Buscar

Trabalho de Homeostase Fisiologia

Prévia do material em texto

UNIFRAN- A UNIVERSIDADE DE FRANCA
FISIOTERAPIA
PRINCÍPIOS E MECANISMOS
HOMEOSTASE
FRANCA - SP
27/05/2015
UNIFRAN - A UNIVERSIDADE DE FRANCA
FISIOTERAPIA
PRINCÍPIOS E MECANISMOS
HOMEOSTASE
MARCELLA BOMFIM SENTENO
BRUNA MARIA BAZON 
ADRIELE FELIX
LARISSA FERNANDA
JENIFER LARISSA
NAYARA LIMA
FRANCA - SP
27/05/2015
Princípios da Anatomia Humana
Autor: Tortora, Gerard, J.
Autora: Marina Martinez
HOMEOSTASE 
Homeostase é a capacidade do organismo de apresentar uma situação físico-química característica e constante, dentro de determinados limites, mesmo diante de alterações impostas pelo meio ambiente.
Abstract
Homeostasis is the body's ability to present a physical-chemical characteristic situation and constant, within certain limits, even in the face of changes imposed by the environment.
Homeostase
Uma das principais características dos organismos vivos é a capacidade de alteração de seu estado orgânico como forma de reação fisiológica a mudanças do meio ambiente.
Homeostase é um processo de auto-regulação por meio do qual sistemas biológicos tendem a manter sua estabilidade para se ajustarem a condições ótimas de sobrevivência. Todos os processos de integração e coordenação de funções, mediados por circuitos mecânicos ou por sistemas hormonais e nervosos, são exemplos de regulação homeostática. A estabilidade alcançada é, na verdade, um equilíbrio dinâmico em que ocorrem mudanças contínuas, embora prevaleçam condições relativamente uniformes. Qualquer sistema em equilíbrio dinâmico -- um gato, uma comunidade ou um computador -- tende para uma situação estável, um equilíbrio que resista a forças externas de mudança. Quando um sistema desses é perturbado (o gato tem fome, uma floresta é queimada ou um computador é ativado), mecanismos reguladores respondem aos desvios para estabelecer um novo equilíbrio (o gato come, plantas restauram a floresta e o computador exibe uma solução).
Um dos segredos da sobrevivência num mundo em constante mudança consiste em diminuir ao máximo o impacto das alterações externas de tal forma que não ocorram lesões irreversíveis. Isso implica a manutenção relativa do equilíbrio das funções vitais, metabólicas e fisiológicas, com a finalidade de permitir o bom funcionamento do organismo. Entre os mecanismos homeostáticos mais importantes de recuperação do equilíbrio temporariamente perdido está a termorregulação, graças à qual a temperatura corporal de alguns animais superiores, como as aves e os mamíferos, varia entre limites estreitos. Diante de baixas temperaturas, os mamíferos reagem ativando mecanismos que tendem a reduzir as perdas de calor -- diminuem, por exemplo, o diâmetro dos vasos sangüíneos cutâneos, fenômeno conhecido como vasoconstrição -- e a aumentar a temperatura corporal mediante contrações musculares. Se a temperatura sobe, o animal dilata os vasos sangüíneos para que o sangue, ao fluir em maior profusão para os tecidos da pele, possibilite a perda de calor corporal.
Outro mecanismo homeostático comum é o aumento da produção de suor, que, ao evaporar, provoca a diminuição da temperatura. Também apresenta função homeostática a regulação da pressão sangüínea, dos líquidos corporais e do ritmo respiratório. No processo intervêm os hormônios, que desencadeiam uma série de respostas em diferentes órgãos do corpo quando são lançados na circulação, em resposta a determinados estímulos.
BIBLIOGRAFIA:
http://www.todabiologia.com/anatomia/homeostase.htm
http://www.infoescola.com/fisiologia/homeostase/

Continue navegando