Buscar

Trabalho empreendedorismo

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
EMPREENDEDORISMO
Andressa da Silva – RA: C55JG-7
João Paulo Mariano Nascimento – RA: C6423D-6
Larissa Aparecida Siqueira – RA: C529AH-0
Raissa Almeida de Aguiar – RA: C493CA-2
São Paulo – SP
2017
3.0 –Sumário Executivo
Nome: Mercado Urbano LDTA
Razão Social: Mercado Urbano
Inscrição Estadual: 3826116010790
CNPJ: 19.368.927/0001-10
Endereço: Av. Nove de Julho, 2317 –São Paulo
Telefone/Fax: (11) 7355-5684 
Uma startup que vem para revolucionar como o setor de mercados varejistas e atacadistas atua, tornando a experiência de ir as comprar muito mais rápida e com a maior comodidade ao cliente final.
Também tende a acirrar ainda mais o setor de mercados da região, onde o mercado parceiro irá ganhar em competitividade com a redução de custo e sendo diferenciado pela praticidade que dará ao seu consumidor.
3.1 Apresentação
INTRODUÇÃO
A empresa identificou um vácuo operacional deixado pelos mercados do Brasil, notou-se que o jeito que o brasileiro vai as compras praticamente não se alterou mesmo com o avanço da internet. Em outros setores, como o de transporte com o Uber, ou de comida como o Ifood, as empresas estão se adaptando cada vez mais com a realidade atual, buscando melhorar a vida do usuário com menores preços, maior oferta e comodidade. E é com esse pensamento que essa startup quer conquistar o mercado de compras em geral em supermercados do Brasil.
Uma plataforma simples, prática e rápida onde o consumir irá criar sua lista de compras, visualizar ofertas, efetuar o pagamento e dependendo da disponibilidade do mercado parceiro, receber em casa suas compras ou retirar no mercado sem filas.
3.2 Definição de rumos da empresa.
Ser a startup líder mundial em metabuscas de supermercados, proporcionando ao cliente rapidez, economia, conforto e confiabilidade, auxiliando os supermercados na divulgação e expansão do seu horizonte de vendas.
3.3 Visão
Tornar-nos a maior startup de metabuscas mundial no ramo alimentício, auxiliando nossos parceiros a conquistar novos horizontes de vendas e proporcionando ao nosso cliente o melhor preço e comodidade. 
3.4 Missão
Todos os nossos esforços convergem para a comodidade e economia dos nossos clientes, auxiliando nossos parceiros a cuidarem de seus clientes oferecendo os melhores produtos com o melhor custo beneficio e comodidade.
3.5 Valores
“Inovação, confiabilidade, economia e compromisso”.
3.6 Pesquisa de Desenvolvimento
Inicialmente será implantado para atender a região da grande São Paulo, caso tenha êxito, será aplicada para as outras capitais do País, onde se entende que a infra-estrutura da cidade nos auxilie no desenvolvimento da plataforma. A meta é que seja capaz de atender todos os municípios do país em 2 anos.
É fundamental a parceria com mercados de todos os portes, separando por dois tipos, o de comercio varejista e o atacadista. O mercado que desejar ser parceiro deverá alimentar a plataforma com todos os dados necessários, como número de produtos a ser ofertados em estoque, data de validade e preços atualizados. O mercado também deverá informar se é possível a opção de entrega das compras, caso não tenha disponibilidade de veículos para esse serviço.
O frete será calculado levando em conta a distância, peso e volume a ser transportado, em algumas ocasiões, como áreas de risco, o cliente não terão a opção de entrega a domicílio. Será utilizado o critério que os Correios usam para avaliar as áreas de risco para entrega.
O supermercado poderá emitir relatórios do próprio sistema, como auxilio para aumentar seu controle de dados e competitividade, sendo mais um atrativo para que busque a parceria conosco. 
O custo da utilização do nosso sistema é de 1% do total bruto das vendas, e esse custo não poderá ser repassado ao cliente final.
A plataforma servirá também para propaganda, caso o mercado queira deixar em destaque produtos em promoções ou abertura de novas lojas. O valor desse serviço é cobrado à parte.
3.7 O ciclo de vida
3.8 Fatores tecnológicos envolvidos. 
3.5.1- Plataforma aplicativo.
