Buscar

Avaliação Final Gestão de Carreira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta
Gestão de Carreiras
Prova: 3751489
QUESTÃO:
1. Conforme Martins (2001), o termo “carreira” é oriundo do termo latino via carraria, portanto “estrada para carros”. Somente a partir da Revolução Industrial essa palavra passou a significar o encarreiramento profissional. Atualmente, o termo carreira abrange outros níveis: (1) Carreira como progresso, (2) Carreira como profissão, (3) Carreira como sequência de trabalhos e (4) Carreira como papéis desempenhados. Quais são as diferenças entre carreira “como progresso” e carreira “como profissão”?
FONTE: MARTINS, H. T. Gestão de carreiras na era do conhecimento: abordagem conceitual e resultados de pesquisa. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.
RESPOSTA ESPERADA:
A diferença fundamental entre esses dois níveis é o delineamento, diferente entre as duas. A carreira “como progresso” representa uma trajetória baseada em sucessivas conquistas, uma sequência de promoções. Já a carreira “como profissão” designa uma trajetória mais linear e baseada num progresso sistemático de uma profissão específica.
QUESTÃO:
2. As pessoas são diferenciadas e selecionadas pela organização quando motivadas para que façam parte do quadro de funcionários, pois elas mostram interesses em atingir resultados, mas também existem pessoas desmotivadas por situações rotineiras causadas ao longo do tempo. Com relação à motivação das pessoas, quais são os fatores necessários para acrescentar motivadores nas organizações?
RESPOSTA ESPERADA:
Pessoas motivadas são como agulhas no palheiro, ou seja, difícil de encontrá-las no dia a dia das organizações. Por isso, para cultivar motivadores, é necessário que as organizações desenvolvam a capacidade de oferecer o reconhecimento, ter um ambiente agradável, proporcionar um relacionamento interpessoal entre as pessoas que nelas trabalham.
QUESTÃO:
3. A trajetória da administração de carreira de pessoal tem sido observada desde que o trabalhador tinha apenas como obrigação ser produtivo e disciplinado. No entanto, surge a carreira sem fronteiras, conceituada como o contrário das carreiras tradicionais. Descreva os objetivos da carreira sem fronteiras.
RESPOSTA ESPERADA:
O objetivo da carreira sem fronteiras é envolver o profissional em diferentes empresas, cargos ou funções, tornando-o proativo em suas escolhas diante da empregabilidade e do mercado de trabalho, ser livre para atuar na profissão que almeja, tornando-se competitivo diante das organizações e do mercado de trabalho.

Continue navegando