Buscar

revisão OBS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CARACTERISTICAS DA OBSERVAÇÃO CIENTIFICA: é sistemática , pelo fato de ser planejada e conduzida em função de um objetivo anteriormente definido. É objetiva, o que significa ater-se aos fatos efetivamente observados. É registrada com fidedignidade a partir do uso de uma linguagem científica.
PROJETOS DE PESQUISA: Tema: É o assunto geral a ser pesquisado, a área de interesse. Problema: É o assunto geral a ser pesquisado, a área de interesse. Hipótese: são afirmações provisórias ou uma solução possível a respeito do problema. Justificativa: Trata-se da relevância do porquê a pesquisa deve ser realizadas.
OBJETIVOS: Para que pesquisar? Informam que propósitos pretendemos alcançar ao término da investigação. 
OBJETIVO GERAL: diz respeito ao conhecimento que o estudo proporcionará em relação ao objeto. Informa que propósitos se pretende alcançar ao término da investigação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: são formulados como desdobramentos, ou ações que serão necessárias à realização do objetivo geral.
METODOLOGIA: Define o métodos, técnicas, estratégias e procedimentos.
MARCO TEÓRICO/ FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Estabelece os percurso argumentativo do pesquisador, apresentando os principais conceitos, categorias e noções com as quais vai trabalhar.
CRONOGRAMA: Deve apontar o tempo necessário para a realização da pesquisa
Método Quantitativo- Leva em consideração a objetividade, ou seja, seus resultados podem ser quantificados por meio da análise dos dados e a utilização de ferramentas estatísticas.
Método Qualitativo- Seus aspectos não podem ser quantificados. Neste tipo de pesquisa, as informações obtidas não são comprovadas e os pesquisadores envolvidos apresentam conhecimentos parciais e limitados. 
ENTREVISTA São consideradas conversas com finalidade e se caracterizam pela sua forma de organização.
TIPOS DE ENTREVISTAS
ENTREVISTA ESTRUTURADA (FECHADA)- São questões precisamente formuladas. São longas listas de questões exatas. 
ENTREVISTA NÃO-ESTRUTURADA (ABERTA) - Assemelha-se mais a uma conversa. As vantagens é que permite coletar algo sem a devida intenção do entrevistado, seus deslizes. 
 ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA (SEMI-ABERTA) - São apresentados tópicos, ao invés de questões fechadas. O entrevistador segue um guia de questões, mas deve estar preparado para caso a entrevista mude de caminho. 
QUESTIONÁRIO: Instrumento de coleta de dados constituído por uma série de perguntas, que devem ser respondidas por escrito.As perguntas podem ser:
Abertas: Não existem categorias preestabelecidas. 
Fechadas: Existem categorias diferenciadas. 
Alternativa: sim - não 
Escalas: 1 a 5 (1=concordo totalmente a 5=discordo totalmente
Alternativas qualitativas: selecionar de uma série de respostas qualitativas uma alternativa.
GRUPO FOCAL: Seria uma espécie de entrevista em grupo, na qual dados são coletados a partir das interações grupais; Visa obter informações detalhadas sobre um tópico específico, utilizando de um grupo de participantes selecionados.
A pesquisa Cientifica e dividida em: (tipos de pesquisas)
NATUREZA OU FINALIDADE
Pesquisa Básica, pura ou teórica: Objetiva gerar conhecimentos novos para avanço da ciência sem aplicação prática prevista. 
Pesquisa Aplicada: Objetiva gerar conhecimentos para aplicações práticas dirigidos à solução de problemas específicos
A ABORDAGEM AO PROBLEMA
Pesquisa quantitativa: Considera que tudo é quantificável, o que significa traduzir opiniões e números em informações as quais serão classificadas e analisadas.
 Pesquisa qualitativa: Considera que existe uma relação entre o mundo e o sujeito que não pode ser traduzida em números; Considera a existência de um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito, não podendo ser traduzido em números. 
DE ACORDO COM O OBJETIVO:
Exploratória: Pretende proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a construir hipóteses. Modalidade muito usada quando não existe trabalho científico anterior.
Descritiva: Objetiva descrever as características de determinado fenômeno ou população. Como o próprio nome já diz, tem o objetivo de “descrever com exatidão os fatos e fenômenos de determinada realidade”
Explicativa: Tem como objetivo identificar os fatores que determinam ou contribuem para ocorrência dos fenômenos, explica a razão, o porquê da ocorrência dos fenômenos, sendo o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade.
PROCEDIMENTO TÉCNICO UTILIZADO:
Pesquisa Bibliográfica: Desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. 
Pesquisa Documental: Assemelha-se a pesquisa bibliográfica mas diferem essencialmente na natureza das fontes. Na primeira utiliza-se material oriundo principalmente de bibliotecas, na segunda utiliza-se documentos de primeira mão, muitos arquivados em órgãos públicos ou instituições privadas. Ou relatórios internos.
Pesquisa Experimental: Pesquisa realizada sob a forma de um experimento, nela ocorre a manipulação das variáveis e há presença de um controle rigoroso
Pesquisa Ex-Post Facto ou Correlacional (a parti do fato passado) : Pesquisa que aborda situações que já ocorreram, ou seja, procura causas para fenômenos já consolidados, não existindo o controle de variáveis. 
