Buscar

Modelo Estrutural Ensino Fundamental I (2)

Prévia do material em texto

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE 
pedagogia
SAMARA TRINDADE SANTANA-2810794207
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 
1° e
 2° ANO ENSINO FUNDAMENTAL
SÃO 
SEBASTIÃO -DF
2017
(
Centralizado- Arial 12 - Maiúscula
)
SAMARA TRINDADE SANTANA-2810794207
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 
1°e 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório de Estág
io apresentado ao Curso de Pedagogia
 do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina, de Estágio Supervisionado
 no 1°e 2° ano 
do ensino fundamental. 
Orientador: Tutor
 Presencial José Luís j
únior 
Dantas.
São Sebastião-DF
2017
SUMÁRIO
 INTRODUÇÃO ...........................................................................................................1
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ...............................................................2
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE OESTÁGIO SUPERVISIONADO - SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAEMENTAL I (1º e2ºanos) .......................	3
PLANO DE AULA/PREPARAÇÃO E ELABORAÇÃO..................................................4
PERÍODO DE INTERVENÇÃO/REGÊNCIA...............................................................5
CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................................................10
REFERENCIAS.............. ......................................................................................................................11
ANEXOS.....................................................................................................................12
INTRODUÇÃO
O presente relatório foi realizado no Centro de Ensino Professora Dagma da Mota, na turma do 1° e 2° ano da professora Dagma ,com 20 alunos matriculados .A escola está localizada quadra rua do CAIC lote 131e rua 40 lote 110 no bairro Tradicional ,em São Sebastião DF .
Realizei a observação nas turmas do 1ºe 2° ano ,da educação infantil no turno matutino.
Quando cheguei para realizar a observação fui recebida com alegria pela professora e com curiosidade pelas crianças. A prática em sala de aula nos leva a refletir como será nosso dia a dia como professor. Enquanto estamos estudando apenas as teorias, não temos ideia do que é estar frente a uma classe e ser o responsável pela mediação do conhecimento às crianças, a responsabilidade é grande.
A experiência vivida na sala nos mostrou claramente o que significa ser professor na Educação Infantil. Saber como trabalhar determinado conteúdo, para que a criançada realmente se desenvolva, aprenda com compreensão.
Portanto, é no estágio prático em sala de aula, que o futuro professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar para exercer com êxito sua profissão .Durante o estagio pode observar que as aulas foram dinâmicas e interativas onde as atividades proposta pela professora ,permitiram que as crianças tivessem livre arbitro para criar ,inventar ,errar e reaprender ,visto que , a faixa etária dos alunos e caracterizada pelo entusiasmo e ousadia do aluno. A sala é pequena porem confortável, uma boa iluminação e ventilação. Possui ainda armário para livros ,mesa para a professora , mesas e cadeiras adequadas de tamanho apropriado para idade Nas paredes da sala estão expostas produções de desenhos realizados pelos alunos durantes a aulas .A sala contem painéis educativos ,a altura dos alunos para que eles possam visualizar melhor ,pois a organização da sala de aula é fator fundamental que contribui com o desenvolvimento do ensino aprendizagem. No inicio das aulas a professora reservava o espaço para roda de conversa ,onde as crianças têm a liberdade de se expressar livremente. Diante da roda de conversa, pude observar que a integração e a socialização entre as crianças, realmente acontecem, pois a professora passa a conhecer melhor o cotidiano de cada aluno. Os conteúdos abordados durante o estagio foram; roda de conversa, roda de historias, roda de musica, pois a musica faz parte do nosso dia a dia ,além disso ,ela contribui com sensorial idade da criança.
A escola observada é acolhedora ,sendo constituída por sala de direção ,coordenação , secretaria ,refeitório , banheiros ,,e salas de aula ,todas direcionadas a educação infantil ,e um pátio externo para brincadeiras ,e outro interno para as crianças do maternal.
O planejamento da professora semanalmente ,onde recebe todo apoio necessário da coordenação pedagógica ,com sugestões de atividades diferenciadas ,que contribui com o desenvolvimento das crianças.
A aula passou muito rápido ,logo deu o horário para recreio , após o intervalo a professora regente chegou e deu continuidade a aula .O estagio para mim foi uma experiência maravilhosa ,só confirmei o que já tinha certeza ,pedagogia é um sonho que esta preste a virar realidade.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
O centro de Ensino Professora Dagma Mota tem capacidade para 150 crianças .Mais atualmente atende a 108 alunos, com idade 5 a10 anos. 
 A instituição conta com 6 professores; 2 assistentes pedagógicos; 1 cozinheiras; 1 secretária; 1 coordenadora pedagógica e administrativa.
Quanto à estrutura física, a escola infantil conta, além das salas de aulas, uma secretaria equipada com um arquivo, armário de aço, mesa com cadeira e um (PC) microcomputador . Uma cozinha equipada com um fogão industrial de quatro bocas, uma geladeira, um freezer horizontal, liquidificador, batedeira, pia, refeitório amplo com mesas e bancos. Almoxarifado com mesas e armários. Ainda existe a disposição das crianças, uma área externa, onde são realizadas as brincadeiras livres.
A sala de aula na qual realizamos o estágio, possui uma grande janela , 1 portas de acesso, duas lâmpadas fluorescentes, um armário, quadro branco , uma mesa do professor, 4 mesas com 5 cadeiras cada, proporcionais ao tamanho das crianças, 
A decoração das paredes é feita com desenhos, letras, números, cartazes com letras musicais, fotos das crianças e datas de aniversários. Essa decoração é feita pela professora em conjunto com as crianças. Vale lembra que através da interação em momentos de decorar a sala, por exemplo, que as crianças se desenvolvem, aprendem.
  A rotina da escola é organizada, mas bastante flexível. Está repleto de afetos nas atividades .As crianças chegam por volta das sete horas da manha, participam das atividades recreativas com assistentes pedagógicas, . Às 09:00 horas os pequenos e pequenas lancham, participam das atividades didático-pedagógicas dentro e fora da sala de aula, fazem higiene bucal e juntos com seus professores, aguardam por seus pais, que chegam por volta11:50. A relação professor/aluno é de atenção, carinho, cuidado, amizade, aprendizagem. As docentes as descrevem como animadas, espertas, interessadas, curiosas.
O planejamento é feito em nível de unidade, ou seja, segue-se o referencial da Educação Infantil, porém, com ênfase nas peculiaridades de cada instituição. Isto é, conforme acordado no Projeto Político-Pedagógico da unidade de ensino, dessa forma, o professor (a) prepara seus planos de aula que é supervisionado pela coordenadora da unidade.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAEMENTALI (1º e2º) 
Começamos a observação em sala .Eu estagiaria cheguei às 7:30 horas, tocou o sinal ,e nos  dirigimos a sala juntamente com a professora da turma do 1°ano para começarmos a aula. A professora cumprimentou os alunos e mim apresentou a sua turma explicando o porque de estarmos ali .Observamos uma relação docente-discente, favorável a aprendizagem. A professora procura dedicar seu tempo e atenção a todos de forma individual, atendendo suas principais necessidades e os alunos entre si demonstram uma boa relação de amizade.Durante as aulas a maioria das crianças são espontâneas e criativas, a minoria apresentam dificuldades de relacionamento e a professora usa a criatividade para trabalhar com essas crianças. A professora se compromete com a aprendizagem de seus alunos procurando obter variações de exercícios e verificando o envolvimento deles, alguns apresentam facilidade nas tarefas e demonstram interesse pelos livros, outros possuem interesse, porém, apresentam dificuldades para executá-la e uma parcela menor não tem comprometimento com os exercícios ou livros.
No entanto, a professora trabalha individualmente com conversas informal e pesquisas orientadas, como: identificar em um desenho a figura ao pintar as partes numeradas, descobrir, encontros vocálico, etc. Quando o aluno apresenta muitas dificuldades para entender os exercícios ou resolve-los e recebido uma orientação especial individualmente .Quando a professora observa que o aluno não está tendo progresso, comunica a Orientadora Educacional e Pedagógica e aos pais e solicita a sua intervenção, ou seja, a ajuda para o desenvolvimento das atividades de casa. Em nossa prática docente, levamos para a sala de aula, materiais abordando o dia mundial da água no qual foi uma tema tranquilo a agradável de se trabalhar o qual as crianças aprenderam facilmente, na aplicação do segundo plano de aula falamos sobre figuras geométrica no qual também foi bem sucedida despertou curiosidade da criançada, no terceiro falamos sobre a fabula o patinho feio como foi interessante pode perceber o entusiasmo e acolhimento das crianças, no qual plano de aula falamos sobre uma pequena parte do algarismo romano no qual foi percebido uma pequena dificuldade das criança porem a professora mim relatou que este e um tema que leva mais tempo para compreensão e ela ira trabalhar mais detalhadamente com os alunos ao decorrer do ano, no ultimo plano aplicado foi bem, mais pratico pois os alunos já tem um conhecimento mais detalhada o quanto a escrita então foi feito um jogo de palavras para trabalhar o letramento, no qual foi um processo ótimo de compreensão dos alunos. 
É quando estamos em sala de aula, frente à turma, que percebemos o valor do planejamento, o que vamos passar aos alunos. Quais conteúdos farão à diferença no aprendizado das crianças e, ao mesmo tempo, de interesse dos aprendizes.
O construtivismo propõe que o aluno aprenda através da interação com o meio. Desta forma, parte-se do concreto ao abstrato e, a metodologia de ensino deve privilegiar o interesse das crianças.
Se o indivíduo gosta da maneira como o conteúdo é aplicado e se tem afinidade com o objeto de estudo, mais rapidamente irá compreender. 
O educador é um mediador que proporciona à criança oportunidades de manifestar através das trocas de experiências e brincadeiras, sentimentos e emoções vividas no seu cotidiano. Para isso, o educador precisa entender que educar é escutar a criança, envolvendo-se com criatividade na vida da mesma. Respeitando-a como ser único capaz de criar e produzir ações estabelecendo relações com o meio em que vive.
O profissional tem de estar consciente que vai trabalhar com crianças, pois seus atos podem refletir no comportamento infantil. Lembrar que a ausência de carinho, afetividade, reflete uma imagem negativa.
Desta forma, ao escolhermos a profissão de Pedagogo, devemos fazer uma análise sobre a importância de nossa participação na vida da criança e assumir uma postura de total interação, baseado no conceito de incentivo e comunicação, carinho e vontade de querer fazer a diferença, atuando como bom profissional
PLANO DE AULA/PREPARAÇÃOE ELABORAÇÃO
Foi um pouco desafiador como a professora já havia mim explicado tem que seguir as normas corretamente, relata temas que desperte à vontade de aprender dos alunos, com entusiasmo ,carinho e atenção.ao mostra os planos de aula feito ela mim ajudou fazer pequenas mudanças ,ajudando a ter um conhecimento maior e facilidade em fazer outros planos de aula ,todas as colocações foi todas bem aceitas, modificadas quando se fez necessário. Orientando que planejamento não se restringe ao programa de conteúdo a ser ministrado em cada disciplina. Ele vai muito além. Está inserido dentro do plano global da escola, que inclui o papel social, as metas e seus objetivos. Vendo a importância que O plano aula possibilita ao professor, na medida do possível e do desejável, manter a articulação da disciplina como um todo pela relação com o plano de ensino e ainda realizar uma auto avaliação da aula ou uma avaliação cooperativa para orientar decisões futuras. Aspectos a serem mantidos ou a reformular poderão ser identificados com mais segurança. Cabe destacar que o plano de aula não implica obrigatoriamente seu cumprimento rígido. O cenário da aula exige permanente atitude reflexiva do professor para recriar e redirecionar ações sempre que novos interesses e necessidades imprevistas surgirem, o que não significa desprepara docente, mas competência para agir na urgência e decidir na incerteza. Entretanto, um afastamento contínuo do plano necessita ser revisado. O plano, como resultado do processo de planejamento, permite ao professor distanciar-se de sua prática, sistematizá-la e tornar mais conscientes as opções para a organização da aula. O plano documenta a experiência em suas intenções iniciais e permite o retorno a ela após o vivido para sua avaliação. Mais uma vez aprendi muito foi enriquecedor para o meu desenvolvimento como profissional de educação infantil.
