Buscar

TRABALHO APS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) Por que é importante estudar as teorias administrativas e organizacionais?
Os estudos das teorias administrativas e organizacionais influenciam a maneira como enxergamos as organizações e o meio na quão estão inseridas, assim como nos auxiliam na compreensão e previsão das práticas exercidas no meio organizacional, sendo ambos os fatores importantes para a tomada de boas decisões práticas na área da administração.
2) Como o contexto histórico influencia o surgimento de cada uma das escolas de pensamento apresentadas neste capítulo? Dê exemplos.
O contexto histórico é um importante fator determinante na maneira como os pensadores desenvolvem suas teorias, tendo em vista que eles se baseiam em problemas e pesquisas de seu contexto para a elaboração. Com o passar dos anos, teorias clássicas necessitam modernizações, ao se tornarem antiquadas às diferentes mudanças sofridas na sociedade, tais como relacionamento entre pessoas, formas de poder e de liderança, avanço tecnológico e econômico.
Como exemplo podemos citar a escola clássica de administração, que vem desde o início do capitalismo, quando havia força de trabalho desqualificada e falta de eficiência, enquanto a teoria de sistemas surgiu muito tempo depois, incorporando os avanços na área da tecnologia e informação para o desenvolvimento de uma administração mais eficaz e eficiente.
3) Quais as principais diferenças entre as contribuições que compõem a escola clássica de administração? Por que a administração científica e a gestão administrativa são estudadas no âmbito da mesma escola?
Como principal diferença entre as contribuições da escola clássica de administração pode citar a diferença de enfoque, e por esse mesmo motivo as gestões científicas e administrativas são estudadas na mesma escola, tendo a primeira um enfoque maior nos processos operacionais de trabalho e a segunda na organização em um modo geral, ambas serviram como base para o desenvolvimento da teoria e da pratica administrativa.
4) Por que a burocracia é considerada um modelo ideal? Quais são suas principais disfunções? Encontre exemplos.
A burocracia foi considerada um modelo ideal por ser baseada totalmente na lógica, além de apresentar um perfil democrático e objetivo, enquanto isso, entre as suas maiores disfunções pode citar a incapacidade de resposta e adaptação organizacional, com sua ênfase na impessoalidade, este modelo não leva em conta os elementos subjetivos presentes nas organizações, impedindo assim a tomada de decisões adequadas e rápidas em ambientes dinâmicos; sua outra grande disfunção seria o processo decisório lento, resultado de muitas regras detalhadas requeridas no uso deste método. Por exemplo, basicamente podemos tomar o governo, que possuindo uma ótima estrutura, muitas vezes não são eficientes por vários motivos de inflexibilidade e processo decisório lento, ambos devidos as suas leis e normas altamente especificadas.
5) Quais dos princípios defendidos por Fayol ainda são válidos na atualidade? A contribuição de Taylor pode ser considerada ultrapassada? Justifique.
A maioria dos princípios defendidos por Fayol ainda são validos no cenário atual, com exceção das unidades de comando e de direção, tendo em vista que estes dois não são obedecidos em todos os modelos organizacionais da atualidade, não é difícil achar uma empresa na qual existe um grupo de diretores responsáveis pela tomada de decisões, ou um subordinado que não trabalhe diretamente apenas para uma única pessoa. Uma parte do trabalho de Taylor pode ser considerada ultrapassada, mas uma boa parte de sua contribuição continua sendo empregada de maneira muito eficiente no presente momento, contribuições tais como a remuneração em função da produtividade e a seleção e treinamento dos trabalhadores em função do seu cargo. 
6) Quais são as principais idéias defendidas pelos autores representantes das teorias de transição? Quais são as escolas posteriores que se inspiraram nas idéias desses autores? 
Os autores Mary Parker Follet (1868-1933) e Chester Barnard (1886-1961) têm como principais idéias defendidas como: conseguir a integração das pessoas e a coordenação das suas atividades, motivações individuais e cooperam com os outros para atingir certos propósitos, indivíduo só contribui para a organização se seu ideal estiver de acordo com o dela, subsistema conviviam no ambiente organizacional. As escolas posteriores foram: Administração Científica e a Teoria Clássica e a Escolas das Relações Humanas.
7) Como os experimentos de Hawthorne contribuíram para a consolidação da escola de relações humanas? Quais são as principais conclusões dessa escola?
Contribuíram a favor, pois tinham como execução conduzir experimentos relacionando a luminosidade no ambiente de trabalho com a eficiência dos operários, medida pela produção. Essa experiência teve como princípio verificar os efeitos da iluminação no local de trabalho, e viram que mesmo com a redução de luz a produtividade aumentou. Os trabalhadores também estavam aumento a produtividade com o maior nível de interesse e preocupação para melhorar suas condições de trabalho, quanto mais tinha comunicação e interação entre os trabalhadores mais a produtividade crescia. Mayo acreditava que os administradores deveriam ver primeiro o bem-estar, a comunicação e a motivação dos trabalhadores. Resumidamente, as principais conclusões que Mayo teve foi que o trabalhador deve se interagir socialmente no meio de trabalho, o comportamento, cada organização e composta por grupos formais diferentes e ter uma supervisão mais participativa e preocupada com os trabalhadores, tendo assim uma grande eficiência organizacional.

Outros materiais