Buscar

RELATORIO PARCIAL GESTAO

Prévia do material em texto

15
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO CAXIAS –MA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS
Ana Lúcia Valério RA- 533465032-5
Antônio Dias da Silva RA- 5277338766-2
Geide M. A. de Sousa RA- 522181275-0
Reginaldo da Silva RA- 5250034050-5
Paulo Roberto de Souza Oliveira – RA - 5341644822
	
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS II
Professor(es) Tutor(es) à distância – Prof. Juliana Fabricia, Prof.Pedro Hiane, Prof. Me.Ademir Carvalho Leite e Prof. Adriana Barbosa
Professor Tutor presencial – Hyllana Ferraz Gonçalves
CAXIAS-MA
2017
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS II
Relatório Parcial apresentado no projeto interdisciplinar do Curso Gestão de Recursos Humanos, na Faculdade Anhanguera, sob a orientação dos tutores à distância - Prof. Juliana Fabricia, Prof.Pedro Hiane, Prof. Me.Ademir Carvalho Leite e Prof. Adriana Barbosa Tutora Presencial- Hyllana Ferraz Gonçalves.
CAXIAS-MA
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) constitui uma parte do sistema global de gestão de uma organização que visa o controlo dos seus aspectos ambientais, através de uma abordagem estruturada e planeada à gestão ambiental, em todas as suas vertentes (ar, água, etc.)				Conforme cita Martins e Silva (2014) a questão ambiental nos últimos anos, tornou-se uma das grandes preocupações da humanidade, tanto em relação à extração de insumos do ambiente natural, quanto em relação aos efeitos dos modelos de produção e consumo baseados no aumento da demanda por produtos. 									Nas cidades de pequeno ou grande porte populacional, os alimentos prontos estão amplamente disponíveis nos supermercados, lanchonetes e restaurantes. Obter comida fácil e rápida, passou a ser uma coisa corriqueira.		O restaurante Apetrexos, tem ampliado cada vez mais sua variedade e a quantidade, seu ramo é focado em almoço e jantar a custo, fundado em 2010 no centro da cidade de Caxias, região leste Maranhense. Este projeto está embasado em pesquisa de campo; em análise interna (pontos fortes e fracos); no desenvolvimento de objetivos e estratégias que sustentem os planos tático-operacionais de forma a verificar a grande importância de um Sistema de Gestão Ambiental ao Planejamento Estratégico desta organização.
3
1.1 Levantamento de Campo
Constituído em 19 de Fevereiro de 2010 com o nome: Apetrexos Restaurante. Tendo um proprietário com mais dois sócios sendo estes com cotas iguais. Dessa forma, o grupo baseou sua escolha em um ramo de negócios em que ao menos uma das integrantes tivesse total conhecimento e as demais pudessem contribuir de acordo com a área em que cada um atua. Sendo assim, o Capital da empresa é constituído por capital próprio de economias dos sócios e de financiamento bancário.		O restaurante Apetrexos em Caxias foi especialmente projetado para levar aos seus clientes, à junção de economia e praticidade no lanche e almoço. 
1.2 Nome do Negócio
	Apetrexos Restaurante.
1.3 Razão e justificativa da escolha do nome
A razão para escola do nome é simplesmente por que “apetrecho”, vem de acessório, algo que é necessário a certos usos. Então, o uso do substantivo, leva a entender que a comida do restaurante é um “apetrecho”, que não pode faltar no dia a dia do cliente; é irredutivelmente algo que satisfaz.
1.4 Qualificações dos proprietários
 Roberto Toshio Gerente Administrativo. 
 Marta Toshio Gerente Operacional. 
 Ricardo Toshio Gerente Comercial.
Valdeci Cavalcante de Lima: Gerente Administrativo. 
Pablo Cavalcante Lima: Gerente Operacional.
José de Abreu Oliveira e Silva Lima: Gerente Comercial.
1.5 Pontos Fortes
1. Diferentemente de seus concorrentes, além de servir as refeições diárias, entrega refeições, com ampla variedade em seu cardápio além de seu chamativo para o público de descendência oriental e crianças.
4
2. Não fazem para crianças abaixo de 12 anos, publicidade de alimentos ou bebidas; com exceção de produtos cujo perfil nutricional atenda a critérios específicos baseados em evidências científicas. 
3. Trabalha com fornecedores de nome, respeito e qualidade. 
4. Pagamento com cartão de credito: Através desta forma de pagamento a empresa espera conquistar um grande número de clientes, pois será a única a disponibilizar esta forma de pagamento.
5. A comida é rápida e acessível no preço.
1.6 Pontos Fracos
1. Inexperiência do mercado: Devido ao fato de ser uma empresa startup, a inexperiência deve ser considerada. Portanto a empresa terá estratégias em promoção a qual atraíra vários clientes. 
2. Entregas domiciliares (Delivery).
3. A empresa não possui Sistema de Gestão Ambiental, em tempos modernos em que a preocupação com o meio ambiente é primordial, é necessário desenvolver um projeto e estimular a consciência ambiental.
2. Breve Histórico
O restaurante Apetrexos foi fundado em Caxias, região leste do estado do Maranhão em 2010, com o objetivo de oferecer diferentes opções de refeições rápidas e saudáveis. Reconhecida por seus pratos e saladas, inclusive as sobremesas.									Dessa forma, o restaurante serve vários itens, como por exemplo, produtos de frango, carne bovina, peixes, sucos e refrigerantes. Para aumentar as vendas, acrescentou alimentos saudáveis em seu cardápio, incluindo saladas mistas de legumes e todos os pratos são produzidos de maneira grelhada.											O Apetrexos, é sabor, alegria, tradição, novidade, gostoso e de bom preço. Sendo uma empresa de comidas que tem o 
público alvo de todas as classes, e fornece comida rápida e de custo acessível, atendendo com maior comodidade, visando a satisfação e conforto de seus clientes em seus lares, rapidez no atendimento e entrega, transmitindo segurança e praticidade em suas compras. 					O foco principal é o consumidor evitar filas, e ainda ter a confiança de comprar, e ter a comodidade de espera, com o sistema de atendimento que funciona com senhas. Com a satisfação dos clientes tem um retorno financeiro rápido, eficiente e motivador, fazendo com que a empresa cresça cada dia mais.												Os fornecedores são os maiores parceiros neste empreendimento, pois trabalham com produtos de qualidade, este é o principal fator. Buscando sempre a satisfação do cliente, conta com uma equipe especializada para fazer pesquisas internacionais, oferecendo "sonhos" em forma dos melhores produtos.
Nesse sentido, o comprometimento com o cliente o tempo todo, abertos a novas ideias, sugestões e as críticas, estar sempre buscando inovar para melhor atendê-los conforme cita Barbiere (2011). Com a satisfação dos clientes o retorno financeiro rápido, eficiente e motivador, fazendo com que a empresa cresça cada dia mais.
2.1 Fundamentos da Empresa:
Visão
 
"Ser reconhecida como uma empresa de comida delivery de excelência no mercado brasileiro por comercializar e entregar produtos de alta qualidade continuando a se expandir no mercado em que atua no Brasil, com o compromisso de aperfeiçoamento contínuo de seus produtos e com o desenvolvimento sustentável e rentabilidade nos seus negócios, pois o prazer na alimentação faz as pessoas mais felizes”. 
Missão 
Ser uma empresa reconhecida como referência dentro da gastronomia braslileira buscando qualidade, agilidade no atendimento e manter um bom relacionamento com os clientes, colaboradores e fornecedores. 
Sempre valorizando essa troca de experiência na convivência entre o restaurante e nossos clientes,em um espaço aconchegante em um ambiente famíliar.
Valores
Simplicidade e agilidade são diferenciais que permeiam as atitudes e ações, notadamente no atendi mento aos clientes. Os integrantes do Apetrexos, estão comprometidos com o respeito e a promoção, de modo coletivo ou individual, dos seguintes valores:
Nutrição, para promover a saúde e a boa qualidade de vida;
Comida saudável, para contribuir com a mudança do estilo de vida;
Sabores, para proporcionar o prazer de comer bem;
Variedade, para oferecer opções com qualidade para todos os gostos;
Atendimento com excelência, para apresentar soluções gastronômicas;
Serviço rápido e prático, para adequar ao estilo de vida de quem não tem tempo a perder;
Atendimento diferenciado, buscando sempre a melhor opção para o bem estar do nosso cliente;
Ambiente famíliar, dando um excelente conforto no atendimento para o cliente se sentir em casa.
Alimentos manipulado, com toda garantia de higiene.
Objetivos 
Qualidade, para somar todos nossos valores e resultar na satisfação dos nossos clientes. Tendo responsabilidade social, relacionamento ético, comprometimento respeitando os recursos ambientais e culturais da região.
Fatores chaves e críticos de sucesso
Os Fatores Críticos de Sucesso são:
A localização;
Atendimento de qualidade;
Qualidade da refeição;
Relacionamento com o cliente;
Limpeza do ambiente;
Treinamento da equipe.
Foco no cliente;
Forte compromisso com os colaboradores;
Maximização e rentabilidade das operações;
Operam o negócio em um ambiente ético e de responsabilidade;
Contribuem 	com o desenvolvimento.
 Oferecem refeições de custo acessível, rápido e saboroso e sobretudo saudável, têm o compromisso com a qualidade em todos os pratos além da padronização, a segurança alimentar e o acompanhamento dos produtos utilizados que são pontos prioritários do restaurante Apetrexos.
Objetivos 
	Dar atendimento aos consumidores que apreciam refeições predominantemente orientais com o intuito de promover boas lembranças e relacionamentos com os clientes.
Fatores chaves e críticos de sucesso
Os Fatores Críticos de Sucesso são:
A localização;
Atendimento de qualidade;
Qualidade da refeição;
Relacionamento com o cliente;
Limpeza do ambiente;
Treinamento da equipe.
O posicionamento específico da Apetrexos está estreitamente associado à criação de uma proposta de valor que oferece benefícios aos seus consumidores através de seus produtos, esses benefícios não são apenas nutricionais, o que seriam fatores racionais, oferecendo um status saudável, fator emocional intrínseco ao produto. 			Com isso, a empresa demonstra seu objetivo de posicionar a marca na mente d e duas categorias de público: o infantil, já consumidor do produto, e o adulto, representado pelos pais, que detêm o poder de compra.
3. Produtos e Serviços
As refeições são baseadas em self-service. Dessa forma, o serviço é especializado, refeições balanceadas porem sem deixar de proporcionar prazeres maiores par a quem tem mais apetite. Os colaboradores são treinados e estão sempre se aperfeiçoando tanto testando novos cardápios, quanto aprimorando ainda mais o atendimento personalizado e de excelência.
3.1 Logotipo do projeto.
(Fonte própria)
4. Aspectos Técnicos
A tecnologia utilizada no controle de movimentação de estoque, é feito em sistema computadorizado MRP (Material Resource Planning), que mantém apenas a quantidade.	 A tecnologia utilizada no controle de movimentação de estoque, é feito em sistema computadorizado MRP (Material Resource Planning), que mantém apenas a quantidade.	
O planejamento da capacidade e necessidade de matérias primas ao longo do tempo de produção, é revisado semanalmente o que mantém o equilíbrio no estoque com produtos sempre fresquinhos, além de minimizar o custo, esse estoque eficiente permite atender toda demanda, já que em média atendem 150 clientes ao dia. Contam com a agilidade e competência dos colaboradores, que estão num processo constante de reciclagem de treinamento e no dia a dia sempre dão sugestões de como otimizar ainda mais a produção e o atendimento.					Com espaço físico tem aproximadamente de 20 m², tendo térreo e primeiro andar foi implantada a cozinha industrial programáveis com os diversos equipamentos e utensílios sofisticados de maior versatilidade, por exemplo, o forno esse tipo de equipamento tem grande flexibilidade de uso, viabilizando preparação antecipada da produção e também a finalização dos alimentos pouco antes de serem servidos, para alimentos recém-preparados como o pão e a carne, entre outros a tecnologia é a esterilização com embalagens flexíveis nos moldes que é utilizada, cujo intuito é oferecer a praticidade aos alimentos prontos para o uso, sem a necessidade da refrigeração, já que contém características sensoriais. 	Para os alimentos que necessitam da refrigeração freezer e geladeira hoje são muito utilizados, nos países mais avançados, menos custo e mais lucro.									Para os alimentos que necessitam da refrigeração freezer e geladeira hoje são muito utilizados, nos países mais avançados, menos custo e mais lucro.									Para garantir a qualidade higiênica acerca dos alimentos, a cada três meses todos os funcionários passam por treinamentos da BPF (Boas Práticas de Fabricação), ou seja, todo o processo de produção do restaurante Apetrexos tem um cuidado e higiene exemplar, a área é restrita somente para funcionários autorizados, que entram em contato com a matéria -prima, pois grande parte do preparo é feito por manual, além do cuidado enquanto o produto é feito a inspeções (1 supervisora, 1 cozinheira e 2 ajudantes de cozinha) depois de pronto, para nada ficar fora do rígido padrão de qualidade. 						
Contudo, foi contratada empresas especializadas como a fonte da tecnologia de treinamentos de funcionários e tempo de atendimento e manuseio dos equipamentos. Algumas matérias primas, ou seja, os ingredientes par a os pratos e bebidas, contam com fornecedores e parceiros que são produtores diretos e atacadistas.				
4.1 Localização
(Fonte: Google Maps)
Nome fantasia: Apetrexos Restaurante Self Service.
Razão Social: João Fernandes Neto LTDA- ME.
CNPJ: 26.531.087/0001-73
Endereço: R. Aarão Reis, 53 - Centro, Caxias – MA, 65604-060
Espaço Físico: 20m².
	Cabe ressaltar que apesar da localização ser bastante estratégica, não há na empresa um projeto que vise apoiar e financiar ações efetivas de para promover a coleta seletiva dos resíduos recicláveis, contribuindo para a melhoria do meio ambiente, redução do consumo de energia e matérias primas. 												Dessa forma, conforme cita Tachizawa (2011), a inclusão da proteção ambiental entre os objetivos estratégicos da organização amplia substancialmente todo o conceito de administração. Ou seja, essa empresa deve investir mais em reciclagem, medidas para poupar energia e outras
inovações ecológicas, juntamente com uma nova roupagem de valores, e novas parcerias de mercado.
4.2 Matérias-primas necessárias à produção/prestação do serviço
	Produto
	Descrição
	Molho de gergilin
	Garrafas
	Arroz
	Pacotes
	Ketchup/ Mostarda/ 
	Latas
	Molho de tomate
	Latas
	Ervilha
	Latas 
	Ovos 
	Bandejas
	Amendoim 
	Quilos 
	Berinjela 
	Quilos 
	Vagem 
	Quilos 
	Cenoura/ batata/ tomate
	Quilos 
	Frango/ carne
	Quilos
	Pepsi/ fanta/ água mineral com gás
	Garrafas
	Palitos de dente/ guardanapos
	Pacotes 
	Polpa de frutas/ embalagens
	Pacotes
	Embalagens
	Pacotes
	Aquisição de matérias-primas por parte do restaurante Apetrexos. Faz-sesem grandes dificuldades, apesar de, para a pouca quantidade utilizada, os preços e as condições de pagamento não serem tão favoráveis. 
Os fornecedores em geral são grandes grupos que mantêm o monopólio das matérias-primas e que exigem quotas para a aquisição delas. Existem também os intermediários que vendem a granel, que demandam seus insumos com um preço relativamente maior quando comparado com outras alternativas de matérias-primas.
5. Análise SWOT
	Na análise de concorrência do restaurante Apetrexos levou-se conta o tamanho, porte, localização e poder de penetração. Essa análise feita cuidadosamente, com base em pesquisa, permite estabelecer os pontos fortes e fracos da concorrência. Entre esses pontos, devem-se verificar a qualidade do produto, o prazo médio de entrega, o sistema de atendimento e o preço praticado pelo mercado concorrente.								A concorrência nesse setor é acentuada, pois, além de empresas concorrentes legalizadas, existe significativo número de “informais” vendendo seus serviços a baixos preços. Dessa forma, o restaurante Apetrexos, deve distribuir seu serviço nas mais diversas regiões, com boa qualidade e a preços competitivos. Este mercado, apesar de concorrido, tem capacidade para absorver toda a produção, pois são serviços de qualidade que necessitam serem melhor desenvolvidos.
13
CONSIDERAÇÕES
A natureza do negócio da Apetrexos é a produção de serviços no setor aimentício que fornece self-service direcionado à população da região leste maranhense, na cidade de Caxias. Seu objeto de corporativo está consubstanciado na expressão: “fornecer serviço de qualidade, para a satisfação das necessidades de nossos clientes”.						O levantamento de dados que foi realizado para a implantação de um sistema de gestão ambiental, levou ao estudo acerca da situação ambiental da empresa, essa metodologia procurou integrar os princípios básicos da sustentabilidade no âmbito da ISSO 14001.					Dessa forma, segundo Almeida (2011) a empresa deve buscar desenvolver, dentre outros: a redução de custo de disposição de resíduos; melhoria da imagem, da relação com os clientes, além de melhorar o relacionamento com as autoridades reguladoras; redução dos riscos de responsabilidade de despoluição; redução do consumo de energia, bem como também a orientação de funcionários para que essa organização possa atingir estratégias e vantagens competitivas e sustentáveis através de um Sistema de Gestão Ambiental.								Cabe ressaltar que a empresa analisada se localiza na região central de Caxias, possuindo 10 funcionários, tendo um valor médio por mês para pagamento de energia de R$ 370,00 e para água de R$ 450,00. Foi perceptível que essa organização, ainda não pensou na importância da política ambiental, e consequentemente não existe política de meio ambiente. 											Nesse sentido, é importante que seja necessário a identificação das atividades que causam impactos ao meio ambiente, e assim, também não foi identificada a legislação ambiental aplicável. 				Percebe-se que esta organização necessita incorporar a variável ambiental no processo gerencial, nessa situação a organização corre riscos de elevação dos gastos com multas, recuperação de áreas contaminadas, perda de mercado e depreciação da imagem institucional. Mesmo assim, na pauta de discussão da empresa para os próximos anos não existe a implementação das medidas relativas ao meio ambiente.
14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ADISSI, P. J.; PINHEIRO, F. A.; CARDOSO, R. S. Gestão ambiental de unidades produtivas. Rio de Janeiro: Campus, 2012.
AMORIM, Wilson Aparecido Costa; FISCHER, André L.; EBOLI, Marisa. Educação corporativa: fundamentos, evolução e implantação de projetos. 1ª ed. São Paulo: ATLAS, 2010, v.1. – (Livro Principal)
ALMEIDA , Mário. Gestão do conhecimento para tomada de decisão. São Paulo: Atlas, 2011. VitalBook file. Minha Biblioteca. Disponível em: <http://online.minhabiblioteca.com.br/books/9788522485062>. Acesso em: 26 de out. de 2017.
BARBIERI, J. C. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. São Paulo: Saraiva, 2011.
TACHIZAWA, T. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa. 7ª. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
Link:
https://www.google.com.br/search?rlz=1C1GKLA_enBR759BR759&q=localiza%C3%A7%C3%A3o+apetrexos+restaurante&oq=localiza%C3%A7%C3%A3o+apetrexos+restaurante&gs_l=psyab.3..33i160k1l2.65292939.65302488.0.65302635.35.34.1.0.0.0.279.4479.0j20j5.25.0....0...1.1.64.psyab..9.24.4181...0j0i131k1j0i67k1j0i10k1j0i22i30k1j33i21k1.0.uNUNjOkQfKc.

Continue navegando