Buscar

1.FUNÇÃO DA ÁGUA NA PLANTA E NA CÉLULA VEGETAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
Nome: Gabriela Martins Souza
Curso: 1 Ano-Agroecologia
Data: 20/09/2017
Função da água na Planta e na Célula Vegetal.
A água constitui aproximadamente 90% do peso da planta, atuando em, praticamente, todos os processos fisiológicos e bioquímicos. Desempenha a função de solvente, através do qual gases, minerais e outros solutos entram nas células e movem-se através da planta. Tem, ainda, papel importante na regulação térmica da planta, agindo tanto no resfriamento como na manutenção e na distribuição do calor. A água funciona como constituinte do protoplasma, como solvente e participa de várias reações, além de desempenhar um papel importante na manutenção do turgor, mantendo o equilíbrio intracelular. Nos vegetais o conteúdo de água pode variar de 85 a 95% em células vivas (lembrando que os vegetais são formados por células mortas também. A água circula nos vegetais, de forma contínua através do corpo da planta, desde os pêlos radiculares à epiderme das folhas. As plantas absorvem e eliminam continuamente água, sendo o processo de liberação na forma de vapor conhecido como transpiração. Esses processos (absorção e transpiração) são de grande interesse para a fisiologia pelo fator econômico, pois existe uma relação entre a quantidade de água transpirada e o crescimento vegetal, ou seja, com a produção vegetal como um todo. Resumindo tudo isso: Age como solvente para nutrientes minerais e substâncias orgânicas; Contribui fundamentalmente para a absorção e transporte de minerais das raízes para as folhas, via xilema, e para a translocação de substâncias orgânicas e de minerais, via floema; Forma o ambiente adequado onde a maioria das reações bioquímicas ocorre, participando em muitas delas como reagente (hidrólises). É também a fonte de elétrons na fotossíntese; Influencia a estrutura e, consequentemente, a função de macromoléculas (proteínas, ácidos nucléicos, polissacarídeos, etc.) e de membranas. É responsável pela manutenção da turgescência e, portanto, contribui para o crescimento e para a manutenção da forma e estrutura dos tecidos tenros; Contribui para que as plantas não sofram tanto com as flutuações de temperatura do ambiente.
As células vegetais acumulam substâncias em seus vacúolos, então acabam absorvendo água por osmose, fazendo com que ocorra um aumento da pressão sobre a parede celular, chamada de pressão de turgor. Toda essa pressão ajuda a manter a célula rígida ou túrgida. A resistência mecânica das paredes do xilema também permite que as células resistam às fortes tensões criadas dentro dos vasos, o que é fundamental para o transporte de água e minerais do solo até as folhas; O ganho e a perda de água das células e tecidos são responsáveis por vários movimentos que ocorrem na planta (abertura e fechamento de estômatos, flores e folíolos);
É responsável pela turgescência das células e por via de consequência pela forma e estrutura dos tecidos que não possuem rigidez; ganho e a perda de água das células e tecidos são responsáveis por vários movimentos que ocorrem na planta (abertura e fechamento de estômatos, flores e folíolos); O aumento de tamanho e de volume das células depende da absorção de água.

Continue navegando