3.5.2- Site da empresa. 
3.5.3- Mídias sociais. 
3.5.4- Comercial televisão. 
3.9 Principais clientes.
Com uma plataforma altamente intuitiva nosso site abrande as mais diversas classes econômicas, pois trabalhamos com um sistema de compras online que alem de prático é consideravelmente mais barato. 
4.0 Análise estratégica. 
Trata-se de uma plataforma que visa revolucionar o atual sistema de compras em mercados. O cliente acessará o site ou aplicativo, fazer sua lista de compras e poderá comparar preços, efetuar o pagamento pela plataforma e ter a opção de receber em casa com um valor adicional do frete ou retirar no mercado que escolheu. Isso permite ao cliente ter maior economia e mais tempo para gastar com o que realmente interessa, já que evitará filas nos caixas.
Aos mercados que se cadastrarem pode ser uma ferramenta útil no controle de estoque, verificação de preços com a concorrência, feedback dos clientes, quanto ao leque de produtos ofertados e ao atendimento. Com o aplicativo também se pode liberar funcionários da função de caixa, já que os pedidos são feitos e pagos pela plataforma. 
Isso tem como consequência um aumento da competitividade do mercado parceiro, isso melhora a concorrência e aumenta a qualidade do serviço prestado aos clientes.
Uma plataforma simples, prática e rápida onde o consumidorcriará sua lista de compras, visualizar ofertas, efetuar o pagamento e dependendo da disponibilidade do mercado parceiro, receber em casa suas compras ou retirar no mercado sem filas.
	Força
Pioneirismo
Ausência de concorrentes
Serviços prestados ao consumidor
	Oportunidades
Criar um mega banco de dados com o perfil de consumidores.
Se tornar o maior site de metabuscas de mercado mundial.
Reestruturar o perfil de compras de consumíveis no mercado Brasileiro.
	Fraquezas
Quantidade de mercados disponíveis.
Atualização de dados de estoque. 
	Ameaças
Logistica.
Serviços de entrega direto.
Concorrentes
4.1 Força
Um mercado ainda inexplorado com um campo de atuação de grande potencial. A ausência de concorrente faz com que os investimentos em divulgação sejam baixíssimos e a empresa tem esse capital disponível para investir em sua plataforma.
O próprio serviço em si faz com que seja um dos propulsores da empresa, já que traz benefícios para os mercados parceiros que ganham com um controle maior do seu estoque, aumenta suas vendas pelos benefícios que trazem aos seus clientes e amplia seu raio de atuação, já que sua loja física passa a atuar como um pequeno centro de distribuição.
Para o consumidor, não há custos adicionais ao usar a plataforma, faz com que evite que perca tempo se deslocando até o mercado, com filas e até mesmo economizando por poder comprar os preços sem sair de casa ou acessar vários sites.
4.2 Oportunidade
Poder se tornar um aplicativo com abrangência mundial de atuação. Irá inovar como os mercados atualmente funcionam e de certo modo, mudar a vida de pequenos comerciantes.
Poderá se tornar um dos aplicativos mais utilizados no Brasil e mundo em pouco tempo.
4.3 Fraquezas
Conquistar os primeiros parceiros será uma fraqueza em potencial para a empresa. Ter de confiar no número de estoque e preços sejam atualizados pelos mercados parceiros.
4.4 Ameaças
Os mercados parceiros não conseguirem suprir a necessidade de entregas das compras dos consumidores, e aumentando os riscos de perdas dos parceiros por roubo dos veículos de entregas.
Possíveis concorrentes que apresentarem serviços similares também podem atrapalhar os planos da organização.
5. Descrição da empresa
Uma startup onde é possível realizar cotações, comparação e compras nos principais supermercados do país. 
Onde o cliente realize suas despesasdo mês de forma simples rápida e econômica, a avaliação pode ser feita com base em:
Preço,
Prazo de validade dos produtos,
Disponibilidade,
Tempo de entrega.
Os usuários cadastrados não terão custos para utilizar o aplicativo ou acessar o site, suas compras geram pontos que podem ser trocados por vantagens em aquisições futuras. (Pontuação determinada pelo mercado fornecedor).
5.1- O Foco da Empresa
Ser o principal aplicativo de compras em supermercados do Brasil.
