Buscar

AVALIANDO PENAL

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201608947150)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	João e José, amigos de infância, combinam agredir Tião a tiros para produzir-lhe lesões corporais de natureza gravíssima pela incapacitação permanente para o trabalho. Para tanto, ambos postam-se de cada lado de uma rua e, quando o desafeto aproxima-se, efetuam disparos de arma de fogo contra ele. Apenas um disparo acerta a vítima, do que resultou sua morte. Ouvido em juízo, João confessa ter, na hora, pretendido matar Tião. José confessa ter previsto a ocorrência da morte de Tião, mas acreditou em sua habilidade e na de João para apenas lesionarem a vítima. A perícia não identificou a arma da qual partiu o projétil que acertou a vítima. Com base nos estudos realizados sobre concurso de pessoas, assinale a alternativa CORRETA acerca da responsabilidade jurídico-penal de João e José.
		
	
	João será responsabilizado como autor e José, como partícipe, face ao disposto no art. 29, § 2º, do Código Penal, cooperação dolosamente distinta.
	
	João será responsabilizado como autor e José, como partícipe, face ao disposto no art. 29, § 1º, do Código Penal participação de menor importância.
	 
	Ambos são coautores, todavia, aplicar-se-á à conduta de José o disposto art. 29, § 2º, do Código Penal, cooperação dolosamente distinta.
	
	Ambos são coautores, não havendo qualquer distinção acerca do juízo de reprovabilidade de sua conduta, consoante o disposto no art. 29, caput, do Código Penal.
	
	Ambos são coautores, todavia, aplicar-se-á à conduta de José o disposto no art. 29, § 1º, do Código Penal participação de menor importância.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201609028672)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB Exame Unificado V) As regras do concurso formal perfeito (em que se adota o sistema da exasperação da pena) foram adotadas pelo Código Penal com o objetivo de beneficiar o agente que, mediante uma só conduta, praticou dois ou mais crimes. No entanto, quando o sistema da exasperação for prejudicial ao acusado, deverá prevalecer o sistema do cúmulo material (em que a soma das penas será mais vantajosa do que o aumento de uma delas com determinado percentual, ainda que no patamar mínimo). A essa hipótese, a doutrina deu o nome de
		
	
	(D) exasperação sui generis.
	
	(B) concurso formal imperfeito.
	
	(C) concurso formal heterogêneo.
	 
	(A) concurso material benéfico.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608947173)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	João, na intenção de auxiliar Marcos no estupro de Melinda, imobiliza-a enquanto o segundo submete-a a conjunção carnal, configurando o crime de estupro previsto no art. 213 do CP. Considerando-se que João não praticou nenhum ato libidinoso com a vítima, qual será sua responsabilidade penal segundo a teoria do domínio final do fato?
		
	
	Autor colateral
	
	Autor mediato
	 
	Coautor
	 
	Partícipe
	
	Mero conivente
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608377914)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação à finalidade das sanções penais, assinale a opção correta:
		
	
	Segundo entendimento doutrinário balizador das normas aplicáveis à espécie, as teorias tidas por absolutas advogam a tese da aplicação das penas para a prevenção de futuros delitos.
	 
	O ordenamento jurídico brasileiro não reconheceu somente a função de retribuição da pena, sendo certo que a denominada teoria mista ou unificadora da pena é a mais adequada ao regime adotado pelo CP.
	
	As teorias tidas por relativas advogam a tese da retribuição do crime, justificada por seu intrínseco valor axiológico, que possui, em si, seu próprio fundamento
	
	As medidas de segurança têm finalidade essencialmente retributiva.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608377774)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 
(136° Exame OAB/SP, 1ª Fase) Assinale a opção correta com base nos princípios de direito penal na CF:
		
	
	O princípio básico que orienta a construção do direito penal é o da intranscendência da pena, resumido na fórmula nullum crimen, nulla poena, sine lege.
	
	Nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação de perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas até os sucessores e contra eles executadas, mesmo que ultrapassem o limite do valor do patrimônio transferido.
	
	Segundo a CF, é proibida a retroação de leis penais, ainda que estas sejam mais favoráveis ao acusado.
	 
	O princípio da humanidade veda as penas de morte, salvo em caso de guerra declarada, bem como as de caráter perpétuo, de trabalhos forçados, de banimento e as cruéis.
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201608938636)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale as assertivas a seguir e assinale a alternativa CORRETA: I) No concurso de causas de aumento ou de diminuição de pena previstas na parte especial, não pode o juiz limitar-se a somente um aumento ou a uma só diminuição, devendo proceder a todos os aumentos ou diminuições previstos legalmente. II) No concurso entre agravantes e atenuantes a reprimenda deve aproximar-se do limite indicado pelas circunstâncias preponderantes, entendendo-se como tais as que resultam dos motivos do crime, da personalidade do agente e da reincidência. III) No concurso material benéfico, a pena correspondente ao concurso formal não pode exceder a pena que seria cabível pela regra do crime continuado.
		
	
	Apenas a III é correta.
	
	Apenas a I é correta.
	
	II e III estão corretas.
	 
	Apenas a II é correta.
	
	I e III estão corretas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201609028682)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB Exame Unificado IV) Em relação ao cálculo da pena, é correto afirmar que
		
	
	(D) é possível que o juiz, analisando as circunstâncias judiciais do art. 59 do Código Penal, fixe pena-base em patamar acima do máximo previsto.
	
	(A) a análise da reincidência precede à verificação dos maus antecedentes, e eventual acréscimo de pena com base na reincidência deve ser posterior à redução pela participação de menor importância.
	
	(C) o acréscimo de pena pela embriaguez preordenada deve se feito posteriormente à redução pela confissão espontânea.
	 
	(B) é defeso ao juiz fixar a pena intermediária em patamar acima do máximo previsto, ainda que haja circunstância agravante a ser considerada.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608463302)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a opção correta quanto à fixação da pena. (EXAME OAB/CESPE-UNB 2009.3.)89
		
	
	Na segunda etapa da dosimetria da pena, o juiz não pode reduzir a pena em razão de circunstância relevante, anterior ou posterior ao crime,visto que tal possibilidade não está prevista expressamente em lei.
	
	Será reincidente o réu que possuir condenação por crime anterior, ainda que esta não tenha transitado em julgado.
	 
	O CP adotou o sistema trifásico de fixação da pena, segundo o qual o juiz fixa a pena-base, considera, em seguida, as circunstâncias agravantes e atenuantes e, por último, as causas de aumento e de diminuição da pena.
	
	Concorrendo circunstâncias atenuantes e agravantes, deve sempre prevalecer a circunstância atenuante, em respeito ao princípio in dubio pro reo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608926426)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O instituto que permite ser computado na execução da pena privativa de liberdade ou na medida de segurança o tempo da prisão provisória, ou seja, da prisão anterior ao trânsito em julgado da sentença condenatória, denomina-se
		
	
	regressão
	 
	detração
	
	progressão
	
	conversão
	
	remissão
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608537684)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VII Exame de Ordem Unificado
Pitágoras foi definitivamente condenado, com sentença penal condenatória transitada em julgado, à pena de6 (seis) anos de reclusão a ser cumprida, inicialmente, em regime semi‐aberto. Cerca de quatro meses após o início do cumprimento da pena privativa de liberdade, sobreveio nova condenação definitiva, desta vez a 3 (três) anos de reclusão no regime inicial aberto, em virtude da prática de crime anterior. Atento ao caso narrado, bem como às disposições pertinentes ao tema presentes tanto no código penal quanto na lei de execuções penais, é correto afirmar que
		
	
	prevalece o regime isolado de cada uma das condenações, devendo‐se executar primeiro a pena mais grave.
	
	Pitágoras poderá continuar a cumprir a pena no regime semiaberto.
	
	Pitágoras deverá regredir de regime porque a nova condenação significa cometimento de falta grave.
	 
	Pitágoras deverá regredir para o regime fechado.
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201608926421)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação à pena de prestação pecuniária é correto afirmar:
		
	
	é cabível apenas em favor da vítima ou de seus dependentes.
	
	não pode ser deduzida de eventual condenação em ação de reparação civil, ainda que coincidentes os beneficiários.
	
	é fixada em dias-multa.
	 
	não pode exceder a trezentos e sessenta salários mínimos.
	
	não é substitutiva da pena privativa de liberdade.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608597925)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No primeiro ano da suspensão condicional da pena o condenado deverá:
		
	 
	Prestar serviços à comunidade ou sofrer limitação de final de semana.
	
	Prestar serviços à comunidade ou submeter-se a perda de bens e valores.
	
	Submeter-se a perda de bens e valores ou sofrer limitação de fim de semana.
	
	Submeter-se a perda de bens e valores ou a prestação pecuniária.
	
	Submeter-se a prestação pecuniária ou sofrer limitação de fim de semana.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608946436)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(32 Exame de Ordem Cespe/UnB. Modificado) Após o trânsito em julgado da sentença penal condenatória, intimado a pagar a pena de multa que lhe fora fixada, mas não o fazendo, o condenado poderá:
		
	
	Ter sua pena de multa convertida em pena restritiva de direitos.
	
	Ter o valor da pena de multa aumentado.
	
	Ter sua dívida inscrita na fazenda pública, com a consequente execução fiscal e esta será transferida aos seus sucessores no caso de sua morte.
	 
	Ter sua dívida inscrita na fazenda pública, com a consequente execução fiscal que, entretanto, não será transferida aos seus sucessores no caso de sua morte.
	
	Ter a pena de multa convertida em pena privativa de liberdade.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608946432)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(132° Exame OAB/SP 1ª Fase. Modificada) Sobre a prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Se a pena substituída for superior a um ano, é facultado ao condenado cumprir a pena substitutiva em menor tempo, nunca inferior à metade da pena privativa de liberdade fixada.
	
	Consiste na atribuição de tarefas gratuitas ao condenado.
	 
	Deve ser aplicada nas condenações acima de 01 (um) mês e até 02 (dois) anos de privação de liberdade.
	
	Dar-se-á em entidades assistenciais, hospitais, escolas, orfanatos e outros estabelecimentos congêneres, em programas comunitários ou estatais.
	
	Somente pode ser aplicada nas condenações inferiores a seis meses
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608546855)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO Tendo como base o instituto da ação penal, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	Na ação penal privada vigora o princípio da oportunidade ou conveniência.
	
	A ação penal privada subsidiária da pública fere dispositivo constitucional que atribui ao Ministério Público o direito exclusivo de iniciar a ação pública.
	
	Como o Código Penal é silente no tocante à natureza da ação penal no crime de lesão corporal culposa, verifica-se que a referida infração será de ação penal pública incondicionada.
	
	A legitimidade para ajuizamento da queixa-crime na ação penal exclusivamente privada (ou propriamente dita) é unicamente do ofendido.
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201609016754)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(TRF-1ª Região, FCC - Analista Judiciário - 2006) A ação penal privada subsidiária da pública pode ser ajuizada pelo ofendido ou por quem tenha qualidade para representá-lo se:
		
	
	o Ministério Público tiver devolvido o inquérito à polícia para novas diligências.
	
	o Ministério Público tiver requerido o arquivamento do inquérito policial.
	
	a denúncia apresentada pelo Ministério Público for rejeitada pelo Juiz.
	 
	a ação penal pública não for intentada no prazo legal.
	
	não concordar com os termos da denúncia apresentada pelo Ministério Público.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608377786)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca da reincidência, assinale a opção correta (35ª Exame OAB- Cespe/UnB):
		
	
	O agente que, na fase de recurso de sentença condenatória pela prática de crime, comete contravenção penal, deve ser considerado reincidente não específico.
	 
