Buscar

GESTAO DE QUALIDADE

Prévia do material em texto

GESTÃO DE QUALIDADE
A evolução da qualidade passou por diversas etapas como: inspeção, processos, pessoas, sistemas e gestão. No que consiste a etapa de processos? Inclusão da visão integrada entre as ações e percepção da cadeia de causas e efeitos
A gestão da qualidade tornou-se estratégica para manter a competitividade da empresa e passou a enfatizar os aspectos de inspeção, processos, pessoas, sistema e gestão. A ênfase em processos significa: inclusão da visão integrada entre as ações e percepção da cadeia de causas e efeitos
O fluxograma é uma das 7 ferramentas da qualidade, é muito utilizado e possui grande importância para a análise e melhoria do trabalho. Qual é a importância desta ferramenta? O fluxograma permite a representação gráfica do fluxo do trabalho, assim, permite o estudo preciso dos métodos, processos e rotinas, demonstra o relacionamento entre as tarefas realizadas, bem como o sequenciamento e o percurso de um determinado elemento pelos processos da empresa.
Entende-se por visão: Um cenário que pode ser concretizado em um determinado período.
Ao realizar o diagnóstico situacional da empresa, o Setor de Qualidade decide identificar seus clientes, determinar suas necessidades, identificar características de produto e processos que satisfaçam essas necessidades. A ação do Setor de Qualidade corresponde à etapa da Trilogia de Juran de: Planejamento da qualidade.
Para os sistemas de gestão organizacional, um dos principais benefícios da adoção da Gestão de Processos consiste em: constituir-se em instrumento eficaz na busca da satisfação dos clientes e do aperfeiçoamento contínuo da gestão da qualidade.
A evolução da qualidade passou pelas etapas de inspeção, processos, pessoas, sistemas e gestão. A etapa de processos se refere: À inclusão da visão integrada entre as ações e percepção da cadeia de causas e efeitos.
Na visão contemporânea da gestão de organizações por processos: o foco são os processos, diretamente responsáveis pela satisfação do cliente-fornecedor.
Em um mundo cada vez mais competitivo, é muito importante que as organizações estejam preparadas para o mercado e para isso há uma necessidade de se estabelecer alguns componentes que nortearão o seu caminho. Dentre esses componentes estão: o estabelecimento da missão da organização, a visão de futuro, seus princípios e valores.
Neste contexto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que representa a missão de uma organização. Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutritivo, que contribuam para uma alimentação mais saudável e agradável, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.  (Nestlé)
David Garvin (1987) deu um importante passo para a evolução do conceito de controle da qualidade dividindo-o em dimensões. A importância desse dimensionamento foi a facilitação de análises estratégicas relacionadas aos produtos, verificando mais facilmente quais eram seus pontos fortes e fracos. Podemos citar como Dimensões da Qualidade: Conformidade, Confiabilidade, Durabilidade, Estética Desempenho Capacidade de Assistência Técnica e Qualidade Percebida. Dessa forma, podemos dizer, que a Qualidade Percebida talvez seja uma das Dimensões da Qualidade mais importantes, porque? A qualidade é algo inerente às pessoas em função das suas expectativas e necessidades individuais
Philip Crosby foi um filósofo americano e seus estudos estão associados aos conceitos de zero defeitos e de fazer certo na 1ª vez. Qual o significado da qualidade para ele? Qualidade significa conformidade com os requisitos e deve ser definida em termos quantitativos para ajudar a organização a agir com metas tangíveis.
A qualidade envolve diversas dimensões como: conformidade, confiabilidade, durabilidade, estética, capacidade de assistência técnica e qualidade percebida. O que se verifica com relação à conformidade? Se o produto atende ao que se propõe fazer ou ao seu uso
A qualidade evoluiu até nossos dias essencialmente através de cinco etapas (Inspeção, Processo, Pessoas, Sistema e Gestão), dentro das quais a arte de obter qualidade assumiu formas distintas.
Neste contexto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que apresenta as características da etapa de Inspeção. Um ou mais atributos de um produto são examinados, medidos ou testados, a fim de assegurar a sua qualidade.
A qualidade é medida em diversas dimensões, como a conformidade, a confiabilidade, a durabilidade, a estética, o desempenho, a capacidade de assistência técnica e a qualidade percebida. A Volvo iniciou as suas atividades em 14 abril de 1927 na cidade de Gotemburgo, capital do condado de Vasttra Gotaland na Suécia. A ideia de seus fundadores, Assar Gabrielsson e Gustav Larson, era a produção de veículos de passeio que fossem ao mesmo tempo seguros e adequados às condições severas do clima e do pavimento da Suécia na época. Com base nas dimensões da qualidade, aponte a resposta que melhor represente a preocupação dos fundadores da Volvo. Confiabilidade e durabilidade
João Carlos, gerente de uma empresa de alimentos e muito conhecido pela sua aplicação nos conceitos e práticas de melhoria da qualidade. Como gestor da empresa sempre está envolvido nas questões de geração da qualidade continuada. Vê as necessidades dos clientes pela vertente TRADUZIDA por: Características dos produtos/serviços e processos na adequação do uso.
Quando o consumidor está atento à "reputação" de um produto ou serviço, acreditando que quem produz algo de qualidade reconhecida, seja capaz de manter esse nível em outros produtos ou serviços, ele está avaliando o produto ou serviço com base na dimensão de: Qualidade percebida.
A história da Black & Decker começou em 1910, na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, quando Samuel Duncam Black e Alonzo G. Decker fundaram uma empresa de máquinas. Com um traje de inovação e sempre marcada pelo pioneirismo, a Black & Decker desenvolveu e lançou produtos que revolucionaram hábitos e comportamentos dos americanos e, alguns anos depois, a vida dos brasileiros também.Ao longo de mais de 100 anos de história, a Black & Decker tem levado para a vida dos consumidores, soluções inovadoras e diferenciadas em ferramentas que possuem alta qualidade. Seus produtos mantém suas características e perfeito funcionamento, em condições normais de uso, por um longo período de tempo.Neste contexto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que apresenta a dimensão da qualidade utilizada pela Black & Decker em seus produtos. Durabilidade
Ana estava pesquisando uma empresa na internet e se deparou com o seguinte texto: - Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem. - Bem-Estar é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo. - Estar Bem é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte e com o todo. Com base no que vimos na aula 3 esse texto representa: A Missão da empresa
A gestão de processos: possibilita uma visão mais ampla e horizontal do negócio.
	Nas próprias palavras de Garvin:"as dimensões da qualidade tornam-se mais do que simples sutilezas teóricas, passam a constituir a base do uso da qualidade como arma de concorrência." - E como todo arsenal, devem ser usadas de forma adequada e ordenada, sabiamente decidindo quais e quando considerar sua aplicação, pois nem tudo precisa atender a todas as dimensões, que são: Conformidade, confiabilidade, durabilidade, estética, desempenho, capacidade de assistência técnica e qualidade percebida.
	
O ciclo do PDCA consiste em agir em quatro fases, representadas pelas iniciais, em inglês, dos procedimentos a serem adotados: plan, do, check e act. Quais os procedimentos envolvidos em cada fase do PDCA? Plan, que envolve definir objetivos, recursos, estratégias e indicadores; Do, que envolve a capacitação das pessoas e a execução das atividades;Check, que envolve o monitoramento dos procedimentos e resultados, através de indicadores, obtidos em comparação com o que foi previsto na fase do planejamento; e Act, que envolve desenvolver ações corretivas e/ou de melhorias contínua.
Por que as empresas querem atingir a qualidade no processo de Gestão? Resposta típica: Ganhar mercado, ser ativo em concorrências. As bases para a concorrência não estão mais concentradas apenas no custo, mas em outros fatores básicos de sucesso como qualidade, flexibilidade, entrega, serviço e inovação. Empresas com boa qualidade podem impor um preço mais alto e será lembrada pelos clientes.
As funções básicas da administração ficaram conhecidas como POC3 com referência a planejar, organizar, comandar, controlar e coordenar, mas com as mudanças no mercado percebeu-se a necessidade de incluir uma nova função identificada pela letra M, que é: melhoria contínua
Dois gerentes da área de produção, estavam juntos em uma Comissão de Trabalho (CT) - para promover o mapeamento do processo de produção de entradas de mercadorias para o Shopping Center. A dificuldade inicial estava na articulação dos TEMPOS: de entrada, alocação interna no depósito e distribuição para as lojas. O foco principal da discussão entre os gerentes, focava no redesenho do processo. Sendo assim - qual o resultado que os dois gerentes podem obter ao redesenhar o processo? adequar as ações de gestão de processo para atender as necessidades de agilidade do sistema de abastecimento no shopping center.
Durante a fase inicial de Administração Científica, a ideia defendida por Henry Lawrence Gantt era: O pagamento de tarefa-bonificação.
	Gestão é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. Henry Fayol, foi o primeiro a criar e definir as funções básicas do administrador, em sua teoria a elas foi dado o nome de POCCC (POC3). Podemos então, dizer que a sigla POC3 significa: Planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar
Entre outros o paradigma industrial do fordismo preconizava o teste de qualidade a posteriori, isso significa a adoção de: Teste de qualidade após o ciclo da produção.
As empresas, hoje em dia, evoluíram muito tendo em vista o progresso que elas alcançaram, permitindo, com isso, as seguintes transformações: I. A substituição do trabalho braçal pelo trabalho mecânico, liberando o homem para pensar.II. A produção em pequena escala com a correspondente utilização de mão-de-obra especializada.
 Como filosofia, a Gestão da Qualidade Total foi incorporada pelas organizações como uma metodologia voltada para: A busca pela excelência com um pensamento que somente as empresas que tinham um diferencial competitivo a oferecer iriam sobreviver.
A era pós-industrial promoveu grandes mudanças em comparação com a era industrial e, assim, podemos destacar como características do paradigma pós-industrial:
II. Rejeição imediata de peças com defeito.
III. Voltada para a demanda.

Continue navegando