5.2 Histórico da empresa 
A empresa existe com o intuito de sempre oferecer comodidade, praticidade aos clientes e também a opção de cotações, comparação de preços, prazo de validade, disponibilidade e tempo de entrega dos produtos. Oferecendo um serviço de qualidade, rapidez e sem custos para os clientes, bastando os mesmos possuir um cadastro na plataforma que poderá ser utilizada pelo site ou aplicativo da Startup. Podendo assim usufruir dos serviços fornecidos pela empresa. 
5.3 Estrutura Organizacional
A Startup trata-se de uma empresa que presta serviços de cotação aos clientes da região da grande São Paulo por meio de um aplicativo e site. A empresa contará apenas com um escritório administrativo que cuidará da parte financeira, marketing e também um profissional da área de informática que acionará os mercados em caso de pedidos efetuados na plataforma seja pelo aplicativo ou site. A plataformas será gerenciada por um provedor que será o responsável por prestar suporte e as devidas manutenções ao aplicativo e site.
Para o desenvolvimento do aplicativo serão necessários os seguintes profissionais: Designer, Web designer, Alista de sistemas, Arquiteto de Software, Desenvolvedor / programador, Analista de banco de dados (DBA), Analista de testes e Gerente de projetos ou coordenador.
5.4 Funcionários temporários para o desenvolvimento da plataforma
Designer
Responsável por elaborar o desenho das interfaces do app, primando pela usabilidade, elemento fundamental para o sucesso do aplicativo. 
Webdesigner
Aplicar o layout que foi projetado anteriormente
Analista de sistemas
É responsável por compreender a necessidade de negócio do cliente e especificar por escrito o que precisa ser feito no projeto. Também ajuda na programação.
Arquiteto de Software
Participa da programação do aplicativo, sendo responsável pelas partes mais complexas do projeto.
Desenvolvedor / Programador
Transforma as especificações de negócio do aplicativo em código, seguindo as diretrizes técnicas do arquiteto e análise funcional do analista de sistemas. O código fonte faz a conexão com banco de dados e a camada visual, para leitura, gravação e exposição das informações. Essa parte representa em torno de 50% do esforço total de um projeto de desenvolvimento de aplicativo para celular.
Analista de banco de dados (DBA)
A figura de um DBA (Database Analyst) é fundamental para tratar adequadamente grandes volumes de dados. Ele é responsável por definir a arquitetura do banco de dados e apoiar na criação dos comandos para tratamento das rotinas mais complexas de manipulação de dados.
Analista de Testes
Faz a validação do aplicativo, ou seja, se a etapa de codificação cumpriu o que foi solicitado na especificação do Analista de Sistemas e se não há erros (bugs) no app. Dependendo da configuração da equipe, o próprio analista de sistemas pode executar a etapa de validação.
Gerente de Projetos ou Coordenador
Profissional que cria e acompanha o cronograma do projeto, distribuindo as tarefas para os profissionais.
5.5 Funcionários Fixos
Por se tratar apenas de um escritório administrativo, a empresa contará com um quadro pequeno de funcionários. São eles profissionais de marketing responsáveis pelos anúncios e divulgações com o intuito de atrair mais usuários para plataforma, finanças que serão responsáveis pela parte financeira, patrimonial e possíveis investimentos da empresa, recursos humanos responsáveis pelo recrutamento e seleção de funcionários e também profissionais da parte de operaçãoes que serão da área de informática a função deles será alimentar planilhas com dados fornecidos pela empresa e também acionar os mercados parceiros em caso de pedidos efetuados na plataforma.
6. Produtos e Serviços
O Cliente realiza o cadastro no nosso site, ou APP, informando seus dados pessoais e financeiros, uma vez que seu perfil é criado ele pode realizar cotações aleatórias ou criar uma lista de compras para ser entregue periodicamente. 
O cliente tem a opção de comparar a cotação entre os supermercados disponíveis, e escolher qual proposta lhe atende melhor.
Ao concluir a venda, nossa plataforma aciona o mercado (Centro de distribuição) que separa as compras e entrega ao cliente conforme combinado. 
O cliente não tem a opção de comprar produtos aleatoriamente cada cotação sai completa do mesmo mercado. 
