Buscar

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO 1

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
	
	
	
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 06/10/2017 10:10:13 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201607985898)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante as discussões da Constituinte ficou manifesta a intenção da maioria dos deputados de limitar o sentido do liberalismo e de distingui-lo das reivindicações democratizantes. Todos se diziam liberais, mas ao mesmo tempo se confessavam antidemocratas e antirrevolucionários. As ideias revolucionárias provocavam desagrado entre os constituintes. A conciliação da liberdade com a ordem seria o preceito básico desses liberais que se inspiravam em Benjamim Constant e Jean Baptiste Say. Em outras palavras: conciliar a liberdade com a ordem existente, isto é, manter a estrutura escravista de produção, cercear as pretensões democratizantes. (COSTA, Emília Viotti da. Da Monarquia à República: Momentos Decisivos. São Paulo: Brasiliense, 1987.) A Constituição de 1824 foi uma peça jurídica importante para conciliar liberdade e ordem. Qual característica, presente nessa Constituição, corrobora tal ideia?
		
	
	Restringiu o direito de voto a nobres, militares, letrados e clero e por isso teve curta vigência.
	
	Nenhuma das anteriores.
	 
	Deputados e senadores eram eleitos pelo voto indireto e os candidatos e eleitores deveriam comprovar renda mínima para exercer esses respectivos direitos.
	
	Foi organizada em três poderes: executivo, legislativo e judiciário, como forma de controlar as influências portuguesas.
	
	Teve caráter federativo como forma de assegurar os interesses políticos das elites regionais, como contrapartida ao poder do Imperador.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607160792)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere às relações entre o Estado brasileiro e as diversas religiões durante o período imperial, é CORRETO afirmar:
		
	
	Os candidatos à câmara dos deputados deveriam ser preferencialmente católicos.
	
	Todas as decisões tomadas pela Igreja Católica no Brasil passavam exclusivamente pelo crivo do Papado em Roma.
	
	A constituição de 1824 consagrava liberdade plena para as práticas de qualquer religião.
	 
	Os membros da Igreja Católica eram considerados como ¿funcionários¿ do Estado imperial.
	
	Havia uma relação de subordinação do Estado brasileiro em relação à Igreja Católica.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607971517)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A figura do Juiz de paz, foi reativada pelo Código de Processo Criminal de 1832, sendo ele o agente reconciliador de litígios que tinha como função aquietar divergências e evitar conflitos. Caracterizava-se por ser um juiz leigo e eleito pelo voto censitário, levando-se em conta a vontade política dos grandes proprietários de terras, que através deles exibiam todo o seu poder. Assim, era ele quem tinha poderes no dia a dia das pessoas. Dentro do contexto em que o C.P.C de 1832 foi criado, o juiz de paz explicita:
		
	
	a existência de uma justiça igualitária que previa a participação popular no interior da estrutura jurídico-administrativa do governo Regencial;
	 
	o processo de descentralização de poder em curso, efetivado pelo poder central cujas forças políticas (Regência) não detinham a legitimidade do Imperador D. Pedro I que havia abdicado do trono brasileiro;
	
	a modernidade do nosso primeiro Código de Processo Criminal no qual podia se encontrar, através do juiz de paz eleito, a força motriz em direção de uma igualdade de direitos quanto ao voto;
	
	a garantia de que a justiça estaria sob o controle da população mais carente, já que o juiz de paz era um juiz leigo ;
	
	a relação existente entre os juízes e a Regência, no âmbito dos poderes municipais, já que eles serviam como uma força de apoio do pode central no interior das províncias.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607903583)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O início do Brasil Imperial foi marcado pela convocação da Assembleia Constituinte para a elaboração da primeira Carta Magna do Brasil: A Constituição de 1823, que não chegou a ser promulgada, pois a assembleia constituinte foi dissolvida pelo Imperador D. Pedro I, na Noite da Agonia. De que forma esse projeto de constituição ficou conhecido?
		
	 
	Constituição da Mandioca, pois instituiu o voto indireto censitário. Teria direito ao voto quem detinha uma renda mínima de 150 alqueires de plantação de mandioca.
	
	Período Joanino, devido a estruturação jurídica das leis vigentes no período em que Dom João VI permaneceu no Brasil.
	
	Lei da Boa Vontade e Lei Eusébio de Queiroz
	
	Seu texto foi promulgado em 1824
	
	Período das Ordenações do Reino, pois foi influenciada pelas leis portuguesas que ficaram vigentes no Brasil.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607820863)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Constituição de 1824 trazia em seu texto a proteção aos interesses da Monarquia representada por Dom Pedro I, descrevendo o Governo Brasileiro como:
		
	 
	Monárquico, Hereditário e Constitucional.
	
	Presidencial, Hereditário e não Constitucional.
	
	Monárquico, Eleitoral e não Constitucional.
	
	Monárquico, Presidencial e Constitucional.

Continue navegando