infantil-em-jornada-de-tempo-integral-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 8 abr. 2017. 
Considerando os conteúdos do texto-base Considerações sobre qualidade na Educação Infantil a respeito do papel que as instituições de educação infantil ocupam na sociedade e as políticas que as envolvem, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	As políticas tímidas para a educação infantil ajudam a impulsionar o debate sobre o papel da educação sem necessidade de pressão, de cobrança.
	
	B
	A tradição da maioria das creches e pré-escolas para a população de baixa renda é marcada por um atendimento de primeira qualidade.
	
	C
	Atualmente, as escolas também ocupam o papel de liberação da mulher para o mercado de trabalho com a possibilidade de períodos de atendimento variados.
Você acertou!
Resposta correta: letra c). Dadas as transformações sociais e econômicas, a escola também é um recurso necessário como mecanismo de liberação da mulher para o mercado de trabalho (ver, entre outros, Haddad, 1997). Assim, não só a defesa da ampliação de vagas é necessária, mas, também, a possibilidade de períodos de atendimento que sejam mais compatíveis com as necessidades de cada família. A “tradição da maioria das creches e pré-escolas para a população de mais baixa renda é marcada por um atendimento ‘pobre’. [...] Se é evidente que algo precisa ser feito por um atendimento que respeite a criança, garantindo-lhe as melhores condições, é preciso que tal atendimento efetivamente exista para todas as crianças/famílias que dele se queiram valer. Se o debate ficar centrado na questão da qualidade como algo isolado, corre-se o risco de se reafirmarem as políticas vigentes e o seu caráter marcado pela exclusão, pois, em vez de centros de excelência para alguns privilegiados, precisamos de boas escolas para todos” (texto-base Considerações sobre qualidade na Educação Infantil, p. 96).
	
	D
	A questão da qualidade deve ficar centrada nos centros de excelência, uma vez que essas instituições garantem o atendimento gratuito a toda população.
	
	E
	A escola não é um recurso necessário como mecanismo de liberação da mulher para o mercado de trabalho; a escola deve se limitar à educação, para tal, precisa ficar alheia às necessidades das famílias dos infantes.
 
Questão 5/5 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Considere o trecho de texto a seguir: 
“A atividade da escuta não é algo fácil de praticar, ainda mais quando o interlocutor em questão é uma criança. Considerada um dos grandes desafios na Educação Infantil, encarar o aluno que tem menos de 6 anos como um sujeito ativo, protagonista de sua própria trajetória é fundamental para a construção de um modelo de escola emancipatória”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIRA, Davi. A criança é um sujeito ativo e deve ser escutada. <http://porvir.org/a-crianca-e-um-sujeito-ativo-deve-ser-escutada/>. Acesso em 15 dez. 2016.
Conforme os conteúdos do texto-base A atitude do educador de infância e a participação da criança como referenciais de qualidade em educação, ouvir, escutar e compreender são instrumentos de apoio à intervenção do educador infantil. A esse respeito, é correto afirmar que o processo de escuta envolve:
Nota: 20.0
	
	A
	Um ato e um processo de observar, escutar e compreender a criança.
Você acertou!
Resposta correta: letra a). “A observação não se resume, no entanto, a um mero olhar; ela envolve escuta. Azevedo (2009) refere que envolve uma escuta ativa, isto é, uma escuta que ‘requer uma mente aberta às diferentes possibilidades e ao emergente’ (idem, p. 10); uma escuta que procura ‘compreender o modo como as crianças interpretam, narram e descrevem o mundo’ (idem, p. 11). Pode-se considerar a escuta um ato e um processo de compreensão da criança. Mediante uma escuta continuada, o educador pode compreender os significados que a criança atribui ao mundo e pode conhecer e interpretar o processo de construção de conhecimento (idem) que ela própria vai experienciando. Pode-se também entender a escuta como um modo de participação da criança no contexto, na medida em que, quando escutada, é-lhe conferida voz como sujeito participante e competente. Quando o educador escuta a voz das crianças, sem dúvida as conhece melhor, adequando a sua intervenção a esse conhecimento” (texto-base A atitude do educador de infância e a participação da criança como referenciais de qualidade em educação, p. 526).
	
	B
	Escutar as crianças para assim repreendê-las em suas ações enérgicas.
	
	C
	Escutar a criança de modo que seus desejos sejam sempre atendidos.
	
	D
	A possibilidade de impor regras à criança, obrigando-a a observar e aceitar o mundo na perspectiva do professor.
	
	E
	Uma escuta que procura prescrever como as crianças devem interpretar, narrar e descrever o mundo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais