Buscar

Pressão Arterial formatado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é HIPERTENSÃO?
Normalmente, o sangue bombeado pelo coração para irrigar os órgãos ou movimentar-se, exerce uma força contra a parede das artérias. Quando a força que esse sangue precisa fazer está aumentada, isto é, as artérias oferecem resistência para a passagem, do sangue dizemos que há hipertensão arterial, ou popularmente pressão alta. 
Como é o tratamento? 
Tratamento Farmacológico
Não tem cura, mas deve ser tratada para impedir complicações .A menos que haja uma necessidade evidente para uso de medicamentos imediato, como no caso de pacientes com níveis de pressão arterial de 180/110mmHg. A maioria dos pacientes deve ter a oportunidade de reduzir pressão arterial de tratamento não farmacológico.
Tratamento Não Farmacológico
Aferição da pressão arterial com frequência, ter uma alimentação saudável, com frutas, verduras, legumes, alimentos cozidos, grelhados ou refogados, além de, fazer exercícios físicos regularmente .Evitar sal, gorduras, açúcares e doces, temperos prontos e alimentos industrializados.
 Cuide da sua Pressão Arterial
 Seu coração não avisa
 Quando corre perigo 
O que é Hipotensão Arterial?
Hipotensão, ou pressão baixa, significa que a sua pressão arterial é mais baixa do que o esperado. 
Na maioria dos adultos saudáveis, a pressão baixa não causa problemas ou sintomas. Em alguns casos, ela pode até ser normal. Por exemplo, as pessoas que se exercitam regularmente podem ter uma pressão arterial mais baixa do que pessoas que são sedentárias .Mas se a pressão arterial cai subitamente ou causa sintomas como tontura e desmaio, pode ser um problema de saúde.
Tratamento 
O tratamento da hipotensão arterial é determinado pelas características, gravidade e causas dos sintomas. Na ausência deles, em geral as pessoas saudáveis com pressão baixa, não necessitam de nenhum tipo de intervenção terapêutica. Nos casos de queda brusca de pressão arterial, as seguintes medidas podem ajudar a controlar a crise, como deitar-se numa posição confortável, e se possível com os pés mais elevados do que o coração e a cabeça. Deve ingerir bastante líquido, mas em pequenos goles e dar preferências a suco de frutas, se estiver em jejum há muito tempo. No entanto, se os sintomas persistirem por mais de 15 minutos, a pessoa deve ser encaminhada para atendimento médico com urgência.
DIAGNÓSTICO: HIPERTENSÃO
O diagnóstico de hipertensão é feito pela aferição da pressão. A forma mais comum é a aferição casual, feita no consultório com aparelhos manuais ou automáticos. A hipertensão também pode ser diagnosticada por aparelhos que fazem aproximadamente 100 aferições de pressão durante 24 horas.
DIAGNÓSTICO: HIPOTENSÃO
O exame clínico e o levantamento da história do paciente são dados importantes para o diagnóstico da hipotensão, mas testes de laboratório podem fazer-se necessários para respaldar o diagnóstico. Em alguns casos, é necessário pedir um exame chamado MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial).
Níveis da pressão arterial
A pressão arterial é medida através de aparelhos como o tensiômetro ou esfigmomanômetro e pode ter uma variação relativamente grande sem sair dos níveis de normalidade. Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 120/80, como, por exemplo, 100/60, é normal .Já valores iguais ou superiores a 140 (máxima) e/ou 90 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo. Meça a sua pressão e compare com a tabela abaixo
SINTOMAS: HIPOTENSÃO
Podem surgir, então, os seguintes sintomas: fraqueza, perda de forças, baixa de energia, tonturas, suores frios, taquicardia e sensação de desmaio, que variam de intensidade conforme o caso.
Dados e Curiosidade sobre nossa pressão sanguínea 
Hoje, a maior doença associada a pressão arterial, é quando esta se eleva, comprometendo órgãos como o coração, cérebro e rins, no Brasil, a hipertensão acomete cerca de mais de 20% da população, cerca de mais ou menos 40 milhões de hipertensos, com 50% de chances de sofrerem um ataque cardíaco (Infarto Agudo do miocárdio) e 30% de chances de sofrer um derrame. Destes 60% desconhecem que tem a doença. Quando se manifesta na forma de infarto, derrame ou insuficiência renal, muitas vezes já e tarde demais, e o paciente vem a falecer.

Outros materiais