Buscar

14 RELATORIO DO ESTAGIO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
SAMARA TRINDADE SANTANA - RA: 2810794207
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SÃO SEBESTIÃO / DF
2016
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
SAMARA TRINDADE SANTANA – RA:2810794207
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado na Educação Infantil. Orientador: Tutor Presencial José Luis junio Dantas.
SÃO SEBASTIÃO / DF
2016
SUMÁRIO
Ficha de Identificação do Aluno...............................................04
Introdução...................................................................................04
Atividades Desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado na Educação Infantil .......................................................................05
Observação e Interação na Escola......................................05
Entrevista com responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola .....................................................07
Plano de Aula .......................................................................08
Regência ..............................................................................10
Considerações Finais .................................................................11
Referencias Bibliográficas ...................................................................12
IDENTIFICAÇÃO
Nome do Estagiário: Samara Trindade Santana
RA:2810794207
Curso: Pedagogia
Semestre: 4º
Ano: 2016
Inicio do Estágio:25/08/2016
Término do Estágio:23/09/2016
INTRODUÇÃO
O presente relatório foi realizado na Sociedade Educacional Crer e Ser, na turma do jardim l da professora Eliete ,com 14 alunos matriculados .A escola está localizada quadra 37 lote 04 no bairro São José ,em São Sebastião DF .
Realizei a observação na turma do jardim l do ,da educação infantil no turno matutino.
Quando cheguei para realizar a observação fui recebida com alegria pela professora e com curiosidade pelas crianças. A prática em sala de aula nos leva a refletir como será nosso dia a dia como professor. Enquanto estamos estudando apenas as teorias, não temos ideia do que é estar frente a uma classe e ser o responsável pela mediação do conhecimento às crianças, a responsabilidade é grande.
A experiência vivida na sala nos mostrou claramente o que significa ser professor na Educação Infantil. Saber como trabalhar determinado conteúdo, para que a criançada realmente se desenvolva, aprenda com compreensão.
Portanto, é no estágio prático em sala de aula, que o futuro professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar para exercer com êxito sua profissão .Durante o estagio pode observar que as aulas foram dinâmicas e interativas onde as atividades proposta pela professora ,permitiram que as crianças tivessem livre arbitro para criar ,inventar ,errar e reaprender ,visto que , a faixa etária dos alunos e caracterizada pelo entusiasmo e ousadia do aluno ,porém ,com pouca capacidade de concentração. A sala é pequena porem confortável, uma boa iluminação e ventilação. Possui ainda armário para livros ,mesa para a professora , mesas e cadeiras adequadas de tamanho apropriado para idade Nas paredes da sala estão expostas produções de desenhos realizados pelos alunos durantes a aulas .A sala contem painéis educativos ,a altura dos alunos para que eles possam visualizar melhor ,pois a organização da sala de aula é fator fundamental que contribui com o desenvolvimento do ensino aprendizagem. No inicio das aulas a professora reservava o espaço para roda de conversa ,onde as crianças têm a liberdade de se expressar livremente. Diante da roda de conversa, pude observar que a integração e a socialização entre as crianças, realmente acontecem, pois a professora passa a conhecer melhor o cotidiano de cada aluno. Os conteúdos abordados durante o estagio foram; roda de conversa, roda de historias, roda de musica, pois a musica faz parte do nosso dia a dia ,além disso ,ela contribui com sensorial idade da criança.
A escola observada é pequena porém acolhedora ,sendo constituída por sala de direção ,coordenação , secretaria ,refeitório , quatro banheiros ,sendo masculinos e dois femininos ,e 4 salas de aula ,toadas direcionadas a educação infantil ,e um pátio externo para brincadeiras ,e outro interno para as crianças do maternal.
O planejamento da professora semanalmente ,onde recebe todo apoio necessário da coordenação pedagógica ,com sugestões de atividades diferenciadas ,que contribui com o desenvolvimento das crianças.
A aula passou muito rápido ,logo deu o horário para recreio , após o intervalo a professora regente chegou e deu continuidade a aula .O estagio para mim foi uma experiência maravilhosa ,só confirmei o que já tinha certeza ,pedagogia é um sonho que esta preste a virar realidade.
DESENVOLVIMENTO
Observação e Interação.
OBSERVAÇÃO – I
A Sociedade Educacional Crer e Ser tem capacidade para 50 crianças .Mais atualmente atende a 38 alunos, com idade entre 4 meses e 5 anos. A distribuição se dá da seguinte forma: maternal l - 6 crianças, maternal I -5 alunos , jardim l-14 alunos ,e o jardim 2 13 alunos ,com atendimento integral.
 A instituição conta com 3 professores; 1 auxiliares de berçário; 2 assistentes pedagógicos; 1 cozinheiras; 1 secretária; 1 coordenadora pedagógica e administrativa.
Quanto à estrutura física, a escola infantil conta, além das salas de aulas, uma secretaria equipada com um arquivo, armário de aço, mesa com cadeira e um (PC) microcomputador . Uma cozinha equipada com um fogão industrial de quatro bocas, uma geladeira, um freezer horizontal, liquidificador, batedeira, pia, refeitório amplo com mesas e bancos. Almoxarifado com mesas e armários. Ainda existe a disposição das crianças, uma área externa, onde são realizadas as brincadeiras livres.
A sala de aula na qual realizamos o estágio, possui uma grande janela , 1 portas de acesso, duas lâmpadas fluorescentes, um armário, quadro branco , uma mesa do professor, 3 mesas com 5 cadeiras cada, proporcionais ao tamanho das crianças, 
A decoração das paredes é feita com desenhos, letras, números, cartazes com letras musicais, fotos das crianças e datas de aniversários. Essa decoração é feita pela professora em conjunto com as crianças. Vale lembra que através da interação em momentos de decorar a sala, por exemplo, que as crianças se desenvolvem, aprendem.
  A rotina da escola é organizada, mas bastante flexível. Está repleto de afetos nas atividades como: comer, dormir, trocar fraldas, dar banho, etc. As crianças chegam por volta das sete horas da manha, tomam café, participam das atividades recreativas com assistentes pedagógicas, tomam banho, trocam roupas, almoçam, fazem a higiene bucal e dormem. Às treze horas os pequenos e pequenas lancham, participam das atividades didático-pedagógicas dentro e fora da sala de aula, depois tomam banho, jantam, fazem higiene bucal e juntos com seus professores, aguardam por seus pais, que chegam por volta das dezessete horas. A relação professor/aluno é de atenção, carinho, cuidado, amizade, aprendizagem. As docentes as descrevem como animadas, espertas, interessadas, curiosas.
O planejamento é feito em nível de unidade, ou seja, segue-se o referencial da Educação Infantil, porém, com ênfase nas peculiaridades de cada instituição. Isto é, conforme acordado no Projeto Político-Pedagógico da unidade de ensino, dessa forma, o professor (a) prepara seus planos de aula que é supervisionado pela coordenadora da unidade.
OBSERVAÇÃO - II 
Começamos a observação em sala .Eu estagiaria chegueiàs 7:30 horas, tocou o sinal ,e nos  dirigimos a sala juntamente com a professora da turma do jardim I Para começarmos a aula. A professora cumprimentou os alunos e mim apresentou a sua turma explicando o porque de estarmos ali .Observamos uma relação docente-discente, favorável a aprendizagem. A professora procura dedicar seu tempo e atenção a todos de forma individual, atendendo suas principais necessidades e os alunos entre si demonstram uma boa relação de amizade. Durante as aulas a maioria das crianças são espontâneas e criativas, a minoria apresentam dificuldades de relacionamento e a professora usa a criatividade para trabalhar com essas crianças. A professora se compromete com a aprendizagem de seus alunos procurando obter variações de exercícios e verificando o envolvimento deles, alguns apresentam facilidade nas tarefas e demonstram interesse pelos livros, apesar de ainda não dominar a leitura, outros possuem interesse, porém, apresentam dificuldades para executá-la e uma parcela menor não tem comprometimento com os exercícios ou livros.
No entanto, a professora trabalha individualmente com conversas informal e pesquisas orientadas, como: identificar em um desenho a figura ao pintar as partes numeradas, descobrir as vogais, encontros vocálico, etc. Quando o aluno apresenta muitas dificuldades para entender os exercícios ou resolve-los e recebido uma orientação especial individualmente .Quando a professora observa que o aluno não está tendo progresso, comunica a Orientadora Educacional e Pedagógica e aos pais e solicita a sua intervenção, ou seja, a ajuda para o desenvolvimento das atividades de casa. 
INTERVENÇÃO – I
Em nossa prática docente, levamos para a sala de aula, materiais abordando a semana da pátria. Falamos sobre a importância do nosso pais e do respeito a qual temos que ter ,para sermos bons cidadãos .
   No decorrer das aulas propomos às crianças a produção de um cartaz com o desenho da bandeira , explicando a elas o nome de cada cor e do significado das estrelas na bandeira. Trabalhamos, ainda, as iniciais dos nomes, explicando que cada pessoa deve ser chamada pelo seu próprio nome. Assim, em uma folha previamente preparada, as crianças pintaram a letra inicial de seus nomes podem escolher entre as três cores ,azul ,amarelo ,verde.
É quando estamos em sala de aula, frente à turma, que percebemos o valor do planejamento, o que vamos passar aos alunos. Quais conteúdos farão à diferença no aprendizado das crianças e, ao mesmo tempo, de interesse dos aprendizes.
O construtivismo propõe que o aluno aprenda através da interação com o meio. Desta forma, parte-se do concreto ao abstrato e, a metodologia de ensino deve privilegiar o interesse das crianças.
Se o indivíduo gosta da maneira como o conteúdo é aplicado e se tem afinidade com o objeto de estudo, mais rapidamente irá compreender. 
O educador é um mediador que proporciona à criança oportunidades de manifestar através das trocas de experiências e brincadeiras, sentimentos e emoções vividas no seu cotidiano. Para isso, o educador precisa entender que educar é escutar a criança, envolvendo-se com criatividade na vida da mesma. Respeitando-a como ser único capaz de criar e produzir ações estabelecendo relações com o meio em que vive.
O profissional tem de estar consciente que vai trabalhar com crianças, pois seus atos podem refletir no comportamento infantil. Lembrar que a ausência de carinho, afetividade, reflete uma imagem negativa.
Desta forma, ao escolhermos a profissão de Pedagogo, devemos fazer uma análise sobre a importância de nossa participação na vida da criança e assumir uma postura de total interação, baseado no conceito de incentivo e comunicação, carinho e vontade de querer fazer a diferença, atuando como bom profissional. 
INTERVENÇÃO - II
Na segunda aula já existia certa cumplicidade, estávamos professor, estagiária e alunos, mais a vontade. Chamando as crianças pelos seus nomes, a aula flui com mais naturalidade. Foi providenciado um crachá para cada criança, com seus nomes, isso facilitou a interação com os pequenos.
Nesta aula, falamos sobre o dia da árvore : A importância de cuidar e preservar sobres suas funções. Animadamente as crianças participavam com perguntas e opiniões. Alguns, relatavam experiências de terem visto arvores com frutos ,outros de ter visto arvores caídas ,de ter visto com flores ,e assim foram se manifestando de forma natural.
É muito gratificante participar do processo de (trans.) formação das crianças, ao mesmo tempo que ensinamos, aprendemos com elas. A cada experiência, percebemos que escolhemos uma excelente profissão.
Entrevista com responsável pelo ensino-aprendizagem na Escola.
1-Quais são suas atribuições ?
Ate o momento não.
2-Como se organiza o trabalho didático na escola ( forma de planejamento ,definição de procedimento metodológicos dos conteúdos que serão trabalhados ,organizados de projetos...)?
É semanal ,conforme o conteúdo programático.
3-Em que espaço e com qual frequência são realizados as formações docentes ?Quais assuntos são mais tratados nesses encontros?
Dentro da escola 1 vezes por mês .Assunto rotineiros ,e aperfeiçoamento do conhecimento do professor.
4-Você acredita que relacionar a teoria que sustenta a proposta pedagógica escolar á pratica utilizada em sala de aula é uma dificuldade encontrada pelos professores ?De acordo com sua experiência ,por que ocorre essa dificuldade?
Não sentir dificuldade.
5-Como realizadas as reuniões com os pais?
São feitas bimestralmente , na qual se e mostrada a ficha de individual de observação de cada aluno para seus responsáveis . Os pais dialogam com os professores e tiram todas as suas duvidas.
Plano de Aula I
Tema: 
Semana da pátria
Conteúdo:
 Historia da independência ,execução de desenho da bandeira, trabalhar as cores da bandeira ,cantar o hino nacional.
Objetivos 
. Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria;
. Refletir sobre o que é ser patriota;
. Comemorar as datas cívicas do nosso país;
. Incentivar o amor à Pátria;
. Conhecer melhor a nossa história;
. Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
. Identificar os símbolos nacionais;
. Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
. Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;                       Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
. Despertar o civismo e o senso crítico através dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional e da Independência;
Objetivo Geral: 
Despertar o amor à sua pátria, valorizar e respeitar os símbolos nacionais; 
Objetivo Especifico: 
Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para
com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais
funcionários;
 Incentivar o amor à Pátria;
 Cantar e interpretar o Hino Nacional;
 Conhecer e localizar os Estados, capitais e suas respectivas siglas
trabalhando no mapa do Brasil. Conhecer as diversidades naturais do Brasil através de
Bancos de Dados;
Metodologia: 
O Presente Projeto será realizado do dia 03 a 07 de Setembro, na
Semana da Pátria, com atividades diversas durante os cinco dias.
No primeiro dia, antes do início das aulas haverá o hasteamento das
Bandeiras do Brasil, Estado e Município, neste momento a Direção dará início
as atividades da semana. Após a fala da direção os alunos respeitosamente
cantarão os Hinos do Brasil e do Estado.
No segundo e terceiro dias os alunos desenvolverão, em sala atividades
referentes ao tema PÁTRIA, estas poderão ser desenhos, cartazes,
No quarto e quinto dias os alunos participarão de uma gincana cultural 
, onde os alunos serão separados em equipes.
Recursos: 
Computadores, papéis ,tintas,
Avaliação:
 Ocorrerá por meio de observação, durante o desenvolvimento das atividades, se houve interesse em realiza-las e se as palavras formuladas fazem sentido.
PLANO DE AULA II
TEMA:
 Dia da árvore
CONTEUDO :
Desenho das arvores, trabalhar as arvoresfrutífera ,e contar historias embaixo de uma arvore pra poder observa-la.
OBJETIVO:
Comemorar o Dia da Árvore, aproveitando para despertar a consciência ecológica nos alunos
Mostrar a importância das árvores para o planeta
Sensibilizar as crianças para os benefícios da árvore no dia a dia de todos os seres vivos
Promover o cuidado com o meio ambiente.
OBJETIVO GERAL:
Conscientização da preservação do meio ambiente ,importância da árvore.
OBJETIVO ESPECIFICO:
  Desenvolver atitudes de respeito, carinho e cuidado com as árvores/natureza;
  Apreciar a natureza que nos rodeia;
Observar as cores presentes na natureza. 
 METODOLOGIA
 No dia da árvore desenvolveremos as seguintes atividades. Primeiro momento: Andar e o observar as árvores presentes no pátio .Sentar na sombra de uma árvore e conversar sobre o respeito e cuidados que devemos ter com as plantinhas.
Saborear frutos das árvores frutíferas(ameixa, pera, banana ,vitamina de abacate).Segundo momento: Artes/fazer uma árvore, carimbando com as mãozinhas.
RECURSOS: 
Computador, tintas, papeis, folhas de arvores.
 AVALIAÇÃO:
 Avaliar a participação e o entrosamento dos alunos, através da observação e registro.
Regência.
Regência do plano de aula l
No primeiro momento da aplicação do plano de aula da semana pátria foi explicado as criança da importância dessa data ,as crianças interagiram bem ,tiveram a curiosidade de pergunta ,e a professora respondeu a todos com carinho e atenção.
 No segundo momento foi feita uma atividades na qual a professora optou por trabalhar as cores da bandeira (verde , azul e o amarelo)passando a tinta nas mãos das crianças que foram formando a bandeira as crianças amaram. 
No terceiro momento a professora optou por vê a criatividades das crianças as deixando fazer um desenho livres , uns desenharam a bandeira, outros soldados, uns usaram o papel pra fazer um chapéu. Todos eles foram criativos ,e a professora ficou super feliz pois pode vê que o que ela os ensinou eles aprenderam perfeitamente.
E no quarto momento foi feito o encerramento no qual as crianças foram para o pátio externo da escola ,onde a professora os colocou em fila ,e os ensinou a cantar o hino nacional ,juntamente com o hasteamento da bandeira.
Regência do plano de aula II
No primeiro momento foi explico a importância das árvores de como elas nos fazem bem , dos frutos que elas nos oferece as crianças ouviram com entusiasmo , a professora destacou um momento para pergunta a cada um sua fruta favorita ,para assim ela falar o nome de cada arvores correspondente a seus frutos, uns riram dos nomes , outros acharam o máximo as diferenças dos nomes .
No segundo momento foi pedido para as crianças trazerem de casa folhas de arvores a qual elas achassem bonitas e as trouxessem para sala de aula. Na sala de aula a professora pediu para que desenhassem uma arvore e usasse as folhas para colar dentro da arvore para poder enfeitada , e assim foi feita a colagem.
No terceiro momento foi pedido aos alunos na aula anterior para que trouxessem sua fruta preferida para que eles ajudassem a fazer uma sala de fruta ,e assim foi feito . quando eles estavam a misturar as frutas junto com a professora ,ela mais uma vez lembrou as criança que se não fosse as arvores eles não estariam comendo aquelas salada de fruta deliciosa.
No quarto momento para encerramento a professora trouxe sementes e juntamente com as crianças ,foi planta num cantinho pátio externo no qual cada aluno ira cuidar dessa semente um por em cada , e juntos observaram o crescimento dela. Eles ficaram muito entusiasmado em pode vê o crescimento de uma arvore de perto.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estágio nos deu a oportunidade de estar, efetivamente, frente à sala de aula. Tem-se a oportunidade de estar na pele do professor, literalmente. Percebemos como será nossa prática, nosso dia a dia em um Centro de Educação Infantil, como educador. Na atuação em sala de aula, tem-se a oportunidade de reflexão, de analisar onde e como devemos melhorar. Que situações nos deixaram pensativos, intrigados. Ou seja, planejamos uma coisa pensando ser excelente, mas na hora de por em prática, ledo engano. Pensando criticamente, os estágios supervisionados de licenciaturas deveriam ter uma carga horária bem maior do que é atualmente. É comum lermos anúncios em jornais, dizendo: precisa-se de professores de Matemática; História; Geografia ou Pedagogia, que tenha no mínimo seis meses de experiência. Então, por que os formandos já não saem da faculdade com essa experiência?
Enfim o momento do estagio se torna um momento decisivo para a formação do profissional da educação, pois acadêmico de hipótese alguma poderá, ocupar um espaço educacional , sem conhecer de perto a realidade da escolar e o problemas que o secar com a sociedade atual.
REFERÊNCIAS
*Livro a arvore generosa-acesso 14/09/2016
*Baú da tia Keila-acesso 02/09/2016
*educacao.uol.com.br- acesso13/09/2016 
*Livro chapéu de papel –acesso 05/09/2016
*Musica marcha soldado –acesso 02/09/2016
*www.pragentemiuda.og- acesso 03/09/2016

Continue navegando