O Acumulo de pontos, assim como promoções e frete CIF ou FOB, são determinadas pela administração de cada supermercado, com base em sua estratégia de venda. 
Nossa plataforma é responsável apenas pelo encaminhamento de vendas e marketing dos parceiros em nossas redes sociais, sendo assim nossos honorários estão ligadas as vendas concluídas.
Um percentual de 1% do valor de cada compra é pago pelo mercado a nossa empresa, esse valor não será repassado ao cliente. 
Cada parceiro possui um plano de divulgação que já estão incluídos nesses 1 % o acréscimo de novas divulgações será negociado a parte. 
6.1 Como são produzidos 
A empresa apenas presta serviços de cotação de acordo com preços, prazo de validade, disponibilidade e tempo de entrega nos principais supermercados da região da grande São Paulo, oferecendo praticidade comodidade, e dando a possibilidade dos clientes compararem os preços, e adquirirem seus produtos no supermercado que melhor atendê-los em questão de preço e variedade de produtos. A empresa também contará com um sistema de banco de dados alimentado pelos colaboradores com informações fornecidas pelos próprios supermercados.
7. Plano Operacional
A Startup presta serviços de cotações dos mercados em produtos do ramo alimentício são elas preços, disponibilidade de produtos em estoques e também prazo de validade aos clientes da região da grande São Paulo. Portanto não há produção de bens apenas uma prestação de serviços. A estratégia da Startup é atender os clientes de forma rápida prática e eficiente através da plataforma online, oferecendo assim um serviço de qualidade e sem custos aos clientes. O profissional responsável por essas operações será o funcionário de informática, responsável pela comunicação com os mercados, e fará a alimentação de dados mais relevantes sobre os produtos nas planilhas, esses dados serão disponibilizadas pelos mercados parceiros, para que assim o cliente possa escolher o mercado que melhor lhe atenda e efetuar suas compras com mais praticidade e agilidade.
7.1 Custos do plano operacional 
O plano operacional da Startup não terá altos custos devido as operações ser realizadas através de seu próprio sistema. Os custos serão apenas de pagamentos de salário do funcionário responsável pela parte de operações na Startup, que no caso será o Funcionário de informática.
8. Plano de RH – Matriz 
Nossa companhia terá uma matriz localizada em São Paulo – Av. Nove de Julho, 2317, Santa Cruz, onde será tratada toda parte administrativa, financeira logística, e operacional. Teremos um call center referente as dúvidas e sac., nosso setor de informática de início contara com uma empresa terceirizada para melhor atender as necessidades dos nossos clientes em relação ao site e aplicativo, e por fim os Hipermercados que serão nossos produtos, no começo ofereceremos nossa plataforma de meta buscas apenas para empresas localizas dentro da grande São Paulo, nos mercados menores teremos o auxílio da parte operacional que ficara na sede, quando for acionado um dos funcionários do mercado fará as compras para os clientes levando até o endereço que foi cadastradoposteriormente no site. 
Para que nossas metas possam alcançar a eficácia utilizaremos os seguintes métodos como principais pontos: 
8.1 Conhecer os objetivos e diretrizes da empresa
O RH deve estar ciente das metas da organização para desenvolver seus diagnósticos e propostas de atuação. Conhecer as metas de produtividade, objetivos de expansão, expectativas de contratação de novos talentos e intenções de mudança é muito importante para promover ações em favor da organização e que façam convergir os interesses da empresa e dos funcionários.
Além disso, é importante que o setor de recursos humanos também esteja ciente e participe ativamente de estratégias que visem reiterar e divulgar as diretrizes organizacionais, ou seja, a missão, a visão e os valores da empresa.
8.2 Reuniões com os gestores
Envolver todos os donos, no plano de RH é uma estratégia para fazer com que a empresa consiga fluir sem divergências ao decorrer do tempo. As reuniões com os gestores de cada regional aconteceram nas últimas segundas-feiras de cada mês. Reunir os gestores também pode ser interessante para que todos juntos possam discutir a solução de problemas ou novas ideias para implantar no departamento de pessoal.
8.3 Levantamento de variáveis: conhecer a situação atual
Muitos fatores e mudanças no ambiente exigem adaptações da organização. Crise financeira, questões políticas, leis ambientais, cobrança por sustentabilidade são alguns fatores externos que demandam diferentes posturas da empresa.
8.4 Comunicação interna
Para ter uma comunicação interna eficiente, recomenda-se que um profissional dessa área, como um jornalista ou umas relações públicas, faça parte do setor, de modo que se torne responsável pelo gerenciamento das ferramentas comunicação interna.
8.5 Planos de carreira
Teremos planos de carreira para 06 meses, ou seja, se um funcionário que ingressou na matriz a mais de 06 meses e vem desempenhando sua função com excelência podemos alterar o cargo e assim o salário. Desse modo, os funcionários terão ciência de que poderão crescer dentro da organização e, mesmo que no início ocupem uma função mais baixa na hierarquia organizacional, poderão crescer e ocupar cargos mais altos em médio prazo.
Para o desenvolvimento de planos de carreira, o setor de RH pode contar com o apoio de um psicólogo, pois esse profissional é qualificado para realizar avaliações que identificam quais colaboradores têm o perfil mais adequado para assumir uma liderança ou qualquer outro cargo de maior responsabilidade dentro da organização.
8.6 Do planejamento de recursos humanos aos planos de ação
O planejamento de recursos humanos é um processo muito importante para manter a integridade do patrimônio de pessoas da organização. Para desenvolvê-lo, é preciso engajamento e dinamismo da equipe e com o auxílio das novas tecnologias, esse processo tem sido facilitado e apresentado alta qualidade. As ações bem planejadas vão desencadear diretamente na produtividade, qualidade do serviço, motivação e relacionamentos interpessoais da empresa.
8.7 Ciclo PDCA
PDCA é uma sigla em inglês para as palavras Plan, Do, Check e Action, que traduzidas podem significar algo como planejamento, execução, checagem e ação. Isso quer dizer que o planejamento de recursos humanos deve ser feito de forma cíclica, seguindo o PDCA.
9. Analise e mercado
O mercado de atuação não apresenta concorrente, com o caminho livre, a empresa pode se destacar em poucos meses e se tornar referência no mercado antes que a concorrência consiga apresentar uma ameaça real.
10. Estratégia de Marketing
A principal estratégia de marketing utilizada pela empresa é a Inbound Marketing, que é uma estratégia de marketing que busca atrair e conquistar potenciais clientes por meio de conteúdo de qualidade, indo na direção oposta do marketing tradicional, que compra a atenção do consumidor e usa mensagens invasivas.
Oferecendo conteúdo de qualidade especializado para o público-alvo da sua marca e pensando em todas as etapas do funil de vendas, torna a empresa relevante e, consequentemente, lembrada. O Inbound acompanha o cliente desde a fase da atração, quando ele ainda é um prospect, até a fidelização.
A organização utilizará a publicidade de redes sociais. Na rede social, o alcance da divulgação se mostra muito eficiente e com custo zero, através de páginas no Facebook, Instagram e Linkedin.
Utilizar também o SEO (Search Engine Optimization, em tradução livre “Otimização nos Motores de Busca”). Ou seja, é uma estratégia para que o site da empresa alcance um melhor posicionamento nos sites de busca.
Economizando com divulgação, faz com que a startup aumente suas chances de obter um sucesso maior, já que não precisará de grandes investimentos iniciais.
11. Plano Financeiro:
11.1 Item a ser investido e custos do desenvolvimento da plataforma
			
	Item a ser investido 
	Valor
	% de Depreciação anual
	Total de Investimentos Iniciais
	Investimento em MKT
	R$ 2.000,00 
	-
	R$ 331.000,00 
	Computadores
	R$ 5.000,00 
	5%
	
	Desenvolvimento do aplicativo e site
	R$ 300.000,00 
	-
	
11.2 Projeção de custos fixos da Startup no primeiro mês
	Custos Fixos
	Valor
	Salários
	R$ 11.370,00
	Sócios
	R$ 20.000,00
	Aluguéis
	R$ 2.950,00
	Energia Elétrica
	R$ 200,00
	Telefone
	R$ 100,00
	Manutenção do aplicativo e site
	R$ 6.000,00 
	
	
11.3 Projeção das Receitas de vendas anuais 
	Receitas de Vendas
	Receita Ano 1
	Receita Ano 2
	Receita Ano 3
	Receita Ano 4
	Receita Ano 5
	Vendas Santo André
	R$ 100.000,00 
	R$ 40.000,00 
	R$ 85.000,00 
	R$ 85.000,00 
	R$ 88.000,00 
	Vendas São Bernardo do Campo 
	R$95.000,00 
	R$ 50.000,00 
	R$ 50.000,00 
	R$ 65.000,00 
	R$ 75.000,00 
	Vendas São Caetano
	R$ 55.000,00 
	R$ 125.000,00 
	R$ 55.000,00 
	R$ 100.000,00 
	R$ 150.000,00 
	Vendas Centro de São Paulo
	R$ 100.000,00 
	R$ 175.000,00 
	R$ 180.000,00 
	R$ 205.000,00 
	R$ 235.000,00 
	Projeção de receitas de vendas
	R$ 350.000,00 
	R$ 390.000,00 
	R$ 370.000,00 
	R$ 455.000,00 
	R$ 548.000,00 
	
	
	
	
	
	
11.4 Indicadores de retorno e resumo do planejamento financeiro em 5 anos
	Indicadores de Retorno
	TMA (Taxa mínima de atratividade)
	10%
	VPL (Valor Presente Líquido)
	R$ 296.699,92 
	TIR (Taxa Interna de Retorno)
	38%
	Payback (tempo necessário até começar obter lucro )
	3 anos 
	Investimento Inicial
	R$ 331.000,00 
	Resumo
	Ano 1
	Ano 2
	Ano 3
	Ano 4
	Ano 5
	Total
	Receita Bruta
	R$ 350.000,00
	R$ 390.000,00 
	R$ 370.000,00 
	R$ 455.000,00 
	R$ 548.000,00 
	R$ 2.113.000,00
	(%) Impostos
	5%
	5%
	5%
	5%
	5%
	25%
	Impostos
	R$ 12.000,00
	R$ 14.000,00 
	R$ 15.000,00 
	R$ 17.500,00 
	R$ 19.500,00 
	R$ 78.000,00
	Custos Fixos
	R$ 195.440,00
	R$ 212.995,00 
	R$ 232.294,50 
	R$ 253.523,95 
	R$ 276.876,36 
	R$ 1.171.129,81
	Custos Variáveis
	R$ 2.000,00 
	R$ 2.500,00 
	R$ 3.000,00 
	R$ 3.500,00 
	R$ 3.500,00 
	R$ 14.500,00 
	Lucro Líquido
	R$ 140.560,00
	R$ 160.505,00 
	R$ 119.705,50 
	R$ 180.476,05 
	R$ 248.123,64 
	R$ 849.370,19
	Investimento Bruto
	R$ 2.000,00 
	R$ 3.000,00 
	R$ 3.000,00 
	R$ 3.500,00 
	R$ 4.000,00 
	R$ 15.500,00 
	Lucro Livre
	R$ 138.560,00
	R$ 157.505,00 
	R$ 116.705,50 
	R$ 176.976,05 
	R$ 244.123,64 
	R$ 833.870,19
11.5 Pontos de equilíbrio do negócio 
O ponto de equilíbrio da Startup foi calculado com base nas receitas e custos fixos e variáveis do mês de janeiro. Esse cálculo obteve o seguinte resultado 55,52%. Este resultado mostra a capacidade da empresa arcar com seus custos fixos em janeiro.
11.6 ImpostosNossa empresa será uma intermediadora entre mercado e cliente ela prestara notas de serviço emitidas no próprio município dessa forma se isentando dos impostos de ISS, PCC, ISCM e IPI.
ICMS o valor de ICMS já é pago pelo Prestador 
PCC não possuímos serviço técnico 
ISS retido pelo Prestador podendo haver variações entre 2% e 5% 
IPI intermediares não fornecem notas fiscais eletrônicas modelo DANFE
O ISS apenas será retido pelo tomador quando o nosso fornecedor não obtiver cadastro na prefeitura de São Paulo, vale ressaltar que o ISS é um imposto municipal podendo assim ter diferenças para prestadores de S.A, L.T.D.A e Simples Nacional. Supermercados que são optantes pelo SIMEI são isentos de quaisquer impostos.

Continue navegando