Buscar

7 identidades surdas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Boa noite Professor,
Sobre as 7 identidades surdas que o propôs que pesquisássemos e deixou a seguinte pergunta: 
EXISTE OU NÃO A IDENTIDADE SURDA?
	Segundo o dicionário, Identidade é o conjunto de características que distinguem uma pessoa ou uma coisa e por meio das quais é possível individualizá-la.
	Os surdos possuem sua identidade surda a fim de distinguir as necessidades de cada um. 
	Conhecida como as 7 identidades surdas, denota as suas qualificações os aspectos do que cada uma engloba, são elas:
Identidade politica.
São mais presentes em surdos que pertencem a comunidade surda e apresentam características culturais, como: Possuem a experiência visual que determina formas de comportamento, cultura, língua, etc... Assimilam pouco, ou não conseguem assimilar a ordem da língua falada, tem dificuldade de entendê-la;  A escrita obedece à estrutura da Língua de Sinais, pode igualar-se a língua escrita, com reservas; Usam tecnologia diferenciada: legenda e Sinais na TV, telefone especial, campainha luminosa; Tem uma diferente forma de relacionar-se com as pessoas e mesmo com animais; entre outras...
 Identidades Surdas Hibridas
São Surdos que nasceram ouvintes e com o tempo alguma doença, acidente, etc. os deixaram Surdos; Convivem pacificamente com as comunidades Surdas; Assimilam um pouco mais que os outros Surdos, ou não conseguem assimilar a ordem da língua falada, tem dificuldade de entendê-la; entre outras...
Identidades Surdas Flutuantes    
Na identidade flutuante, são Surdos que não têm contato com a comunidade Surda; Eles também têm algumas características particulares; Seguem a representação da identidade ouvinte;  Não participam da comunidade Surda, associações e lutas políticas; Desconhecem ou rejeitam a presença do interprete de Língua de Sinais...
 Identidades Surdas Embaraçadas
É o desconhecimento da surdez como questão cultural; Esta identidade não consegue captar a representação da identidade Surda, nem da identidade ouvinte como fazem os flutuantes; Sua comunicação é por alguns Sinais incompreensíveis às vezes;Não tem condição de dizer onde moram, seu nome, sua idade, etc...
Não tem condições de usar Língua de Sinais, não lhe foi ensinada, nem teve contato com a mesma; normalmente são pessoas vistas como incapacitadas.
Identidades Surdas de Transição
Estão presentes na situação dos Surdos que devido a sua condição social viveram em ambientes sem contato com a identidade Surda.  Há uma passagem da comunicação visual/oral para a comunicação visual/sinalizada.
Identidades Surdas de Diáspora
 Estão presentes entre os Surdos que passam de um pais a outro ou, inclusive passam de um Estado brasileiro a outro, ou ainda de um grupo Surdo a outro. Sendo uma identidade mais regionalizada. 
Identidades Intermediarias
 	Tem dificuldade de encontrar sua identidade visto que não é Surdo nem ouvinte. Ele vive como pendulo, ora entre Surdos, ora entre ouvintes, daí seu conflito com esta diferença. 
Respondendo a pergunta, tanto existe a identidade surda, como é bastante importante para a e realização da integração e inclusão do surdo na sociedade.

Outros materiais