Buscar

Web Aula 1 Fundamentos Administração

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Web Aula 1 – Fundamentos de Administração
Conceito de Administração 
	De origem do latim é a palavra Administração, onde adsignifica direção e minister indica subordinação ou obediência. O emprego dessa palavra tornou-se tão comum que está presente na administração pessoal, familiar, financeira, empresarial, mas essa estória começou há muitos séculos, em torno de 5.000 a.C. Granjeiro (2006) revela que a real finalidade da administração é alcançar determinados objetivos desejados de forma calculada. Acrescentamos que para isso deverão ser utilizados racionalmente os recursos disponíveis, bem como o emprego das competências pelos gestores envolvidos no processo.ebaula 
1ncA maioria da população mundial vive numa sociedade eminentemente organizacional. O indivíduo, ao longo de sua trajetória, depende das organizações e é controlado por organizações e nelas passa a maior parte do seu tempo. Assim, a organização pode ser entendida como a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com ambiente. (PEREIRA, 2012, p. 15).
	O termo administração, no modelo estrutural aqui preconizado, assume importante posição na definição das opções básicas para o sucesso empresarial que envolve comando, gerência, supervisão, sem falar nas funções relacionadas ao planejamento e controle de atividades. 
	Dessa forma, a administração possibilita a utilização dos recursos produtivos (máquinas, equipamentos, sistemas, estruturas físicas/humanas e financeiro). O emprego de métodos e técnicas administrativas de gestão poderá possibilitar à empresa atuar de forma racional e adequada às suas necessidades, agilizando a tomada de decisão, potencializando os processos-chave de produção e eliminando desperdícios e retrabalhos.
	Para um bom gestor, alguns procedimentos básicos sobre a gestão da organização deverão ser de seu total conhecimento. Os níveis organizacionais são compostos com atividades relacionadas da seguinte forma:
• Nível Institucional: Atividade da Direção
• Nível Intermediário: Atividades Gerenciais
• Nível Operacional: Atividades de Execução
	Fica evidente que as organizações possuem níveis hierárquicos para tomada de decisões, e para cada nível haverá um grupo de atividades/funções a serem desenvolvidas. Essa divisão de níveis fica mais evidente quando olhamos o organograma e podemos identificar a cadeia hierárquica organizacional. 
Administração ou Gestão?
	Sem dúvidas que um dos principais desafios da administração é utilizar as informações para tomada de decisão de forma acertada. Para Montana e Charnov (2006, p. 2) administração é definida como o “[...] ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização, bem como de seus membros”.
	Nesse contexto, podemos dizer que ao citar a administração, estamos falando do gerenciamento da organização. A prática mostra que o desenvolvimento de formas distintas de atuação se traduz em um complexo processo gerencial constituído de pessoas e informações advindas de diversas áreas, como: vendas, financeiro, contabilidade, RH, ouvidoria, atendimento e outras áreas e processos da organização.
	Maximiano (2011) esclarece que podemos encontrar outros termos que identificam o mesmo processo dinâmico de tomada de decisão sobre os recursos, idênticos à palavra administração. Os termos utilizados são Management e Gestão, geralmente empregados quando associamos a palavra administração referenciando todas suas implicações administrativas, tanto estratégicas como táticas e operacionais. O termo gestão é muito empregado atualmente no ambiente empresarial das organizações. Segundo o dicionário, gestão está relacionada à “ação de agir: gerenciar ou administrar”, dando conotação direta a áreas como: gestão de negócios, gestão de ativos, gestão financeira, entre outras, todas com o objetivo de alcançar metas fazendo mais com menos.
	O que achou do texto? Você deve ter percebido que, além de haver várias definições da palavra administração, todas buscam um só objetivo: resultados.
	Os pensadores da Administração
	Os maiores pensadores da administração moderna, Taylor e Fayol (início do século) e Maximiano, nas décadas de 80 e 90, definem administração de forma dinâmica, facilitando seu entendimento.
"O principal objetivo da administração deve ser o de assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado" (TAYLOR, 1903, s/p.).
"Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar" (FAYOL, 1954, s/p.).
"Ação! Administrar significa, em primeiro lugar, ação [...] processo de tomar decisões norteados ou baseados em quatro conceitos básicos: planejar, organizar, dirigir e controlar" (MAXIMIANO, 2000, p. 1).
Em cada abordagem apresentada, o termo administração fica em primeiro plano, parecendo uma repetição; porém, se analisarmos com mais atenção, em cada abordagem o termo administração ganha sentido único.
	O que Disseram os Autores Sobre a Administração? 