PERÍODO DE INTERVENÇÃO/REGÊNCIA
I. Dados de identificação
Nome da Escola: Centro de ensino Professora Dágma Mota
Diretor (a):Dágma Lopes da Mota
Estagiário (a):Samara Trindade Santana
Professor Regente (Supervisor de Campo): Dágma Lopes da Mota
Série:1° ano
Período: matutino
Número de alunos:20
Data:30/03/2017
Tema da aula: Dia mundial da água
II. Objetivos 
-Reconhecer a importância da água para o surgimento e manutenção da vida, inclusive a nossa sobrevivência; 
- Analisar criticamente o uso deste recurso e verificar se ele é adequado ou indevido.
-Identificar ações positivas sobre o uso da água e o meio ambiente.
III. Síntese dos procedimentos 
1- Propor questões à sala, a fim de realizar um diagnóstico do que os alunos sabem sobre o assunto. Por exemplo: Quanto de água o nosso corpo necessita diariamente? Por quê? b) Esta quantidade é a mesma em toda nossa vida
2- A partir daí poderá sistematizar, por meio de desenhos ou gráficos, elaborados juntamente com a professora de Matemática, a quantidade de água que existe em diferentes partes do corpo ou em diferentes espécies.
 3-Em seguida, deve-se analisar a importância da água para a vida, podendo-se averiguar isso em diferentes formas de vida 
4- O professor também deve chamar a atenção dos educandos para o uso correto deste recurso. 
5- Elaborar, juntamente com os alunos, uma lista coletiva de postura, que se deve adotar na escola e em casa, a fim de evitar o desperdício da água.
IV. Recursos 
 vídeos, Lápis grafite; Lápis de cor; canetinhas; folhas brancas; desenhos animados e histórias infantis em que a agua esteve em destaque ;cartolina.
VI. Avaliação e/ou fixação
Avaliar os conhecimentos que as crianças tinham a respeito do assunto antes e o que sabem agora. O que melhorou?  Conseguiram se expressar através do desenho ou pintura? Observar as atividades desenvolvidas e registrar o interesse, o cumprimento de tarefas, a participação no grupo e a assimilação dos conteúdos.
II. Dados de identificação
Nome da Escola: Centro de ensino Professora Dágma Mota
Diretor (a): Dágma Lopes da Mota
Estagiário (a): Samara Trindade Santana
Professor Regente (Supervisor de Campo): Dágma Lopes da Mota
Série:1°ano
Período: matutino
Número de alunos:20
Data:31/03/2017
Tema da aula: Figuras geométrica
II – Objetivos
- Distinguir figuras geométricas, explorando e reconhecendo suas características. 
-Estabelecer relação com objetos do dia a dia e os sólidos geométricos;-Aprender os traçados das formas de forma simples e prazerosa.
III - Síntese dos procedimentos  
 1-Atividade: Roda de conversa
 Através de uma conversa informal, com as crianças em rodinha perguntar a elas  se conhecem as figuras geométricas e se sabem nomeá-las.
2-Pedir para as crianças procurar na escola, na sala de aula objetos, utensílios  que lembram as formas geométricas(círculo, quadrado, triângulo e retângulo);
3-Após esta conversa fazer registro através de desenhos com interferência das formas geométricas, com atividades de colagens e  contorno.
