Buscar

FERTILIZANTES AGROQUÍMICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FERTILIZANTES AGROQUÍMICOS
(ENZIMAS E MICRORGANISMOS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO)
SOLO
O solo é um sistema biológico dinâmico, considerado como o principal reservatório de diversidade biológica. 
(Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso Fernando Dini Andreote MICROBIOLOGIA DO SOLO 2ª Edição). Parte essencial do sistema solo, os organismos que o habitam possuem funções de grande importância, sendo estas consideradas atualmente como mais importantes do que previamente imaginado. Pode-se enumerar dentre as mais diferentes funções atribuídas a estes, algumas amplamente conhecidas, como a degradação de compostos orgânicos, e conseguinte ciclagem de nutrientes (GILLER, 1996; MIRANSARI, 2013).
FERTILIZANTES
Os produtos químicos mais importados em setembro no Brasil foram os “intermediários para fertilizantes”, cujas compras externas totalizaram US$ 576 milhões no mês passado. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (23.10) pela Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química).
Fertilizantes orgânicos
 
Os fertilizantes orgânicos sólidos e líquidos, são todos aqueles materiais de procedência vegetal ou animal que podem ser utilizados para fertilizar os solos como um todo e assim adubar as culturas.
Vários materiais orgânicos podem ser utilizados como fertilizantes. Os fertilizantes orgânicos aplicados no solo precisam ser mineralizados, pois as plantas não absorvem compostos na forma orgânica. Além de contribuir com a melhoria da fertilidade dos solos, os resíduos orgânicos contribuem com a melhoria da agregação do solo, da estrutura, da aeração, da drenagem e da capacidade de armazenagem do solo.
https://www.agrolink.com.br/fertilizantes/fertilizantes---organicos_361468.html [accessed Nov 06 2017].
Fertilizantes inorgânicos
São extraídos de minas e transformados em indústrias químicas. São diretamente assimilados pelas plantas ou sofrem apenas pequenas transformações no solo para serem absorvidos. Podem conter apenas um elemento ou mais de um. Os principais elementos fertilizantes são: nitrogênio, fósforo e potássio. Existem também os micronutrientes como bórax, sulfato de zinco dentre outros que podem ser agregados nos fertilizantes.
http://www.sigacana.com.br/Artigos/FonCorFer01d.htm[accessed Nov 06 2017].
Agroquímica
Consiste na aplicação de química na agricultura produção de agroquímicos e analise e prevenção de danos de substancias químicas tanto para agricultores como para consumidor.
http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia23/AG01/arvore/AG01_6_299200692525.html [accessed Nov 06 2017].
ENZIMAS
As enzimas são proteínas especializadas na catálise de reações biológicas que aceleram a velocidade de uma reação e que são aplicadas industrialmente. Os processos catalisados por enzimas são geralmente mais rápidos, eficientes e ambientalmente sustentáveis. As enzimas podem ser obtidas de fontes vegetais, animais e microbiana. Estão presentes em vários processos industriais como nas indústrias têxtil, farmacêutica, de alimentos e de papel e celulose. (Valdirene N. Monteiro & Roberto do Nascimento Silva)
As enzimas são proteínas conhecidas como catalisadores biológicos devido a sua capacidade de promover reações de maneira mais rápida e eficiente. Elas, então, se ligam ao substrato de forma bem específica, pois possuem uma região chamada de sítio ativo onde as moléculas da enzima terão alta especificidade com as moléculas do substrato. Assim, acontece a formação do complexo enzima-substrato e posteriormente uma reação modificação substrato, pela ação da enzima, com liberação de produto. Após a reação, a enzima retorna ao seu estado original.
Nos seres vivos, as enzimas possuem papel fundamental nas reações metabólicas, logo são indispensáveis para a sobrevivência de qualquer um deles. Além disto, diversas indústrias possuem grande interesse nas enzimas, pois podem ser aplicadas gerando produtos de grandes utilidades. Desse modo, as indústrias utilizam microrganismos que produzem enzimas de acordo com seu objetivo comercial. Sabe-se que bactérias incluindo actinomicetos e fungos têm esta capacidade, e devido aos interesses industriais, acabam sendo geneticamente modificados para produzirem maiores quantidades de enzimas. Os gêneros bacterianos como os Bacillus, Clostridium, Pseudomonas Streptomyces e Cellulomonas e os fungos Aspergillus, Trichoderma, são utilizados para este fim e muitos destes são conhecidos como potenciais biotecnológicos.
http://www.microbiologia.ufrj.br/portal/index.php/pt/destaques/novidades-sobre-a-micro/317-importancia-das-enzimas-produzidas-por-microrganismos-para-a-obtencao-de-bioetanol [accessed Nov 06 2017].
Há milhares de anos, as enzimas vêm sendo utilizadas em processos tradicionais. Esses biocatalisadores podem ser extraídos de tecidos animais, vegetais e de microrganismos. Embora as enzimas obtidas de fontes vegetais e animais sejam muito utilizadas, as de origem microbiana são mais utilizadas por várias razões como, por exemplo: produção independente de fatores sazonais, possibilidade da utilização de substratos baratos como os resíduos agrícolas e o fato de o rendimento na produção poder ser elevado a partir da otimização das condições nos processos fermentativos por mutações ou a partir da tecnologia do DNA recombinante. https://www.senaigo.com.br/repositoriosites/repositorio/senai//download/Publicacoes/Revista_Cientifica_Processos_Quimicos_/2010///processosquimicos_052009.pdf [accessed Nov 06 2017].
Nem todas as enzimas que chegam ao solo permanecem ativas, sendo degradadas por proteases. Entretanto, em condições favoráveis, enzimas podem permanecer ativas no solo por mais de 5.000 anos. Melo et al. (1998) observaram que a atividade da urease se manteve em amostras de Latossolo armazenadas em temperatura ambiente por até um ano, mas também já se observou atividade em amostras de solo armazenadas por 80 anos (Skujins & McLaren, 1969).
Enzimas e seu papel na qualidade do solo (PDF Download Available). Available from: https://www.researchgate.net/publication/288482294_Enzimas_e_seu_papel_na_qualidade_do_solo [accessed Nov 06 2017].
MICRORGANISMOS
Os microrganismos são os principais produtores de enzimas, como amilases, lipases e proteases, existem reações químicas que só são possíveis na presença de enzimas, trata-se de catalizadores biológicos que fazem participação na decomposição de macromoléculas de gorduras e proteínas. 
A seleção dos microrganismos é, portanto, bastante criteriosa e encontrar um novo produtor de enzimas é um desafio constante enfrentado pelos pesquisadores. "Há microrganismos nos mais diversos habitats e, com o avanço científico, quase todos já estão mapeados e catalogados. Por isso, vários cientistas vão a lugares longínquos, como a Antártida e outros, à procura de novas linhagens. Uma nova espécie descoberta pode representar um grande avanço para a ciência, pois há uma expectativa muito grande na prospecção de novas substâncias produzidas pelo metabolismo microbiano e, consequentemente, de novas aplicações industriais", comenta Edmar Penha, pesquisador do Laboratório de Bioprocessos da Unidade.
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/8504625/enzimas-a-chave-da-biotecnologia [accessed Nov 06 2017].

Continue navegando