	Taylor (1903) coloca de forma decisiva o problema da prosperidade associada à administração. Sinaliza que o grande ou principal objetivo da ciência da gestão de processos e métodos de produção é de garantir, de modo integral e efetivo, a prosperidade de todos os envolvidos nos processos. São eles: 
• Empregador
• Empregado
• Empresa
	Contudo, podemos pensar também que a prosperidade mencionada por Taylor (1903) não diz respeito apenas à prosperidade material ou econômica, mas também à prosperidade pessoal, humana, social, intelectual, política, etc.
	Já Fayol aborda de forma mais específica, idealizando a administração como um conjunto de atitudes que garantem a efetivação ou a realização de um objetivo definido. Dessa forma, ganha nova roupagem com Maximiano, mas na prática obedece à mesma estrutura. É importante ressaltar que ao escolher a palavra ação para resumir a administração, Maximiano desenvolve basicamente com dois outros conceitos que aproximam muito de sua realidade histórica e social, diferente da realidade histórica dos outros dois autores. São eles: velocidade e competitividade. 
	No início do século XXI, Maximiano pensa e elabora seus conceitos atendendo às solicitações que cobram sua ideia de ação, não que Fayol e Taylor não tivessem trabalhado os conceitos de velocidade e competitividade. Seguramente, eles estavam presentes para os dois, porém Maximiano (2011) abordou o tema com tamanha intensidade e os experimentou culminando a agregar um componente a mais aos processos de administração, ou processos administrativos: planejar, organizar, dirigir e controlar. 
	Processos Administrativos
	A ação de administrar nos remete ao processo administrativo, que foi concebido inicialmente nos estudos de Henry e Fayol no início do século XX, e depois complementado por Maximiano no início do XXI. Nas primeiras décadas, o termo era conhecido como funções administrativas, e mais tarde passou a ser conhecido como processo administrativo.
	No campo corporativo, o termo “processo administrativo” ficou integrado ao conjunto de atividades realizadas na geração de resultados que possa proporcionar um significativo valor ao cliente. Desde o começo da preparação da oferta do produto/serviço até a entrega dos mesmos ao mercado consumidor.
	O emprego dos princípios e processos administrativos contribui de forma efetiva para a obtenção de êxito na nova abordagem administrativa, reforçando o novo modelo de gestão com o objetivo de tornar o processo mais gerencial. A seguir elencamos os processos administrativos.
	Planejamento
	Definição dos objetivos a serem alcançados, elaborando as estratégias e deliberando projetos e ações que permitam atingi-los, desenvolvendo planos que integrem e coordenem as atividades e resultados da organização. Com o planejamento elaborado, permite que os administradores e trabalhadores tenham suas atividades voltadas diretamente ao cumprimento dos objetivos já definidos, permitindo-lhes concentrar
sua atenção no que é mais importante para a empresa.
	Organização
	É a distribuição das atividades e dos recursos necessários entre os envolvidos na execução das tarefas da organização, define o nível de autoridade entre os profissionais, sobre quem e quando e onde devem tomar as decisões. A organização tem o objetivo de distribuir as atividades e os recursos de forma balanceada a todos os seus membros, levando em conta a complexidade dos processos para que se alcance os objetivos estabelecidos de forma eficaz. Podemos dizer que os resultados do processo de organização cumprem um papel essencial na formulação da estrutura organizacional.
	Direção
	Diretamente relacionada com os processos de gestão de pessoas na empresa. Tem a função de liderar, motivar e coordenar os trabalhadores no desenvolvimento do dia a dia de suas atividades e tarefas, também pode resolver problemas relacionados a conflitos entre os funcionários através de um canal específico de comunicação destinado a essa finalidade. O líder ou responsável por um grupo ou equipe tem sob sua responsabilidade oferecer um ambiente saudável para execução das atividades, onde os profissionais se sintam satisfeitos e motivados, comprometidos com os resultados.
	Controle
	É o monitoramento e a avaliação do desempenho dos resultados da organização, assegurando que os objetivos e estratégias aconteçam dentro do planejado, podendo a qualquer sinal de desvio promover ações de correções antecipando problemas futuros. O controle envolve a definição de medidas de desempenho e sua avaliação sistemática, podendo estabelecer ações de medidas preventivas ou corretivas quando contatarem desvios significativos. Esse controle é extremamente fundamental para manter a organização no rumo planejado.
	Conceitos de Gestão por Processos 
	Gestão por Processos
	Atualmente, o termo processo é amplamente usado nas organizações e no mundo dos negócios. Podemos dizer que este termo está praticamente em todas as reuniões executivas dentro das organizações. Para Hammer (2001) processo é aquilo que cria os resultados e que a empresa fornece aos clientes. Se formos traduzir ao pé da letra, podemos dizer que processo é um grupo organizado de atividades correlatas que, em conjunto, cria um resultado de valor para os clientes. Podemos dizer que a ideia central de um processo é a execução de tarefas ou atividades isoladas, para alcançar um objetivo. Nesse caso, podemos afirmar que processo é:
UM GRUPO DE ATIVIDADES 
E NÃO APENAS UMA. 
