Buscar

A Ética em Resumo na Filosofia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FILOSOFIA E ÉTICA
AULA 10: A ÉTICA EM RESUMO
AULA 10: A Ética em resumo
FILOSOFIA E ÉTICA
Conteúdo Programático da aula 10
O Resumo das principais ideias apresentadas na disciplina a partir de uma revisão dos tópicos da disciplina e de uma bateria de questões discursivas.
AULA 10: A Ética em resumo
FILOSOFIA E ÉTICA
Sejam bem vindos a nossa décima aula tele transmitida da disciplina de Filosofia e Ética, estaremos juntos no decorrer dos seus estudos, aproveitem e desejo a todos sucesso.
AULA 10: A Ética em resumo
FILOSOFIA E ÉTICA
 
 
 A ética é disciplina filosófica que busca refletir sobre os sistemas morais elaborados pelos homens, tentando compreender a fundamentação das normas e das interdições peculiares de cada sistema social e cultural. Enquanto que a moral é o conjunto de normas que orientam o comportamento humano com base em valores próprios tendo em vista certa sociedade e esta varia no espaço e no tempo e constrói e moralidade bem como a sua cultura e identidade.
AULA 10: A Ética em resumo
FILOSOFIA E ÉTICA
A moral traça princípios para que o homem consiga ter uma ação moralmente correta. Ser ou não ser justo, quais valores devem nortear minha existência; Qual é a escala de valores que tenho e qual tipo de se humano devo ser nas relações comigo e com os outros; são ponderações características do campo moral. A ética é estudo sistematizado das diversas morais, onde se explicita seus pressupostos, seus objetivos e valores que sustentam determinada moral. É disciplina teórica sobre a prática humana que se traduz no comportamento moral. 
AULA 10: A Ética em resumo
FILOSOFIA E ÉTICA
As reflexões éticas não se limitam apenas ao teórico sobre os valores humanos cuja origem e desenvolvimento suscitam questões de caráter sociológico, antropológico, religioso e, sobretudo cultural. 
Também possui a ética, preocupações práticas e objetivas e se orienta no sentido de unir o saber ao fazer. A ética enquanto filosofia prática busca aplicar o conhecimento sobre o ser para construir aquilo que deve ser. E para tanto, se torna indispensável uma grande dose de conhecimento teórico. 
AULA 10: A Ética em resumo
FILOSOFIA E ÉTICA
Somente quando somos livres tornamo-nos responsáveis pelo que praticamos. È a responsabilidade que pode ser julgada pela consciência moral do próprio indivíduo e pelo seu grupo social. Filosoficamente a questão da liberdade é bastante complexa e pode suscitar basicamente três posicionamentos diferentes.
O primeiro é o do determinismo absoluto no qual a liberdade não existe e o homem é fruto do meio, é determinado seja por sua natureza biológica ou por sua natureza histórica-social. 
AULA 10: A Ética em resumo
FILOSOFIA E ÉTICA
O segundo posicionamento é o da liberdade absoluta que pontifica que o homem é sempre livre. Embora seus defensores admitam certas determinações e influências de origem externa, sociais e outras de caráter interno tais como desejos, impulsos sustentando a tese de que o indivíduo possui uma liberdade moral acima de tais determinações. Assim apesar de todos os fatores subjetivos e sociais sobre o indivíduo, este sempre possui a possibilidade de escolha e pode agir livremente se ".
AULA 10: A Ética em resumo
FILOSOFIA E ÉTICA
O terceiro posicionamento é o que exprime uma relação dialética entre a liberdade e o determinismo que não se antagonizam e apenas se complementam. Não faz sentido cogitar em liberdade absoluta e nem na negação total da mesma. A liberdade é concreta e situada dentro das condições objetivas da vida. Podemos sempre atuar no sentido de aumentar nossas possibilidades de escolha, e isso será eficiente na medida em que for maior a nossa consciência a respeito desses valores. É a concepção encontrada nos pensamentos de Spinoza, Hegel e Marx. 
AULA 10: A Ética em resumo
FILOSOFIA E ÉTICA
Com o Renascimento houve uma retomada do humanismo que voltou a reflexão ética para a autonomia humana. No Iluminismo os filósofos passam a defender que a moral deve ser fundamentada não em valores religiosos e sim na compreensão sobre a natureza humana. A concepção mais expressiva é a natureza racional que encontra em Kant. Os pensadores contemporâneos reagiram ao formalismo da ética kantiana posto que postulava o dever como norma universal, sem se preocupar com a condição individual na qual cada um se encontra diante desse dever. 
AULA 10: A Ética em resumo
FILOSOFIA E ÉTICA
Kant nos forneceu a forma da ação moralmente correta, mas não diz nada a respeito de seu conteúdo. Hegel critica Kant, pois considera a moral como mera questão pessoal, íntima e subjetiva, na qual o sujeito tem que se decidir entre suas inclinações e sua razão. 
Assim a moralidade assume conteúdos diferenciados ao longo da história das sociedades humanas, e a vontade individual seria apenas um dos elementos da vida ética de uma sociedade em seu conjunto. A insuficiência kantiana quanto ao quanto conteúdo da ação moralmente correta e a crítica hegeliana é uma conquista definitiva na relação ética contemporânea. 
AULA 10: A Ética em resumo
FILOSOFIA E ÉTICA
Kierkergaard foi um crítico de Hegel, enfatizando a subjetividade como algo irredutível à sistematização racional. Além de inspirar a corrente existencialista, tal filósofo influenciou a psicanálise.(ler também o ensaio "O romântico Kierkergaard" da mesma autora). A concepção ética passou a enxerga à ação moral ao reconhecer a existência de uma esfera inconsciente que determina, em grande parte, as ações humanas. A recusa ao absolutismo da razão e o reconhecimento do aspecto irracional presente no homem.
AULA 10: A Ética em resumo
FILOSOFIA E ÉTICA
Nietzsche criticou o racionalismo ético que era repressor bem como sua moral racionalista que entrava o pleno desenvolvimento da liberdade. É mordaz crítico da moralidade cristã-ocidental e a identifica com a moral dos rebanhos. 
As noções de pecado, de culpa e inferno são apenas formas de dominação de força vital individual.Nietzsche encaminhou sua reflexão de forma radical para o questionamento da própria moral como elemento regulador da vida social, o que não existe em Kierkergaard ou nos existencialistas.
AULA 10: A Ética em resumo
FILOSOFIA E ÉTICA
Sigmund Freud também reconheceu o aspecto repressivo da moral, mas não questionou a necessidade da moral como instância reguladora, pois sem esta, a própria civilização humana estaria em grave risco. 
AULA 10: A Ética em resumo
FILOSOFIA E ÉTICA
Já para Marx, o homem não é nem essência e nem um "recipiente" no qual o Espírito se manifesta e, sim, um indivíduo que se forma e se constitui no interior das relações sociais nas quais está inserido e vive. 
Marx não sendo inédito declara explicitamente que o homem é um ser social. Em face de multiplicidade de valores e códigos morais, alguns filósofos defendem a teoria do relativismo ético que afirma não existir uma só base objetiva e universal sobre a qual se possa erguer um sistema moral único, válido para todos os homens.
AULA 10: A Ética em resumo
FILOSOFIA E ÉTICA
Bertrand Russel enunciou que o grande fim da ética seria "produzir desejos harmoniosos em vez de desejos discordantes". 
A felicidade segundo Russel só é possível como combate aos medos irracionais, a todos preconceitos cunhados pela ignorância e a dissolução dos fanatismos em conflitos (políticos e religiosos). 
AULA 10: A Ética em resumo
FILOSOFIA E ÉTICA
A ética que se desenvolveu a partir da análise da linguagem teve em Jurgen Habermas um de seus maiores representantes. 
Desenvolve elementos de uma ética discursiva fundada no diálogo e no consenso entre os sujeitos. O que se busca no diálogo é a razão que, tendo sido reconhecida pelos participantes do diálogo, que serviria de base última para a ação moral. 
AULA 10: A Ética em resumo
FILOSOFIA E ÉTICA
O conceito de razão em Habermas (é a razão comunicativa) que
é inacabada, mas se constrói a partir da argumentação. É uma razão interpessoal e não mais subjetiva; é uma razão processual, não definitiva e não acabada. 
É necessário o diálogo livre, sem constrangimentos assim a ética de Habermas é uma aposta na linguagem e na capacidade de entendimento entre as pessoas na busca da ética universal baseada em valores válidos e aceitos por consenso. 
AULA 10: A Ética em resumo
FILOSOFIA E ÉTICA
Agora veremos uma bateria de questões discursivas:
1- Os filósofos modernos partem de uma concepção universalista do homem, afirmando que este só age moralmente quando, pela sua livre vontade, determina as suas ações com a intenção de respeitar os princípios que reconheceu como bons. O que os motiva? Quais as consequências disso?
 Gabarito: Os motiva é o puro dever de cumprir aquilo que racionalmente estabeleceu sem considerar as suas consequências. A moral assume assim, um conteúdo puramente formal, isto é, não nos diz o que devemos fazer (conteúdo da ação), mas apenas o princípio (forma) que devemos seguir para que a ação seja considerada boa. As ações morais são avaliadas em função das consequências morais que originam tanto para quem as pratica como também para quem sofre os efeitos da ação moral de outro. 
AULA 10: A Ética em resumo
FILOSOFIA E ÉTICA
2- Na filosofia contemporânea sucederam-se as teorias que denunciaram o caráter repressivo da moral, estando muitas vezes ao serviço das classes dominantes ou dos fracos. Quais tipos de mudanças ocorrem? Que temas aparecem como temas éticos? Há a emergência de uma disciplina que dê conta dessas questões, qual será o seu nome?
 
Gabarito: As profundas transformações sociais, culturais e científicas das nossas sociedades colocaram novos problemas éticos, nomeadamente em domínios como a tecnociência (clonagem, manipulação genética, eutanásia,etc). Bioética. 
AULA 10: A Ética em resumo
FILOSOFIA E ÉTICA
3- Quem foram os primeiros filósofos? Disserte sobre uma das características apontadas pelo texto que operaram uma mudança radical na postura do homem diante do mundo.
 
Gabarito: Os primeiros filósofos foram assim denominados pela tradição como pré-socráticos e tinham em comum a preocupação cosmológica. O novo pensamento possui características centrais que rompem com a tradição mítica, tais como: a physis, a causalidade, o logos(a razão). 
 
AULA 10: A Ética em resumo
FILOSOFIA E ÉTICA
4- Em que sentido e por que razões pode-se dizer que o pensamento filosófico-científico rompe com o pensamento mítico no contexto da Grécia antiga por volta do séc. VI a. C?
Gabarito: A ruptura entre essas duas formas de pensamento é uma resultante de transformações na sociedade grega da época, que se seculariza, tornando-se importante pólo comercial. A idéia de que as leis necessárias e universais da Natureza podem ser plenamente conhecidas pelo nosso pensamento. Tendência à racionalidade, isto é, a razão e somente a razão, com seus princípios e regras, é o critério da explicação de alguma coisa. 
 
AULA 10: A Ética em resumo
FILOSOFIA E ÉTICA
5- Para Aristóteles, a filosofia nasce do assombro que sentimos diante do mundo. O que é a filosofia? Dê três definições que a complementem.
 Gabarito: A filosofia é um pensar racional sobre os acontecimentos e que busca ir além das suas aparências, o filósofo pode pensar a ciência, os valores morais, pode pensar a religião, a arte e o próprio homem em sua vida cotidiana, incluindo sua própria postura ética. 
É a possibilidade de transcendência humana, ou seja, a capacidade que o homem tem de superar a sua imanência (que significa a situação dada e não escolhida). 
Cabe a ela fazer a investigação dos fundamentos do conhecimento e da ação humana, refletindo, o filósofo reflete sobre a condição humana atual e sobre que tipo de homem é desejável no futuro. 
AULA 10: A Ética em resumo
FILOSOFIA E ÉTICA
6- A confusão que acontece entre as palavras Moral e Ética existe há muitos séculos. A própria etimologia destes termos gera confusão, sendo que Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes. Porém é importante fazer diferenciar os dois conceitos. Defina os conceitos de Moral e Ética.
Gabarito: O conceito de moral diz respeito ao conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A moral é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Por sua vez o conceito de ética se refere ao ponto de vista da Filosofia, pois a Ética é uma ciência prática que examina e estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos ou a Ética é uma disciplina filosófica que reflete sobre os valores morais.
AULA 10: A Ética em resumo
FILOSOFIA E ÉTICA
7- Podemos constatar que a moral possui um caráter histórico e social, isso quer dizer que ela, a moral, vai variar conforme as diferentes épocas e conforme as diferentes sociedades nas quais ocorre como fenômeno. Assim sendo, explique como o caráter histórico e social da moral será vivido pelo indivíduo no seu foro íntimo.
Gabarito: Como cada indivíduo ao inserir-se na vida social guia sua conduta por princípios morais, cada indivíduo se submete a esses princípios que se expressam por meio de valores ou normas morais. Os indivíduos não possuem a capacidade, de sozinhos, transformarem os princípios morais, nem tampouco os valores ou normas morais sem contar com a adesão de outros indivíduos. Portanto, por conta da sujeição do indivíduo ao fenômeno moral que as normas elaboradas pela comunidade se manifestam com clareza comprovando o caráter social e histórico da moral. 
AULA 10: A Ética em resumo
FILOSOFIA E ÉTICA
8- O fenômeno moral tem caráter histórico e social, já que os indivíduos se submetem aos princípios, normas ou valores, que foram socialmente estabelecidos e que normatizam aquelas condutas e que podem acarretar consequências para os demais membros do corpo social. Por que? Cite três consequências diretas desse fenômeno.
Gabarito: A moral tem uma função social que se baseia na ordenação regulada das relações entre os homens com o intuito de sustentar ou transformar uma determinada ordem social, preservando a sociedade, bem como a integridade de um grupo social. A moral faz com que os indivíduos se mantenham harmonizados em suas condutas através da conjugação dos seus interesses pessoais com os interesses da coletividade. Da mesma forma as transformações do fenômeno moral suscitam necessariamente a adesão de demais membros do corpo social aquela nova conduta proposta. 
AULA 10: A Ética em resumo
FILOSOFIA E ÉTICA
9- Cite os três elementos que compõe o ato moral.
Gabarito: O ato moral pressupõe que o sujeito que o pratica seja dotado de consciência moral, ou seja, que ele seja capaz de internalizar as normas estabelecidas pela comunidade e de se comportar de acordo com elas. Um ato pode ser considerado um ato moral quando atende a diversos requisitos ou elementos: motivo, fim, meios, resultados, e consequências objetivas. 
O ato moral é determinado por pertencer a uma comunidade humana, historicamente determinada e só pode ser qualificado em relação ao código moral que naquela sociedade vigora. 
AULA 10: A Ética em resumo
FILOSOFIA E ÉTICA
10- Defina a moral e explique as duas faces que compõe a moral.
 
Gabarito: O conceito de moral diz respeito ao conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A moral pode ser compreendida como tendo duas faces, a primeira é a da esfera teórica da moral que se constitui dos princípios, dos valores e das normas, essa dimensão seria o plano normativo da moral. Entretanto a moral possui também a dimensão factual, na qual se encontram os atos humanos, as condutas humanas, essa é a esfera do ato moral propriamente dito, é o conjunto dos atos morais humanos. 
AULA 10: A Ética em resumo
FILOSOFIA E ÉTICA
11- Uma pessoa deve ter responsabilidade, ou seja, deve ser capaz de prestar contas por suas ações e pelas consequências que delas decorrem. Em que consiste a responsabilidade moral? 
Gabarito: O indivíduo deve possuir liberdade de escolha , deve ser capaz de escolher conscientemente, e portanto, é responsável moralmente por suas ações. O indivíduo deve conhecer as normas morais de uma sociedade para poder ser responsabilizado moralmente por suas ações. 
AULA 10: A Ética em resumo
FILOSOFIA E ÉTICA
12-Explique os seguintes conceitos: coação interna, coação externa e liberdade de escolha.
Gabarito: Por coação interna podemos discernir as patologias mentais que impedem o indivíduo de discernir entre o certo e o errado e por coação externa podemos discernir as ameaças e os constrangimentos impostos por terceiros a alguém que então se vê obrigado a agir de uma forma que não escolheu livremente. Por liberdade de escolha posso afirmar que é uma autodeterminação. É conservada a ideia de que é livre aquele que age sem ser forçado nem constrangido por nada  ou por ninguém, e portanto, age espontaneamente por uma força interna própria. Não somos livres para escolher tudo, mas o somos para fazer tudo que esteja de acordo com nosso ser  e nossa capacidade de agir; graças ao conhecimento  que possuímos de nos mesmos e das circunstâncias em que vamos agir. 
 
AULA 10: A Ética em resumo
FILOSOFIA E ÉTICA
Na próxima aula vamos juntos abordar:
Um resumo para AV2 que será composto de questões objetivas!
Não perca!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais