Buscar

O que é o Círculo Hermenêutico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é o Círculo Hermenêutico?
É uma maneira reflexiva de interpretarmos dados com base em outras informações. A circularidade da interpretação não é um mero método, mas o processo do círculo hermenêutico está presente em qualquer apreensão do conhecimento. Além dessa prática “natural” de compreender a realidade, o círculo hermenêutico é um método complexo de leitura e instrumento de análise qualitativa. Assim, é relevante entendê-lo como teoria e processo de leitura crítica.
Como usar o Círculo Hermenêutico?
A base do funcionamento do círculo hermenêutico é seu movimento da leitura do todo para as partes e das partes para o todo. Nesse processo, um texto é lido várias vezes de uma forma dialética entre compreensão (a síntese ou o polo não metodológico, o que o texto diz) e interpretação (a análise ou o polo metodológico, o que se pode concluir com o texto). O autor em si é uma parte do mundo e sua abstração oriunda da leitura é uma teoria totalizante. Nesse processo reflexivo, se produz a interpretação e o sentido.
Parece simples, e é. Mas para quem estiver interessado em leituras aprofundadas além dos fins de entretenimento ou mera informação, o uso do círculo hermenêutico requer mais elaboração. Esse passo a passo mostra o emprego do círculo hermenêutico para leituras críticas de textos literários, jurídicos, históricos, etnográficos e sacros. Para fins didáticos, a leitura crítica com o círculo hermenêutico foi separada em duas fases, a leitura e a análise.

Continue navegando