 4-  Espalhar formas geométricas, blocos lógicos, coloridos no chão e pedir que as crianças identifiquem através de brincadeira as formas, deixando-as criar de forma livre.
5-As crianças deverão criar com palito de picolé e massinha de modelar formas geométricas, aproveitando para tentar escrever a letra inicial do seu nome, e outras letras que já conhece.
IV – Recursos
 Formas geométricas; papéis coloridos ;palito de picolé; blocos lógicos.
V - Avaliação e/ou fixação
O grupo será avaliado através da observação do professor em relação ao interesse e atenção ao realizar as atividades ,seu desenvolvimento, sua coordenação motora sua participação individual e em grupo e comportamento.
III. Dados de identificação
Nome da Escola: Centro de ensino Professora Dágma Mota
Diretor (a): Dágma Lopes da Mota
Estagiário (a): Samara Trindade Santana
Professor Regente (Supervisor de Campo): Dágma Lopes da Mota
Série:1°ano
Período: matutino
Número de alunos:20
Data:03/04/2017
Tema da aula: fabula O patinho feio
II – Objetivos
 -Alfabetizar através da história “O Patinho Feio”
-Trabalhar o processo de leitura-escrita com os alunos através do lúdico.
-Criar condições para os alunos refletir e interpretar a fábula observando a relação de valores morais dessa obra.
IIISíntese dos procedimentos  
1º Momento
Contar a história O Patinho Feio
2º Momento
Roda de conversa
Atividade oral
Após ouvir a história será feitos os seguintes questionamentos:
1. Como era o último patinho que saiu do ovo?
2. O que a mamãe achou?
3. No passeio, o que disseram do último patinho?
4. Como as outras aves tratavam o patinho?
5. Como o patinho se sentia? 
6. O que o patinho resolveu fazer?
7. Será que todos os patos têm que ser iguais?
8. Vocês acham que todas as pessoas são iguais?
3-  Cineminha!!!
Assistir  ao filme o “Patinho Feio”.
 4-Reescrevendo a história, com ajuda dos alunos.
5-Realizar uma dinâmica onde no final será feita uma reflexão sobre os valores morais.
IV – Recursos
CD da história O Patinho feio, CD da música O Pato
Vídeo Televisão e DVD; Diversos (sulfite, lápis de cor,  giz de cera, cartolina,…).
V-Avaliação e/ou fixação
A avaliação acontecerá no decorrer das atividades propostas, como produções individuais e coletivas, as atividades de expressão oral e escrita, levando em conta os pontos significativos e negativos.
IV. Dados de identificação
Nome da Escola: Centro de ensino Professora Dágma Mota
Diretor (a): Dágma Lopes da Mota
Estagiário (a): Samara Trindade Santana
Professor Regente (Supervisor de Campo): Dágma Lopes da Mota
Série:1°ano
Período: matutino
Número de alunos:20
Data:04/04/2017
Tema da aula: Algarismo romano
II – Objetivos
- Inicia o conhecimento básico do sistema de numeração romana, suas regras de composição, leitura, escrita e sua utilização no cotidiano.
-Compreender o breve histórico do sistema de numeração romana e seus registros.
-Trabalhar em equipe de acordo com as orientações dadas.
III - Síntese dos procedimentos
1-Início de conversa conta a historia dos números romano criativamente.
2-Aprendendo a identificar alguns os algarismos romanos.
3- Fazer um Jogo simples dos algarismos romanos.
4- momento - Discutir e corrigir a atividade proposta aos alunos com intuito de esclarecer dúvidas.
5- momento - Oportunizar debate sobre o conteúdo, dando maior ênfase às experiências do dia a dia.
IV – Recursos
Cartolinas ,papel sulfite, lápis, canetinha,vídeos.