	Para efeito de reincidência específica, prevalece a condenação anterior, se, entre a data do cumprimento da pena e a infração posterior, tiver decorrido tempo superior a 5 anos;
	
	Para efeitos de reincidência, são considerados os crimes eleitorais, os crimes militares próprios e os crimes políticos;
	
	Para se caracterizar a reincidência na prática de crime, é necessário que haja trânsito em julgado de sentença condenatória por prática de crime anterior;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608424590)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando as causas extintivas de punibilidade estudadas em sala, no que diz respeito ao indulto, assinale a opção correta:
		
	 
	Trata-se de atribuição do presidente da República, exercida por meio de expedição de decreto.
	
	Se o sentenciado for beneficiado por indulto coletivo, este benefício não pode ser reconhecido, de ofício, pelo juízo das execuções penais competente
	
	O indulto somente pode ser concedido por lei elaborada pelo Congresso Nacional
	
	extingue tanto a pena como os efeitos secundários da sentença, retomando a primariedade do sujeito
	
	É concedido pelo Presidente da República, porém precisa ser provocado
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608946404)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com base nos estudos realizados sobre o tema 'Concurso de Crimes', analise a notícia transcrita abaixo e assinale a alternativa correta em relação à espécie de concurso de crimes e respectivo sistema de aplicação de penas: (Roubo e estupro em Santa Teresa - Fonte: RJTV 11/03/2009) Além de roubar dinheiro, aparelhos eletrônicos e um carro, o bando teria estuprado duas jovens, uma de 19 e outra de 24 anos. As vítimas foram encaminhadas para exame de corpo de delito, mas ainda não prestaram depoimento. Câmeras instaladas em prédios podem ter registrado a chegada e a partida dos criminosos. Peritos estiveram no casarão, onde funciona um centro cultural, e que também serve de moradia. A polícia investiga a possibilidade de que um dos moradores tenha facilitado a entrada da quadrilha. No local, não foram encontrados sinais de arrombamento. "Há algumas contradições que precisam ser esclarecidas. Por isso, os depoimentos das vítimas vão ser imprescindíveis para os esclarecimentos", afirma o delegado Marcos Antonio Silva.
		
	
	trata-se de concurso formal heterogêneo entre os delitos de roubo e estupro, sendo aplicado o sistema do cúmulo material de penas.
	
	trata-se de concurso formal heterogêneo entre os delitos de roubo e estupro, sendo aplicado o sistema da exasperação de penas.
	
	trata-se de concurso material heterogêneo entreos delitos de roubo e estupro, sendo aplicado o sistema da exasperação de penas.
	
	trata-se de concurso material homogêneo entre os delitos de roubo e estupro, sendo aplicado o sistema do cúmulo material de penas.
	 
	trata-se de concurso material heterogêneo entre os delitos de roubo e estupro, sendo aplicado o sistema do cúmulo material de penas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201609028682)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB Exame Unificado IV) Em relação ao cálculo da pena, é correto afirmar que
		
	
	(C) o acréscimo de pena pela embriaguez preordenada deve se feito posteriormente à redução pela confissão espontânea.
	
	(D) é possível que o juiz, analisando as circunstâncias judiciais do art. 59 do Código Penal, fixe pena-base em patamar acima do máximo previsto.
	
	(A) a análise da reincidência precede à verificação dos maus antecedentes, e eventual acréscimo de pena com base na reincidência deve ser posterior à redução pela participação de menor importância.
	 
	(B) é defeso ao juiz fixar a pena intermediária em patamar acima do máximo previsto, ainda que haja circunstância agravante a ser considerada.

Continue navegando