Estudo de Coorte: Grupo de pessoas que tem uma característica em comum, constituindo uma amostra a ser acompanhada por certo período de tempo, para se analisar e observar o que acontece com elas.
Levantamento: Interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. 
Estudo de Campo: Tipicamente focaliza uma comunidade. Os estudos de campo pesquisam situações reais. São semelhantes aos levantamentos e aos estudos de caso, mas metodologicamente apresentam diferença quanto à profundidade e amplitude:
Estudo de Caso : Investiga o fenômeno dentro de um contexto da vida real.
Classificação de pesquisas:
Pesquisa Ação: Exige um envolvimento ativo do pesquisador, pesquisa realizada em associação com ação ou resolução de um problema coletivo. 
Pesquisa Participante: Pesquisa que utiliza como técnica a observação participante, no qual o pesquisador participa ativamente como membro do grupo que ele próprio está estudando.
Tecnicas e instromentos da pesquisa:
Enfoque do Registro- Refere-se a como o observador focaliza o comportamento
Como evento- são instantâneos, episódicos.
Como estado - tem duração longa .
Com relação ao número de indivíduos focalizados:
Registros Focal- um individuo particular é focalizado durante um período inteiro.
Registros de Varredura- todos os indivíduos presente na área são focalizados, em sequência casual, durante tempo mínimo necessário para identificá-los, descrever sua posição no ambiente e atividade desenvolvida.
Registros de Episódio- é feito registro, por tempo variável, de um episódio.
DE ACORDO COM A FORMA:
Registro Cursivo – É aquele em que o observador registra os eventos, tais como se apresentam, cuidando apenas do uso da linguagem científica.
Registro Categorizado - o observador trabalha com categorias pré-definidas. As categorias são definidas com base no trabalho anterior do próprio pesquisador, no conhecimento que tem do assunto, na literatura, trabalhos de outros pesquisadores.
DE ACORDO COM O PERÍODO DE TEMPO
Registro Contínuo- Dentro de um período ininterrupto de tempo de observação, registrar o que ocorre na situação, obedecendo a sequência temporal em que os fatos ocorrem.
Registro por Amostras de Tempo- É feito em determinados períodos de tempo 
DE ACORDO COM A COMBINAÇÃO DOS DOIS CRITÉRIOS
Registro Contínuo Cursivo- Dentro de um período ininterrupto de tempo de observação, registrar utilizando linguagem científica e seguindo a sequencia temporal em que os eventos ocorrem. 
Registro Continuo Categorizado- registra categorias na sequência em que elas ocorrem. 
Registro de Evento- é a forma mais conhecida de registro contínuo categorizado. Após definir os comportamentos observados, o observador procede a contagem do número de vezesque ele ocorreu num determinado período de tempo. É o registro de frequência. 
Registro de Duração- registra o tempo que o comportamento anteriormente definido foi apresentado na sessão. Com um cronometro ou relógio deve anotar os segundos em que inicia e os segundos em que termina.
Registro Cursivo em Amostras de Tempo – No início ou no final de cada intervalo o observador olha para o sujeito e registra o que esta fazendo. 
Registro Categorizado em Amostras de Tempo – Os comportamentos são anteriormente definidos e a sessão de observação dividida em intervalos de tempo. No tempo pré-definido ( inicio ou fim do intervalo) o observador olha para o sujeito e identifica os comportamentos que estão ocorrendo.
Registro de memória- O registro é feito a posteriori, isto é após o período de observação.
Diário - O observador registra o que o sujeito faz, ou melhor, o que sucede em cada dia ou sessão.
Relato anedótico- É a descrição sucinta de determinados episódios.
Tipos de observação:
Estruturada:
OBSERVAÇÃO ASSISTEMÁTICA - Casual e simples sem planejamento prévio, útil nas etapas iniciais com o objetivo de conhecer o problema e definir hipóteses
OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA - Requer um planejamento para registro dos fenômenos em documentos previamente preparados, possibilitando a mensuração quantitativa.
FOCO:
OBSERVAÇÃO DIRETA – focaliza o comportamento do sujeito, ou melhor as ações apresentadas pelo mesmo num determinado intervalo de tempo.
OBSERVAÇÃO INDIRETA- focaliza o produto do comportamento do sujeito, ou seja obtém informações através de outras fontes (ex: troféus, produção intelectual, pinturas, escritos).
LOCAL DA OBSERVAÇÃO
OBSERVAÇÃO NATURALISTA /OBSERVAÇÃO DE CAMPO – registro dos dados na vida real na medida em que ocorrem.
OBSERVAÇÃO LABORATORIAL- registro de dados obtidos em ambiente controlado.
PARTICIPATIVA 
PARTICIPANTE – presencia os fatos e participa
OBSERVAÇÃO NÃO PARTICIPANTE- observador presencia os fatos mas não participa.
NÚMERO DE INDIVÍDUOS OBSERVADOS 
OBSERVAÇÃO INDIVIDUAL - O foco é um individuo. / OBSERVAÇÃO DE GRUPO- o foco é um grupo de indivíduos.

Continue navegando