Buscar

revisão de AEC 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Método Introspectivo- Em uma situação controlada de laboratório, os pesquisadores examinavam, através do relato verbal dos sujeitos humanos, qual a estrutura e o modo de interação dos processos conscientes.
BEHAVIORISMO METODOLÓGICO Waston O objeto de estudo se restringe ao comportamento observável. Neste sentido na medida em que os aspectos do ambiente interno (consciência) não podem ser observados por observadores externos, e não poderiam, segundo essa abordagem, ser objeto de uma ciência.
BEHAVIORISMO RADICAL Skinner Se propõe a estudar eventos não observáveis, pois em uma visão behaviorista radical, esses fenômenos têm a mesma natureza que os demais fenômenos que constituem o homem: são fenômenos físicos, materiais. Em uma visão mentalista (psicologia introspectiva ou behaviorismo metodológico), ao contrário, esses fenômenos são encarados como tendo uma natureza diferente, não são de natureza física, são de natureza mental ou psíquica. 
Existem duas classes mais amplas de eventos de interesse da análise do comportamento:
EVENTOS AMBIENTAIS - Os eventos ambientais são as alterações que ocorrem no ambiente e antecedem e/ou seguem os eventos comportamentais no tempo e no espaço, por isso, são chamados de eventos ambientais antecedentes ou consequentes.
EVENTOS COMPORTAMENTAIS - Os eventos comportamentais são as ações promovidas pelo organismo cujo comportamento estamos analisando/observando; são os eventos comportamentais que os analistas do comportamento querem explicar.
O comportamento Respondente é todo aquele comportamento que é involuntário, que acontece mediante as eventualidade.
Comportamento operante: Comportamento que modifica o ambiente e é afetado por suas modificações.
Reflexo Inato – Alteração no ambiente que produz alteração no organismo. Resposta não aprendida. Exemplo: Calor(alteração no ambiente) suor (alteração no organismo). Calor gera suor. 
Estímulo (S) – É uma parte ou mudança em uma parte do ambiente. 
Resposta (R) - Mudança no organismo. Reflexo – É uma relação entre estímulo e resposta ( interação entre organismo e ambiente)
reflexo condicionado pressupõe a associação de estímulos que provocam uma resposta condicionada, ou seja, que e esperada pelo experimentador. Esta associação tem por base uma sequência de processos comportamentais apresentados sob a forma de diferentes estímulos.
Extinção operante: ocorre por meio da suspensão de uma consequência de estímulos reforçadora anteriormente produzida por uma comportamento
recuperação espontânea refere-se ao reaparecimento da resposta condicionada depois de um período de repouso ou período de menos respostas. 
Reforço: Consequências do comportamento que aumentam a probabilidade desse mesmo comportamento voltar ocorrer. 
Reforço Positivo um estímulo é acrescentado.
Reforço Negativo um estímulo é retirado.
Punição:Consequência do comportamento que reduz sua frequência.
Punição Positiva adição de um estímulo aversivo no ambiente.
Punição Negativa retirada de um estímulo reforçador do ambiente.

Outros materiais