Buscar

DISCURSIVA CONHECIMENTO LÓGICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição do Conhecimento Lógico
Leia a citação que segue: 
“O processo de modelagem matemática vem se tornando complexo, sendo aperfeiçoado e re-utilizado constantemente para a criação de novos modelos. Este desenvolvimento permite que determinados fenômenos e problemas a eles relacionados, até então sem solução ou inexplicáveis, possam ser entendidos, e algumas vezes solucionados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, R. Ana. O uso da modelagem matemática em sala de aula na Universidade. Monografia. 61 f. 2007. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007. <http://www.mat.ufmg.br/~espec/monografiasPdf/monografiaAnaReginaMartinsAndrade.pdf>. Acesso em: 12 mai. 2017
A modelagem matemática pode ser considerada uma estratégia de ensino. Como tal, pode e deve estar presente na sala de aula, nas atividades que envolvem os alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Conforme a citação acima e o conteúdo do texto-base O Saber Matemático na vida Cotidiana: um enfoque etnomatemático, explique qual é a premissa básica da modelagem em relação ao aluno e como ela pode ser usada na sala de aula.
	RESPOSTA: “A modelagem oferece uma maneira de colocar a aplicabilidade da matemática no currículo escolar em conjunto com o tratamento formal que é predominante no ensino”.* “Para se chegar à modelagem é preciso aproximar a matemática escolar e universitária dos interesses dos alunos e dos aspectos da vida fora da sala de aula, sejam eles no cotidiano, da cidadania, ou do meio profissional”.* “A modelagem não ocorre fora de questões políticas, econômicas, sociais e culturais mas numa integralidade”. * “A modelagem matemática alia teoria e pratica, possibilita que o sujeito matemático seja, cada vez mais, capaz de dar conta dos problemas que o cercam.
Questão 2/2 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição do Conhecimento Lógico
Considere a seguinte citação:
“[...] para Piaget, o conhecimento se produz a partir da ação do sujeito sobre o meio em que vive, só se constitui com a estruturação da experiência que lhe permite atribuir significação. A significação é o resultado da possibilidade de assimilação. Conhecer significa, pois, inserir o objeto num sistema de relações, a partir de ações executadas sobre esse objeto”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em: CAVICCHIA. C. D. O Desenvolvimento da Criança nos Primeiros Anos de Vida. Acervo Digital. Univesp, p. 01 M: <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/224/1/01d11t01.pdf> Acesso em: 25 abr. 2017.
No desenvolvimento do pensamento racional podem-se identificar quatro fatores gerais do desenvolvimento nas funções cognitivas. Conforme o fragmento do texto acima e o conteúdo do texto base Aulas investigativas e a construção de conceitos de matemática: um estudo a partir da teoria de Piaget, cite quais são esses quatro fatores.
	Resposta: os quatros fatores gerais de desenvolvimentos das funções cognitivas são: A maturação o papel de experiência adquirida, estrutura da inteligência, transmissão social em sentido amplo e equilibração.

Outros materiais