Buscar

Web aula 5

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA ___ VARA DO TRABALHO 
DE _______. 
REQURENTE: Empresa Alfa Ltda.
REQUERIDO: Leonel Pereira 
EMPRESA ALFA LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no 
CNPJ sob o nº ____, na pessoa do representante legal, com endereço profissional na rua ____, na qual recebe notificações, para fins do artigo 39, 
Inciso I do Código de Processo Civil, Vem perante Vossa Excelência propor: 
AÇÃO DE INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE
Pelo rito ______ em face de Leonel Pereira, (nacionalidade), (estado civil), diretor titular de sociedade de cooperativa , portador da cédula de 
Identidade nº ___, residente e domiciliado na rua ____, bairro, Estado, CEP, pelos fatos e fundamentos a seguir:
Dos Fatos:
Leonel Pereira é empregado da Empresa Alfa Ltda. E, apesar de ser detentor de estabilidade provisória, na qualidade de diretor titular de sociedade cooperativa criada pelos próprios empregados da Empresa Alfa há cerca de um ano, não está liberado de cumprir sua jornada de trabalho.
Leonel, todavia, vem apresentando reiteradas faltas e atrasos, todos devidamente punidos pelo seu empregador.
Em sua ficha funcional constam nos últimos dois meses, 3 advertências e 2 suspensões, toda pelos motivos descritos. E a situação só vem se agravando a cada dia, tornando-se cada vez mais reincidente em suas faltas. A última e atual suspensão ocorreu faz 2 dias.
Assim a empresa vem tomar as medidas cabíveis para resolver tal situação.
Do Direito:
Conforme o art. 55 da Lei 5764/71 os membros dirigentes de cooperativas possuem estabilidade no emprego, e gozarão das garantias asseguradas pelo artigo 543 da CLT.
Destarte que uma vez estável o empregado dirigente sindical somente poderá ser dispensado do trabalho perante cometimento de uma falta grave, devidamente apura da nos termos da Lei 5764/71, no art. 543, parágrafo 3º, da CLT.
Diante do exposto, mesmo o requerido sendo beneficiado pela estabilidade, ao faltar injustificadamente e por diversas vezes, é necessária a apuração de falta grave, resta comprovada que o requerido praticou a falta grave capitulada no art. 482, na alínea e da CLT, a demissão por justa causa por desídia, que é a que mais traduz as faltas injustificadas.
Evidenciada a falta grave, não resta alternativa a empresa, se não a dispensa do requerido e também promover o presente inquérito para apuração de falta grave, objetivando a resolução de seu contrato de trabalho.
Dos Pedidos:
I. A deferimento do pedido contido na presente ação de inquérito para apuração de falta grave, com a consequente resolução do contrato de trabalho do requerido, com a data retroativa a data da suspensão contratual ocorrida em face da falta cometida; 
II. A notificação do requerido para apresentar sua defesa.
Das provas:
Protesta-se por todos os meios de provas admitidos em direito.
Dá-se a causa o valor de R$____________.
Nestes termos pede o deferimento.
Local/Data.
Advogado
OAB

Continue navegando