Portanto, podemos dizer que o grande objetivo do processo é transformar entradas em saídas. 
	A gestão da empresa, sem dúvida, sempre foi e continuará sendo uma das tarefas mais complexas, arriscadas e incertas dentre todos os empreendimentos humanos. Para a gestão de processo alcançar seu objetivo, a organização deve desenvolver alguns componentes-chave que farão toda a diferença no alcance das metas, são eles: 
1- Objetivo específico
2- Entradas e saídas definidas
3- Atividade numa sequência lógica
4- Responsabilidade por resultado
5- Eleger um proprietário para o processo
6- Cadeia de cliente/fornecedor claramente definido (interno e externo)
	Esse vídeo demonstra a seriedade com que a Fundação Nacional da Qualidade - FNQ tem levado adiante o modelo de excelência em gestão.
	Segundo a Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, a abordagem por processo enfoca o administrativo aplicado por uma organização que busca a otimização e melhoria da cadeia de seus processos, desenvolvida para atender a necessidades e expectativas das partes interessadas, assegurando o melhor desempenho possível do sistema integrado a partir da mínima utilização de recursos e do máximo índice de acerto.
	Ela desenvolveu um Modelo de Excelência em Gestão com foco em processos que primam por uma liderança comprometida com a excelência de seus produtos e serviços, que é o ponto-chave do desenvolvimento de qualquer organização.
	Esse modelo de Excelência de Gestão está alicerçado sobre um conjunto de conceitos fundamentais e estruturado em critérios e requisitos que expressam a compreensão sobre a Excelência em Gestão, são eles: 
	1. Liderança:
	Este critério define o comprometimento pessoal dos membros da alta direção no estabelecimento, disseminação e atualização de valores e diretrizes organizacionais que promovam as culturas da excelência, considerando as necessidades de todas as partes interessadas. Também avalia como a alta direção analisa criticamente o desempenho global da organização.
	2. Estratégias e Planos:
	Este critério avalia o processo de formulação das estratégias de forma a determinar o posicionamento da organização no mercado, direcionar suas ações e maximizar seu desempenho, incluindo como as estratégias, os planos de ação e as metas são estabelecidos, desdobrados por toda a organização e comunicados internamente e externamente. Também examina como a organização define seu sistema de medição do desempenho.
	3. Clientes:
	Este critério examina como a organização identifica, analisa, compreende e se antecipa às necessidades dos clientes e dos mercados, divulga seus produtos, marcas e ações de melhoria, e estreita seu relacionamento com os clientes. Também examina como a organização mede e intensifica a satisfação e a fidelidade dos clientes em relação a seus produtos e marcas.
	4. Sociedade:
	Este critério examina como a organização contribui para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de forma sustentável, por meio da minimização dos impactos negativos potenciais de seus produtos e operações na sociedade e como a organização interage com a sociedade de forma ética e transparente.
	5. Informações e conhecimento:
	Este critério examina a gestão e a utilização das informações da organização e de informações comparativas pertinentes, bem como a gestão do capital intelectual da organização.
	6. Pessoas:
	Esse critério examina como são proporcionadas condições para o desenvolvimento e utilização plena do potencial das pessoas que compõem a força de trabalho, em consonância com as estratégias organizacionais. Também examina os esforços para criar e manter um ambiente de trabalho e um clima organizacional que conduzam à excelência do desempenho, à plena participação e ao crescimento pessoal e da organização.
	7. Processos:
	Este critério examina os principais aspectos da gestão dos processos da organização, incluindo o projeto do produto com foco no cliente, a execução e entrega do produto, os processos de apoio e aqueles relacionados aos fornecedores, em todos os setores e unidades. Também examina como a organização administra seus recursos financeiros, de maneira a suportar sua estratégia, seus planos de ação e a operação eficaz de seus processos.
	8. Resultados:
	Este critério examina a evolução do desempenho da organização em relação a clientes e mercados, situação financeira, pessoas, fornecedores, processos relativos ao produto, sociedade, processos de apoio e processos organizacionais. Examina também os níveis de desempenho em relação às informações comparativas pertinentes (O PRÊMIO..., 2014).
O que achou do vídeo? Excelente!
	O vídeo demonstra claramente o Fundamento da Excelência, expressando esses conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de classe mundial, que buscam constantemente se aperfeiçoar e se adaptar à mudança. Além disso, o modelo utiliza o conceito de aprendizado e melhoria contínua, segundo o ciclo PDCA (Plan, Do, Check,Action).
	Chegamos ao fim de nossa unidade. Espero que tenham aprendido sobre os conceitos históricos da administração, os novos modelos de processo organizacional e exemplos de empresas que alcançaram a excelência em gestão.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais