Buscar

Relatório solução I

Prévia do material em texto

I N S T I T U T O F E D E R A L D O P A R A N Á
C Â M P U S P A R A N A V A Í
	
FERNANDA APª DA S. RODRIGUES
PREPARO DE SOLUÇOES I
Relatório de Química Experimental apresentado ao IFPR – Instituto Federal do Paraná - como requisito parcial para obtenção de conceito bimestral 
 Profª. Drª. Vanessa Aparecida Marcolino.
PARANAVAÍ
2016
 
Introdução
No planeta é difícil de encontrar substâncias puras, a maior parte são formadas por mais de uma substância, que são denominadas misturas. Pode-se chamar de “soluções” as misturas homogêneas, assim afirma-se que soluções são misturas de duas ou mais substâncias (LENZI et all, 2012).
Uma solução é constituída por um solvente e um soluto. O solvente é uma substância capaz de dissolver outra, já o soluto é a substância que será dissolvida no solvente. Quando uma solução é constituída usando a água como solvente denomina-se solução aquosa, que geralmente é muito encontrada no dia-a-dia (PERUZZO;CANTO, 2003).
Grande parte das soluções é encontrada no estado líquido, mas também há soluções gasosas e sólidas. Um exemplo de soluções sólidas é a moeda, e o ouro que é misturado com cobre e assim por diante, e um exemplo de soluções gasosas muito encontradas em grandes cidades é o CO2 que é formada por carbono e oxigênio, assim pode-se afirmar que as soluções estão muito presentes no cotidiano do ser humano (PERUZZO;CANTO, 2003).
É comum se realizar diluições no dia-a-dia, ou seja, se pega uma solução e acrescenta-se um solvente, um exemplo bem comum é a diluição do detergente em água durante a lavagem da louça. Nas indústrias também ocorrem muitos processos de diluições, pois as soluções aquosas são vendidas em concentrações elevadas, necessitando assim a diluição em água para serem utilizadas (FELTRE, 2004).
A relação entre a quantidade soluto e a quantidade de solvente é chamada de concentração, essas relações podem ser representadas em massa (g, kg, etc.), em volume (m³, L, mL, etc.) ou em mols, assim existe varias formas de expressar as concentrações (FELTRE, 2004).
 
OBJETIVOS
2.1. OBJETIVO GERAL
	O objetivo geral foi a aprendizagem de cálculo de massa molar e dos cálculos de diluições para o preparo das soluções.
2.1. OBJETIVO ESPECÍFICO
	Aprender a realização de cálculos de massa molar e de diluições, para com esses preparar as soluções pedidas corretamente, as soluções são as seguintes:
Preparar 250 mL de solução 0,5 M de NaOH.
Preparar 100 mL de solução 0,015 M de KMnO4.
Preparar 100 mL de uma solução a 15% de HCl 0,75%.
Preparar 250 mL de uma solução a 10 % de H2SO4 1%.
MATERIAIS E MÉTODOS
3.1. EQUIPAMENTOS, UTENSÍLIOS E MATERIAIS
2 Balões volumétricos de 250 mL
2 Balões volumétricos de 100 mL
Pipeta volumétrica de 5 mL e de 25 mL
Pêra
Bastão de vidro
4 Béqueres de 250 mL
Fúnil
Balança
3.2. REAGENTES
NaOH (Hidróxido de Sódio)
HCl (Ácido Clorídrico)
KMnO4 (Permanganato de Potássio)
H2SO4 (Ácido Sulfúrico)
Água Destilada
3.3. METODOLOGIA
	Foi realizado inicialmente os cálculos de massa molar e diluição para assim então iniciar o preparo das soluções.
3.3.1. Preparo de Solução de NaOH
	Foi pesado 5 g de NaOH na balança dentro de um béquer, adicionou-se o solvente (água destilada) e misturado com o bastão até estar solubilizado, após isso se transferiu para o balão de 250 mL, lavou-se o béquer 3x, repassando o líquido para o balão e completou-se de solvente até o menisco. Etiquetou-se corretamente.
3.3.2. Preparo de Solução de HCl
	Foi colocado certa quantidade de água destilada no béquer, após isso foi pipetado 5 mL de HCl 15% e transferido para o béquer (que já continha o solvente), após isso foi transferido do béquer para o balão de 100 mL, lavou-se o béquer 3x, repassando o líquido para o balão e completou-se de solvente até o menisco. Etiquetou-se corretamente.
3.3.3. Preparo de Solução de KMnO4
	Foi pesado 0,24g de KMnO4 na balança dentro de um papel após isso foi transferido para o béquer e foi adicionado solvente (água destilada) misturou-se com o bastão até estar solubilizado, transferiu-se para o balão de 100 mL, lavou-se o béquer 3x, repassando o líquido para o balão e completou-se de solvente até o menisco. Etiquetou-se corretamente.
3.3.4. Preparo de Solução de H2SO4
	Foi colocado certa quantidade de água destilada no béquer, após isso foi pipetado 25 mL de H2SO4 10% e se transferiu para o béquer (que já continha solvente), após isso foi transferido do béquer para o balão de 250 mL, lavou-se o béquer 3x, repassando o líquido para o balão e completou-se de solvente até o menisco. Etiquetou-se corretamente.
Resultados e Discussão
4.1. Solução de NaOH
	Foi realizado o seguinte cálculo:
M = m/mm.V
0,5 = m/40.0,25
m = 5 g de NaOH
	Após o cálculo foi seguido os passos para a realização da solução como está descrito no item 3.3.1, a solução obtida é uma solução aquosa, pois foi misturado um soluto em solvente (água destilada), apresentava coloração transparente.
4.2. Solução de HCl
	Foi realizado o seguinte cálculo.
m1.v1 = m2.v2
15.v1 = 0,75.100
v1 = 5 mL de HCl
	Após o cálculo foi seguido os passos para a realização da solução como está descrito no item 3.3.2, a solução obtida é uma solução aquosa, pois foi misturado um soluto em solvente (água destilada), apresentava coloração transparente.
4.3. Solução de KMnO4
	Foi realizado o seguinte cálculo:
M = m/mm.V
0,015 = m/159.0,10
m = 0,24g de KMnO4
	Após o cálculo foi seguido os passos para a realização da solução como está descrito no item 3.3.3, a solução obtida é uma solução aquosa, pois foi misturado um soluto em solvente (água destilada), apresentava uma intensa coloração violeta.
4.4. Solução de H2SO4
	Foi realizado o seguinte cálculo.
m1.v1 = m2.v2
10.v1 = 1.250
v1 = 25 mL de H2SO4
	Após o cálculo foi seguido os passos para a realização da solução como está descrito no item 3.3.4, a solução obtida é uma solução aquosa, pois foi misturado um soluto em solvente (água destilada) apresentava coloração transparente.
ConCLUSÃO
Conclui-se após a realização correta dos cálculos e das soluções, que o resultado das quatro soluções feitas são soluções aquosas, pois foi misturado água com os solutos: NaOH, HCl, KMnO4 e H2SO4, 
6 REFERÊNCIAS
PERUZZO,Francisco;CANTO,Eduardo.Química na abordagem do cotidiano.3ºed.São Paulo:Moderna,2003.p24.
LENZI,Ervim,et all.Química Geral Experimental.2ºed.Rio de Janeiro:F. Bastos,2012.p180.
FELTRE, Ricardo.Físico-Química.6ºed.São Paulo:Moderna,2004.p16,33.
Página 5 de 5

Continue navegando