V - Avaliação e/ou fixação
 A avaliação será feita durante todo o processo de exposição do conteúdo, atividade em grupo e debate. Ao final da aula será entregue aos alunos uma atividade para casa , revisando o assunto. A partir dessa atividade feita em casa, que será corrigida e discutida posteriormente, será possível fazer uma breve análise da relevância do conteúdo para o aprendizado dos alunos.
V. Dados de identificação
Nome da Escola: Centro de ensino Professora Dágma Mota
Diretor (a): Dágma Lopes da Mota
Estagiário (a): Samara Trindade Santana
Professor Regente (Supervisor de Campo): Dágma Lopes da Mota
Série:1°ano
Período: matutino
Número de alunos:20
Data:05/04/2017
Tema da aula: Monte a Palavra (alfabetização e letramento)
II - Objetivos
Perceber que as palavras são feitas por som (sílabas), e que estes sons podem ser formados por uma ou mais letras.
Ordenar sílabas para formar palavras.
Diferenciar desenhos de letras.
Interdisciplinar lizar utilizando tema animais.
III - Síntese dos procedimentos
1-Iniciar com roda de leitura contando a historia do animal que se escondia na caixa.
2- Logo após monta caixa embaralhar e pedir que o aluno escolha um desenho.
3-Perguntar  se ele sabe o nome do animal e porque ele o escolheu.
4-Pedir para que o aluno abra a caixa e monte a palavra correspondente com o desenho da caixinha, se ele não conseguir pode pedir ajuda de um amigo.
5-Ganha o grupo ou o aluno que terminar primeiro.
IV – Recursos
 Papel sulfite, canetinha, tesoura, lápis, borracha, lápis de cor, giz de cera, cola, revistas, livro. Cartela de adesivo de animais, e letras, caixa de fosforo pequena.
V - Avaliação e/ou fixação  
A avaliação pode ser feita através do entendimento do aluno sobre o assunto, o desenvolvimento em cima dos temas propostos e da execução das atividades. Esse processo de avaliação também servirá para que o professor analise o grau de leitura, escrita e oralidade dos alunos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estágio nos deu a oportunidade de estar, efetivamente, frente à sala de aula. Tem-se a oportunidade de estar na pele do professor, literalmente. Percebemos como será nossa prática, nosso dia a dia em um Centro de Educação Infantil, como educador. Na atuação em sala de aula, tem-se a oportunidade de reflexão, de analisar onde e como devemos melhorar. Que situações nos deixaram pensativos, intrigados. Ou seja, planejamos uma coisa pensando ser excelente, mas na hora de por em prática, ledo engano. 
Enfim o momento do estagio se torna um momento decisivo para a formação do profissional da educação, pois acadêmico de hipótese alguma poderá, ocupar um espaço educacional , sem conhecer de perto a realidade da escolar e o problemas que o secar com a sociedade atual.
considero que minha experiência de estágio foi muito válida e extremamente enriquecedora. Durante este tempo pude aprender muita coisa que eu sempre tive curiosidade de saber, também conheci pessoas interessantes e divertidas durante esse tempo, que me ajudaram a aprender mais quando tive dúvidas, e que transformaram o ambiente num lugar leve e divertido . Conheci novas pessoas e aprendi como me relacionar com elas no ambiente de trabalho para que tanto o meu rendimento como o deles fosse o melhor possível. Acredito que durante esse período eu pude obter um amadurecimento tanto profissional quanto pessoal que será extremamente importante para mim no futuro.
. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://escolaeducacao.com.br/ acesso em 25/05/2017
http://escolaeducacao.com.br/ acesso em 29/05/2017
http://Baú da tia Keila-acesso 04/04/2017
http://educacao.uol. com br. - acesso03/04/2017
https://www.colegioweb.com.br/matematica/ acesso em05/05/2017
 Hans Christian Andersen – O PATINHO FEIO – EDITORA COMPANHIA DE LETRINHAS. publicados em novembro de 1843.
ANEXOS

Continue navegando