APOL, PROVAS DISCURSIVA E OBJETIVa

APOL, PROVAS DISCURSIVA E OBJETIVa


DisciplinaUninter2.510 materiais7.200 seguidores
Pré-visualização13 páginas
Apol
 Fudamentos Psicológicos da educação
 Fundamentos Socioantropologicos da educação
Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cAliás, pode-se confirmar por uma experiência característica essa definição do fato social: basta observar a maneira como são educadas as crianças. Quando se observam os fatos tais como são e tais como sempre foram, salta aos olhos que toda educação consiste num esforço contínuo para impor à criança maneiras de ver, de sentir, e de agir às quais ela não teria chegado espontaneamente.\u201d (Émile Durkheim, in: Essencial Sociologia / André Botelho (Organizador) \u2013 São Paulo, Penguin / Companhia das Letras, 2013. p. 184).
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, Durkheim conceitua a EDUCAÇÃO como...
	
	A
	A educação não deixa de ser, para Durkheim, um motor da coalizão social, ou seja, um mecanismo de cooperação da herança social que cada indivíduo deve assimilar e copiar em sociedade.
	
	B
	A educação não deixa de ser, para Durkheim, um motor da coerção social, ou seja, um mecanismo de imposição da herança social que cada indivíduo deve assimilar e reproduzir em sociedade. Contudo, a educação é um mecanismo transmissor da cultura herdada pelas antigas gerações, fazendo com que sua assimilação seja o principal índice de socialização das novas gerações. Portanto a educação é uma instituição socializadora, sendo esta ação, contrariamente, conservadora da sociedade.
Você acertou!
Durkheim concebe a educação num duplo movimento: de um lado, como impositora de valores e regras sociais a serem assimiladas pelas novas gerações; por outro, a necessidade intrínseca dessa imposição para a perpetuação da sociedade coesa, como um organismo em bom estado de funcionamento.
	
	C
	Para Durkheim, a educação é um mecanismo repressor da cultura herdada pelas antigas gerações, fazendo com que a dissimulação seja o principal índice de educação das novas gerações. Portanto a educação é uma instituição sofística e retórica, sendo esta ação, contrariamente, conservadora da sociedade.
	
	D
	A educação não deixa de ser, para Durkheim, um motor da liberdade social, ou seja, um mecanismo de escolha da herança social que cada indivíduo deve assimilar e reproduzir em sociedade. Contudo, a educação é um mecanismo transmissor da cultura herdada pelas novas gerações, fazendo com que sua assimilação seja o principal índice de socialização das antigas gerações. Portanto a educação é uma instituição socializadora, sendo esta ação, contrariamente, conservadora da sociedade.
	
	E
	A educação não deixa de ser, para Durkheim, um motor de libertação social, ou seja, um mecanismo democrático de herança social que cada indivíduo deve assimilar e reproduzir em sociedade. Contudo, a educação é um mecanismo transmissor da cultura herdada pelas antigas gerações, fazendo com que sua diversidade seja o principal índice de socialização das novas gerações. Portanto a educação é uma instituição socializadora, sendo esta ação, contrariamente, conservadora da sociedade.
\ufffd
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 O ponto de partida da teoria de ensino proposta por Ausubel é o conjunto de conhecimentos que o aluno traz consigo. A este conjunto de conhecimentos, Ausubel dá o nome de estrutura cognitiva e, segundo ele, é a variável mais importante que o professor deve levar em consideração no ato de ensinar. O professor deve estar atento tanto para o conteúdo como para as formas de organização desse conteúdo na estrutura cognitiva. O conteúdo que é assimilado pela estrutura cognitiva assume uma forma hierárquica, onde conceitos mais amplos se superpõem a conceitos com menor poder de extensão. 
RONCA Antonio Carlos Caruso. Teorias de ensino: a contribuição de David Ausubel. Temas de Pscicologia. 1994. Vol. 2, n. 3, p. 91-94. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v2n3/v2n3a09.pdf> Acesso em 05 mar. 2015. (p. 91) 
A teoria de Ausubel, no que diz respeito á levar em consideração os conhecimentos que o aluno traz consigo aproxima-se dos preceitos de qual outro teórico?
	
	A
	Piaget.
	
	B
	Wallon.
	
	C
	Vygotsky.
Você acertou!
Podemos dizer que, nesse momento, a teoria de Ausubel aproxima-se significativamente da teoria de Vygotsky, ao discutir os conceitos cotidianos e os científicos, ou seja, mesmo que tenha como base as concepções teóricas diferenciadas, ambos os autores procuram pontuar que, para que a aprendizagem ocorra de fato, é necessário levar em consideração, primeiramente, os conceitos que a criança já possui, para depois acrescer os conceitos que a escola propõe. (p. 151)
	
	D
	Freud.
	
	E
	Karl Rogers.
\ufffd
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Com o objetivo de predispor a aprendizagem significativa, Ausubel (1976) enfatiza cinco estratégias pedagógicas: o uso de organizadores prévios, a organização sequencial, a diferenciação progressiva, a reconciliação integrativa e a consolidação. [...]
 
MACHADO, Daniel Iria; NARDI, Roberto. Uma abordagem construtivista ao ensino de física moderna com a hipermídia. In.: BASTOS, Fernando; NARDI, Roberto. Formação de professores e práticas pedagógicas no ensino de ciência: contribuições da pesquisa na área. São Paulo: Escrituras, 2008. (p. 331)
 
Pensando nas proposições teóricas de David Ausubel apresentadas no livro base da disciplina, relacione corretamente os conceitos de organizadores prévios, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa às suas referentes características 
 
Organizadores prévios
Diferenciação progressiva
Reconciliação integrativa
 
( ) Refere-se ao fato de tornar claras as semelhanças e diferenças entre as ideias apresentadas aos alunos em aula.
( ) É parte do todo, mas amplo, para depois compreender aspectos diferenciados do conteúdo / objeto do conhecimento.
( ) Refere-se aos conceitos que precedem o conteúdo a ser aprendido / ensinado, fornecendo uma ideia previa ao aluno.
 
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	3 \u2013 1 \u2013 2.
	
	B
	3 \u2013 2 \u2013 1.
Organizadores prévios: \u201c[...] O organizador é um conceito que precede o conteúdo, fornecendo uma ideia para o aluno para que este possa integrar as novas informações a serem estudadas. [...]\u201d (p. 150)
Diferenciação progressiva: \u201cNo PRINCÍPIO DA DIFERENCIAÇÃO PROGRESSIVA, Ausubel (citado por Ronca, 1980) sugere que, ao programar um conteúdo, as ideias inclusivas sejam apresentadas primeiramente para depois serem progressivamente difcrcnciadas. [...]\u201d (p. 149)
Reconciliação integrativa: \u201cNo que se refere ao PRINCÍPIO DA RECONCILIAÇÃO INTEGRATIVA, chamamos a atenção para a necessidade de o aluno possuir uma estrutura cognitiva clara, na qual as ideias presentes sejam diferenciadas. Nas palavras de Ronca (1980, p. 68), \u201cna apresentação de um conteúdo, o professor [deve procurar] tornar claras as semelhanças e diferenças entre ideias, quando estas são encontradas em vários contextos\u201d. [...]\u201d (p. 149)
	
	C
	1 \u2013 2 \u2013 3.
	
	D
	1 \u2013 3 \u2013 2.
	
	E
	2 \u2013 3 \u2013 1.
\ufffd
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cAssim, não é sua generalidade que pode servir para caracterizar os fenômenos sociológicos. Um pensamento que se encontra em todas as consciências particulares, um movimento que todos os indivíduos repetem nem por isso são fatos sociais. Se se contentaram com esse caráter para defini-los, é que os confundiram, erradamente, com o que se poderia chamar de suas encarnações individuais. O que os constitui são as crenças, as tendências e práticas do grupo tomado coletivamente; quanto às formas que assumem os estados coletivos ao se refratarem nos indivíduos, são coisas de outra espécie.\u201d 
(Émile Durkheim, in: Essencial Sociologia / André Botelho (Organizador) \u2013 São Paulo, Penguin / Companhia das Letras, 2013. p. 184).
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, Durkheim conceitua o FATO SOCIAL como...
	
	A
	Toda maneira de ação social, que
Celeste
Celeste fez um comentário
Não abre
0 aprovações
Elisangela
Elisangela fez um comentário
NÃO abre
0 aprovações
Leticia
Leticia fez um comentário
Nao da or abrir
0 aprovações
Marcelo
Marcelo fez um comentário
Não abre..
1 aprovações
doug
doug fez um comentário
REF QUE DISCIPLINA ?
0 aprovações
Carregar mais