Buscar

Apol 1 Empreendedor

Prévia do material em texto

Nota: 80
Disciplina(s):
Comportamento Empreendedor
Fundamentos de Gestão
	Data de início:
	06/11/2017 23:40
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	07/11/2017 00:31
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Comportamento Empreendedor
Leia o texto abaixo:
Nas considerações finas do “Estudo de Tendências e oportunidades de negócio em Goiás”, desenvolvido pelo SEBRAE GOIÁS há a seguinte abordagem: “As oportunidades identificadas são baseadas nas necessidades e nos anseios que os consumidores demonstraram em nossos estudos. Vale ressaltar que todo empreendimento começa com uma oportunidade de negócios que, ao ser identificada, deve ser analisada detalhadamente. E os profissionais do Sebrae Goiás, envolvidos no processo de esclarecimento e direcionamento dos potenciais empreendedores, devem enfatizar o cuidado que eles devem tomar em contextualizar a oportunidade à sua devida realidade, capacidade de investimento, nível de conhecimento (se é necessário maior especialização e os passos que devem ser tomados), localidade, entre outros, encorajando o planejamento, a pesquisa de mercado, enfim, todos os cuidados necessários que o início de um empreendimento demanda”.
Analise as afirmações abaixo, de acordo com o texto apresentado:
I- Oportunidades são questões a serem aproveitadas pelos habitantes da localidade em que a mesma será desenvolvida.
II- Identificação de oportunidades é um processo criativo que exige do empreendedor apenas um alto poder de imaginação e abstração da realidade.
III- O estudo de identificação de oportunidade deve levar em conta o contexto do momento da avaliação, sendo pouco relevante estudar o passado ou futuro daquele segmento de negócio.
IV- Pesquisa de mercado, por menor que seja o possível empreendimento, é algo a ser considerado para avaliação do potencial de uma oportunidade.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e III apenas.
	
	B
	IV apenas.
Você acertou!
Alternativa “B”. Apenas a última é pertinente, pois realizar pesquisa de mercado é essencial e independe do porte do negócio a ser criado em termos do aproveitamento de oportunidades de negócio. Não há qualquer referência relacionada ao fato de oportunidades terem de ser aproveitadas por moradores do local de ocorrência da mesma, considerando que isso pode e deve acontecer, mas não é algo exclusivo a eles. Por mais que se use a criatividade, o processo de identificação de oportunidades também é um exercício racional, formal e de pesquisa, portanto, utiliza não somente o lado criativo do empreendedor, mas também seu lado racional e lógico, calcado na realidade do local e as efetivas condições materiais, humanas e de mercado. Sobre o que considerar em termos temporais na identificação de oportunidades, não se deve restringir à realidade atual. É de extrema importância o estudo do histórico e tendências do mercado. Sendo assim, as três primeiras afirmações não correspondem à realidade de identificação de oportunidades. (Aula 2)
	
	C
	II e III apenas.
	
	D
	II apenas.
	
	E
	I, III e IV apenas
Questão 2/5 - Comportamento Empreendedor
Existem dois tipos de visões que levam o empreendedor a trilhar a caminhada empreendedora.
Analise as sentenças a seguir, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as afirmativas falsas em relação aos tipos de visões que levam o empreendedor a empreender.
 
(    ) Na visão do empreendedorismo por necessidade a caminhada empreendedora pode ser motivada pela falta de alternativas satisfatórias de ocupação e renda; ou seja, as pessoas precisam empreender. 
(    ) No Brasil há predominância de empreendedores por oportunidade, pois o empreendedor brasileiro sabe onde está, o que é, para onde deseja ir e como pretende seguir.  
(    ) A visão motivada pela oportunidade, é um tipo de ação competitiva, que leva, em alguns casos, a ações precipitadas pouco potencializadas e com maior chance de fracasso. 
(    ) A visão motivada pela necessidade, é um tipo de caminhada mais planejada, mais pensada, calcada na razão e menos influenciada pela emoção.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, V
	
	C
	V, F, F, F
Você acertou!
Os dois tipos de visões que levam o empreendedor a trilhar a caminhada empreendedora são: a  motivada pela necessidade e a motivada pela oportunidade.
A visão motivada pela necessidade se refere a caminhada  que pode ser motivada pela falta de alternativas satisfatórias de ocupação e renda; ou seja, as pessoas precisam empreender. (Schneider, 2012, p. 28). Portanto, a primeira sentença é verdadeira.
De acordo com Schneider (2012 pág. 30),  "No Brasil, percebe-se a mudança de um contexto mais intenso de empreendedores por necessidade para um equilíbrio entre os dois tipos de empreendedores. A cada estudo, nota-se uma tendência maior em executar planejamento do ato de empreender de modo mais amplo e eficiente". Portanto, a segunda afirmativa é falsa.
A terceira afirmativa se refere a visão motivada pela necessidade e não pela visão motivada pela oportunidade. A motivada pela necessidade  "é um tipo de ação mais 'sofrida' e competitiva, que leva, em alguns casos, a ações precipitadas pouco potencializadas e com maior chance de fracasso" (Schneider, 2012, p. 28). 
A quarta afirmativa se refere a visão motivada pela oportunidade e não pela visão motivada pela necessidade. A visão motivada pela oportunidade "É um tipo de caminhada mais planejada, mais pensada, calcada na razão e menos influenciada pela emoção" (Schneider, 2012, p. 28).
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	F, F, F, V
Questão 3/5 - Fundamentos de Gestão
Os trabalhos de Henry Ford deixaram contribuições significativas aos princípios da produção em massa que são, a fabricação de peças padronizadas e o trabalho especializado. Com a linha de montagem, Ford proporcionou a racionalização da produção que agilizou o trabalho e aumentou a produção, apresentando as seguintes características de padronização: o maquinário, o material, a mão de obra e o design do produto.
A seguir, algumas afirmações a respeito da produção em massa e da padronização das peças. 
 I. A produção em massa se baseia em peças e componentes padronizados e intercambiáveis e especialização do trabalhador.
II. Para alcançar a padronização, Ford passou a utilizar o mesmo sistema de calibragem para todas as peças, em todo o processo de manufatura.
III. A produção em massa consiste em produzir produtos exclusivos e em escala menor do que o habitual.
IV. Na produção em massa, cada etapa do processo produtivo é realizada por um trabalhador diferente.
É correto que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	II e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
Você acertou!
De acordo com a Aula II páginas 8 e 9 somente as laternativas I, II e IV estão de acordo com os conceitos que versam sobre os três princípios de Ford para acelerar a produção. 
Ford pensou que o maquinário, o material, a mão de obra e o design do produto deveriam ser padronizados para garantir a qualidade da produção das peças e componentes. Cada etapa era realizada por um trabalhador diferente e especializado naquela função para garantir a eficácia. O uso da calibragem visava garantir que as peças e componentes estavam sendo produzidos nas mesmas condições e características planejadas.
A alternativa III está incorreta porque a principal característica da produção em massa é justamente a padronização dos processos para reduzir custos e garantir a qualidade dos produtos produzidos.
	
	E
	II, III e IV apenasQuestão 4/5 - Fundamentos de Gestão
O americano Frederick Winslow Taylor ficou conhecido como o pai da Administração Científica. A administração científica é marcada por três fases, sendo a primeira delas referente ao salário pago aos trabalhadores. A segunda fase marcada pelas experiências profissionais de Taylor, e a terceira fase, que apresenta as técnicas da administração científica.
Leia e analise as afirmativas abaixo que versam sobre as fases da administração científica de Taylor:
I. Na primeira fase o pagamento era realizado apenas por dia ou por peça, o que motivava o trabalhador a produzir mais.
II. Na segunda fase é necessário treinar cientificamente os funcionários para que todos realizem as atividades de um modo padrão.
III. A terceira fase constitui-se de estudos de tempos e movimentos, padronização de ferramentas e instrumentos.
IV. Na segunda fase é necessário realizar uma seleção científica dos funcionários, ou seja, o trabalhador deve ser preparado para a tarefa que será realizada.
É correto o que se afirma em:
Nota: 0.0
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	I e III apenas.
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	I, II e IV apenas.
	
	E
	II, III e IV apenas.
De acordo com a Aula II páginas 4 e 5, são as únicas alternativas que versam corretamente sobre as fases da Administração Científica de Frederick Taylor.
Questão 5/5 - Fundamentos de Gestão
Henry Ford foi um empresário e empreendedor norte americano fundador da marca de automóveis FORD. Ficou conhecido por criar a linha de produção e o carro popular. Ao adotar a primeira linha de montagem conhecida na história, verificou que os funcionários não precisavam de tanta especialidade, já que cada funcionário, ao lado da esteira rolante, adicionava uma peça ao corpo do carro, sem a necessidade de sair do seu local de trabalho. Por esse motivo, Henry Ford pôde aumentar o salário dos seus trabalhadores, fato esse que contribui para o estimulo das vendas e também do consumo.
Assinale a única alternativa que apresenta o principal objetivo da linha de montagem desenvolvida por Henry Ford.
Nota: 20.0
	
	A
	A linha de montagem adotada por ele objetivava agilizar o trabalho para possibilitar o aumento da produção.
Você acertou!
Somenta a letra A está correta de acordo com a Aula II página 6 sobre as Propostas de Henry Ford para a produção em massa. A linha de montagem permitia agilidade e velocidade nas operações de montagem dos automóveis aumentando significativamente a produção.
A alternativa B está incorreta porque as peças a linha de montagem não servia para deslocar peças para serem armazenadas, mas sim, para serem montadas no automóvel.
A alternativa C está incorreta porque não era o objetivo da linha de montagem quebrar o ritmo dos trabalhadores, ao contrário, era de aumentar o ritmo da produção.
A alternativa D está incorreta porque a produção em massa se baseia em peças e componentes padronizados e intercambiáveis e especialização do trabalhador. Logo, a linha de montagem contribuía sim.
A alternativa E está incorreta porque não eram os trabalhadores que íam até o carro a ser montado, mas sim, as peças e o carro é que íam até o trabalhador.
	
	B
	A linha de montagem servia para deslocar com mais rapidez as peças que seriam armazenadas.
	
	C
	A linha de montagem servia para quebrar o ritmo de trabalho pois não era seqüencial nem era um mecanismo repetitivo.
	
	D
	A linha de montagem contribuía muito pouco para a produção em massa e a especialização dos trabalhadores.
	
	E
	A linha de montagem tinha como objetivo levar os trabalhadores até o local onde o carro estava sendo montado.
Conheça o novo AVA

Continue navegando