Buscar

PROJETO DE PESQUISA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

METODOLOGIA CIENTÍFICA
PROJETO DE PESQUISA
O presente estudo concentra a atenção na violência conta a mulher e na luta contra uma sociedade patriarcal e tem como objetivo pesquisar sobre a violência que tem acometido milhares de mulheres brasileiras diariamente.
A principal hipótese é que situações de violência são permeadas e potencializadas pelo sexismo, racismo, que consubstanciam a sociedade patriarcal e dão base para a ideologia patriarcal-racista-capitalista que naturaliza as situações de violência contra a mulher.
Para verificar essa hipótese optou-se por analisar situações de violência contra a mulher no Brasil em diversos âmbitos, como violência física, obstétrica, sexual, patrimonial, social e psicológica desde a validação da convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher no país em 1984. Para elucidar esse aspecto será realizada uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos e legislações referentes ao tema proposto.
A investigação assim conduzida tem por objetivo realizar um estudo sobre a violência contra as mulheres e entender os aspectos sociais que naturalizam as situações de violência
Tal esforço se justifica pela importância do tema, visto que a violência contra a mulher no Brasil é ampla e a sociedade ainda é permeada por relações de opressão, exploração e também apropriação das mulheres que provocam situações de violência.
Por fim, cabe enfatizar que tal temática vem sendo amplamente estudada na área de direitos humanos, serviço social e entre autores como Cisne, M., Gouges, O., Ávila, M.B., Falquet, J., Queiroz, F.M., entre outros.
Trabalho realizado baseado no artigo: 
“Direitos humanos e violência contra as mulheres: uma luta contra a sociedade patriarcal-racista-capitalista” Mirla Cisne. 
https://doaj.org/article/aec0aa3943e94b0d8dc3f80e6213fe7f QUALIS B2

Outros materiais