Buscar

Merchandising LOJAS AMERICANAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Merchandising
Estímulos, desejos e compras por impulso
As Lojas Americanas foi fundada em 1929 na cidade de Niterói no estado do Rio de Janeiro por dois americanos. Tratam-se totalmente de uma empresa nacional que cresceu muito, provavelmente devido à boa administração e visão de negócios de seus fundadores.
Atualmente a rede comercializa mais de 80 mil itens de 4 mil empresas diferentes. Possui 627 modelos de lojas diferenciados tais como: modelo tradicional, Americanas Express e Americanas Online para melhor atender o seu público.
ANÁLISE DO PONTO-DE-VENDA
A atenção das Lojas Americanas para causar estímulos no ponto de venda é evidente. Ao entrar na loja a infinidade de itens disponíveis aos olhos do consumidor é surpreendente. O consumidor é cercado por produtos em todos os cantos. Ainda na entrada encontra-se um display com catálogos que é muito utilizado por quem sai da loja ou passa por ela.
No interior da loja observam-se dezenas de ilhas de produtos com preço e peça publicitária do fabricante, o que é uma boa estratégia para expor produtos enquanto o consumidor caminha da gôndola até o caixa.
 
A loja é dividida em vários setores como: cama, mesa e banho, informática, eletroeletrônicos, CD’s e DVDs, entre outros.  
As Lojas Americanas possuem prateleiras e gôndolas de ofertas, promoções e de lançamentos bem arrumadas com acessos espaçosos.
Para a satisfação do cliente existem vários caixas para efetuar o pagamento das mercadorias, com objetivo de facilitar e agilizar o ato da mesma. São oferecidos benefícios como descontos para clientes que possuem o cartão da loja. Aceitam-se também outras formas de pagamentos como créditos, débitos e à vista.
PONTOS POSITIVOS
A Americanas abusam no uso a propaganda, divulgando ofertas na mídia e a promoção de vendas, quando se utiliza de preços mais baixos ou brindes, principalmente em épocas comemorativas como Páscoa, Natal, Dia das Mães ou outras sazonais.
As Lojas Americanas são praticamente um manual prático da utilização das técnicas de Merchandising e da compra por impulso, pois cada produto é minuciosamente organizado no ponto-de-venda, visando chamar a atenção, estimular a venda das mercadorias e criar desejos nos consumidores.
PONTOS NEGATIVOS
Apesar da qualidade do Merchandising praticado na loja, um erro me chamou a atenção, ainda tem funcionários despreparados para atendimento aos clientes, ausência constante do gerente na loja e falta alguns funcionários nos caixas
COMO É FEITO O MERCHANDISING NAS LOJAS AMERICANAS
É através de uma equipe especializada para esse assunto, onde todas as lojas recebem um manual a cada mês para que os produtos sejam exposto nas gôndolas. Este manual é feito pela matriz no Rio de Janeiro onde explica a forma que tem que ser exposta as mercadorias, bem como forma de pagamento e parcelamento. Da mesma forma são para os fornecedores que pagam para garantir o seu espaço na loja.
Além disso existe um sistema exclusivo das Lojas Americanas que se chama WEBLOJA onde todos os dias é feita as papeletas como o preço do dia de cada produtos para serem expostas as promoções diárias. EXEMPLO: LEVE 2 LACTAS E PAGUE R$11,99 
Os funcionários verificam no sistema WEBLOJA quais itens estão na promoção e é feito a impressão dos cartazes. 
Porém existem vários tipos de papeletas. As mais comuns são as VERMELHAS E BRANCAS que é enviada da matriz. A diferença de cada uma varia do tamanho da mercadoria e onde ficará exposta. 
CONCLUSÃO
Dentro deste atual cenário de busca por diferenciais competitivos, o Merchandising auxilia fortemente para a marca obter um destaque mercadológico e proporcionar aos consumidores uma atmosfera propícia para a compra.
É notável a importância desta ferramenta de marketing  e como ela é útil tanto para o ponto-de-venda (que otimiza o espaço e potencializa o poder de comercialização) quanto também para o consumidor que tem mais facilidade para encontrar o que procura na loja.
As Lojas Americanas se apresentam como um arsenal das ferramentas de Merchandising. Aquilo que foi observado dentro da loja se mostrou, em sua maioria, em perfeita sintonia (com algumas exceções como a iluminação e o aroma em alguns departamentos) com a aplicação das ferramentas de Merchandising.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais