Buscar

PIM LIVIA pronto

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
LIVIA JESUS DE OLIVEIRA SOUZA
RA 1616635
FABIO LUIS FREDDI
RA 1624373
Maxi Medical Diagnóstico por Imagem 
PIM I
 
RIBEIRÃO BONITO
2016
UNIVERSIDADE PAULISTA
LIVIA JESUS DE OLIVEIRA SOUZA
RA 1616635
FABIO LUIS FREDDI
RA 1624373
Maxi Medical Diagnóstico por Imagem 
PIM I
Projeto Integrado Multidisciplinar I para obtenção do título de Gestor de Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista – UNIP
Orientador:
 
RIBEIRÃO BONITO
2016
RESUMO
A área de recursos humanos é uma ferramenta necessária para as organizações, através dela pode se identificar vários aspectos quanto às estruturas administrativas, organizacionais, gerenciais e estratégicas de recursos humanos, além das técnicas de planejamento. Por meio dessas técnicas pode-se observar como estão sendo tratadas às disciplinas dentro da empresa UNIMAGEM – HOSPITAL SÃO PAULO que está situada na Rua Carvalho Filho, nº 1550- Centro, Araraquara- SP, anexada ao Hospital São Paulo. Onde através dos conceitos apresentados nas disciplinas Fundamentos da Administração, comunicação empresarial e técnicas de informáticas, foi possível visualizar através de pesquisa de campo os problemas e analisar as possíveis melhorias, além de auxiliar a organizações em seu funcionamento na gestão de recursos humanos para os colaboradores atuantes.
Palavras-chave: Administração, comunicação, organizações, informática.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO	05
2. FUNDAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO	06
2.1 Apresentações da Empresa	06 
2.1.1 Nome Fantasia	07
2.1.2 Razão Social	07
2.2 Denominação e Forma de Constituição	07
2.3 Dados e Fatos Relevantes da Origem da Organização	07
2.4 Ramo de Atuação	08
2.5 Informações Sobre o Porte da Empresa 	08
2.6 Composição da Força de Trabalho	08
2.6.1 Sócios	08
2.6.2 Funcionários	09
2.7 Principais Produtos	10
2.8 Denominação dos Principais Tipos de Fornecedores, Principais Insumos, Matérias-Primas e Serviços Por eles Fornecidos:	11
2.9 Principais Mercados e Segmentos Desses Mercados em que se Encontra o Cliente-Alvo	11
2.10 Principais Concorrentes da Organização e Aspectos Relevantes	12
2.11 Organograma	12
3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIA	14
4. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA	16 
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 	19
6. REFERÊNCIAS	20
1. INTRODUÇÃO
	
O foco principal deste trabalho está em analisar a importância que tem o setor de administração de recursos humanos em se trabalhar com melhorias futuras tanto na infraestrutura quanto no quadro de colaboradores da empresa. Visualizando os problemas encontrados através de pesquisa de campo efetuado com os sócios e os funcionários, buscando analisar as possíveis melhorias para os trabalhadores atuantes e clientes como: forma de organização, atendimento, comunicação, a contratação de um gestor e também melhorias na infraestrutura da instituição como: ampliação da estrutura, possível mudança de local ou até mesmo um novo ponto de atendimento.
A Maxi Medical Diagnóstico por Imagem Ltda é uma empresa de pequeno porte que atua na área da saúde realizando diagnóstico por imagem, exames radiográficos e de ultrassonografia, com 22 anos de atuação e esta sediada na cidade de Araraquara-SP.
Os Capítulos seguintes estão divididos de forma objetiva para facilitar o entendimento das disciplinas estudas.
Disciplina de fundamentos da administração em que entenderemos qual o papel da administração e do administrador no contexto organizacional. 
Comunicação empresarial onde compreenderemos como a empresa trabalha a comunicação com o mercado, sociedades e fornecedores, além de sua comunicação interna, ou seja, aqueles que nela trabalham, pois deles depende a qualidade da imagem que a empresa terá na sociedade. 
Técnicas de informáticas avaliando como funciona o setor de tecnologia da informação (TI) da empresa, composta por hardware, software, banco de dados e sistema de rede. Até chegar às considerações finais desse trabalho para ficar claro como está sendo tratada cada disciplina dentro da empresa e qual melhoria pode ser feita.
2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
O mundo atual é uma sociedade institucionalizada e composta por organizações. Todas as atividades voltadas para a produção de bens (produtos) ou para prestação de serviços (atividades especializadas) são planejadas, coordenadas, dirigidas e controladas dentro de organizações. (Introdução à teoria geral da administração, Idalberto Chiavenato, 1929 p.1).
2.1 Apresentação da empresa
A Maxi Medical Diagnóstico por Imagem foi fundada em 25 de Fevereiro de 1994 sob o número de CNPJ 72.918.741/0001-67 com instalações na Rua Carvalho Filho, nº 1550- Centro, Araraquara- SP, anexada ao Hospital São Paulo. 
Por ser anexa ao Hospital São Paulo a empresa tem um espaço físico pré-estabelecido pelo hospital. Em 1994 esse espaço era de 210 m² e em 2007 ocorreu à ampliação das dependências físicas, de comum acordo com o Hospital passando a ter 430 m².
Além de sua ampliação física, outros processos importantes aconteceram em 2009 à informatização do faturamento. Em 2011 o início da quantificação e controle da quantidade de exames por convênio. Em 2013 o Hospital São Paulo passou por um processo de Acreditação, “Acreditação é o sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde prestados pela instituição, e é realizada por terceiros como é o caso da ONA (Organização Nacional de Acreditação), que concede aos compradores (planos de saúde, clientes e pacientes) confiança nos serviços prestados pelo Hospital.” Os serviços prestados no Hospital devem seguir os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação, gerando segurança e qualidade no atendimento aos pacientes. O Hospital São Paulo conquistou o selo de nível 1, exigindo também maiores controles de gestão das empresas de prestação de serviço diretos, como a Unimagem. 
Deste momento em diante foram elaborados alguns controles de qualidade, com gráficos de gestão contendo o tempo gasto para o atendimento e procedimentos, também foi inserido o setor de recursos humanos. Para melhorar o atendimento aos clientes investiu-se em treinamentos de funcionários, contratou-se uma auxiliar de recursos humanos para o controle de documentos de colaboradores e alimentação de indicadores de qualidade, que auxiliam a administração do serviço, de forma a preencher os requisitos de qualidade do hospital.
A Maxi Medical atua no mercado há mais de 20 anos na cidade de Araraquara, tem um vasto quadro de médicos radiologistas, técnicos em radiologia, biomédico, e vários outros especialistas na área de radiologia.
2.1.1 Nome Fantasia
 UNIMAGEM – UNIDADE 1 – HOSPITAL SÃO PAULO
2.1.2 Razão Social
A razão social da empresa é Maxi Medical Diagnóstico por Imagem Ltda.
2.2 Denominação e forma de constituição.
Constituída sob a forma Ltda. “Ltda é a sigla para limitada, e refere-se a um tipo de sociedade empresarial, constituída por dois ou mais sócios onde o capital é organizado por quotas e cada um possui uma responsabilidade limitada, Somente o sócio poderá ser gerente da sociedade limitada”. 
O sócio-gerente pode delegar funções à terceiro, estranho ao quadro associativo. No entanto, responderá pelos seus atos, perante a sociedade e os demais sócios.
 Possui o capital próprio fechado, “empresa de capital fechado é uma sociedade anônima em que o capital social é representado pelas ações, porém não podem ser negociadas no mercado de títulos e valores mobiliários” com cotas limitadas para os sócios.
2.3 Dados e fatos relevantes da origem da organização
UNIMAGEM – UNIDADE 1 – HOSPITAL SÃO PAULO, foi fundada por 3 médicos, pois a cidade de Araraquara e toda a região carecia de exames radiográficos e ultrassonografia. 
Na época em que foi fundada havia muita demanda pelos serviços e faltavam empresas especializadas neste ramo, foi então que seus fundadores perceberam uma grande oportunidade de negocio adotandocomo razão social o nome Maxi Medical Diagnóstico por Imagem Ltda.
2.4 Ramo de atuação	
Maxi Medical Diagnostico por Imagem Ltda, atua na área da saúde humana realizando diagnóstico por imagem, exames radiográficos e de ultrassonografia.
	
2.5 Informações sobre o porte da empresa
Maxi Medical Diagnostico por Imagem Ltda é uma empresa de Pequeno Porte de capital fechado, “empresa de capital fechado é uma sociedade anônima em que o capital social é representado pelas ações, porém não podem ser negociadas no mercado de títulos e valores mobiliários”.
Conta com um faturamento médio de R$ 500.000,00 (Quinhentos mil reais)/mês. Com média de atendimento de 6.000 (seis mil) pacientes/mês na cidade de Araraquara/SP e região. 
2.6 Composição da força de trabalho
Atualmente é constituída por 4 sócios e 33 funcionários, executando em média 6 mil atendimentos por mês.
2.6.1 Sócios
Atualmente composto por 3 sócios majoritários, cada um com 32%(trinta e dois por cento) do capital social sendo eles O Dr. Carlos Roberto Cardoso Souza, o Dr. Raphael Augusto de Arruda Soares e o Dr. Paulo de Tarso Passetto. 
Em Junho de 2010, o Dr. Fernando Pereira Vanni, entra como sócio minoritário, com 4% (quatro por cento) do capital social.
2.6.2 Funcionários
Segundo o artigo 3° da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
A empresa tem 33 empregados por Regime de CLT:
- 11 escriturários;
- 1 aprendiz de escriturário;
- 19 técnicos de enfermagem/ RX
- 1 biomédico;
- 1 auxiliar de recursos humanos;
E mais:
- 1 terceirizado por contrato de prestação de serviço (realiza limpeza);
- 7 médicos radiologistas prestadores de serviço por pessoa jurídica, (realizando exames de ultrassonografia e emitindo laudos).
Gráfico -1
Gráfico 1: Quadro de funcionários dividido por área de trabalho.
Fonte: Dados coletados pelos pesquisadores em pesquisa de campo feito com sócios e funcionários entrevistados na empresa Maxi Medical Diagnostico por Imagem Ltda. 
Gráfico – 2
Gráfico 2: Distribuição em porcentagens das ocupações por área de trabalho.
Fonte: Dados coletados pelos pesquisadores em pesquisa de campo feito com sócios e funcionários entrevistados na empresa Maxi Medical Diagnostico por Imagem Ltda. 
2.7 Principais produtos
O principal produto é a prestação de serviços médicos em diagnostico por imagem através de exames de raios-x digital simples “aquele que dispensa uso prévio de contrastes” “que é o nome que se dá a substâncias que produzem uma diferenciação entre tecidos ou estruturas com composição diferente” e contrastados “quando há necessidade de se investigar órgãos e estruturas que não sejam visualizados pela técnica radiográfica simples”, ultrassonografia, tomografia computadorizada multislice “exame de alta tecnologia que através de múltiplas fatias consegue obter imagens detalhadas dos órgãos internos do corpo” e ressonância magnética 1,5 Tesla “que é exame que gera imagens de altíssima definição para a análise de órgãos e estruturas internas do corpo, sem emissão de radiação”.
2.8 Denominação dos principais tipos de fornecedores, principais insumos, matérias-primas e serviços por eles fornecidos: 
Maxi Medical tem como fornecedores: 
Fuji-filmes fornecem filmes para Rx e ultrassom, 
Gráfica Globo fornecimento de envelopes e papéis;
Grafite Papelaria fornecimento de material de escritório;
MS Medical segurança radiológica (análise dos físicos – profissionais do ambiente de trabalho)
Clinrio fornecimento de filmes e gel para ultrassom e preservativos;
Cirurgica Ortopedika fornecimento de material hospitalar (seringas, agulhas, algodão, esparadrapo, álcool, sondas etc...);
Justesa do Brasil fornecimento de medicações (contraste iodado, contraste baritado e contraste paramagnético Gadolínio);
Sul Imagem, Toshiba e Ge do Brasil fornecimento de aparelhos para exames: tomógrafo, ultrassom, rx e ressonância.
2.9 Principais mercados e segmentos desses mercados em que se encontra o cliente-alvo: 
A empresa oferece seus serviços para o mercado de Araraquara e microrregião tendo como principais clientes 92% do atendimento de pacientes com convênio da UNIMED, 4% particulares, 2% convênio São Francisco, 1% Santa Casa, 1% U Operária.
Gráfico – 3
Gráfico 3: Quantidade de clientes atendidos por convenio.
Fonte: Dados coletados pelos pesquisadores em pesquisa de campo feito com sócios e funcionários entrevistados na empresa Maxi Medical Diagnostico por Imagem Ltda. 
2.10 Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes 
 
 Os principais concorrentes são outras empresas que oferecem o mesmo tipo de serviços, no caso, clínicas que oferecem serviços de ultrassonografia e raios-x. 
A empresa que oferece o mesmo tipo serviço é: Multimagem Diagnóstico por Imagem. Os aspectos relevantes destes outros serviços são os de atendimento e local diferenciados, uma vez que o público alvo abrange todas as classes. 
2.11 Organograma:
O organograma é um tipo de gráfico utilizado para demostrar as relações hierárquicas que contém em uma empresa, ou somente para representar a distribuição dos setores, unidades funcionais, cargos e qual a comunicação entre eles. 
Também é um mecanismo essencial para as organizações, pois possibilita que todos conheçam como funcionam as relações da empresa e sua estrutura, facilitando inclusive, identificar alguns problemas ou oportunidades de melhorias, através de sua análise. 
Quando o organograma é bem elaborado ele proporciona aos componentes da organização entender exatamente quais suas responsabilidades, suas funções e a quem precisam se submeter. 
A empresa estudada se apoia na teoria motivacional com base no reforço, segundo Skinner a teoria do reforço esta fundamentada no principio dos reforços positivos e negativos, ou seja, quanto mais o gestor se baseia nessa teoria e estimular seus funcionários a desempenharem suas funções da melhor maneira possível, afetará o comportamento de seus colaboradores de forma positiva, melhorando assim o seu desempenho, e através de atitudes positivas como: promoções e elogios a um trabalho bem feito, manifestando o seu reconhecimento, incentiva ainda mais a seus colaboradores a terem uma atitude de alto desempenho. Assim como um reforço negativo terá como consequência um desencorajamento, levando seus colaboradores a um comportamento ruim. Isso pode ser comprovado através do comportamento da empresa para com seus funcionários, que trata seus funcionários de forma positiva incentivando-os sempre a melhorar, através de qualificações, promoções e reconhecimento dos seus superiores.
Figura -1
Fonte: Arquivo cedido pelo RH da empresa estudada
3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
“A comunicação empresarial é uma atividade multidisciplinar que envolve métodos e técnicas de relações públicas, jornalismo, assessoria de imprensa, lobby, propaganda, promoções, pesquisa, endomarketing e marketing” (PIMENTA, 2006).
Uma boa comunicação é imprescindível para uma organização, pois depende dela a qualidade da imagem que a empresa terá perante a sociedade, além de ser vital para o bom funcionamento da empresa.
A Maxi Medical tem uma comunicação razoável com seu público interno (funcionários, colaboradores, prestadores de serviços e terceirizados).
Não há muita dificuldade na comunicação, por ser uma empresa de pequeno porte, a comunicação é precisa, e feita por meio da hierarquia, mas na ausência de algum dos elementos da mesma, pode-se conversar diretamente com o próximo nível de hierarquia com facilidade.
As providências usadas para reparar os problemas são passadas para o superior responsável, se não resolvidos levados para o diretor geral da área e se nem assim resolvidos são levados aos sócios em uma reunião onde o funcionário ou funcionários envolvidos são ouvidos, aponta-se os erros se necessário, e propõem-sealternativas, as melhorias e decisões a ser tomadas. 
A relação entre os patrões e empregados em geral é harmoniosa e objetiva, o mais transparente possível, o funcionário é tratado como parceiro não somente como empregado, ouvindo-os e através de sugestões dadas por eles criam um bom ambiente de trabalho. Realizam-se mensalmente reuniões para saber como poderiam melhorar o relacionamento entre eles para com eles e com eles para com o púbico externo, utilizando assim, estrategicamente do endomarketing, que é qualquer ação de marketing que visa a satisfação e a união do público interno, com o propósito de atender melhor o público externo.
O Trabalho é realizado em equipe para buscar uma melhor satisfação do cliente/paciente, ou seja, para que os médicos façam um bom exame é necessário que a recepcionista colete as informações corretamente dos cliente/paciente e a forma de comunicação entre eles sejam eficaz.
A comunicação interdepartamental tem um pouco de deficiência, ocorre através dos auxiliar de recursos humanos e escritório que é quem transmite as informações necessárias de um departamento para o outro, por exemplo: se falta material de escritório na recepção ou material hospitalar nos consultórios que realizam exames, os funcionários dessas áreas os comunicam e por sua vez eles comunicam aos responsáveis pela compra de tais materiais.
O público interno faz uso de relatórios, atas, cartas comerciais, memorandos, ofícios, requerimentos, além da comunicação informal como forma de comunicação.
Segundo Chinen (2010, p64), “a comunicação é o fator estratégico do mundo corporativo. Em relação ao público externo, a comunicação é responsável pela credibilidade da própria organização e pelos produtos e serviços oferecidos”. 
Presa-se demasiadamente a relação dos clientes/pacientes para com a empresa tratando-os como se fizessem parte de uma família. Cuidando sempre para atendê-los e satisfaze-los da melhor maneira, cada um com sua particularidade.
O Rh produziu um POP (Procedimento Operacional Padrão) para que os funcionários saibam como tratar cada cliente/paciente e como conduzi-los aos exames.
A empresa dispõe também de um serviço de qualidades que é através de uma nota de 0 a 10 que cada cliente/paciente dá ao atendimento, além de um serviço de reclamações e sugestões.
A divulgação de seus serviços se dá através de panfletos, anúncios no rádio e propagandas em revistas. 
4. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA
Os serviços de infraestrutura de TI de uma empresa Incluem, frequentemente, serviços de rede de telecomunicações; a provisão e o gerenciamento de computação de larga escala (como servidores e mainframe); o gerenciamento de base de dados compartilhada de clientes; a expertise em pesquisa e desenvolvimento, com o fim de identificar a utilidade de tecnologias emergentes para o negócio; e uma intranet para toda a empresa (WELL;ROSS, 2006,p.37).
Hardware é o sistema palpável do computador, como placas e circuitos, processadores, memórias e adaptadores. A empresa contem 6 (seis) computadores.
Software é a parte lógica do sistema computacional, armazenada em dispositivos de memória e processada pela CPU, unidade central de processamento da maquina, ou seja, o recurso que diz ao computador o que ele deve realizar. A empresa utiliza o programa Integração dos Sistemas de Informação em Radiologia (RIS - "Radiology Information System") e de Arquivamento e Comunicação de Imagens (PACS - "Picture Archiving and Communication System") para Gerenciar de forma integrada alguns setores da clínica de diagnóstico: Atendimento, Laudo, Faturamento e Financeiro. 
Figura -2
Figura - 3
Fonte: Print de tela do sistema operacional da empresa
Sistema operacional é um programa que controla os recursos do computador. Fornecendo a base para o desenvolvimento dos programas de aplicações. Atuando como intermediário entre o usuário e o hardware do computador. O sistema utilizado pela empresa é o windows.
É utilizado do MS Word na elaboração dos trabalhos escritos como: cartas comerciais, memorando, relatórios, comunicados etc..
O MS Excel é usado na construção dos gráficos e planilhas para apresentação da contabilidade e em gráficos de desempenho.
Nas apresentações de treinamento, seminários, apresentações de melhorias e palestras dispõe-se do MS PowerPoint através transparências/slides.
Conta também com um grande banco de dados “também conhecido por base de dados é uma coleção organizada de fatos e informações, consistindo em dois ou mais arquivos de dados relacionados”, onde são guardados todas as informações dos clientes/pacientes, funcionários, colaboradores e fornecedores.
O sistema de rede é um conjunto de pessoas ou objetos especificamente conectados, a empresa utiliza a Internet, conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados, que permite acesso a informacões e todos os tipos de transferência de dados. 	
O antivírus “programas de computador concebidos para prevenir, detectar e eliminar vírus de computador” que são “programas feitos por pessoas mal intencionadas, que causam estragos ou mau funcionamento aos computadores”. O antivirus usado pela empresa é Avira antivir Personal Edition Classic.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os sócios são médicos renomados e bastante requisitados no interior, porem deveriam confiar a um profissional administrativo para melhorar suas políticas de gestão. Percebemos que há uma carência deste profissional, mesmo depois que implantaram o setor de RH ainda há alguns déficits precisam de um profissional que possa incentivar melhor o coração de sua empresa, que são as pessoas, ainda que tenham uma ótima valorização de seus colaboradores é necessário alguém que saiba como melhorar a situação organizacional da empresa.
A empresa deseja alcançar novos mercados, adquirindo novas operadoras que possam atuar na região. Os sócios tem observado que o cliente/paciente está obtendo novos conhecimentos através da Internet e exigindo maior preparo técnico-científico e humano da organização, precisamos estar preparados para atender esse público mais exigente, através da adequação de um programa de educação continuada e profissionalização e capacitação da mão de obra existente.
A deficiência apresentadas pelos sócios é de conservar o atendimento apropriado conforme as perspectivas dos clientes, visando rapidez, confiança e qualidade. Suas expectativas são de apresentar um serviço que mantenha o quadro de funcionários e atividades, podendo assim suprir a nova demanda da região, isso se deve a necessidade de um profissional especializado que elabore uma boa estratégia de comunicação empresarial, tanto para o público interno quanto para o público externo.
Cremos que a empresa dispõe de ótimos equipamentos em Diagnóstico por Imagem e está anexada ao hospital que é referência do maior plano de saúde da cidade no momento. O investimento em profissionalização de seus processos e gestão de pessoas poderia potencializar o aproveitamento do espaço físico disponível hoje e aumentar ainda mais seu atendimento na região.
A sua comunicação poderia ser melhor, realizando mais pesquisa de mercado e com outros tipos de propagandas.
6. REFERÊNCIAS
ARAÚJO NETO, Antônio Palmeira de. Técnicas de Informática - São Paulo: Editora Sol, 2011.
ÁRTICO, Jair Aparecido. Técnicas de Informática – São Paulo: Editora Sol, 2011. 
CHIAVENATO, Idalberto. ADMINISTRAÇÃO NOS NOVOS TEMPOS. 6.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000..
CHIAVENATO, Idalberto. INICIAÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS. 4.ed. Barueri; Manoel, 2010.
DELGADO, Mauricio Godinho. Introdução ao direito do trabalho – 2ed. Ver, atual, reelaborada. – São Paulo: LTr, 1999.]
GARCIA, Solimar. Comunicação Empresarial – São Paulo: Editora Sol, 2011. 
H. Daffner, Richard. Radiologia clínica básica. 3° ed. Barueri – SP: Manole, 2013.
SANTOS, Livaldo dos. Fundamentos da Administração – São Paulo: Editora Sol, 2011. 
Pesquisa Internet:
Processo de acreditaçãoNacional ONA. Disponível em <http://www.iqg.com.br/interna.php?id=1>. Acesso em: 19 jun. 2014.
CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm>. Acesso. 08 abr. 2016.
http://www.josedaluz.com.br/radiologia.htm, 13/04/2016 às 19:44h

Continue navegando