Buscar

4. Roteiro de Estudo Aula 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ROTEIRO DE ESTUDO – AULA 5
Curso de Graduação em Farmácia 3º/4º 
	
	Nome do Aluno(a):
	RGM:
ROTEIRO DE ESTUDOS – AULA 5 
1. Após a formação de vários NADH e FADH2, na glicólise e ciclo de Krebs, estas moléculas são direcionadas para a via final – a Cadeia Transportadora de Elétrons e Fosforilação Oxidativa.
a-) Onde ocorre esta via? Qual o objetivo central dela? 
b-) Quantos complexos estão presentes nesta via? Quais são eles? O que cada um contém? Há 2 componentes móveis. Quais são eles?
c-) Qual o foco central dos 4 complexos inicias da cadeia transportadora de elétrons? (Slide 6 - Aula 5). Descreva o que ocorre com cada NADH e com cada FADH2 que chega a cadeia transportadora de elétrons até o complexo IV, incluindo os componentes móveis.
d-) Quais são, portanto, as 3 importantes funções da cadeia transportadora de elétrons até o complexo IV? (Slide 13- Aula 5)
2. Como um gradiente de concentração de prótons é transformado em ATP? Qual o nome hipótese que explica esse fenômeno? Explique todo o processo a partir do gradiente de prótons formado até a formação do ATP?
3. Ao final de todo o processo, conclui-se que há 4 aspectos importantes na cadeia transportadora de elétrons e fosforilação oxidativa. Quais são? 
4. O que são proteínas desacopladoras? Em que processo elas estão envolvidas? Como compostos externos (ex.fármacos) podem interferir no processo? Exemplifique
5. A membrana mitocondrial interna tem um controle intenso do trânsito de moléculas, já que é impermeável a maioria de moléculas. Assim, responda:
a-) Como o ocorre o transporte de ATP, ADP e fosfato?
b-) Como os NADHs produzido na glicólise são transportados até a cadeia transportadora de elétrons. Explique.
6-) Cada molécula de glicose oxidada promove a síntese de 30 a 32 ATP. Explique todo o processo de rendimento energético, respondendo os itens abaixo. 
a-) Quantos prótons H+ são necessários para sintetizar 1 ATP? 
b-) Quantos prótons H+ são bombeados por cada NADH e cada FADH2? E quantos ATPs são formados a partir de cada oxidação destes componentes?
c-) Porque 30 ou 32 ATPS? Equacione todo o rendimento em uma tabela.

Outros materiais